Pesquisa vs Comercial

Off Topic

25/06/2014

olá a todos do forum!

em nivel de Brasil, podemos considerar o nosso país fraco quando falamos de pesquisas academicas, apoio...? nas faculdade, universidades sempre o ensino é mais voltado ao aprendizado "comercial" podemos dizer assim. o que acham de uma forma geral?
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

Curtidas 0

Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Olá Eduardo!
Não sei muito sobre estatísticas relacionadas a qualidade de pesquisa...
Mas das universidade que eu conheço, todas investem em pesquisa e até tem um setor só pra isso. Geralmente são alunos que ganharam bolsas que trabalham nesses setores.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Já ouviram falar da FAPERGS, PIBIC e CNPq?
Esses são programas de bolsas de iniciação cientificas que visam apoiar os projetos de iniciação cientifica desenvolvido nas instituições de ensino..
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

25/06/2014

Ola Boa tarde!!!

Acredito que seja mais de acordo com o Perfil das Faculdades/ Universidades.

Um exemplo que conheco, acho que o unico. srsrsrsr, seria a Unicamp, ela basicamente tem seu foco em formar Pesquisadores/Cientistas, entao via de regra os formandos sao incentivados ou bombardiados de conteudos para serem formados como pesquisadores, nao necessariamente uma profissional comercial, digamos assim. rsrsr

Espero ter contribuido.

Abraco.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

Olá Eduardo!
Não sei muito sobre estatísticas relacionadas a qualidade de pesquisa...
Mas das universidade que eu conheço, todas investem em pesquisa e até tem um setor só pra isso. Geralmente são alunos que ganharam bolsas que trabalham nesses setores.

mas o que vc acha aqui no Brasil, sabe ou conhece alguem que saiba, se tem apoio, se faculdade e universidades divulgam.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

Ola Boa tarde!!!

Acredito que seja mais de acordo com o Perfil das Faculdades/ Universidades.

Um exemplo que conheco, acho que o unico. srsrsrsr, seria a Unicamp, ela basicamente tem seu foco em formar Pesquisadores/Cientistas, entao via de regra os formandos sao incentivados ou bombardiados de conteudos para serem formados como pesquisadores, nao necessariamente uma profissional comercial, digamos assim. rsrsr

Espero ter contribuido.

Abraco.

é complicado, eu não sei onde vi, uma materia, onde o pessoal envolvido com pesquisa sai do país por conta de um possivel falta de apoio ou o apoio não é o suficiente.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Eu sei que nas universidades federais uma pessoa que ganha bolsa para mestrado, por exemplo, tem que trabalhar na pesquisa da universidade no turno inverso ao turno de aulas...
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

25/06/2014

olá a todos do forum!

em nivel de Brasil, podemos considerar o nosso país fraco quando falamos de pesquisas academicas, apoio...? nas faculdade, universidades sempre o ensino é mais voltado ao aprendizado "comercial" podemos dizer assim. o que acham de uma forma geral?

Pelo contrário. Universidades Federais são, em sua maioria, focadas em pesquisa. Tanto que se quiser um mestrado ou especialização sua graduação vale mais a pena do que sua carreira. Vi isso quando tentei meu mestrado (fui selecionado, mas professores do curso se recusaram a orientar alunos. Acabou que de 10 selecionados apenas 1 começou).
Já os cursos tecnólogos focam bem mais no mercado do que na pesquisa.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

Eu sei que nas universidades federais uma pessoa que ganha bolsa para mestrado, por exemplo, tem que trabalhar na pesquisa da universidade no turno inverso ao turno de aulas...

verdade. ja tentou fazer Marisiana?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

Jenevain

(fui selecionado, mas professores do curso se recusaram a orientar alunos. Acabou que de 10 selecionados apenas 1 começou).

apenas uma pessoa começou por conta propria? e como fica a pesquisa quando professores se recusam a orientar?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

verdade. ja tentou fazer Marisiana?

Não, ainda não tentei. Seria bem interessante...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

deve ser mesmo, trabalho/pesquisa. $$$$, não sei bem quanto a dinheiro. mas deve ser compativel.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

boa a sua pergunta, mas tanto nas universidade quanto em grandes empresas existem essa parte de pesquisa. novos produtos, investimentos.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

deve ser mesmo, trabalho/pesquisa. $$$$, não sei bem quanto a dinheiro. mas deve ser compativel.

O valor da bolsa $$$ deve ser o suficiente pra pessoa se manter enquanto estuda. Não deve ser aquela mordomia porque "todo bônus tem o ônus."
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

O valor da bolsa $$$ deve ser o suficiente pra pessoa se manter enquanto estuda. Não deve ser aquela mordomia porque "todo bônus tem o ônus."

sim claro, mas deve ser um bom valor, alem do mais acho que muita gente se preocupa com questão de está trabalhando de carteira assinada.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

Já ouviram falar da FAPERGS, PIBIC e CNPq?
Esses são programas de bolsas de iniciação cientificas que visam apoiar os projetos de iniciação cientifica desenvolvido nas instituições de ensino..

Marisiana, só conheço por nome o CNPq, acho que inclusive em todas as universidades existem unidades.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Eu acredito que tenha em todas as universidades, pois todos são programas do governo...
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

só imagino a burocracia para conseguir.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Olha... vou relatar o que eu sei de uma forma resumida, só pra passar uma idéia..

Pra participar do processo seletivo, vc precisa de um professor que possa se inscrever no programa que vc irá participal. É o nome do professor que concorre as bolsas e se o professor ganha ele indica o aluno que receberá essa bolsa. Pra cada tipo de bolsa é exigido que o professor possua a titulação X, Y ou Z, por isso q muitos professores não podem se inscrever pois tem um desses programa q são só Doutores que podem participar.
O aluno tem q escrever um artigo de iniciação cientifica para que o professor vincule esse artigo na inscrição. Esse artigo passará por um processo de avaliação e seleção realizado por pelo menos 3 equipes (comitês, professores, equipe responsável pela pequisa, etc.) cada qual atribui uma pontuação para o artigo respeitando uma série de requisitos pelo qual o artigo deve ser avaliado.
A classificação se dá através da soma das pontuações e conforme a quantidade de bolsas que cada programa pode fornecer.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

uma serie de etapas, geralmente dura quanto tempo?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

O processo de inscrição, avaliação e divulgação de resultados leva de pouco mais de um mês.
Mas quem tem interesse de participar tem q começar bem antes de sair as inscrições, pois precisa realizar um estudo para criar o artigo,.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

entendo a preparação, mas a pesquisa, dura uns 2 ou 3 anos?
GOSTEI 0
Matheus Jenevain

Matheus Jenevain

25/06/2014

Jenevain

(fui selecionado, mas professores do curso se recusaram a orientar alunos. Acabou que de 10 selecionados apenas 1 começou).

apenas uma pessoa começou por conta propria? e como fica a pesquisa quando professores se recusam a orientar?

Apenas um começou o mestrado.
Nesses casos, se o professor recusar a orientar ocorre o mesmo que foi comigo. Falam que não tem professor e pedem para tentar novamente na próxima.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

então existe uma obrigatoriedade dos professores em orientar, "obrigadão"
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Se não me engano, quem ganha a bolsa passa a trabalhar no setor de pesquisa da instituição em um turno inverso ao turno de aulas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Exato. Até porque, como eu mencionei acima, pra cada programa é exigido uma titulação mínima para que o professor possa orientar. No mínimo o professor deve ser mestre.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

Se não me engano, quem ganha a bolsa passa a trabalhar no setor de pesquisa da instituição em um turno inverso ao turno de aulas.

mas a duração?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

25/06/2014

Exato. Até porque, como eu mencionei acima, pra cada programa é exigido uma titulação mínima para que o professor possa orientar. No mínimo o professor deve ser mestre.

perfecto. essa "obrigatoriedade" tambem ocorre algumas disciplinas da faculdade. relacionado a projeto, metodologias.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

mas a duração?

Existe um período de inscrições que funciona mais ou menos como o ENEM e o PROUNI.
Depois tem um tempo para a avaliação, aprovação e divulgação de resultados que leva menos de 2 meses...
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

Marisiana, kkkkkk
a duração da pesquisa.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Marisiana, kkkkkk
a duração da pesquisa.

A duração da pesquisa depende de você... Se vc quiser se preparar antecipadamente e deixar um artigo pronto fica a teu critério...
Quando abre o período de inscrições o teu artigo tem que estar pronto para que o professor possa vincular ele na inscrição...
É como estudar para o ENEM, se vc quiser ser aprovado tem que estudar e se preparar antecipadamente.
Entendeu agora?
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

entendi, essa parte, mas estou me referindo a pesquisa em si, depois da inscrição e todo o processo ou a pesquisa se resume a fazer um artigo?
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Depende do que é definido no edital de cada programa..
No PIBIC, por exemplo,
DURAÇÃO DA BOLSA
A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto.

Sobre FAPERGS: Edital FAPERGS, [url]http://www.fapergs.rs.gov.br/[/url]
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

desculpa por ter tomado tempo e obrigado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

25/06/2014

Por nada!
Desculpa não saber responder com mais exatidão! Não tenho conhecimento dessa parte mais "burocrática"...
Só sei como são as regras pq já trabalhei no desenvolvimento de um sistema que gerencia todo esse processo.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

25/06/2014

sem problemas, o importante é que chegamos a uma solução.
GOSTEI 0
POSTAR