Problemas com Firebird 32/64bits
Olá pessoal!
Estou com um pequeno problema.
Bem, desenvolvi um software imobiliário e estava funcionando normalmente no computador do cliente cujo S.O. é o XP32bits.
O cliente comprou outro computador, instalei o Win764bits e instalei também o SGBD do FireBird 2.5 para 64bits e coloquei-o como servidor.
Aparentemente tudo ok. Coloquei para funcionar em rede, tando o computador com Win764 e o XP32, abriram a aplicação sem problemas.
Ao fazer uma gravação usando a aplicação no comp. com XP32bits, fica apresentando erros, obs: eu utilizo funções do BD. E o erro é de como se eu não tivesse criado as funções. Diz que a função udf_absnão foi encontrada, daí não grava. O estranho é que eu criei.
Voltei a deixar como servidor o comp com o XP, daí ficou tudo ok.
Alguém teria alguma explicação ou resolução para que eu pudesse deixar o comp. com Win764bits como servidor utilizando o SGBD do FireBird para 64bits e o cliente XP32bits, ou não há como fazer isso.
Tem que ser 32bits ou 64bits pra todo mundo!?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Estou com um pequeno problema.
Bem, desenvolvi um software imobiliário e estava funcionando normalmente no computador do cliente cujo S.O. é o XP32bits.
O cliente comprou outro computador, instalei o Win764bits e instalei também o SGBD do FireBird 2.5 para 64bits e coloquei-o como servidor.
Aparentemente tudo ok. Coloquei para funcionar em rede, tando o computador com Win764 e o XP32, abriram a aplicação sem problemas.
Ao fazer uma gravação usando a aplicação no comp. com XP32bits, fica apresentando erros, obs: eu utilizo funções do BD. E o erro é de como se eu não tivesse criado as funções. Diz que a função udf_absnão foi encontrada, daí não grava. O estranho é que eu criei.
Voltei a deixar como servidor o comp com o XP, daí ficou tudo ok.
Alguém teria alguma explicação ou resolução para que eu pudesse deixar o comp. com Win764bits como servidor utilizando o SGBD do FireBird para 64bits e o cliente XP32bits, ou não há como fazer isso.
Tem que ser 32bits ou 64bits pra todo mundo!?
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Vagner Almeida
Curtidas 0
Respostas
Leonardo Xavier
21/11/2011
Bom dia!
Existe uma incompatibilidade entre sistemas de 32 e 64 bits sim, mas em seu caso deve ser algo simples de permissão para gavar dados no Pc win7, experimente instalar o SGBD com usuário administrador e a pasta onde ele foi instalado com permissões de escrita para todos os usuários, pode ser que este tipo de procedimento resolva, se não resolver posta ai. Abraços
Existe uma incompatibilidade entre sistemas de 32 e 64 bits sim, mas em seu caso deve ser algo simples de permissão para gavar dados no Pc win7, experimente instalar o SGBD com usuário administrador e a pasta onde ele foi instalado com permissões de escrita para todos os usuários, pode ser que este tipo de procedimento resolva, se não resolver posta ai. Abraços
GOSTEI 0
Vagner Almeida
21/11/2011
Isso eu já fiz.
Configurei o Firewall tando do windows como também do anti-vírus.
Já descobri qual foi o problema.
Como já tinha dito na mensagem anterior, estou usando UDFs, é ai o problema.
A DLL das UDFs que estou usando foi compilada em 32bits, logo para funcionar em um SGDB de 64bits eu teria que ter essa mesma DLL compilada para 64bits.
Já encontrei a DLL em 64bits, mas infelizmente não é igual as funções da que eu uso, versão diferente.
Por fim, tive que colocar o SGDB de 32bits mesmo.
A lição que eu tive com isso é que nem sempre é interessante utilizar todas as funcionalidades do DB, acabamos por ficar presos a ele.
Obrigado.
Configurei o Firewall tando do windows como também do anti-vírus.
Já descobri qual foi o problema.
Como já tinha dito na mensagem anterior, estou usando UDFs, é ai o problema.
A DLL das UDFs que estou usando foi compilada em 32bits, logo para funcionar em um SGDB de 64bits eu teria que ter essa mesma DLL compilada para 64bits.
Já encontrei a DLL em 64bits, mas infelizmente não é igual as funções da que eu uso, versão diferente.
Por fim, tive que colocar o SGDB de 32bits mesmo.
A lição que eu tive com isso é que nem sempre é interessante utilizar todas as funcionalidades do DB, acabamos por ficar presos a ele.
Obrigado.
GOSTEI 0
Teí Sistemas
21/11/2011
Olá,
Esta função, por acaso não se encontra em uma DLL?
Se a dll for compilada em 32 bits, logo não funcionará no Windows 64bits.
Neste caso, você precisará recompilar a dll em 64 bits.
No Aguardo.
Esta função, por acaso não se encontra em uma DLL?
Se a dll for compilada em 32 bits, logo não funcionará no Windows 64bits.
Neste caso, você precisará recompilar a dll em 64 bits.
No Aguardo.
GOSTEI 0
Teí Sistemas
21/11/2011
Desculpe, não vi o seu post acima.
Favor desconsiderar meu post.
Favor desconsiderar meu post.
GOSTEI 0
Leonardo Xavier
21/11/2011
Favor finalizar este post, se seu problema já foi resolvido abraços.
GOSTEI 0