[PHP] Criar botão de Gostei

12/08/2019

0

PHP

Olá pessoal!
Gostaria de criar um botão "Gostei" em um site. Não sei exatamente qual linguagem utilizar. Acredito que com o PHP daria pra implementar.

Ainda estou pensando na lógica e queria saber se vocês poderiam me ajudar.
A cada clique no botão Gostei seria adicionada uma unidade. Cada usuário que clicar, só poderá faze-lo uma única vez. Sendo assim, teria que ter uma forma de capturar o IP do usuário. Eu entendo muito pouco de IP e redes em geral. Quero criar um procedimento não muito complicado e acima de tudo seguro.

Estava pensando em algo mais ou menos assim:

1 - O usuário clica no botão Gostei
2 - Gravar o valor inicial dos cliques em uma variável
3 - Validar o IP do usuário
4 - Adicionar uma unidade caso passe no teste de validação
5 - Gravar o novo valor no banco de dados
6 - Atualizar cliques no frontend

Desde já, agradeço a atenção de vocês!




Essa dúvida foi gerada a partir de um comentário na aula [url:descricao=Capturando um evento de click - Introdução ao JavaScript - Vídeo 5]https://www.devmedia.com.br/capturando-um-evento-de-click-introducao-ao-javascript-video-5/39714[/url]
João Nascimento

João Nascimento

Responder

Post mais votado

13/09/2019

Olá João !
Você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base. Caso não exista, você grava esse IP em sua tabela, e retorna o total de registros que existe lá, que será o valor total dos cliques que você precisará exibir em seu front-end.

Joel

Joel
Responder

Mais Posts

13/09/2019

Carlosr

Muy de acuerdo con você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base.
Responder

17/09/2019

João Nascimento

Olá João !
Você pode fazer uma requisição ajax para um script PHP, onde será enviado apenas o IP de quem clicou no botão, e lá nesse script você apenas valida se esse IP existe ou não em sua base. Caso não exista, você grava esse IP em sua tabela, e retorna o total de registros que existe lá, que será o valor total dos cliques que você precisará exibir em seu front-end.

Então Joel... Eu estava pesando: e se o usuário clicar no botão gostei em um computador (ou smartphone), ele, depois, poderia clicar novamente de outro terminal com ip diferente e o sistema validasse normalmente.

Estou pensando em fazer essa validação através de um cadastro simplificado de usuários. O que você acha?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar