[PHP] Criar botão de Gostei

PHP

12/08/2019

Olá pessoal!
Gostaria de criar um botão "Gostei" em um site. Não sei exatamente qual linguagem utilizar. Acredito que com o PHP daria pra implementar.

Ainda estou pensando na lógica e queria saber se vocês poderiam me ajudar.
A cada clique no botão Gostei seria adicionada uma unidade. Cada usuário que clicar, só poderá faze-lo uma única vez. Sendo assim, teria que ter uma forma de capturar o IP do usuário. Eu entendo muito pouco de IP e redes em geral. Quero criar um procedimento não muito complicado e acima de tudo seguro.

Estava pensando em algo mais ou menos assim:

1 - O usuário clica no botão Gostei
2 - Gravar o valor inicial dos cliques em uma variável
3 - Validar o IP do usuário
4 - Adicionar uma unidade caso passe no teste de validação
5 - Gravar o novo valor no banco de dados
6 - Atualizar cliques no frontend

Desde já, agradeço a atenção de vocês!




Essa dúvida foi gerada a partir de um comentário na aula [url:descricao=Capturando um evento de click - Introdução ao JavaScript - Vídeo 5]https://www.devmedia.com.br/capturando-um-evento-de-click-introducao-ao-javascript-video-5/39714[/url]
João Nascimento

João Nascimento

Curtidas 1

Melhor post

Joel

Joel

13/09/2019

Olá João !
Você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base. Caso não exista, você grava esse IP em sua tabela, e retorna o total de registros que existe lá, que será o valor total dos cliques que você precisará exibir em seu front-end.
GOSTEI 2

Mais Respostas

Carlosr

Carlosr

12/08/2019

Muy de acuerdo con você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base.
GOSTEI 1
João Nascimento

João Nascimento

12/08/2019

Olá João !
Você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base. Caso não exista, você grava esse IP em sua tabela, e retorna o total de registros que existe lá, que será o valor total dos cliques que você precisará exibir em seu front-end.

Então Joel... Eu estava pesando: e se o usuário clicar no botão gostei em um computador (ou smartphone), ele, depois, poderia clicar novamente de outro terminal com ip diferente e o sistema validasse normalmente.

Estou pensando em fazer essa validação através de um cadastro simplificado de usuários. O que você acha?
GOSTEI 1
POSTAR