Fórum Postgree comparando com SQL Server #485337

12/07/2014

0

não quero levantar uma discussão aqui, não quero saber quem é o melhor, o queria saber, o que tem no Postgree e não tem no SQL Server e vice-versa.
obs: é bom que seja uma pessoa ja tenha experiencia com as tecnologias
Alan Mario

Alan Mario

Responder

Post mais votado

12/07/2014

Olha, a meu ver a Microsft sempre quis ser "diferente", não falo de melhor ou pior, mas, não segue a mesma linha que os demais. Existem diferença tanto no que se diz da linguagem (PSQL e MSQL) como na manipulação do próprio banco. Com certeza existem vantagens e desvantagens em "todos os bancos de dados", assim como suas linguagens de programação você acaba optando, e se tornando viciado numa delas, a que te atende ou aquela em que o cliente opta. Quando você adquire conhecimento suficiente, é difícil mudar, tanto de opinião e mentalidade, se adaptar a novos horizontes é difícil. Cito aqui que a maior diferença será você ter domínio em ambos bancos e vai chegar a conclusão de que falta perfeição em todos. Todos que conheço, compara o PostGreeSQL com o Oracle, e toda discussão com estes bancos nunca chega a nada.

A Microsoft com o Access, FoxPro, SQLServer etc., tem mantido seus produtos no mercado diferenciando de todos os outros, e acho que, uma padronização de comandos e procedimentos isso nunca vai terminar.

Atc.

não quero levantar uma discussão aqui, não quero saber quem é o melhor, o queria saber, o que tem no Postgree e não tem no SQL Server e vice-versa.
obs: é bom que seja uma pessoa ja tenha experiencia com as tecnologias

Jair N.

Jair N.
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

12/07/2014

Alan Mario

Jair, a sua ideia foi bem legal, concordo. e notei tambem essa "diferenciação" do SQL Server, como explicitou.
Responder

Gostei + 1

12/07/2014

Marisiana Battistella

Gostei do comentário Jair!
Vou acompanhar o post, pois esse o assunto me interessa...
Responder

Gostei + 1

13/07/2014

Roniere Almeida

não sou defensor ferrenho de tecnologia, gosto do SQL Server por ser a tecnologia que fiquei mais proximo, tanto n faculdade e cursos externos. mas o que escreveu Jair, é o correto!!!
Responder

Gostei + 1

13/07/2014

Mariana Carvalho

a Microsoft quis ser diferente em que aspecto Jair? desculpa, não entendi.
Responder

Gostei + 0

17/07/2014

Marisiana Battistella

Eu não conheço quase nada do SQLServer, mas através de alguns códigos SQL que pertencem ao SQLServer, eu puder perceber que há uma boa diferença na sintaxe dos códigos....
O Oracle e o PostgreSQL são bem mais semelhantes nesse quesito de linguagem, o que facilitaria até a migração de bancos de dados de um para o outro.
Não sei se estou correta, mas estive vendo alguns exemplos de estruturas SQL do SQLServer, aqui no Fórum mesmo, e pude tirar essa conclusão...
Responder

Gostei + 1

17/07/2014

Alex Lekao

Ola Boa tarde!!!

Estava um tanto quanto relutante em entrar na "discussão" por me considerar pouco experiente em qualquer uma delas.

O basico do SQL, que eh o SQL PURO nao muda de um para o outro, qqr uma que seja a plataforma.

Embora alguma funcionalidade ou outra acaba se comportando diferentemente.

A outra questao sao as linguagens proprietarias(T-SQL, P-SQL, etc.) que sao agregadas ao SGDB em si para adicionar valor(nao valor financeiro e sim qualidade) o banco e facilidade de uso desempenho rotinas de administracao seguranca e por ai vai.

O que foi comentado pelo Jair foi excelente para nao depende apenas do nosso conhecimento e sim da necessidade do cliente e da aplicacao, como por exemplo uma aplicacao multibanco eh dificil, nao impossivel, mas dificil de encontrar.

Com isso se vc souber, e souber bem o SQL, puro como citei, vc basicamente conseguira se desenrolar, e muito bem, em qualquer plataforma de banco de dados, precisando aprender apenas o comportamento de cada banco proprietario.

O problema, falo por mim, e acredito que talvez a maioria de nos, eh que nao aprendemos SQL, aprendemos T-SQL, P-SQL e por ai vai.

Acho que eh so. rsrsr

Espero ter contribuido positivamente para a discussão, nao polemica. rsrsr

Abraco.
Responder

Gostei + 0

17/07/2014

Clayton Silva

Fazer uma comparação desta é realmente difícil.

A microsoft investe muito em ferramentas auxiliares e visuais, o que trás boa parte da comunidade para seus produtos, tendo muito mais conteúdo e encurtando a cursa de aprendizado das tecnologias.

Acredito que em termos de sql, é possível fazer a mesma coisa com as 2 ferramentas.

Usei pouco o Postgree mas uma diferença dele que notei é com que ele é que não possui o campo de auto incremento. Mas é possível programar para que ele funcione como tal.

Já o Sql Server não tem um comando simples para fazer paginação, como o LIMIT de outros bancos SQL.

Você encontrará qualidades e defeitos em todos os bancos do mercado.
Responder

Gostei + 1

17/07/2014

Roniere Almeida

Eu não conheço quase nada do SQLServer, mas através de alguns códigos SQL que pertencem ao SQLServer, eu puder perceber que há uma boa diferença na sintaxe dos códigos....
O Oracle e o PostgreSQL são bem mais semelhantes nesse quesito de linguagem, o que facilitaria até a migração de bancos de dados de um para o outro.
Não sei se estou correta, mas estive vendo alguns exemplos de estruturas SQL do SQLServer, aqui no Fórum mesmo, e pude tirar essa conclusão...

verdade é um pouco diferente dos outros bancos. mas vc deveria conhecer mais. hehehe, fica o convite.
Responder

Gostei + 1

17/07/2014

Mariana Carvalho

Verdade Clayton, a Microsoft geralmente deixa tudo mais simples, em algumas partes é uma verdadeira mãe.
Responder

Gostei + 1

17/07/2014

Marisiana Battistella

Usei pouco o Postgree mas uma diferença dele que notei é com que ele é que não possui o campo de auto incremento. Mas é possível programar para que ele funcione como tal.

No PostgreSQL no lugar do auto incremento deve ser criada uma Sequence para cada Primary Key. =)
Responder

Gostei + 1

17/07/2014

Marisiana Battistella

verdade é um pouco diferente dos outros bancos. mas vc deveria conhecer mais. hehehe, fica o convite.

Obrigada pelo convite Roniere! =D
Eu gostaria de conhecer!! Mas no momento tá praticamente impossível de conseguir tempo pra isso...
Responder

Gostei + 0

17/07/2014

Roniere Almeida

entendo, mas veja umas video aulas, sempre animam mais que a leitura. mas depende.
Responder

Gostei + 0

18/07/2014

Marisiana Battistella

Uhum... Mas não é por falta de motivação, é falta de tempo mesmo... =D
Responder

Gostei + 1

18/07/2014

Roniere Almeida

eu sei, mas video aula ajuda mesmo, hehehe.
Responder

Gostei + 0

19/07/2014

Marisiana Battistella

Ajudam sim!
Mas depende da necessidade.... Se vc estiver começando a conhecer um assunto totalmente novo, um bom livro pode ser mais interessante e a videoaula pode vir a complementar. Claro, depende da qualidade do conteúdo da videoaula...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar