POO -gt; Interface

Delphi

03/10/2006

salve galera !!!
O pessoal que já programa OO em delphi, gostaria de uma ajuda:

gostaria de alguns exemplos sobre interface:

1 - qual a utilidade de Interface ?

2 - quando é necessario usar interface ?

não sei se tem como dar algum exemplo assim mais pensando em uma classe base ´TPessoa( TObject )´ e classe filha TCliente( TPessoa ) onde seria necessario usar interface ???

Fabiano Góes

Fabiano Góes

Curtidas 0

Respostas

Fabiano Góes

Fabiano Góes

03/10/2006

e ai galera,
vamos discutir sobre o assunto !!!

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

03/10/2006

Olá

Ao meu ver, além de várias outras vantagens, interface é um recurso muito útil para garantir que uma classe possua um determinado comportamento.

Vou dar um exemplo simplório: suponha que no seu projeto você tem um form do qual todos os outros herdam. Mas você quer escrever uma rotina genérica que receba um form da aplicação, e caso ele seja um form de cadastro, grave no banco os dados digitados pelo usuário.

Uma das soluções possíveis seria criar uma interface (por exemplo, IPostable), que traz a assinatura do método que grava os dados (Post). Todos os forms de cadastro implementariam essa interface e teriam sua própria definição do método Post. O melhor de tudo é: a rotina genérica chamaria o método Post sem se preocupar com a maneira que o form grava os dados.

Não sei se é o melhor exemplo pra ilustrar o bom uso das interfaces, só estou tentando participar da discussão... :oops:

Abraços

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

03/10/2006

tnaires, valeu pela dica !!!

gostaria que mais pessoas participassem da discussão, pois acho que seria muito útil não só para mim, mais tenho certeza que existem muitos usuarios o forum que ainda não usam este recurso !!

abraço à todos !!!

GOSTEI 0
Fabiano Góes

Fabiano Góes

03/10/2006

UP

GOSTEI 0
POSTAR