Preciso de um Algoritmo para calcular todos os itens de uma Nota Fiscal

Delphi

11/07/2014

Preciso de um algoritmo para calcular todos os itens de uma nota fiscal. Consigo fazer sem Interface Gráfica no Python, mas não estou conseguindo no Delphi, no caso, com Interface Gráfica.
A lógica é a seguinte:

var
quant = Recebe do usuário a Quantidade de linhas da NF
total = 0
i = 0

para i ate (quant) faça
n1 = Recebe do usuário a quantidade do produto
n2 = Recebe do usuário o preço unitário
n3 = n * n2
total = total + n3
Imprime (total)

O que acontece é que a cada repetição do laço for, dependendo da quantidade de repetição que o usuário escolheu, é realizada uma multiplicação e o no termino das repetições o programa soma o valor total de cada item multiplicado.
A finalidade deste algoritmo é conferir se os valores da multiplicação de uma nota estão corretos e por fim se a soma total de todos os resultados das multiplicações está correto.
Marlon Souza

Marlon Souza

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

11/07/2014

Rapaz, aparentemente você não tem muita experiência com Delphi, correto?
Você está usando BD? Quais componentes está usando? Como é feita a entrada dos dados?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

11/07/2014

Bom, entendi que você precisa apenas de um algoritmo para somar o valor total da nota baseado nos itens, sem uma linguagem pré-definida, então vamos lá:

int n = leia(quantidade itens da nota);
double total = 0;

PARA i ATÉ n FAÇA
INICIO
  total = total + n[i].valorItem;
FIM

imprime(total);

Sendo que o algoritmo acima é bem simplista, se formos considerar outros fatores como: alíquotas e tributação então mudaria bastante o algoritmo acima.
GOSTEI 0
Marlon Souza

Marlon Souza

11/07/2014

Ainda não tenho muita experiencia no Delphi e não sei usar BD.
Acontece que sem Interface Gráfica e sem o uso de BD da pra fazer isso ae numa boa, no Python e até mesmo no Delphi, e eu tava querendo um algoritmos simples sem uso de BD, só que não estava entendendo a lógica pra se chegar a esse fim.
Mas depois de vários dias procurando soluções eu consegui encontrar uma forma de realizar esse algoritmo.
Agradeço a vocês pela a atenção.
Ainda estou começando na programação e estou me especializando no básico do básico pra depois passar pra parte de banco de dados.
Quero entender todos os detalhes por isso não dei um passo adiante ainda.
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas

Ronaldo Lanhellas

11/07/2014

Certo, boa sorte na sua jornada.
GOSTEI 0
POSTAR