Fórum POO -gt; Interface #330542
03/10/2006
0
O pessoal que já programa OO em delphi, gostaria de uma ajuda:
gostaria de alguns exemplos sobre interface:
1 - qual a utilidade de Interface ?
2 - quando é necessario usar interface ?
não sei se tem como dar algum exemplo assim mais pensando em uma classe base ´TPessoa( TObject )´ e classe filha TCliente( TPessoa ) onde seria necessario usar interface ???
Fabiano Góes
Curtir tópico
+ 0Posts
03/10/2006
Fabiano Góes
vamos discutir sobre o assunto !!!
Gostei + 0
03/10/2006
Tnaires
Ao meu ver, além de várias outras vantagens, interface é um recurso muito útil para garantir que uma classe possua um determinado comportamento.
Vou dar um exemplo simplório: suponha que no seu projeto você tem um form do qual todos os outros herdam. Mas você quer escrever uma rotina genérica que receba um form da aplicação, e caso ele seja um form de cadastro, grave no banco os dados digitados pelo usuário.
Uma das soluções possíveis seria criar uma interface (por exemplo, IPostable), que traz a assinatura do método que grava os dados (Post). Todos os forms de cadastro implementariam essa interface e teriam sua própria definição do método Post. O melhor de tudo é: a rotina genérica chamaria o método Post sem se preocupar com a maneira que o form grava os dados.
Não sei se é o melhor exemplo pra ilustrar o bom uso das interfaces, só estou tentando participar da discussão... :oops:
Abraços
Gostei + 0
03/10/2006
Fabiano Góes
gostaria que mais pessoas participassem da discussão, pois acho que seria muito útil não só para mim, mais tenho certeza que existem muitos usuarios o forum que ainda não usam este recurso !!
abraço à todos !!!
Gostei + 0
03/10/2006
Fabiano Góes
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)