Fórum Plano de Conversão de Dados #205881
12/01/2004
0
alguem teria alguma documentação/Técnica que pudesse me auxiliar na conversao de dados. Pois o DER/MER de um sistema difere em muito do sitema que estou migrando, porém eu não sei por onde começar. Não sei se começo pelas tabelas auxiliares ou das tabelas que acumulam muitas Chaves estrangeiras.
Mprocha
Curtir tópico
+ 0Posts
12/01/2004
Aroldo Zanela
Você esta fazendo uma migração de/para qual banco?
Gostei + 0
12/01/2004
Mprocha
Oracle 8i p/ oracle 8i e tambem de
Interbase 6 p/ Oracle 8i
veja bem, Nesse 1o. momento a minha preocupação não é tanto os mecanisnos de exportacao/importação (TXT, XML, software importacao/exportacao) e sim os criterios/métodos/regras p/ converter por ex. 3 tabelas em 1 somente ou 1 tabela vira 3 tabelas. Na verdade eu não estou sabendo por onde iniciar, assim como existem técnicas de modelagem (estruturada/Orientada a objetos), creio eu que deva existir técnicas p/ isso também.
desde já obrigado pela atenção
Marcos Rocha
Gostei + 0
12/01/2004
Aroldo Zanela
Você quer material sobre normalização? É isso?
Gostei + 0
12/01/2004
Mprocha
Gostei + 0
12/01/2004
Aroldo Zanela
Se for um sistema que você não participou anteriormente do projeto e/ou não conhece detalhes da situação atual, acho necesário fazer um novo levantamento de requisitos e fazer nova modelagem de dados. Acho que isso poderá evitar problemas futuros.
Gostei + 0
12/01/2004
Mprocha
Esta questão é meio complicada de se explicar no forum, de qualquer forma eu agradeço pela atenção.
Gostei + 0
12/01/2004
Aroldo Zanela
Não sei se entendi completamente a situação que você está vivenciando, mas a experiência que tenho em migração de dados para atualização de versão me diz que alguém do novo sistema/nova versão deveria estar solicitando os dados num determinado formato. Assim como se faz entre legados e ERP, DW, enfim, é necessário um prévio conhecimento do que se extrai e o que é necessário integrar.
Não seria o caso?
Gostei + 0
13/01/2004
Mprocha
No caso dos dados que são de Oracle para Oracle eu acho que vou fazer views/procedures pl/sql p/ popular, colocarei o nome das tabelas destinos precedidas do pre-fixo ´PRO_´ nas procedures, assim controlarei as tabelas que eu for populando.
Já no caso do interbase acho que vou gerar arquivo texto dos dados p/ importar pelo sqlloader do oracle.
Vou dividir as etapas por contexto do Mer destino pra mim não se perder.
Se tiver mais alguma dica ou critica do procedimento estou aberto.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)