problemas com OLE ... (biblioteca)
seguinte aconteceu algo mto estranho aqui ...
estava eu ´tentando´ criar instalaçoes do meu programa qndo .... instalei o prog pra verse tava tudo certinho . blz .. decidi remove-la .. blz .. tudo perfeitinho ... pore por um detalhe .....
qndo dei um F9 no meu delphi o meu programa nao abriu ... ele da erro de OLE ... sabe ... erro do tipo como a biblioteca ole nao tah instalada no pc ....
e eh estranho .. pq tava rodando normal ....
tentei instalar novamente o meu programa ...pra ver se pelo menos ele corrigia esse erro e nada ....
nao sei oq faço .. nem conseguir rodar meu programa no delphi to conseguindo ... alguem tem ideia doq pode ser .. e de como posso resolver esse problema chato?
valeuz galera ... akele abraço! :)
estava eu ´tentando´ criar instalaçoes do meu programa qndo .... instalei o prog pra verse tava tudo certinho . blz .. decidi remove-la .. blz .. tudo perfeitinho ... pore por um detalhe .....
qndo dei um F9 no meu delphi o meu programa nao abriu ... ele da erro de OLE ... sabe ... erro do tipo como a biblioteca ole nao tah instalada no pc ....
e eh estranho .. pq tava rodando normal ....
tentei instalar novamente o meu programa ...pra ver se pelo menos ele corrigia esse erro e nada ....
nao sei oq faço .. nem conseguir rodar meu programa no delphi to conseguindo ... alguem tem ideia doq pode ser .. e de como posso resolver esse problema chato?
valeuz galera ... akele abraço! :)
Salsa
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
28/02/2004
Colega,
Vou chutar, pois você não especificou muitos detalhes, mas se estiver utilizando ou não ADO (principalmente se estiver) tente atualizar o MDAC a partir do site da Microsoft ou se tiver uma conesão rápida, tente utilizar o Windows Update pra ver se baixa alguma correção.
Vou chutar, pois você não especificou muitos detalhes, mas se estiver utilizando ou não ADO (principalmente se estiver) tente atualizar o MDAC a partir do site da Microsoft ou se tiver uma conesão rápida, tente utilizar o Windows Update pra ver se baixa alguma correção.
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
meu programa nao utiliza ADO nao ...
as unicas bibliotecas que ele utiliza eh a Microsoft C Runtime Library
e OLE ...
a instalaçao q eu me referi que estava fazendo era no installshield e no inno setup ...
o mais estranho eh q estava funcionando tudo mto bem ... e do nada agora qndo rodo meu programa ele da OleError ...
nao tenho ideia de como arrumar isso!
as unicas bibliotecas que ele utiliza eh a Microsoft C Runtime Library
e OLE ...
a instalaçao q eu me referi que estava fazendo era no installshield e no inno setup ...
o mais estranho eh q estava funcionando tudo mto bem ... e do nada agora qndo rodo meu programa ele da OleError ...
nao tenho ideia de como arrumar isso!
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
uppp!!! ... help please!!!!
GOSTEI 0
Edilcimar
28/02/2004
quando vc desinstala um programa ele pergunta sobre algumas dll´s que estão contidas dentro de c:\windows\system ou c:\windows\system32 e se vc deseja desinstalá-las se a reposta for yes for all ou yes a cada pergunta vc estará retirando as bibliotecas que fazem funcionar o programa, algumas vezes o problema está durante a instalação de algumas, por exemplo se vc tem o delphi instalado com o bde em c:\program files\borland\algum subdiretório e coloca o installshield para instalar em c:\arquivos de programas\borland\algum diretorio vai ocorrer um problema e o bde não vai mais funcionar com o delphi, portanto verifique os diretórios de instalação contidos no delphi e no programa, os que estão no installshield e o que ocorre durante a desinstalação
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
mas ae eh q ta ...
1. ele nao perguntou ...
2. jah verifikei se as dlls q ele utiliza esta no windows\system32 .. e estao todas la .....
nao sei oq fazer ....
pq se eu tento instalar meu programa e rodar ele nao roda pq ele da OleError ... se eu tento dar um F9 ... ele da um oleError ao tentar abrir o programa .. nao consigo solucionar esse problema ...
1. ele nao perguntou ...
2. jah verifikei se as dlls q ele utiliza esta no windows\system32 .. e estao todas la .....
nao sei oq fazer ....
pq se eu tento instalar meu programa e rodar ele nao roda pq ele da OleError ... se eu tento dar um F9 ... ele da um oleError ao tentar abrir o programa .. nao consigo solucionar esse problema ...
GOSTEI 0
Edilcimar
28/02/2004
Veja novamente se o dbe por exemplo está instalado em c:\programfiles\borland\bde e o installshield instala o dbe novamente em c:\arquivosdeprogramas\borland\bde os arquivos existirão em 2 lugares porém para o registro eles deixaram de existir no primeiro diretório passando a existir apenas no segundo, apesar de fisicamente estarem lá, portanto se vc tentar utilizar o delphi vai dar pau pois ele reconhece que está no primeiro diretório enquanto que o programa reconhece no segundo; caso vc apague o segundo diretório o programa não irá funcionar pois para ele o primeiro diretório não existe, portanto para consertar o erro vc deverá verificar em qual diretório o delphi está instalando o bde(neste exemplo) e colocar o installshield para instalá-lo no MESMO DIRETÓRIO que o delphi o instalou
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
meu programa nao usa BDE
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
e ele continua dando oleError ´classe nao registrada´
GOSTEI 0
Edilcimar
28/02/2004
não improta se usa bde ou não a história é válida para qualquer coisa o bde só serviu de exemplo, desinstale o delphi e instale novamente e veja onde as coisas estão sendo instaladas e depois veja no installshield se estão exatamente no mesmo diretório
GOSTEI 0
Salsa
28/02/2004
mas nao sei se vc entendeu .. isso nao esta restrito ao delphi ... se eu compilo com CTRL+F9 ... e rodo o executavel .... ele da oleerror .. eh erro de ole .... e nao eh do delphi pelo q to vendo
GOSTEI 0
Edilcimar
28/02/2004
mas é exatamente isto
vc instala arquivos(qualquer tipo) do qual o delphi dependa em um diretório diferente daquele em que foi instalado o mesmo é escrito no registro e passa a funcionar no outro diretório e o delphi não o reconhece mais independente de vc desinstalar o programa criado com o installshield ou não, quando vc desinstala ele apaga do diretório novo, os arquivos estão no velho porém o registro não volta ao estado anterior, portanto o teu OLE para o delphi não mais existe, desinstale o delphi completamente e reinstale de novo
vc instala arquivos(qualquer tipo) do qual o delphi dependa em um diretório diferente daquele em que foi instalado o mesmo é escrito no registro e passa a funcionar no outro diretório e o delphi não o reconhece mais independente de vc desinstalar o programa criado com o installshield ou não, quando vc desinstala ele apaga do diretório novo, os arquivos estão no velho porém o registro não volta ao estado anterior, portanto o teu OLE para o delphi não mais existe, desinstale o delphi completamente e reinstale de novo
GOSTEI 0