Fórum POO -gt; Interface #330542

03/10/2006

0

salve galera !!!
O pessoal que já programa OO em delphi, gostaria de uma ajuda:

gostaria de alguns exemplos sobre interface:

1 - qual a utilidade de Interface ?

2 - quando é necessario usar interface ?

não sei se tem como dar algum exemplo assim mais pensando em uma classe base ´TPessoa( TObject )´ e classe filha TCliente( TPessoa ) onde seria necessario usar interface ???

Fabiano Góes

Fabiano Góes

Responder

03/10/2006

Fabiano Góes

e ai galera,
vamos discutir sobre o assunto !!!

Responder

Gostei + 0

03/10/2006

Tnaires

Olá

Ao meu ver, além de várias outras vantagens, interface é um recurso muito útil para garantir que uma classe possua um determinado comportamento.

Vou dar um exemplo simplório: suponha que no seu projeto você tem um form do qual todos os outros herdam. Mas você quer escrever uma rotina genérica que receba um form da aplicação, e caso ele seja um form de cadastro, grave no banco os dados digitados pelo usuário.

Uma das soluções possíveis seria criar uma interface (por exemplo, IPostable), que traz a assinatura do método que grava os dados (Post). Todos os forms de cadastro implementariam essa interface e teriam sua própria definição do método Post. O melhor de tudo é: a rotina genérica chamaria o método Post sem se preocupar com a maneira que o form grava os dados.

Não sei se é o melhor exemplo pra ilustrar o bom uso das interfaces, só estou tentando participar da discussão... :oops:

Abraços

Responder

Gostei + 0

03/10/2006

Fabiano Góes

tnaires, valeu pela dica !!!

gostaria que mais pessoas participassem da discussão, pois acho que seria muito útil não só para mim, mais tenho certeza que existem muitos usuarios o forum que ainda não usam este recurso !!

abraço à todos !!!

Responder

Gostei + 0

03/10/2006

Fabiano Góes

UP

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar