Plano de Conversão de Dados
Ola colegas,
alguem teria alguma documentação/Técnica que pudesse me auxiliar na conversao de dados. Pois o DER/MER de um sistema difere em muito do sitema que estou migrando, porém eu não sei por onde começar. Não sei se começo pelas tabelas auxiliares ou das tabelas que acumulam muitas Chaves estrangeiras.
alguem teria alguma documentação/Técnica que pudesse me auxiliar na conversao de dados. Pois o DER/MER de um sistema difere em muito do sitema que estou migrando, porém eu não sei por onde começar. Não sei se começo pelas tabelas auxiliares ou das tabelas que acumulam muitas Chaves estrangeiras.
Mprocha
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
12/01/2004
Colega,
Você esta fazendo uma migração de/para qual banco?
Você esta fazendo uma migração de/para qual banco?
GOSTEI 0
Mprocha
12/01/2004
ah ! sim ...
Oracle 8i p/ oracle 8i e tambem de
Interbase 6 p/ Oracle 8i
veja bem, Nesse 1o. momento a minha preocupação não é tanto os mecanisnos de exportacao/importação (TXT, XML, software importacao/exportacao) e sim os criterios/métodos/regras p/ converter por ex. 3 tabelas em 1 somente ou 1 tabela vira 3 tabelas. Na verdade eu não estou sabendo por onde iniciar, assim como existem técnicas de modelagem (estruturada/Orientada a objetos), creio eu que deva existir técnicas p/ isso também.
desde já obrigado pela atenção
Marcos Rocha
Oracle 8i p/ oracle 8i e tambem de
Interbase 6 p/ Oracle 8i
veja bem, Nesse 1o. momento a minha preocupação não é tanto os mecanisnos de exportacao/importação (TXT, XML, software importacao/exportacao) e sim os criterios/métodos/regras p/ converter por ex. 3 tabelas em 1 somente ou 1 tabela vira 3 tabelas. Na verdade eu não estou sabendo por onde iniciar, assim como existem técnicas de modelagem (estruturada/Orientada a objetos), creio eu que deva existir técnicas p/ isso também.
desde já obrigado pela atenção
Marcos Rocha
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
12/01/2004
Colega,
Você quer material sobre normalização? É isso?
Você quer material sobre normalização? É isso?
GOSTEI 0
Mprocha
12/01/2004
concordo que todas a tecnicas de modelagem de dados serão importantes tambem, esquecendo tudo que eu disse nos repasses anteriores; em conversoes como que vc costuma fazer, consideerando que vc conhece bem o MER de ambos os sistemas ??
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
12/01/2004
Colega,
Se for um sistema que você não participou anteriormente do projeto e/ou não conhece detalhes da situação atual, acho necesário fazer um novo levantamento de requisitos e fazer nova modelagem de dados. Acho que isso poderá evitar problemas futuros.
Se for um sistema que você não participou anteriormente do projeto e/ou não conhece detalhes da situação atual, acho necesário fazer um novo levantamento de requisitos e fazer nova modelagem de dados. Acho que isso poderá evitar problemas futuros.
GOSTEI 0
Mprocha
12/01/2004
concordo c/ vc ... mas eu não tenho como fugir da conversão devido a atual situação, pois a empresa aqui comprou esse novo sistema e agora quer reaproveitar todas as informações do sistema antigo que é obsoleto pra ela.
Esta questão é meio complicada de se explicar no forum, de qualquer forma eu agradeço pela atenção.
Esta questão é meio complicada de se explicar no forum, de qualquer forma eu agradeço pela atenção.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
12/01/2004
Colega,
Não sei se entendi completamente a situação que você está vivenciando, mas a experiência que tenho em migração de dados para atualização de versão me diz que alguém do novo sistema/nova versão deveria estar solicitando os dados num determinado formato. Assim como se faz entre legados e ERP, DW, enfim, é necessário um prévio conhecimento do que se extrai e o que é necessário integrar.
Não seria o caso?
Não sei se entendi completamente a situação que você está vivenciando, mas a experiência que tenho em migração de dados para atualização de versão me diz que alguém do novo sistema/nova versão deveria estar solicitando os dados num determinado formato. Assim como se faz entre legados e ERP, DW, enfim, é necessário um prévio conhecimento do que se extrai e o que é necessário integrar.
Não seria o caso?
GOSTEI 0
Mprocha
12/01/2004
Exatamente Aroldo, porem como a empresa possui um grupo de profissionais contratados CLT, então segundo ela ficou mais barato utilizar nossa mão de obra do que contratar o serviço de conversão de dados da consultoria que vendeu o sistema novo, a consultoria fornecera toda a documentacao tecnica e um analista de implantacao.
No caso dos dados que são de Oracle para Oracle eu acho que vou fazer views/procedures pl/sql p/ popular, colocarei o nome das tabelas destinos precedidas do pre-fixo ´PRO_´ nas procedures, assim controlarei as tabelas que eu for populando.
Já no caso do interbase acho que vou gerar arquivo texto dos dados p/ importar pelo sqlloader do oracle.
Vou dividir as etapas por contexto do Mer destino pra mim não se perder.
Se tiver mais alguma dica ou critica do procedimento estou aberto.
No caso dos dados que são de Oracle para Oracle eu acho que vou fazer views/procedures pl/sql p/ popular, colocarei o nome das tabelas destinos precedidas do pre-fixo ´PRO_´ nas procedures, assim controlarei as tabelas que eu for populando.
Já no caso do interbase acho que vou gerar arquivo texto dos dados p/ importar pelo sqlloader do oracle.
Vou dividir as etapas por contexto do Mer destino pra mim não se perder.
Se tiver mais alguma dica ou critica do procedimento estou aberto.
GOSTEI 0