Problemas com a Formatação da HORA usando ADO e ACCESS

Delphi

12/01/2005

Estou com um pequeno problema na formatação da HORA de um banco que fiz em ACCESS. Todo tipo de hora que eu defino no ACCESS, chega ao meu DELPHI tanto nos DBGrids, quantos nos outros componentes DataControls, também com uma Data... por exemplo... se no banco eu digo que linha X do campo HORA tem valor ´15:53´, nos meus componentes chega com o valor ´30/12/99 15:53:00´.

Alguém aqui já passou por isso, ou sabe como faço para capturar só a hora que vem do banco, ou qualquer outro tipo de solução para este meu problema?

Tpoeta

Tpoeta

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

12/01/2005

Coloque a máscara no próprio TField no Delphi.

GOSTEI 0
Tpoeta

Tpoeta

12/01/2005

Não sei como fazer isso... vc pode me ajudar?

Estou fazendo a conexão com ADOconnection -> ADOQuery -> DataSource -> DataControls

Todos nessa ordem... o que devo fazer agora? Quais os procedimentos para colocar máscara no TFild?

Desde já, grato.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

12/01/2005

Use a propriedade EditMask para atribuir a máscara.

GOSTEI 0
Tpoeta

Tpoeta

12/01/2005

Confesso que ainda não entendi onde fica a propriedade EditMask que vc me fala.

Estou tentando burlar a situação usando um MaskEdit, para usar exatamente a propriedade EditMask para trabalhar apenas com a hora que vem do banco, mas a media que o programa for sendo desenvolvido, ficará mais complicado trabalhar dessa forma, pois precisarei incluir também um DBGrid e como farei a formatação da mascára num DBGrid?

Continuo confuso sobre sua solução, vc pode ser mais detalhista? Sobre que TField vc está falando, pois não achei nenhum?

Desde já, agradeço.

GOSTEI 0
Thomaz_prg

Thomaz_prg

12/01/2005

No seu componente dataset (ADODataset, ADOTable, Table, etc), dê 2 cliques, em seguida,clique com o botão direito e selecione Add All Fields.
Em seguida, selecione o campo que vc está tendo problemas. Feito isso, procure no Object Inspector pela propriedade EditMask, e altere-a para que só apareça a hora.
Fazendo isso, a mascara servirá para todos os componentes dataaware (dbgrid, dbedit, dblabel), e, toda hora que o valor desse campo for requisitado, será assumida a mascara.

mascara = ´hh:mm´;

GOSTEI 0
Tpoeta

Tpoeta

12/01/2005

:D

Desculpe pela trapalhada... realmente consegui visualizar isso após um tempo pensando... nem precisava ter se dado o trabalho... já ia lhe avisar que não precisava responder mais a questão, mas foi um pouco tarde, vc já tinha respondido... mesmo assim, muitíssimo obrigado, está ajudando muito no projeto aqui...

Valeu... Até Mais!!!

GOSTEI 0
POSTAR