Pós Graduação ou Certificação

Off Topic

27/11/2014

Olá pessoal,

Conclui minha graduação este ano, e gostaria de algumas dicas de onde continuar.

Atualmente estou pensando em ingressar em uma pós graduação ou realizar um curso e concluir a certificação "MCSD Web Applications" da Microsoft. Atualmente trabalho como desenvolvedor, e pretendo continuar nesta área.

No momento, posso realizar apenas um dos dois. Gostaria de sugestões para me ajudar nesta escolha.

Desde já,
Agradeço a todos.
Randrade

Randrade

Curtidas 0

Respostas

Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Olá!
Como você já trabalha na área, as certificações podem ser uma boa opção, pois serão específicas no que vc está trabalhando e elas contam muito para o curriculum.
Mas, se há alguma pós-graduação que possa vir a agregar conhecimento e te proporcionar uma evolução na carreira, também conta muito.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Eu considero as duas uma boa opção, mas vá por partes, certificação e depois uma pós.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

27/11/2014

As duas opções agregam bastante para seu curriculo. eu faria a certificação e depois pensaria em uma pós.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

O importante é que vc opte pela alternativa que t proporcione um benefício mais eficaz, uma aquisição de conhecimento que possa te favorecer no trabalho, etc.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

27/11/2014

O importante é que vc opte pela alternativa que t proporcione um benefício mais eficaz, uma aquisição de conhecimento que possa te favorecer no trabalho, etc.

Sem duvida, algo que te faça ter certeza de melhorias para o seu trabalho.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Eu também prefiro a certificação, pois me trará um retorno mais rápido, com base em meu trabalho.

Queria apenas outras opiniões para ter certeza que não estava fazendo algo errado.

Obrigado a todos pelas respostas, me ajudaram a não ter dúvidas em minha escolha.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Certificação sem duvida te dará um retorno da forma mais rapida mas uma pós ajuda muito tambem!

de nada! boa sorte!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Por nada Randrade!
Parabéns pela formação e sucesso nessa nova fase!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

27/11/2014

Precisando!!! boa sorte, bons estudos.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

27/11/2014

Olá pessoal,

Conclui minha graduação este ano, e gostaria de algumas dicas de onde continuar.

Atualmente estou pensando em ingressar em uma pós graduação ou realizar um curso e concluir a certificação "MCSD Web Applications" da Microsoft. Atualmente trabalho como desenvolvedor, e pretendo continuar nesta área.

No momento, posso realizar apenas um dos dois. Gostaria de sugestões para me ajudar nesta escolha.

Desde já,
Agradeço a todos.

Bom, é importante ficar atento para a diferença entre CERTIFICAÇÃO e PÓS. A Pós é pra "sempre", pois você aprende a teoria e como aplica-la a qualquer tecnologia, seja JAVA, ANDROID, DELPHI, C# e etc. Com uma Pós você tem reconhecimento internacional e não perde a validade.
Por outro lado as certificações, em geral, tem prazo de validade (normalmente uns 2 ou 3 anos), e você aprender uma tecnologia em específico, ou seja, se amanhã essa tecnologia não for mais utilizada sua certificação não valerá mais nada, simples assim.

A grande vantagem da certificação é o retorno rápido que você tem, porém não é duradouro igual a Pós. Eu faria o seguinte: Começaria a PÓS e faria a certificação em paralelo, unir o melhor dos dois mundos.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Bom, é importante ficar atento para a diferença entre CERTIFICAÇÃO e PÓS. A Pós é pra "sempre", pois você aprende a teoria e como aplica-la a qualquer tecnologia, seja JAVA, ANDROID, DELPHI, C# e etc. Com uma Pós você tem reconhecimento internacional e não perde a validade.
Por outro lado as certificações, em geral, tem prazo de validade (normalmente uns 2 ou 3 anos), e você aprender uma tecnologia em específico, ou seja, se amanhã essa tecnologia não for mais utilizada sua certificação não valerá mais nada, simples assim.
A grande vantagem da certificação é o retorno rápido que você tem, porém não é duradouro igual a Pós. Eu faria o seguinte: Começaria a PÓS e faria a certificação em paralelo, unir o melhor dos dois mundos.

Eu realmente pensei em fazer isso, porém não tenho tempo para estudar para ambos, aqui onde eu resido, não tenho opção de escolha entre horários. E realizar algo à distância não é viável para mim.

Cheguei a conclusão que irei fazer minha certificação e assim que terminar começo uma pós, assim terei os dois( assim espero, kkkkk).

Mas obrigado pelo comentário.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Tempo é algo cada vez mais escasso, faça um por um se o seu problema for tempo ou dinheiro(não está facil pra ninguem).
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Randrade, qual caminho seguiu ou vai seguir?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Olá Eduardo,
Eu iria tirar esta certificação "mcsd developing asp.net mvc 4 web applications", porém, necessitaria de fazer um curso. O valor dele aqui em minha cidade é de R$5.000,00.
Porém não abriu turma para o curso.
Então optei por começar uma Pós de "Engenharia de Software", agora no inicio de março, e quando abrir a turma, eu faço o curso para a certificação.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Engenharia de Software agrega um conhecimento muito bom!
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Engenharia de Software agrega um conhecimento muito bom!

Exatamente Marisiana.
Dentre as opções que tinha, fiquei entre ela ou Gerencia de Projetos. Optei por Engenharia de Software, após concluir essa, inicio o de Gerencia de Projetos, pois pela grade da pós, ela irá agregar muito conhecimento também.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Que bom!
Bom estudo!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Gerencia de projeto é bom, sempre me falaram sobre isso, conheço por cima, mas faz um tempo.

Parabens, o importante é não ficar parado.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Que bom!
Bom estudo!

Obrigado Marisiana.

Gerencia de projeto é bom, sempre me falaram sobre isso, conheço por cima, mas faz um tempo.

Parabens, o importante é não ficar parado.

Com certeza Eduardo. Qualquer profissional que se prese, precisa se dedicar para ser" Alguém na Vida".

Mas, eu fiz minha agenda de cursos e certificações para este ano de 2015. E dentre eles estão: Itil v3, Engenharia de Software, Asp.net MVC 5, Cloud computing e se possível a certificação de MCSD Web Aplication.
Achei alguns cursos excelentes e com um preço razoável na internet, assim consegui organizar para fazer.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Todos presencial Randrade?

Voltando ao assunto de Gerencia de Projeto, o nivel realmente é outro, eu vejo que esse especialização serve não só apenas para quem deseja ser um gerente, mas auxiliar em projeto, afinal, o curso dessa magnitude não é limitado.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Dependendo do curriculum, o curso de gerência de projetos é bom, também, para quem quer trabalhar com análise sistemas e análise de negócios.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Realmente não sabia qual o leque de opções que essa pós pode dar, obrigado Marisiana por complementar.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Todos presencial Randrade?

Voltando ao assunto de Gerencia de Projeto, o nivel realmente é outro, eu vejo que esse especialização serve não só apenas para quem deseja ser um gerente, mas auxiliar em projeto, afinal, o curso dessa magnitude não é limitado.

Não é não, algumas são Online, porém irei fazer direto com unidades certificadoras, ou profissionais MVP's da Microsoft.

Dependendo do curriculum, o curso de gerência de projetos é bom, também, para quem quer trabalhar com análise sistemas e análise de negócios.

Um curso de Gerencia de Projeto não é voltado apenas para nossa área, e sim para quase todas existentes. Pois o mesmo trabalha com formas padronizadas de realizar cada etapa de um projeto, seja ele da área de Humanas, Exatas, todas as demais. É um curso muito interessante e que agrega muito valor a qualquer profissional.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Por curiosidade posta as que são online, para um consulta futura. vlw
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Minha pós será pela Esab;
Curso apra certificação Itil v3 será pela TIExames;
E o de Asp.net MVC será com o Eduardo Pires, este é MVP da Microsoft, e possui vários tutorias em seu site, além dos cursos. Aconselho a todos.

Esses são os que irei fazer online.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

A pós possui uma prova presencial para cada disciplina?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Avaliações presenciais e TCC por Vídeo Conferência.
E alguns( muito poucos) encontros para debates;
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Então não é totalmente a distância...
Isso impede as pessoas q moram mais longe de fazer a pós...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

T.I Exames é totalmente online? sem precisar ir nenhum dia?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Então não é totalmente a distância...
Isso impede as pessoas q moram mais longe de fazer a pós...

A Esab existe polos em praticamente quase todos os estados, mas existe outras opções totalmente Online, como a Wpos.
OBS.: O MEC obriga que as provas de alguns determinados cursos seja presencial.

T.I Exames é totalmente online? sem precisar ir nenhum dia?

Sim, esse é curso para a certificação ITIL v3 e vários outros. Ele é totalmente ONLINE
E um diferencia, a certificação ITIL você pode fazer a prova em casa mesmo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Estou concluindo um MBA do programa wPós...
É todo a distância, só tem uma prova presencial e a defesa escrita do TCC que são presenciais e são realizadas no final do curso.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Eu pesquisei os dois.
Olhei a grade e o corpo docente. Ambos me chamaram atenção.
Optei pela Esab, pelo valor, que é quase 50% a menos.
Mas a wPós é muito uma conceituada no ramo de cursos online.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Sim, tem que optar pela que é mais viável..!
Eu não podia me deslocar para ter aulas presenciais e as pós na área que eu estou trabalhando eram quase todas presenciais.
Então, encontrei essa no wPós e uma em outra instituição que era a distância e, também, optei pelo menor custo.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Sim, esse é curso para a certificação ITIL v3 e vários outros. Ele é totalmente ONLINE
E um diferencia, a certificação ITIL você pode fazer a prova em casa mesmo.

Pra mim isso é novidade, sabe dizer desde quando?

Atualmente o tempo está escasso, complicado pra quem mora em grandes cidades.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Pra mim isso é novidade, sabe dizer desde quando?

Atualmente o tempo está escasso, complicado pra quem mora em grandes cidades.

Essa certificação tem uns 2 anos que eu conheço, que é assim.
Agora o período certo, eu não sei lhe dizer.
E essa certificação é uma das mais procuradas em meu estado( ES), para trabalho. Não apenas para desenvolvedor, para gerentes de TI em geral, agrega um grande valor.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Já varias oportunidades de emprego exigem essa certificação. algumas obrigatoriamente.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Até onde eu sabia, essa certificação é pra gerentes de TI, analistas de projetos em TI,...
Não sabia que cobram esse conhecimento dos desenvolvedores também...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

ITIL, pelo menos eu já algumas oportunidade de emprego que exigem.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Até onde eu sabia, essa certificação é pra gerentes de TI, analistas de projetos em TI,...
Não sabia que cobram esse conhecimento dos desenvolvedores também...

Sim marisiana, teoricamente são para esses cargos e afins. Contudo, sou cadastrados em sites de empregos, e várias propostas de empregos que recebo, exigem esta qualificação.
Pode ser que nem use após ser contratado, mas no ato de avaliação curricular, é exigido.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Mas isso, então, seria o exemplo do mau recrutamento de profissionais, aonde exigem pré-requisitos que o profissional nem precisa ter para a função que ele irá desempenhar.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Mas isso, então, seria o exemplo do mau recrutamento de profissionais, aonde exigem pré-requisitos que o profissional nem precisa ter para a função que ele irá desempenhar.

Concordo com você Marisiana. Porém o mercado hoje em dia exige muita qualificação, e tem como retorno, uma gratificação não equivalente.
Pois grandes empresas procuram profissionais completos, onde se possível, poderá fazer um remanejamento para onde ele se encaixe melhor.
Já vi casos de programadores que foram remanejados para gerência de projetos, e se saíram melhor na área, por isso as empresas exigem mais "conhecimentos" possíveis.

Recebo emails de vagas de empregos diários por meio da Ceviu, dentre essas, 70% exigem ITIl, dentre outras.

Claro que primeiro deve a fazer cursos e certificações na área que deseja atuar, mas aconselho a fazer em áreas afins, assim que tiver disponibilidade.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

É estranho esses requisitos mas o que Randrade descreveu faz muito sentido, melhor que contratar outro profissional é realoca-lo na propria empresa.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Mas, nesse caso, qual é o salário que esse profissional recebe?
É um salário de acordo com a função que ele passa a desempenhar?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

O questão de valores, é muito relativo, pela região que o profissional atua.
No caso que relatei, foi um aumento aproximadamente de 30% a mais no valor que ele recebia.
E sim, foi alterado o cargo, com isso o valor passou a valer pela função nova, que o mesmo foi desempenhar.

Só deixando claro, meu relato está sendo entre regiões que tive o prazer de conhecer, que são ES, RJ, SP e MG.
Na empresa que atuo hoje, eu trabalho como Desenvolvedor, mas o curso de Itil, é um quesito para um possível aumento salarial.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Entendi Randrade..
Questionei pois pensei se as empresas não fazem isso para ter promover os profissionais pagando salários menores da média salarial daquela função.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Entendi Randrade..
Questionei pois pensei se as empresas não fazem isso para ter promover os profissionais pagando salários menores da média salarial daquela função.

Este fato realmente é muito provável de acontecer, mas vai da índole de cada empresa.
Claro que existem algumas que valorizam seus profissionais, e outras que não.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Me metendo aqui(Marisiana e Randrade), um comentario por cima, na minha visão, o profissional deve sempre está se qualificando, para mudar de cargo, crescer, se o profissional não consegue exergar uma promoção nem a longo prazo, já está na hora de pensar em mudar de empresa e realmente não adianta ele gastar dinheiro com qualificações para este tipo de empresa.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

27/11/2014

Eu estou no mesmo caso que você! Concluir no fim do ano passado a graduação e irei tentar tirar uma certificação, e quem sabe depois penso em uma pós!
Não me interessei muito pela pós pelo fato de não achar o conteúdo de algumas pós aqui na região onde moro muito interessantes.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Me metendo aqui(Marisiana e Randrade), um comentario por cima, na minha visão, o profissional deve sempre está se qualificando, para mudar de cargo, crescer, se o profissional não consegue exergar uma promoção nem a longo prazo, já está na hora de pensar em mudar de empresa e realmente não adianta ele gastar dinheiro com qualificações para este tipo de empresa.

Você está correto em seu comentário.
Lembrando que todo gerente que conheço, ou até ouvi falar, já foi programador um dia. Pego por exemplo os gerentes e analistas de grandes empresas, como o Facebook e a Google( que tiveram salários revelados entre 20 a 40 mil por mês).

Eu estou no mesmo caso que você! Concluir no fim do ano passado a graduação e irei tentar tirar uma certificação, e quem sabe depois penso em uma pós!
Não me interessei muito pela pós pelo fato de não achar o conteúdo de algumas pós aqui na região onde moro muito interessantes.

Eu penso igual você. Iria fazer a certificação primeiro, porém não abriu turma para o curso, ai adiei até o meio do ano. Mas desejo sorte em seus estudos e na carreira.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Qual é a tua área de interesse Thiago?
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

27/11/2014

Desenvolvimento de softwares. Já desenvolvo em algumas linguagens como C# e Delphi.
Agora estou entrando também no mundo Mobile. Pretendo buscar uma certificação na área de desenvolvimento!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Concordo contigo Eduardo!
Mas vejo isso com uma certa relatividade, pois, às vezes, uma mudança de empresa, pode precisar de uma mudança de endereço e, nesse caso, se o profissional possui família, ele já não pode pensar por si só. Acredito que muitos acabam ficando aonde estão por esses motivos.
Se existisse uma base salarial padrão na qual as empresas fossem obrigadas a respeitar, evitaria muito disso.
Um engenheiro formado, possui uma base salarial de no mínimo um número 6 de salários mínimos para jornadas de 6 horas.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

O piso salarial de engenheiros é lei, vejam o que consta neste artigo para entender melhor [url]http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/quanto-ganham-os-engenheiros-no-brasil[/url]
Não sei muito sobre isso, mas acredito que em outras áreas também exista isso...
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

O piso salarial de engenheiros é lei, vejam o que consta neste artigo para entender melhor [url]http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/quanto-ganham-os-engenheiros-no-brasil[/url]
Não sei muito sobre isso, mas acredito que em outras áreas também exista isso...

Você está completamente certa em relação a isso. Porém isso vale para o que estiver em sua carteira de trabalho. Se estiver assinada como engenheiro, tem que obedecer esse piso. O problema é que por falta de ofertas ou igual você mesmo disse, família e/ou outros fatores, as pessoas aceitam que assinem a carteira com uma "profissão" inferior a que realmente era para ser.
E lembrando, que esse piso não é apenas para engenharia, e sim com quase todas as profissões.
Um exemplo, é para desenvolvedor:
1 desenvolvedor Jr, possui um piso salarial. Desenvolvedor Sr, outro piso. Desenvolvedor pleno, outro, e assim por diante.
Não me recordo dos valores no momento, mas conversei sobre isso com minha contadora uma vez.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Na realidade tudo deve ser considerado, no que disse Marisiana. Já está mais do que na hora a profissão está realmente regulamentada, no verdadeiro sentido da palavra, com piso.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Existe??
Conhece alguma fonte que conste essas informações?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

A parte do piso, eu não tenho uma fonte aqui, quem comentou comigo foi minha contadora.
Mas achei alguns links aqui, que mostram uma diferença entre os mesmos, não é o piso, e sim a média salarial, e elas possuem um padrão, agora se é o piso, eu não sei dizer com certeza.
Mas procurarei minha contadora, e buscarei essa informação mais detalhadamente.

Segue os links que comentei:

[url:descricao=Média Salarial 2015]http://www.tecmundo.com.br/mercado/66360-confira-media-salarial-2015-profissionais-ti.htm[/url]

Tabela Salarial de Profissional de TI

Este último é um site de cursos( eu particularmente desconheço o nível dos cursos), e esta condiz com meu salário e com salário de amigos meus.
[url:descricao=Tabela de Salários]http://www.trainning.com.br/pagina/salarios[/url]

Assim que possuir a informação e fonte do piso salarial, volto para detalhar melhor.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Obrigada Randrade!
Nas empresas que vocês conhecem, essa base salarial mínima é respeitada?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

As que geralmente conheço, sim.

Um relato pessoal: Comecei em uma empresa, onde vim para ser programador.
Como a empresa segue esta base, meu salário foi de acordo, chegando a ser maior do que de alguns técnicos com anos de empreso. Isso gerou um certo conflito, de alguns técnicos comigo, pois não aceitavam receber menos que eu, sendo que tinham anos de empresa.
Só após uma boa conversa, e explicar o motivo do meu salário for maior, que parou essa "briga", porém alguns ainda estão chateados, porém não demonstram.

Mas reconheço que muitas não obedecem essa base, e pagam um Gerente de Projetos, como se fosse um programador Jr. Mas nesses casos existem vários fatores externos, que ajudam a "menosprezar" alguns funcionários.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Comparando com a base salarial das empresas que conheço e que possuem plano de cargos e salários, essa base é respeitada.
O problema são as empresas que não possuem esse plano definido, pois acredito que são nessas que acontece o exemplo que citastes.
Deveria existir uma fiscalização sobre isso, a fim de que se tornasse obrigatório possuir um plano de cargos e salários.

Quais seriam esses fatores externos que ajudam a "menosprezar" alguns funcionários?
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Se existissem alguma entidade para este fim, ajudaria a melhor sim, mas teria que ser em âmbito nacional( se bem que nem Conselho Regional nós possuímos).

Sobre os fatores que descrevi, alguns são:

- Filiações: onde colocam pessoas desqualificadas em cargos bem remunerados, só por "ser amigo" do superior;
- Locais menos desenvolvidos: que as empresas não possuem estrutura financeira para pagar o devido valor ao funcionário;
- Funcionários mal qualificados: empresas que não tiveram contato com bons profissionais e generalizam a profissão, alegando que não há motivo para pagar um valor, segundo elas alto" por um profissional que não tem diferença( Lógico que isso acontece em empresas de pequeno porte).
- Escassez de Bons Profissionais: Claro que cada dia as empresas exigem mais de seus funcionários, porém muitos não fazem por onde se qualificar. Não procuram se aprofundar em sua área, e aprender cada vez mais e mais, fazer cursos, certificações, etc;

E um que eu acho que mais influência, e por culpa "nossa".
- Comodidade: Um profissional qualificado, que está ganhando um valor que acha inferior, porém por comodidade ou preguiça de procurar algo melhor, se contenta com isso. Além de não receber a gratificação merecida, irá atrapalhar um próximo profissional, pois se pagam um valor x por um profissional bom, por que pagar y em um outro?

Bom, são esses alguns dos fatores que acho que influenciam.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

27/11/2014

Te um ponto a destacar também, com relação aos Sindicatos de T.I
Infelizmente não tem a mesma força que outros sindicatos tem como por exemplo o dos bancários.
Hoje qualquer pessoa pode trabalhar com T.I basta saber. Mas esse é um problema antigo e que dificilmente será solucionado!
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Existe??
Conhece alguma fonte que conste essas informações?

Sinceramente não sei, já vi varias discussões que levam as outras mas nada concreto, se vi não lembro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Certo Eduardo! Era o que imaginava, também nunca vi nada sobre isso....
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Te um ponto a destacar também, com relação aos Sindicatos de T.I
Infelizmente não tem a mesma força que outros sindicatos tem como por exemplo o dos bancários.
Hoje qualquer pessoa pode trabalhar com T.I basta saber. Mas esse é um problema antigo e que dificilmente será solucionado!

Temos sindicatos que estão atuando, o SINDPPD é um deles, mas o problema é que esses sindicatos não nos representam porque na maioria das empresas são representadas por outros sindicatos...
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Se existissem alguma entidade para este fim, ajudaria a melhor sim, mas teria que ser em âmbito nacional( se bem que nem Conselho Regional nós possuímos).

Sobre os fatores que descrevi, alguns são:

- Filiações: onde colocam pessoas desqualificadas em cargos bem remunerados, só por "ser amigo" do superior;
- Locais menos desenvolvidos: que as empresas não possuem estrutura financeira para pagar o devido valor ao funcionário;
- Funcionários mal qualificados: empresas que não tiveram contato com bons profissionais e generalizam a profissão, alegando que não há motivo para pagar um valor, segundo elas alto" por um profissional que não tem diferença( Lógico que isso acontece em empresas de pequeno porte).
- Escassez de Bons Profissionais: Claro que cada dia as empresas exigem mais de seus funcionários, porém muitos não fazem por onde se qualificar. Não procuram se aprofundar em sua área, e aprender cada vez mais e mais, fazer cursos, certificações, etc;

E um que eu acho que mais influência, e por culpa "nossa".
- Comodidade: Um profissional qualificado, que está ganhando um valor que acha inferior, porém por comodidade ou preguiça de procurar algo melhor, se contenta com isso. Além de não receber a gratificação merecida, irá atrapalhar um próximo profissional, pois se pagam um valor x por um profissional bom, por que pagar y em um outro?

Bom, são esses alguns dos fatores que acho que influenciam.

Eu acho que você destacou bem, também vejo muito disso acontecendo...
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Sindicato realmente não nos representa, fingem lutar por interesses dos trabalhadores até que os empresarios "molhem" suas mãos.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Qual é o sindicato que representa os trabalhadores da empresa que você trabalha?
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

27/11/2014

Não trabalho ainda, mas falo e vejo isso atraves dos noticiarios.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Temos sindicatos que estão atuando, o SINDPPD é um deles, mas o problema é que esses sindicatos não nos representam porque na maioria das empresas são representadas por outros sindicatos...

Dê uma olhada neste tópico que foi aberto aqui no DevMedia, O autor respondeu uma dúvida, indiretamente, mas sobre um assunto muito importante.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

27/11/2014

Acompanhando esse post, muito util pessoal, sobre nossa profissão.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Não sabia desse projeto de lei...
Esse projeto poderia ter sido um começo...
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

27/11/2014

Não sabia desse projeto de lei...
Esse projeto poderia ter sido um começo...

Falta apenas votarem, esperar o bom senso agir.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Aí que tá,... o que falta é ação.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

27/11/2014

Se existisse algum grupo organizado solicitando assinaturas, nem que seja de forma manual, para dar uma apressada nesse projeto.
GOSTEI 0
William

William

27/11/2014

Vou dar minha opinião pessoal e pode ser que alguns aqui no fórum fiquem chocados .. srsrs

Nesse post citado acima sobre o projeto de lei CONFEI, postei que aguardo com esperança essa aprovação, mas não quis me prolongar sobre esse tema delicado.

Se for para ser aprovado o CONFEI tem que ser diferente dos outros conselhos já existentes, falo por conhecimento de causa, além de T.I. tenho formação técnica em química área onde atuei durante alguns anos da minha vida até para bancar a faculdade e pagar as contas. Eu era obrigado a pagar uma mensalidade do CRQ de R$ 200,00 por ano e senão pagar eles vão na empresa cobrar você na cara dura. Mas agora vem a questão, esse "Conselho" não faz exatamente nada em prol dos profissionais de química e quando digo "NADA" é isso mesmo, ou seja, você paga apenas para não ser cobrado na porta da empresa. Existem empresas no brasil onde o técnico químico é obrigado a assinar como responsável por atribuições que só bacharelados podem assinar e o pior de tudo, esse profissional não deve ganhar mas que R$ 1000,00 por mês (não duvidem disso), o CRQ não tá nem aí com isso.

Para vocês terem uma ideia, já faz algum tempo que me desliguei da área de química, mas demorou muito tempo para conseguir desativar meu CRQ porque tive que juntar documentos, pedir para empresa em que fui contratado redigir uma carta com todas as funções que exerço diariamente, só faltou ter que levar testemunhas no Conselho para comprovar que não atuo mais como técnico químico e mesmo assim tive que pagar taxas.

Então fica a lição se o CONFEI for existir apenas para sugar mensalidades e não atuar em nosso favor, prefiro que fique arquivado!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Confesso que também fiquei me questionando nesse sentido, se realmente é bom essa aprovação e se realmente vai melhorar a vida dos trabalhadores de TI.
GOSTEI 0
William

William

27/11/2014

Realmente Marisiana fica sempre a dúvida, ainda tenho esperança que essas coisas possam mudar e vale ressaltar que vários conselhos tem o mesmo problema que citei acima, mas posso afirmar somente onde era membro.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Sim, está certo... eu não conheço nenhum, então também não sei falar.
Conheço mais sobre os sindicatos, pois é o que já tive oportunidade de conhecer um pouco sobre o trabalho deles e sobre a forma como eles atuam.
GOSTEI 0
Randrade

Randrade

27/11/2014

Sobre este assunto, eu conheço apenas a teoria, pois em minha graduação, especificamente na disciplina de Ética Profissional, tivemos que elaborar um artigo científico sobre este tema.
É uma coisa excelente para nós, o que está no papel, e o que tal conselho iria representar. Contudo, no Brasil, dificilmente um projeto quando funcionando, age como está descrito no "papel".
Torço para que este seja diferente, mas também não crio expectativas muito grande, apesar de apoiar.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

27/11/2014

Se for para atrapalhar é melhor nem existir, não queremos isso, dar dinheiro para um orgão e não ter retornos, é mesmo que nada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

27/11/2014

Concordo Marcio!
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

27/11/2014

William, pior que é assim que as coisas funcionam, a tendencia é essa, espero que um dia mude de verdade.
GOSTEI 0
POSTAR