Por que MariaDB?

21/05/2013

0

SQL

Oi, gente.
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

Post mais votado

21/05/2013

Complementando a resposta do colega, quando a SUN adquiriu os direitos do MySQL tudo corria as mil maravilhas, mas quando a Oracle adquiriu a SUN e juntamente o MySQL, os criadores do mesmo não ficaram satisfeitos com essa fusão e recorreram até a medidas judiciais para tentar barrar essa compra.

Tudo isso porque existia o temor que a Oracle fosse comercializar o MySQL e fechar o código-fonte, mas depois de muita briga houve um acerto em que a Oracle se comprometia a manter os termos de licença do MySQL, com isso ocorreu a fusão.

Mas os criadores do MySQL principalmente Michael Widenius iniciaram o desenvolvimento de um novo SGBD baseado no MySQL 5.1 para garantir que a distribuição GPL (não gratuito para fins comerciais).

Existem rumores na comunidade que talvez em breve a Oracle passe comercializar ou descontinue o MySQL, isso é fruto das últimas atitudes de não resportar mais a correção de bugs. Mas temos que concordar que a versão 5.5 lançada sobre a tutela da Oracle trouxe muitas melhorias e establidade para esse excelente SGBD.

Pessoalmente acho dificil a Oracle modificar a licença do MySQL, mas o MariaDB foi construído para manter o espirito GPL do MySQL.

William

William
Responder

Mais Posts

21/05/2013

Eduardo Pessoa

Oi, gente.
Estou ouvindo falar cada vez mais desse tal MariaDB. Entrei no site, dei uma olhada, mas não entendi o porquê dele existir.
Afinal, por que criaram esse MariaDB "em substituição ao MySQL"? O MySQL vai ser descontinuado? Se sim, por quê?
Eu achava que o MariaDB era um "irmão NoSQL" do MySQL, mas pelo jeito errei feio, né?
Qualquer esclarecimento é muito bem vindo.
Grata.


me corrijam se estiver errado, até onde sei...o MariaDB tem a mesma base do MySQL, porem, como o MySQL foi comprado pela Oracle, surgiu o MariaDB como sendo independe. sobre o MySQL ser descontinuado, acho muito dificil depois da aquisição da Oracle pelo produto.

espero ter ajudado.
Responder

21/05/2013

Rachel Andrade

Obrigada pela resposta, Eduardo.
Então foi basicamente uma iniciativa dos idealizadores do MySQL para ter sempre um banco "seu", ou seja, já que o MySQL foi comprado pela Oracle, vamos criar outro para dizer que temos um. Né?
Aí se depois comprarem o MariaDB, eles vão e criam o ZezinhoDB e depois o SerafinaDB e assim vai? Nossa, eu achei esse banco meio redundante.
Responder

21/05/2013

Eduardo Pessoa

De nada, acredito que seja mais pela independecia mesmo.
Responder

21/05/2013

Eduardo Pessoa

Pq vc achou redundante?
Responder

21/05/2013

Eduardo Pessoa

perfeito, essa definição é a melhor.
Responder

24/05/2013

Alan Mario

hum, interessante, alguem tem alguma coisa que possa ajudar, artigo, tutorial?
Responder

24/05/2013

Rachel Andrade

Eu achei "redundante" exatamente por isso. Por já ter o MySQL e construirem um banco novo baseado nele. Mas diante da situação exposta pelo wllfl, dá pra entender a atitude dos caras.
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.
Responder

26/05/2013

Eduardo Pessoa

Eu achei "redundante" exatamente por isso. Por já ter o MySQL e construirem um banco novo baseado nele. Mas diante da situação exposta pelo wllfl, dá pra entender a atitude dos caras.
Muito obrigada, gente.
Por mim, este tópico pode ser fechado.


ainda há rumores de que a Oracle vai descontinuar o MySQL.
ainda sem certeza disso.
Responder

27/05/2013

Alan Mario

serio isso?
Responder

27/05/2013

Eduardo Pessoa

serio isso?


rumores, ainda acredito que isso não tenha se concretizado.
Responder

27/05/2013

William

Pessoal muita calma, eu mencionei "rumores" !!!

O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.

Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?

Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!

Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.
Responder

01/06/2013

Alan Mario

hahahaha, o pessoal adora fazer um panico...kkkkkkk
Responder

01/06/2013

Eduardo Pessoa

Pessoal muita calma, eu mencionei "rumores" !!!

O que gerou esse desconforto foi a falta de comunicação das correções de bugs, mas isso para quem trabalha com os fontes do MySQL, isso não influência em nada para os usuários comuns.

Alguém que vocês conhecem já teve acesso aos fontes do MySQL?

Acho muito dificil, eu mesmo não conheço ninguém!

Só que essas atitudes da Oracle acabam criando alardes na comunidade, mas reintero acho dificil ocorrerem modificações na licença de distribuição do MySQL.


concordo com, tb acho dificil, pra não dizer impossivel.
Responder

05/06/2013

Mariana Carvalho

conheço somente por nome esse banco. ja está sendo muito disseminado?
Responder

05/06/2013

Eduardo Pessoa

acredito que algumas empresas estão migrando do MySQL para o MariaDB, olhe este exemplo:

[url]http://javafree.uol.com.br/topic-889772-Slackware-Linux-vai-trocar-MySQL-por-MariaDB.html[/url]
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar