Postgree comparando com SQL Server

PostgreSQL

12/07/2014

não quero levantar uma discussão aqui, não quero saber quem é o melhor, o queria saber, o que tem no Postgree e não tem no SQL Server e vice-versa.
obs: é bom que seja uma pessoa ja tenha experiencia com as tecnologias
Alan Mario

Alan Mario

Curtidas 0

Melhor post

Jair N.

Jair N.

12/07/2014

Olha, a meu ver a Microsft sempre quis ser "diferente", não falo de melhor ou pior, mas, não segue a mesma linha que os demais. Existem diferença tanto no que se diz da linguagem (PSQL e MSQL) como na manipulação do próprio banco. Com certeza existem vantagens e desvantagens em "todos os bancos de dados", assim como suas linguagens de programação você acaba optando, e se tornando viciado numa delas, a que te atende ou aquela em que o cliente opta. Quando você adquire conhecimento suficiente, é difícil mudar, tanto de opinião e mentalidade, se adaptar a novos horizontes é difícil. Cito aqui que a maior diferença será você ter domínio em ambos bancos e vai chegar a conclusão de que falta perfeição em todos. Todos que conheço, compara o PostGreeSQL com o Oracle, e toda discussão com estes bancos nunca chega a nada.

A Microsoft com o Access, FoxPro, SQLServer etc., tem mantido seus produtos no mercado diferenciando de todos os outros, e acho que, uma padronização de comandos e procedimentos isso nunca vai terminar.

Atc.

não quero levantar uma discussão aqui, não quero saber quem é o melhor, o queria saber, o que tem no Postgree e não tem no SQL Server e vice-versa.
obs: é bom que seja uma pessoa ja tenha experiencia com as tecnologias
GOSTEI 1

Mais Respostas

Alan Mario

Alan Mario

12/07/2014

Jair, a sua ideia foi bem legal, concordo. e notei tambem essa "diferenciação" do SQL Server, como explicitou.
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Gostei do comentário Jair!
Vou acompanhar o post, pois esse o assunto me interessa...
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/07/2014

não sou defensor ferrenho de tecnologia, gosto do SQL Server por ser a tecnologia que fiquei mais proximo, tanto n faculdade e cursos externos. mas o que escreveu Jair, é o correto!!!
GOSTEI 1
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

12/07/2014

a Microsoft quis ser diferente em que aspecto Jair? desculpa, não entendi.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Eu não conheço quase nada do SQLServer, mas através de alguns códigos SQL que pertencem ao SQLServer, eu puder perceber que há uma boa diferença na sintaxe dos códigos....
O Oracle e o PostgreSQL são bem mais semelhantes nesse quesito de linguagem, o que facilitaria até a migração de bancos de dados de um para o outro.
Não sei se estou correta, mas estive vendo alguns exemplos de estruturas SQL do SQLServer, aqui no Fórum mesmo, e pude tirar essa conclusão...
GOSTEI 1
Alex Lekao

Alex Lekao

12/07/2014

Ola Boa tarde!!!

Estava um tanto quanto relutante em entrar na "discussão" por me considerar pouco experiente em qualquer uma delas.

O basico do SQL, que eh o SQL PURO nao muda de um para o outro, qqr uma que seja a plataforma.

Embora alguma funcionalidade ou outra acaba se comportando diferentemente.

A outra questao sao as linguagens proprietarias(T-SQL, P-SQL, etc.) que sao agregadas ao SGDB em si para adicionar valor(nao valor financeiro e sim qualidade) o banco e facilidade de uso desempenho rotinas de administracao seguranca e por ai vai.

O que foi comentado pelo Jair foi excelente para nao depende apenas do nosso conhecimento e sim da necessidade do cliente e da aplicacao, como por exemplo uma aplicacao multibanco eh dificil, nao impossivel, mas dificil de encontrar.

Com isso se vc souber, e souber bem o SQL, puro como citei, vc basicamente conseguira se desenrolar, e muito bem, em qualquer plataforma de banco de dados, precisando aprender apenas o comportamento de cada banco proprietario.

O problema, falo por mim, e acredito que talvez a maioria de nos, eh que nao aprendemos SQL, aprendemos T-SQL, P-SQL e por ai vai.

Acho que eh so. rsrsr

Espero ter contribuido positivamente para a discussão, nao polemica. rsrsr

Abraco.
GOSTEI 0
Clayton Silva

Clayton Silva

12/07/2014

Fazer uma comparação desta é realmente difícil.

A microsoft investe muito em ferramentas auxiliares e visuais, o que trás boa parte da comunidade para seus produtos, tendo muito mais conteúdo e encurtando a cursa de aprendizado das tecnologias.

Acredito que em termos de sql, é possível fazer a mesma coisa com as 2 ferramentas.

Usei pouco o Postgree mas uma diferença dele que notei é com que ele é que não possui o campo de auto incremento. Mas é possível programar para que ele funcione como tal.

Já o Sql Server não tem um comando simples para fazer paginação, como o LIMIT de outros bancos SQL.

Você encontrará qualidades e defeitos em todos os bancos do mercado.
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/07/2014

Eu não conheço quase nada do SQLServer, mas através de alguns códigos SQL que pertencem ao SQLServer, eu puder perceber que há uma boa diferença na sintaxe dos códigos....
O Oracle e o PostgreSQL são bem mais semelhantes nesse quesito de linguagem, o que facilitaria até a migração de bancos de dados de um para o outro.
Não sei se estou correta, mas estive vendo alguns exemplos de estruturas SQL do SQLServer, aqui no Fórum mesmo, e pude tirar essa conclusão...

verdade é um pouco diferente dos outros bancos. mas vc deveria conhecer mais. hehehe, fica o convite.
GOSTEI 1
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

12/07/2014

Verdade Clayton, a Microsoft geralmente deixa tudo mais simples, em algumas partes é uma verdadeira mãe.
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Usei pouco o Postgree mas uma diferença dele que notei é com que ele é que não possui o campo de auto incremento. Mas é possível programar para que ele funcione como tal.

No PostgreSQL no lugar do auto incremento deve ser criada uma Sequence para cada Primary Key. =)
GOSTEI 1
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

verdade é um pouco diferente dos outros bancos. mas vc deveria conhecer mais. hehehe, fica o convite.

Obrigada pelo convite Roniere! =D
Eu gostaria de conhecer!! Mas no momento tá praticamente impossível de conseguir tempo pra isso...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/07/2014

entendo, mas veja umas video aulas, sempre animam mais que a leitura. mas depende.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Uhum... Mas não é por falta de motivação, é falta de tempo mesmo... =D
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/07/2014

eu sei, mas video aula ajuda mesmo, hehehe.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Ajudam sim!
Mas depende da necessidade.... Se vc estiver começando a conhecer um assunto totalmente novo, um bom livro pode ser mais interessante e a videoaula pode vir a complementar. Claro, depende da qualidade do conteúdo da videoaula...
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

12/07/2014

sim, a video aula complementa, o bom e velho livro não pode ser substituido de forma alguma.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

12/07/2014

falando em video aula, quero mudar um pouco de assunto, alguem conhece algum curso em video aula sobre o Oracle ou Postgree no youtube, que seja um pouco recente?
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

12/07/2014

ja procurei e achei apenas video aulas soltas, nada com uma sequencia, é mais facil achar em inglês e espanhol.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Vc já viu os cursos de Oracle que tem aqui no Devmedia? Tem algumas opções....
GOSTEI 0
Alan Mario

Alan Mario

12/07/2014

ainda não vi Marisiana, vou olha a lista, obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella

Marisiana Battistella

12/07/2014

Por nada!!
GOSTEI 0
POSTAR