Problema com DBExpress

Delphi

16/05/2005

Olá colegas,

Estou com pequeno problema, daquele que ´enchem o saco´. Você olha, olha e não consegue descobrir o que é.

Utilizei DELPHI 7/INTERBASE 6.0 para desenvolver um aplicativo, mas até aí tudo bem. O problema é que tive que adcionar um campo novo em um dos cadastrados, criei tudo certinho como de costumer, mas quando executo o aplicativo o mesmo avisa que o campo não existe. Como é que não existe se o mesmo foi criado na tabela, incluido na instrução SQL do TSQLDATASET, incluido no FIELDS EDITOR do mesmo, incluido também no FIELDS EDITOR do TCLIENTDATASET em questão e no OBJETC INSPECTOR consigo configurar os propriedade DATAFIELD E DATA SOURCE certinho sem problemas.

O ´escroto´ do problema só dá quanto o aplicativo e executado. Por que heim?

Espero puder contar com a ajuda dos colegas.

Mardônio

Mardônio

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

16/05/2005

Por acaso, o novo campo está presente no banco que o sistema acessa ao ser executado?

GOSTEI 0
Mardônio

Mardônio

16/05/2005

Por acaso, o novo campo está presente no banco que o sistema acessa ao ser executado?

Sim! O interessante e que fiz uma pequena rotina paralela, para acessar o meus GDB a o erro não ocorre.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

16/05/2005

Já tentou debugar para ver onde ocorre o erro? Geralmente esse erro ocorre se o campo não existe na tabela ou query base, se vc chama-o pelo nome e não foi criado na lista de campos ou a referência ao campo deve ser case-sensitiva e foi declarada errada (minúsculo em vez de maiúsculo)

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

16/05/2005

Você consegue atribuir true para o Active do ClientDataSet?

GOSTEI 0
Mardônio

Mardônio

16/05/2005

Você consegue atribuir true para o Active do ClientDataSet?

Sim!

GOSTEI 0
Mardônio

Mardônio

16/05/2005

Caros colegas,

Vejam que coisa maluca: Eu peguei os fontes do projeto e levei para a máquina onde eu tinha desenvolvido o aplicativo. Aí consegui fazer tudo sem problema algum.
Não sei por que, que nessa maquina deu esse tipo de problema. Poís a mesma está funcionando sem problema algum, o Windows (XP PRO SP2) foi instalado agora recente por mim mesmo, o DELPHI e o INTERBASE são do mesmo CDROM que eu utilizei para instatar na outra máquina (desenvolvimento inicial).
O que será deve está acontencendo? Poís necessito andar com os fontes do projeto para dar manutenções em cliente.

GOSTEI 0
POSTAR