Pesquisa utlizando CEP

Delphi

22/09/2005

Olá Pessoal!

Alguém já passou por essa dúvida de pesquisa de CEP?
Eu tenho uma base de CEP e, no cadastro de cliente gostaria de que o usuário ao digitar o cep aparece todas as informações (logradouro, bairro, cidade, UF). Qual maneira devo proceder, pois estou estudando uma hipótese de colocar essa base de CEP no meu banco de dados e não gosaria de que o banco de dados não ficasse lerdo, pois, serão consultas atrás de consultas.

O que tenho que fazer????

Agradeço antecipadamente

Abraços!

Edibertoalves

Edibertoalves

Curtidas 0

Respostas

Mau_andrade2

Mau_andrade2

22/09/2005

Acho que carregar uma base inteira de cep em um dataset não vale a pena pelo tamanho da tabela. O melhor seria realmente criar um indice por cep na tabela cep e fazer um select. Não acredito que isto sobrecarregaria seu BD nem a aplicação.

GOSTEI 0
Edibertoalves

Edibertoalves

22/09/2005

Como eu faria um índice para esse CEP??? Para não sobrecarregar o dataset.

[]´s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

22/09/2005

Você pretende manter a estrutura de tabelas dos correios ou criar uma única tabela? Que banco de dados você vai utilizar?

GOSTEI 0
Edibertoalves

Edibertoalves

22/09/2005

Olá Rjun!

Eu pretendo manter a estrutura das tabelas, nas telas de cadastro de clientes, pedidos, NF, vão ter campo de CEP, o usuário digita o cep e o dataset pega as informações correspondentes daquele cep e jogará no form.

Como devo proceder?????

[]´s

GOSTEI 0
Edibertoalves

Edibertoalves

22/09/2005

Ahhh... eskeci, estou usando o FB!!!

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

22/09/2005

Você não disse que banco de dados vai usar. Bom, você pode criar um select que faça a busca, informando o cep, com um monte de join´s. Pq não tem cabimento você refletir as tabelas em dataset´s no seu projeto. Você precisa estudar a estrutura das tabelas dos correios para saber os relacionamentos que você precisa fazer para conseguir as informações que você quer. Ou então, monte uma tabela única tendo o CEP como primary key.

GOSTEI 0
Edibertoalves

Edibertoalves

22/09/2005

Rjun,
Eh o FB que pretendo usar, e a minha intenção é justamente essa que vc disse, montar uma tabela única e usar o campo CEP como primary key...

Para esse caso tem jeito??? :?

[]´s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

22/09/2005

Sim, mas você não precisa carregar os dados para um dataset. Apenas crie um TQuery com a instrução SQL. Desse modo ele retorna somente o registro desejado.

SELECT rua, bairro, etc... FROM Tabela WHERE CEP = :CEP

GOSTEI 0
Djorius

Djorius

22/09/2005

onde consigo o banco de dados de cep dos correios?

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

22/09/2005

Legalmente você teria que comprar junto aos Correios.

GOSTEI 0
Quadrado

Quadrado

22/09/2005

Eu tenho a base de dados do CEP do Brasil antiga, na época que era gratuita. Só que tem 11 MB. Se é possível enviar de alguma forma um arquivo deste tamanho, me mostrem como que envio.

Quadrado

GOSTEI 0
Aerreira

Aerreira

22/09/2005

Eu tenho a base de dados do CEP do Brasil antiga, na época que era gratuita. Só que tem 11 MB. Se é possível enviar de alguma forma um arquivo deste tamanho, me mostrem como que envio.

Pois é, eu também tenho dados dos CEPs aqui dessa mesma época, que vinha em CD dos correios, se não me engano era em Access.

Tenho tabelas Paradox por estado, em meu sistema com banco Firebird, eu continuo acessando as tabelas em paradox para evitar encher o banco do cliente com esses dados estáticos. Porém minha busca é feita pelo nome da rua, pois é para atendimento de pacientes e o paciente normalmente sabe o nome da rua mas não o CEP, então o usuário digita o nome da rua e o sistema traz um grid para ele selecionar o endereço correto e o CEP. Desse modo os demais dados (tipo de logradouro, nome correto da rua, bairro, cidade, estado e CEP) são preenchidos automaticamente, restando à recepcionista digitar apenas o número e o complemento.

GOSTEI 0
POSTAR