Perda de conexão com o banco (IBDatabase + Firebird 2.5 +XE2)

30/08/2013

0

Olá pessoal,

Estou utilizando o Delphi XE2 e Firebird 2.5.
Utilizo o IBDatabase da paleta Interbase para conexão com o banco....
Há alguns dias, tenho notado uma certa instabilidade na conexão com o banco, sem nenhum motivo aparente o sistema perde a conexão com o banco.
Isso não acontecia com o delphi 7 e FB 1.5, alguém já passou por isso?
O problema de perda de conexão também acontece em um cliente, antes ele nunca tinha relatado nenhum problema parecido, nele também acontece localmente e em rede.

Por favor, alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Desde já agradeço
Felipe Pucci

Felipe Pucci

Responder

Posts

30/08/2013

Gustavo Bretas

Felipe tudo bem? Vc tem controle de versão do seu código? Se tiver verifique se vc fez alguma mudança!
Responder

31/08/2013

Felipe Pucci

Olá Bretas...

não fiz não... e não o porque.. já fiz controle de log e vários debugs e testes... mas sem nenhum motivo aparente o sistema perde a conexão com o firebird...

nos logs não aparece nenhum erro.. a não ser quando mando pesquisar algum registro.. porque aí ele identifica a perda de conexão e gera a exceção...
Responder

31/08/2013

Gustavo Bretas

Sinistro!! Mas então só pode ser a rede, faz um teste local no servidor pra ver o que da!
Responder

31/08/2013

Felipe Pucci

MUITO SINISTRO...

A PRINCIPIO EU ACHEI QUE PODIA SER POR CAUSA DO XP COM WIN 7 (AQUELE ESQUEMA DE COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS EM REDE DE CRIPTOGRAFIA DE 40 OU 56 BITS..) MAS PERCEBI QUE NO WIN 7 ESTAVA CAINDO TAMBEM...

É MUITO ESTRANHO... A CONEXÃO FICOU MUITO SENSÍVEL...

É COMPLICADO.. EU FIZ UM TRATAMENTO DESTE PROBLEMA.. MAS TEM HORA QUE TRAVA O SISTEMA TODO E NAO VOLTA...

VOU FAZER UM TESTE LOCAL ESTE FINAL DE SEMANA PRA VER SE ACONTECE ESSA QUEDA...

NA SEGUNDA EU POSTO O RESULTADO...
Responder

03/09/2013

Felipe Pucci

Então.. como havia prometido..

deixei o final de semana rodando na maquina local... e não caiu nenhuma vez...

mas na rede continua caindo... e não faço a menor ideia do que pode ser...

o estranho é que somente o sistema perde a conexão... os outros itens compartilhados na rede não perdem a conexão... (arquivos etc..)

em uma pesquisa eu vi que outro cara estava com o mesmo problema.. mas nao sei se ele resolveu....

já estou pensando em migrar do IBX para o DBX... só estou pensando no trabalho que isso vai dar...

se alguém tiver uma luz...

valeu...
Responder

03/09/2013

Gustavo Bretas

Felipe,

Vc precisar verificar toda a sua rede, digo correr fios, pente fino mesmo.

Os demais serviços (Internet, compartilhamento de arquivos), parecem não cair, mas caem, o que acontece é que estabelevem a conexão assim que rede volta, isso pode ser fração de segundos, e os componentes de conexão com banco de dados não tem esse flexibiliade, entende?

Eu tive um caso na empresa do meu pai, em que um conector mal feito deixava a rede toda lenta, e as vezes perdia conexão, e só encontramos ele pq testamos a rede de ponta a ponta.

Comece enviando uma bateria de ping para as máquinas, e verifique quais tem perda pacotes e de conexão, vê no que da!

ping ip_maquina -t


O -t só para quando vc interromper a série com um Control C

Boa sorte!
Responder

03/09/2013

Gustavo Bretas

Desculpe pelo erros de escrita, esqueci de corrigir antes de enviar! :/
Responder

03/09/2013

Deivison Melo

Como está a property KeepConnection ?

de acordo com a opção selecionada ficará desconectado e conectando a todo momento (sempre que for possivel fechar a conexao),
isso pode ocasionar perda de performance.
Responder

03/09/2013

Felipe Pucci

Pois é Bretas... eu também acho que tem alguma coisa na rede...

porém o mais estranho é que com a versão antiga do sistema (que era com o Delphi 2010) não ocorre esse problema... e isso no mesmo pc....

já estou pingando a rede aqui pra ver... vou tentar avaliar os resultados pra ver se acontece alguma coisa..

a única diferença mais significativa é que o servidor está no win 7 ultimate e antes estava no win XP...

algumas máquinas (que estão com XP) estavam perdendo a conexão com este servidor também...

mas como disse antes.. o problema ocorre no windows 7 tambem.. mas somente com o banco de dados...

vou tentar verificar aqui se acho algum problema na rede.. e fazer mais testes né...

Deivision... a propriedade KeepConection é do TSQLConnection... e eu não estou utilizando este objeto... estou usando o IBDatabase e o IBTransaction somente...


valeu galera...
Responder

09/09/2013

Felipe Pucci

aê galera... infelizmente não é a rede.. é alguma coisa no componente ou na programação que fiz..

porque montei uma rede com dois computadores ligados um no outro. e deu o mesmo problema...

não sei o que pode ser mesmo...

acho que vou ser obrigado a trocar para o dbx...
Responder

09/09/2013

Wilton Júnior

Felipe checa se o seu firebird esta habilidado e funcionando no painel de controle.
Caso Windows 7 e 8 tive um problema semelhante.
Responder

09/09/2013

Felipe Pucci

Wilton,... positivo... está tudo ok... habilitado, adicionado nas exceções do firewall, firewall desabilitado, windows defender desabilitado, antivirus desabilitado..

tudo ok...

cara.. não sei mais onde mexer...
Responder

09/09/2013

Wilton Júnior

A dll fbclient esta na pasta system32 do windows?

Tenta fazer o seu trabalha com dbexpress.
Responder

09/09/2013

Felipe Pucci

Está sim.. mas está na SysWOW64 porque é o Windows é de 64 bits
Responder

09/09/2013

Wilton Júnior

Testa a conexao com dbexpress, vc se continua dando a mesma coisa.
casa sendo 32bits ou nao sempre ponho na system32
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar