Primeiras Experiências com o Firebird 1.5 Final
Amigos,
Sei que o que vou perguntar é questionável em vários sentidos, como segurança, estabilidade, etc... Mas como acho que valem todos os testes... Alguém está trabalhando com o Firebird 1.5 em Windows 98?
Estou perguntando isso, pois tenho alguns pequenos sistemas desktop com o 1.0 e como não dá para ficar com os dois (ou dá?) na minha máquina pensei em migrá-los para o 1.5... mas no meu primeiro teste o Applet do painel de controle simplesmente não funciona no Win 98... procurei em todo canto restrições a nível de S.O para o 1.5 e a única coisa que encontrei foi relacionado à Winsock2.dll em Windows 95...
No 1.0 tenho meu próprio applet baseado no código fonte original em Delphi, mas sei que as chaves do registro são diferentes no 1.5 e não encontrei documentação sobre isso para que eu pudesse adaptar o applet... o applet atual é feito em C++ e não manjo nada de C...
Agradeço desde já...
T+
Sei que o que vou perguntar é questionável em vários sentidos, como segurança, estabilidade, etc... Mas como acho que valem todos os testes... Alguém está trabalhando com o Firebird 1.5 em Windows 98?
Estou perguntando isso, pois tenho alguns pequenos sistemas desktop com o 1.0 e como não dá para ficar com os dois (ou dá?) na minha máquina pensei em migrá-los para o 1.5... mas no meu primeiro teste o Applet do painel de controle simplesmente não funciona no Win 98... procurei em todo canto restrições a nível de S.O para o 1.5 e a única coisa que encontrei foi relacionado à Winsock2.dll em Windows 95...
No 1.0 tenho meu próprio applet baseado no código fonte original em Delphi, mas sei que as chaves do registro são diferentes no 1.5 e não encontrei documentação sobre isso para que eu pudesse adaptar o applet... o applet atual é feito em C++ e não manjo nada de C...
Agradeço desde já...
T+
Vinicius2k
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
01/03/2004
Dê uma olhada no site [url]http://www.ibphoenix.com[/url], lá tem applets pro Firebird, veja se um serve.
GOSTEI 0
Vinicius2k
01/03/2004
Colega gandalf.nho,
Bem... estes eu já tinha visto... o segundo não funciona com o FB final... o próprio autor menciona isto, mas como tem os fontes, já é um bom começo...
Mas na realidade estaria mais curioso em saber se o Applet do FB 1.5 Final foi realmente projetado para não rodar na plataforma Win9x ou se é um bug... vc sabe?
T+
Bem... estes eu já tinha visto... o segundo não funciona com o FB final... o próprio autor menciona isto, mas como tem os fontes, já é um bom começo...
Mas na realidade estaria mais curioso em saber se o Applet do FB 1.5 Final foi realmente projetado para não rodar na plataforma Win9x ou se é um bug... vc sabe?
T+
GOSTEI 0
Gandalf.nho
01/03/2004
Infelizmente, não sei dizer, não trabalho com o Firebird 1.5
GOSTEI 0
Maicongabriel
01/03/2004
Apenas um depoimento::
Eu tinha o FB v1.5 RC9 instalado(com aplet no painel de controle);
Desinstalei a versão 1.5 RC9(para instalar a final);
O Aplet continuou no painel de controle(mesmo tendo desinstalado)
Instalei a versão final e se tento acessar(o aplet no painel de controle),
me retorna a mensagem :: ´Firebird does not appear to be installed correctly´.
Porem fiz a instalação corretamente, com o instalador e
nenhuma exceção foi levantada!
Vai entender!?
Na minha opinião, no seu caso(no meu tambem) acho que pode ser Bug :shock:
Vai entender!?
GOSTEI 0
Maicongabriel
01/03/2004
Vai entender!?
Esqueci de mencionar, a maquina utiliza :: Windows 2000 Professional!
Já com o Windows 95, o unico problema que tive, foi relacionado ao WinSock, pois a FBClient.dll utiliza o WinSock2 e a máquina possuia um Windows 95 sem nenhuma atualizaçãO!
Bastou instalar o UpDate para o WinSock2 e tudo funcionou perfeitamente!
Opinião::
Com relação à compatibilidade dos aplets, creio, que por serem desenvolvidos independentemente, acabam não sendo testados(logo) em multiplas versões do Windows, o que pode vir a cauzar esta certa ´incompatibilidade´.
GOSTEI 0
Vinicius2k
01/03/2004
isso eu sei lhe responder : o 2000 Pro não deixa os .cpl serem excluídos... vc pode tentar manualmente e vai ver que ele diz que o arquivo está em uso pelo Windows... talvez o desinstalador da final esteja com isso resolvido, pois manda dar boot na máquina e o .cpl deve ser excluído no boot... mas ainda não testei... o applet que está no seu control panel é o applet do RC9 e não o applet da final, com certeza...
Instalei a versão final e se tento acessar(o aplet no painel de controle),me retorna a mensagem :: ´Firebird does not appear to be installed correctly´.
segundo li no release notes as chaves do registro foram alteradas para a versão final... pode ser isso... ou o applet verifica a versão do servidor antes de startar para certificar-se de que são da mesma versão... no seu caso o applet do RC9 acha o servidor final e levanta este erro...
Na minha opinião, no seu caso(no meu tambem) acho que pode ser Bug
também acho que seja, já estive no bug track do projeto Firebird para postar isso, mas achei melhor recolher mais opiniões pra ter certeza...
Obrigado maicongabriel !
GOSTEI 0
Maicongabriel
01/03/2004
Acabei conseguindo remover o Aplet, não sei se foi (por ter iniciado em modo de depuração) ou por não ter acessado o painel de controle apos a inicialização e ter ido direto ao prompt(acho que foi pela 1ª opção) mas consegui remover(excluir) o aplet.
Removi o Aplet, desinstalei o FB; Removi qualquer detalhe e restos referentes no registro ou em disco e reinstalei novamente a versão final, porem sem o Aplet mesmo, vou ver isto com calma mais tarde! :wink:
Removi o Aplet, desinstalei o FB; Removi qualquer detalhe e restos referentes no registro ou em disco e reinstalei novamente a versão final, porem sem o Aplet mesmo, vou ver isto com calma mais tarde! :wink:
GOSTEI 0
Vinicius2k
01/03/2004
Acabei conseguindo remover o Aplet, não sei se foi (por ter iniciado em modo de depuração) ou por não ter acessado o painel de controle apos a inicialização
foi o modo de depuração... a segunda opção eu ja havia tentado... não cheguei a pensar nisso quando precisei removê-lo... como tenho 2000 e 98, ambos com FAT32 na minha máquina, entrei no 98 e deletei o applet antigo... hehe.. ´soluçãozinha´ meio ridícula... eu sei... :roll:
T+
GOSTEI 0