Por que MariaDB?

SQL

21/05/2013

Oi, gente.
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Curtidas 0

Melhor post

William

William

21/05/2013

Complementando a resposta do colega, quando a SUN adquiriu os direitos do MySQL tudo corria as mil maravilhas, mas quando a Oracle adquiriu a SUN e juntamente o MySQL, os criadores do mesmo não ficaram satisfeitos com essa fusão e recorreram até a medidas judiciais para tentar barrar essa compra.

Tudo isso porque existia o temor que a Oracle fosse comercializar o MySQL e fechar o código-fonte, mas depois de muita briga houve um acerto em que a Oracle se comprometia a manter os termos de licença do MySQL, com isso ocorreu a fusão.

Mas os criadores do MySQL principalmente Michael Widenius iniciaram o desenvolvimento de um novo SGBD baseado no MySQL 5.1 para garantir que a distribuição GPL (não gratuito para fins comerciais).

Existem rumores na comunidade que talvez em breve a Oracle passe comercializar ou descontinue o MySQL, isso é fruto das últimas atitudes de não resportar mais a correção de bugs. Mas temos que concordar que a versão 5.5 lançada sobre a tutela da Oracle trouxe muitas melhorias e establidade para esse excelente SGBD.

Pessoalmente acho dificil a Oracle modificar a licença do MySQL, mas o MariaDB foi construído para manter o espirito GPL do MySQL.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

Oi, gente.
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.


me corrijam se estiver errado, até onde sei...o MariaDB tem a mesma base do MySQL, porem, como o MySQL foi comprado pela Oracle, surgiu o MariaDB como sendo independe. sobre o MySQL ser descontinuado, acho muito dificil depois da aquisição da Oracle pelo produto.

espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

21/05/2013

Obrigada pela resposta, Eduardo.
Então foi basicamente uma iniciativa dos idealizadores do MySQL para ter sempre um banco "seu", ou seja, já que o MySQL foi comprado pela Oracle, vamos criar outro para dizer que temos um. Né?
Aí se depois comprarem o MariaDB, eles vão e criam o ZezinhoDB e depois o SerafinaDB e assim vai? Nossa, eu achei esse banco meio redundante.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

De nada, acredito que seja mais pela independecia mesmo.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

Pq vc achou redundante?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

perfeito, essa definição é a melhor.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

21/05/2013

hum, interessante, alguem tem alguma coisa que possa ajudar, artigo, tutorial?
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

21/05/2013

Eu achei "redundante" exatamente por isso. Por já ter o MySQL e construirem um banco novo baseado nele. Mas diante da situação exposta pelo wllfl, dá pra entender a atitude dos caras.
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

Eu achei "redundante" exatamente por isso. Por já ter o MySQL e construirem um banco novo baseado nele. Mas diante da situação exposta pelo wllfl, dá pra entender a atitude dos caras.
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.


ainda há rumores de que a Oracle vai descontinuar o MySQL.
ainda sem certeza disso.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

21/05/2013

serio isso?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

serio isso?


rumores, ainda acredito que isso não tenha se concretizado.
GOSTEI 0
William

William

21/05/2013

Pessoal muita calma, eu mencionei "rumores" !!!

O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.

Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?

Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!

Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

21/05/2013

hahahaha, o pessoal adora fazer um panico...kkkkkkk
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

Pessoal muita calma, eu mencionei "rumores" !!!

O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.

Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?

Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!

Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.


concordo com, tb acho dificil, pra não dizer impossivel.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

21/05/2013

conheço somente por nome esse banco. ja está sendo muito disseminado?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

21/05/2013

acredito que algumas empresas estão migrando do MySQL para o MariaDB, olhe este exemplo:

[url]http://javafree.uol.com.br/topic-889772-Slackware-Linux-vai-trocar-MySQL-por-MariaDB.html[/url]
GOSTEI 0
José

José

21/05/2013

Ótimo tópico nunca tinha ouvido falar sobre esse banco de dados.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/05/2013

De vez em quando estou dando uma olhada na documentação pra conhecer melhor. Vamos ver o que ele tem de bom...
GOSTEI 0
José

José

21/05/2013

De vez em quando estou dando uma olhada na documentação pra conhecer melhor. Vamos ver o que ele tem de bom...


Até o momento ele já traz alguma vantagem, que possa levar a pensar em usar ele ao invés do MySQL ?
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

21/05/2013

De vez em quando estou dando uma olhada na documentação pra conhecer melhor. Vamos ver o que ele tem de bom...


Até o momento ele já traz alguma vantagem, que possa levar a pensar em usar ele ao invés do MySQL ?

Como eu disse, ainda estou vendo a documentação aos poucos. Não posso falar muito sobre esse bd.
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

21/05/2013

acredito que algumas empresas estão migrando do MySQL para o MariaDB, olhe este exemplo:

[url]http://javafree.uol.com.br/topic-889772-Slackware-Linux-vai-trocar-MySQL-por-MariaDB.html[/url]


otima dica Eduardo, não conhecia esse forum, apesar de ser somente java, notei alguns assuntos interessantes.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

21/05/2013

esse banco tb conheço pouco, mas baixei um dia, mas ainda nem tive tempo de "brincar" com ele.
GOSTEI 0
Jb

Jb

21/05/2013

Acho engracado esta historia de as pessoas saem falando escrevendo tudo os lhes veem a cabeca. Penso que vcs que ai vivem possuem uma verdadeira tendencia em fazer terrorismo com tudo e com todos. Se vc fosse um pouco, mas so um a pequena quantidade e usasse ser responsavel como um profissional deveria ser, vc se calaria a dizer bobagens. Vcs que ai vivem, possuem a boca ou os dedos mais rapidos que o cerebro, e consequentemente acabam por falarem bobagens. Faca um estudo, se nao sabe ler ingles, va estudar linguas, seja alguem q pelo menos leia um texto e tire conclusoes coerente e nao este monte de extrume que vc provem de sua boca.

Os caras mais entendidos do mundo em tudo, mas nao conseguem explicar uma simples formula matematica. Os mais espertos do mundo e nao possuem um minino de avanco tecnologico ou cientifico. Os mais preparados e continuam a ser roubados e passados para traz por qualquer um que ai esta. Admiravel como vcs conseguem viver com tanta imundice que lhes rodeiam dia apos dia
GOSTEI 0
Cleber Garzaro

Cleber Garzaro

21/05/2013

sou iniciante William e isso me preocupa, mas talvez a maneira como organizamos as tabelas as restrições e a maneira de como escrevemos os codigos no Mysql nao mude nada, para o Maria, por exemplo ao criar tblCliente no Mariadb usaria a mesma forma como no Mysql: create tblcliente ( idCli int (10) not null primary key auto_increment e assim por diante), pode ser que eu nao esteja sabendo o que estou falando mas acho que no SQL é ou pouco diferente isso assim como no Postgre....
GOSTEI 0
POSTAR