Fórum performance do lookup #253356
05/10/2004
0
Gostaria d opnioes sobre os lookup...
Coloquei varios lookups no sistema... aparentemente ficou um pouco mais lento, tem como deixar as coisas mais rapido?
Quais as vantagens e desvantagens do Lookup?
Eu utilizo Delphi 6, usando SqlConnection, SqlQuery, DSProvider, ClientDataSet, Interbase 6
Osocram
Curtir tópico
+ 0Posts
05/10/2004
Vinicius2k
Eu só vejo desvantagens... TFields look-up ´baixam´ todos os registros do DataSet de pesquisa a fim de encontrar a correspondência das chaves...
Em ambiente C/S é um conceito extremamente ruim... Faça uso de Joins.
Minha opinião pessoal.
T+
Gostei + 0
05/10/2004
Osocram
por exemplo.
eu tenho um dbedit ligado no CD_Cliente (codigo)
dae qdo eu digito o codigo dele lah ele jah tras automaticamente a razao, cnpj, e mais alguma coisa....
Com isso, o usuario tbm pode digitar no cmpo DBLookCB a razao q ele faz a busca e altera no DBedit...
Isso eh mto pratico....
Oq vc quer dizer c
Ond exatamente p usar isso?
Gostei + 0
05/10/2004
Vinicius2k
Joins são instruções SQL de junção entre tabelas, por exemplo, para exibição em um relatório ou grid, vc não necessita de um Look-up para o nome do cliente na tabela de pedidos... basta fazer :
select P.IDPEDIDO, P.VLPEDIDO, P.IDCLIENTE, C.NOMECLIENTE from PEDIDOS P left join CLIENTES C on (P.IDCLIENTE = C.IDCLIENTE) where IDPEDIDO = :idpedido
Seu DataSet agora já tem uma coluna NOMECLIENTE sem precisar de Look-ups...
Veja este tópico sobre Joins : http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=49308&highlight=joins
T+
Gostei + 0
05/10/2004
Osocram
Eu jah usou joins e talz... pensei q dava p usar ele no lookup..
Bom... o meu uso no lookup seria p non ter um tela d consulta generica...
se eu tenho os campos no formulario
Codigo_Cli, Razao_Social, CNPJ
dae se o cara digitar o codigo os lookup vaum trazer razao e CNPJ
mas e se o cara quiser escrever pela razao?
Dae eu tenho q fazer uma tela d consulta generica... p buscar por razao... no entanto c lookup eh so o cara digitar lah no DBLookupCB (da razao) q ele vai achar a razao automaticamente vai trazer os codigos e CNPJ
Era esse trampo q eu gostaria d evitar
Lookup c CDS gera menos trafego?
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)