performance do lookup
Pessoal...
Gostaria d opnioes sobre os lookup...
Coloquei varios lookups no sistema... aparentemente ficou um pouco mais lento, tem como deixar as coisas mais rapido?
Quais as vantagens e desvantagens do Lookup?
Eu utilizo Delphi 6, usando SqlConnection, SqlQuery, DSProvider, ClientDataSet, Interbase 6
Gostaria d opnioes sobre os lookup...
Coloquei varios lookups no sistema... aparentemente ficou um pouco mais lento, tem como deixar as coisas mais rapido?
Quais as vantagens e desvantagens do Lookup?
Eu utilizo Delphi 6, usando SqlConnection, SqlQuery, DSProvider, ClientDataSet, Interbase 6
Osocram
Curtidas 0
Respostas
Vinicius2k
05/10/2004
Colega,
Eu só vejo desvantagens... TFields look-up ´baixam´ todos os registros do DataSet de pesquisa a fim de encontrar a correspondência das chaves...
Em ambiente C/S é um conceito extremamente ruim... Faça uso de Joins.
Minha opinião pessoal.
T+
Eu só vejo desvantagens... TFields look-up ´baixam´ todos os registros do DataSet de pesquisa a fim de encontrar a correspondência das chaves...
Em ambiente C/S é um conceito extremamente ruim... Faça uso de Joins.
Minha opinião pessoal.
T+
GOSTEI 0
Osocram
05/10/2004
mas assim....
por exemplo.
eu tenho um dbedit ligado no CD_Cliente (codigo)
dae qdo eu digito o codigo dele lah ele jah tras automaticamente a razao, cnpj, e mais alguma coisa....
Com isso, o usuario tbm pode digitar no cmpo DBLookCB a razao q ele faz a busca e altera no DBedit...
Isso eh mto pratico....
Oq vc quer dizer c
Ond exatamente p usar isso?
por exemplo.
eu tenho um dbedit ligado no CD_Cliente (codigo)
dae qdo eu digito o codigo dele lah ele jah tras automaticamente a razao, cnpj, e mais alguma coisa....
Com isso, o usuario tbm pode digitar no cmpo DBLookCB a razao q ele faz a busca e altera no DBedit...
Isso eh mto pratico....
Oq vc quer dizer c
Faça uso de Joins.
?Ond exatamente p usar isso?
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/10/2004
Pode ser prático, mas isso não torna seu uso ´bom para a saúde´ da aplicação... Alternativas existem, mas são um pouco mais trabalhosas.
Joins são instruções SQL de junção entre tabelas, por exemplo, para exibição em um relatório ou grid, vc não necessita de um Look-up para o nome do cliente na tabela de pedidos... basta fazer :
Seu DataSet agora já tem uma coluna NOMECLIENTE sem precisar de Look-ups...
Veja este tópico sobre Joins : http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=49308&highlight=joins
T+
Joins são instruções SQL de junção entre tabelas, por exemplo, para exibição em um relatório ou grid, vc não necessita de um Look-up para o nome do cliente na tabela de pedidos... basta fazer :
select P.IDPEDIDO, P.VLPEDIDO, P.IDCLIENTE, C.NOMECLIENTE from PEDIDOS P left join CLIENTES C on (P.IDCLIENTE = C.IDCLIENTE) where IDPEDIDO = :idpedido
Seu DataSet agora já tem uma coluna NOMECLIENTE sem precisar de Look-ups...
Veja este tópico sobre Joins : http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=49308&highlight=joins
T+
GOSTEI 0
Osocram
05/10/2004
descupe.. me expressei mau...
Eu jah usou joins e talz... pensei q dava p usar ele no lookup..
Bom... o meu uso no lookup seria p non ter um tela d consulta generica...
se eu tenho os campos no formulario
Codigo_Cli, Razao_Social, CNPJ
dae se o cara digitar o codigo os lookup vaum trazer razao e CNPJ
mas e se o cara quiser escrever pela razao?
Dae eu tenho q fazer uma tela d consulta generica... p buscar por razao... no entanto c lookup eh so o cara digitar lah no DBLookupCB (da razao) q ele vai achar a razao automaticamente vai trazer os codigos e CNPJ
Era esse trampo q eu gostaria d evitar
Lookup c CDS gera menos trafego?
Eu jah usou joins e talz... pensei q dava p usar ele no lookup..
Bom... o meu uso no lookup seria p non ter um tela d consulta generica...
se eu tenho os campos no formulario
Codigo_Cli, Razao_Social, CNPJ
dae se o cara digitar o codigo os lookup vaum trazer razao e CNPJ
mas e se o cara quiser escrever pela razao?
Dae eu tenho q fazer uma tela d consulta generica... p buscar por razao... no entanto c lookup eh so o cara digitar lah no DBLookupCB (da razao) q ele vai achar a razao automaticamente vai trazer os codigos e CNPJ
Era esse trampo q eu gostaria d evitar
Lookup c CDS gera menos trafego?
GOSTEI 0