Fórum Primeiras Experiências com o Firebird 1.5 Final #42672
01/03/2004
0
Sei que o que vou perguntar é questionável em vários sentidos, como segurança, estabilidade, etc... Mas como acho que valem todos os testes... Alguém está trabalhando com o Firebird 1.5 em Windows 98?
Estou perguntando isso, pois tenho alguns pequenos sistemas desktop com o 1.0 e como não dá para ficar com os dois (ou dá?) na minha máquina pensei em migrá-los para o 1.5... mas no meu primeiro teste o Applet do painel de controle simplesmente não funciona no Win 98... procurei em todo canto restrições a nível de S.O para o 1.5 e a única coisa que encontrei foi relacionado à Winsock2.dll em Windows 95...
No 1.0 tenho meu próprio applet baseado no código fonte original em Delphi, mas sei que as chaves do registro são diferentes no 1.5 e não encontrei documentação sobre isso para que eu pudesse adaptar o applet... o applet atual é feito em C++ e não manjo nada de C...
Agradeço desde já...
T+
Vinicius2k
Curtir tópico
+ 0Posts
01/03/2004
Gandalf.nho
Gostei + 0
01/03/2004
Vinicius2k
Bem... estes eu já tinha visto... o segundo não funciona com o FB final... o próprio autor menciona isto, mas como tem os fontes, já é um bom começo...
Mas na realidade estaria mais curioso em saber se o Applet do FB 1.5 Final foi realmente projetado para não rodar na plataforma Win9x ou se é um bug... vc sabe?
T+
Gostei + 0
01/03/2004
Gandalf.nho
Gostei + 0
02/03/2004
Maicongabriel
Eu tinha o FB v1.5 RC9 instalado(com aplet no painel de controle);
Desinstalei a versão 1.5 RC9(para instalar a final);
O Aplet continuou no painel de controle(mesmo tendo desinstalado)
Instalei a versão final e se tento acessar(o aplet no painel de controle),
me retorna a mensagem :: ´Firebird does not appear to be installed correctly´.
Porem fiz a instalação corretamente, com o instalador e
nenhuma exceção foi levantada!
Vai entender!?
Na minha opinião, no seu caso(no meu tambem) acho que pode ser Bug :shock:
Gostei + 0
02/03/2004
Maicongabriel
Esqueci de mencionar, a maquina utiliza :: Windows 2000 Professional!
Já com o Windows 95, o unico problema que tive, foi relacionado ao WinSock, pois a FBClient.dll utiliza o WinSock2 e a máquina possuia um Windows 95 sem nenhuma atualizaçãO!
Bastou instalar o UpDate para o WinSock2 e tudo funcionou perfeitamente!
Opinião::
Com relação à compatibilidade dos aplets, creio, que por serem desenvolvidos independentemente, acabam não sendo testados(logo) em multiplas versões do Windows, o que pode vir a cauzar esta certa ´incompatibilidade´.
Gostei + 0
02/03/2004
Vinicius2k
isso eu sei lhe responder : o 2000 Pro não deixa os .cpl serem excluídos... vc pode tentar manualmente e vai ver que ele diz que o arquivo está em uso pelo Windows... talvez o desinstalador da final esteja com isso resolvido, pois manda dar boot na máquina e o .cpl deve ser excluído no boot... mas ainda não testei... o applet que está no seu control panel é o applet do RC9 e não o applet da final, com certeza...
segundo li no release notes as chaves do registro foram alteradas para a versão final... pode ser isso... ou o applet verifica a versão do servidor antes de startar para certificar-se de que são da mesma versão... no seu caso o applet do RC9 acha o servidor final e levanta este erro...
também acho que seja, já estive no bug track do projeto Firebird para postar isso, mas achei melhor recolher mais opiniões pra ter certeza...
Obrigado maicongabriel !
Gostei + 0
02/03/2004
Maicongabriel
Removi o Aplet, desinstalei o FB; Removi qualquer detalhe e restos referentes no registro ou em disco e reinstalei novamente a versão final, porem sem o Aplet mesmo, vou ver isto com calma mais tarde! :wink:
Gostei + 0
02/03/2004
Vinicius2k
foi o modo de depuração... a segunda opção eu ja havia tentado... não cheguei a pensar nisso quando precisei removê-lo... como tenho 2000 e 98, ambos com FAT32 na minha máquina, entrei no 98 e deletei o applet antigo... hehe.. ´soluçãozinha´ meio ridícula... eu sei... :roll:
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)