PHP e outras linguagens web

PHP

14/09/2014

Considerando a evolução da linguagem php, vc´s acham que ela pode ser considerada como uma das melhores em um futuro proximo ou que pelo menos seja considerada em faculdades?
Antonio Felix

Antonio Felix

Curtidas 0

Melhor post

Antonio Felix

Antonio Felix

18/09/2014

Claudio, agradecer por colaborar com o post, sempre que posso acompanho esse ranking! é impressionante ver uma linguagem crescer sem ter o "apoio" academico, quase underground!
GOSTEI 1

Mais Respostas

William

William

14/09/2014

Pelo menos aqui na região as faculdades nem tocam no assunto PHP, ensinam o básico do básico de JSP!

Mas pessoalmente vejo o PHP crescendo muito, depois que ele foi reescrito a partir da versão 5 as melhorias são evidentes a cada nova versão, principalmente no termo orientação a objetos.

Existem diversos frameworks de qualidade para linguagem, além da maioria das hospedagens rodar PHP.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/09/2014

Como o William falou, vejo que PHP está crescendo e creio que ganhe mais adeptos devido a simplicidade para se programar e disponibilizar uma aplicação, aliados às importantes evoluções e ferramentas/frameworks que vem sendo disponibilizados.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

14/09/2014

Não utilizo PHP profissionalmente, portanto não conheço bem o mercado, mas tenho a impressão de que apesar de ser largamente utilizada, os programadores dessa linguagem não são tão valorizados (em termos de remuneração fixa/salário).

Alguém que tenha mais experiência profissional com essa linguagem pode falar melhor do assunto.

Abraço.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

William ta complicado mesmo, entra ano e sai ano, vejo o PHP não muito bem no mercado, querem tipo impor aos o webdesigners esse conhecimento, raramente vejo uma proposta "seria".

Joel, essa questão salarial é algo realmente chato, por mais que a linguagem possa parecer "simples"(eu não vejo assim), pois até orientação a objetos tem na mesma, eu um descompromisso por parte de muitos lados...
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/09/2014

Realmente fica dificil de saber se uma linguagem vai decolar ou não, mas pelo pouco que conheço o PHP já uma linguagem bastante utilizada infelizmente a questão de salario não agrada muito.
GOSTEI 0
Aluisio Cavalcante

Aluisio Cavalcante

14/09/2014

Pelo menos aqui na região as faculdades nem tocam no assunto PHP, ensinam o básico do básico de JSP!

Mas pessoalmente vejo o PHP crescendo muito, depois que ele foi reescrito a partir da versão 5 as melhorias são evidentes a cada nova versão, principalmente no termo orientação a objetos.

Existem diversos frameworks de qualidade para linguagem, além da maioria das hospedagens rodar PHP.


Exatamente isso, é meio que excluido do mundo academico, só se aprende em cursos "por fora" ou se for auto-didata melhor ainda.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Acho que o PHP ainda está um pouco longe de se tornar "O Java" de hoje, com todos seus recursos deixar de ser só uma linguagem e virar uma "Plataforma". Creio que por conta disso o PHP não é tão valorizado no mercado como o Java e outras linguagens mais robustas.
GOSTEI 0
Wellington Silva

Wellington Silva

14/09/2014

PHP é uma linguagem de programação como as outras, diferente do java, php foi desenvolvido para web. Realmente não sei o porque da discriminação do PHP, não conheço nada de java, alguem que tenha esse conhecimento poderia me explicar oque o java para web faz que o php não faz?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

PHP é uma linguagem de programação como as outras, diferente do java, php foi desenvolvido para web. Realmente não sei o porque da discriminação do PHP, não conheço nada de java, alguem que tenha esse conhecimento poderia me explicar oque o java para web faz que o php não faz?


Desculpa meu caro mas Java para WEB é muito mais robusto que o PHP para WEB. Me diga um Sistema de Banco (Banking Online) que foi desenvolvido em PHP ? O banco do brasil é em Java.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Não é discriminação é apenas questão de diferentes mundos, diferentes níveis de complexidade.
GOSTEI 0
Wellington Silva

Wellington Silva

14/09/2014

Você está certo, Java é mais robusto, isso ninguém tem dúvida.

Li a algum tempo atrás um artigo que falava, existem sistemas funcionando perfeitamente programado de forma procedural que não há necessidade de mudança, não é o caso de bancos pois sempre tem que fazer atualizações de segurança..

Porem não vejo uma barreira que impeça desenvolver um sistema bancario em php. você conhece algo?

Não estou dizendo que PHP é a melhor linguagem do mundo, reconheço os "diferentes niveis de complexidade", eu programo e gosto do php, não utilizo comercialmente ainda, porem não acho justo oque falam do php sem ao menos conhecer a fundo a linguagem.

Acham possível o desenvolvimento de um sistema bancário em php? sugestões?
GOSTEI 0
Wellington Silva

Wellington Silva

14/09/2014

Você está certo, Java é mais robusto, isso ninguém tem dúvida.

Li a algum tempo atrás um artigo que falava, existem sistemas funcionando perfeitamente programado de forma procedural que não há necessidade de mudança, não é o caso de bancos pois sempre tem que fazer atualizações de segurança. Então eu penso, cada linguagem tem suas vantagens e desvantagens, agrada uns e desagrada outros.

Porem não vejo uma barreira que impeça desenvolver um sistema bancario em php. você conhece algo?

Não estou dizendo que PHP é a melhor linguagem do mundo, reconheço os "diferentes niveis de complexidade", eu programo e gosto do php, não utilizo comercialmente ainda, porem não acho justo oque falam do php sem ao menos conhecer a fundo a linguagem.

Acham possível o desenvolvimento de um sistema bancário em php? sugestões?
GOSTEI 0
Wellington Silva

Wellington Silva

14/09/2014

ops, desculpe o post duplo pensei que estava editando rsrs
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Você está certo, Java é mais robusto, isso ninguém tem dúvida.

Li a algum tempo atrás um artigo que falava, existem sistemas funcionando perfeitamente programado de forma procedural que não há necessidade de mudança, não é o caso de bancos pois sempre tem que fazer atualizações de segurança..

Porem não vejo uma barreira que impeça desenvolver um sistema bancario em php. você conhece algo?

Não estou dizendo que PHP é a melhor linguagem do mundo, reconheço os "diferentes niveis de complexidade", eu programo e gosto do php, não utilizo comercialmente ainda, porem não acho justo oque falam do php sem ao menos conhecer a fundo a linguagem.

Acham possível o desenvolvimento de um sistema bancário em php? sugestões?


Conheço PHP a fundo, trabalhei muitos anos com esta linguagem e posso lhe dizer que não é comercialmente viável trabalhar com PHP para sistemas bancários, alguns pontos:

1 - Segurança. Java é mais seguro.
2 - Robustez. Eu posso desenvolver toda minha lógica como se tivesse trabalhando com Java DESKTOP , ou seja, para o Java não importa se é desktop ou web você apenas desenvolve a lógica na sua camada adequada e a interface (view) pode ser desktop, mobile, web, embarcado não importa. E esse é um dos principais fatores para se escolher Java.
3 - Codificação mais organizada. Você não consegue desenvolver em Java sem conhecer o mínimo de orientação a objetos, pois o Java exige isso e consequentemente isso filtra bem mais os profissionais, já no PHP você consegue criar uma página em .php sem o mínimo de conhecimento em qualquer que seja a lógica de programação ou conceito.
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Respeito muito a opinião do colega Ronaldo e até concordo que o PHP não está no nível de ser uma plataforma para desenvolvimento de aplicações bancárias onde temos várias regras de negócio específicas e segurança de alta complexidade, mas no restante das necessidades de aplicações para WEB o PHP atende tranquilamente!

O fator de facilidade em criar uma página em PHP não pode ser considerado um defeito e sim uma qualidade, quanto a orientação a objetos isso vai do conhecimento e capricho do programador, eu mesmo trabalho orientado a objetos até no Delphi é questão de costume.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Bem pontuado. O PHP atende tranquilamente para outras aplicações WEB que não exigem tanto quanto uma aplicação bancária, por exemplo. Usei durante muito tempo PHP e até hoje ainda uso e sei da praticidade que é trabalhar com esta linguagem, mas quando você sobe mais alguns degraus no nível de complexidade de certos projetos você percebe que o PHP já não pode lhe ajudar muito e que precisa de algo mais robusto.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Observando a discussão(boa por sinal), o que falta para o PHP ser usado em sistemas de grande complexidade na opinião dos senhores?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Ai fica um pouco complicado mas nada que seja impossível.

Poderia começar adicionando robustez ao PHP possibilitando que seja codificado para WEB, DESKTOP, Mobile e dispositivos Embarcados. Agora imagine o tamanho do trabalho que seria fazer isso com uma linguagem que começou sua vida puramente voltada para WEB. Acho que seria inviável e creio que isso está bem longe de ocorrer.

É aquela velha frase: "O PHP vai muito bem para WEB, obrigado !"
GOSTEI 0
Lucas Burg

Lucas Burg

14/09/2014

Olá pessoal,

Com PHP é tão fácil programar que até os melhores programadores fazer besteira, ou seja você sabe (ou não) que ta fazendo errado e deixa porque o PHP aceita,
já em outras linguagem totalmente orientadas a objetos robustas, não tem como fazer besteira (ou sim).

agora o que é ruim.. um programador que sabe que está errado mas deixa assim, ou uma linguagem robusta porém pesada... ?
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Não entendi Burg.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Olá pessoal,

Com PHP é tão fácil programar que até os melhores programadores fazer besteira, ou seja você sabe (ou não) que ta fazendo errado e deixa porque o PHP aceita,
já em outras linguagem totalmente orientadas a objetos robustas, não tem como fazer besteira (ou sim).

agora o que é ruim.. um programador que sabe que está errado mas deixa assim, ou uma linguagem robusta porém pesada... ?


Entendi o que você quis dizer e de fato é verdade. É muito mais fácil fazer "besteiras" com uma linguagem com maior liberdade como o PHP, do que uma linguagem mais robusta como o Java que quase obriga você a fazer do jeito certo. Com o poder de processamento que temos hoje em dia acho que o termo "pesada" não faz muita diferença, já que fica quase imperceptível a diferença de velocidade entre uma ou outra linguagem.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

fiquei sem entender o que estava dentro do parenteses, obrigado Ronaldo, mas essa questão da liberdade vai de cada um, concorda? quem faz por algum motivo "gambiarra" faz em qualquer linguagem.
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Veja Antônio, durante esse tópico discutimos sobre PHP e Java basicamente, quem tem mais mercado, robustez, melhores propostas e etc ...

Eu adoro PHP e tenho vários projetos freelances com ele, mas na empresa que trabalho ganho a vida com ASP clássico (uma antiguidade) mas paga minhas contas em dia ..srsrsrsr

Então meu amigo, depende do lugar e da proposta, se me pagarem bem por PHP vou ... se for com Java vou também .. ASP clássico ou .Net vou também .. no mercado o dinheiro tem o mesmo valor kkkkkkkkk
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

14/09/2014

Veja Antônio, durante esse tópico discutimos sobre PHP e Java basicamente, quem tem mais mercado, robustez, melhores propostas e etc ...

Eu adoro PHP e tenho vários projetos freelances com ele, mas na empresa que trabalho ganho a vida com ASP clássico (uma antiguidade) mas paga minhas contas em dia ..srsrsrsr

Então meu amigo, depende do lugar e da proposta, se me pagarem bem por PHP vou ... se for com Java vou também .. ASP clássico ou .Net vou também .. no mercado o dinheiro tem o mesmo valor kkkkkkkkk



Hahha.. curto e grosso.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

? ? ? ? ?
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/09/2014

Gente, não existe somente Java e PHP no mundo! tem outras tambem...
quero saber a opinião dos senhores sobre C#, bate de frente com java?
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

14/09/2014

Infelizmente o PHP ainda não evoluiu ao nivel de Java e C#, mas já da pra fazer bastante coisa! sobre o futuro, é uma linguagem nova e tende a evoluir mais. cair em desuso, acho pouco provavel.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/09/2014

Gente, não existe somente Java e PHP no mundo! tem outras tambem...
quero saber a opinião dos senhores sobre C#, bate de frente com java?


oi gente! o que acham?
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Não sou fã da Microsoft mas acho o C# através do .Net muito poderoso, sintaxe agradável, vários componentes e classes úteis e está aliado ao visual studio (na minha opinião talvez a melhor IDE atualmente no mercado)!
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/09/2014

Realmente a IDE é fantastica juntamente com o Framework. Na minha opinião, Java e C# e conjunto são as mais...mais...
GOSTEI 0
Claudio Ferreira

Claudio Ferreira

14/09/2014

A característica "Preço" do php faz com que seja uma das linguagens muito considerada no mercado, embora possa não ter a robustez e segurança do Java, é muito utilizada em aplicações comerciais e principalmente no âmbito governamental onde linguagens "Free" ou "open source" são muito bem vindas.

PHP está bem rankeada figurando em 7 no ranking de linguagens Tiobe, perde para C e Java, mas o seu uso é bem grande
Ranking de linguagens TIOBE

PS : interessante observar a curva descendente de uso do Java no gráfico que fica no final desse ranking, mostrando a evolução de 2002 para 2014 (12 anos) houve uma queda também no PHP, mas não tão grande quanto Java
GOSTEI 0
Clayton Silva

Clayton Silva

14/09/2014

Gente, não existe somente Java e PHP no mundo! tem outras tambem...
quero saber a opinião dos senhores sobre C#, bate de frente com java?


C# é tão bom quanto Java.

Agora que a microsoft vai tirar a dependência do C# para web trabalhar em ambientes windows e virar multiplataforma a briga ficará mais séria entre os dois.

A clara vantagem do Java já não será mais será tão evidente com o passar do tempo.
O que levará as empresas olharem com mais atenção para a linguagem da Microsoft, que apesar de ser ótima, mantinha um custo elevado.
GOSTEI 0
Fernanda Acacia

Fernanda Acacia

14/09/2014

Não sabia disso hein, mas como isso irá acontecer? atraves do framework multiplataforma como o do Java JVM?
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Novidade, novidade, desconhecia até possibilidade disso, se realmente se concretizar, será um concorrente direto!
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Já faz algum tempo que temos a possibilidade de desenvolvimento em C# no Linux através do projeto monodevelop!
GOSTEI 0
Clayton Silva

Clayton Silva

14/09/2014

Não sabia disso hein, mas como isso irá acontecer? atraves do framework multiplataforma como o do Java JVM?


É o projeto asp.net Vnext, que será o novo MVC(6), que irá lançar num futuro próximo.
Já vi matérias dele rodando em outras plataformas.
Mas está em alfa ainda.

Já faz algum tempo que temos a possibilidade de desenvolvimento em C# no Linux através do projeto monodevelop!


Projeto mono é uma emulação.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Então está proximo disso acontecer, o que acham que deve acontecer, realmente as duas linguagens serão as maiores/melhores? o Visual Studio rodando no Linux?
GOSTEI 0
Clayton Silva

Clayton Silva

14/09/2014

Eu acredito que a IDE Visual Studio não irá rodar em linux por enquanto, só o projeto final.
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Projeto mono é uma emulação.


Não sei até que ponto você sugere emulação o desenvolvimento é idêntico inclusive existem projetos até para Windows Phone!
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Eu acredito que a IDE Visual Studio não irá rodar em linux por enquanto, só o projeto final.


O que seria utilizado, eclipse?
GOSTEI 0
Clayton Silva

Clayton Silva

14/09/2014

Projeto mono é uma emulação.


Não sei até que ponto você sugere emulação o desenvolvimento é idêntico inclusive existem projetos até para Windows Phone!


ASP.NET é dependente do ISS que só roda em windows, para ele rodar em outro sistema ele é emulado.

Uma coisa é desenvolver, outra é o projeto rodar.

Eu acredito que a IDE Visual Studio não irá rodar em linux por enquanto, só o projeto final.


O que seria utilizado, eclipse?


Até o ponto que acompanhei, o desenvolvedor criará o aplicativo no visual studio e poderá rodá-lo em linux.
Desconheço o visual studio sendo migrado para linux, pelo menos neste momento.
Desconheço a ferramenta eclipse, mas com certeza aparecerão ferramentas para se trabalhar com .Net no linux.
GOSTEI 0
William

William

14/09/2014

Vamos a alguns esclarecimentos:

ASP.NET é dependente do ISS que só roda em windows, para ele rodar em outro sistema ele é emulado.

ASP.NET é dependente do servidor WEB "IIS" e do framework, mas eu citei C# que depende apenas do framework .net, no caso do ambiente linux estão sendo utilizadas as implementações livres do Common Language Infrastructure.


Uma coisa é desenvolver, outra é o projeto rodar.

Quando eu falo projetos, não falo de rascunhos e sim de Apps desenvolvidas!
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Assim esperamos, mas essa noticia chama bastante atenção.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

14/09/2014

Java pra mim é mais top mesmo, em seguida a linguagem da microsoft, mas o PHP está crescendo, não podemos desconsidera-la. afinal é bastante utilizadas em projetos de pequeno e medio porte.
GOSTEI 0
Antonio Felix

Antonio Felix

14/09/2014

Java pra mim é mais top mesmo, em seguida a linguagem da microsoft, mas o PHP está crescendo, não podemos desconsidera-la. afinal é bastante utilizadas em projetos de pequeno e medio porte.


Tambem acho, mas acho triste que pelo tempo de existencia no mercado ainda não deram o devido valor.
GOSTEI 0
POSTAR