Problemas com relacionamento... Alguém pode me ajudar?
Tenho um cadastro de clientes onde existe uma tabela para armazenar os dados do cliente, uma para armazenar os tipos de contado (residencial, comercial,...) e outra para armazenar os contatos (231-3445,...). Fazendo isso eu dou oportunidade ao cliente de armazenar quantos “tipos de contato” e “contato” ele achar necessário para cada cliente!
Minha tabela de contatos (Contatos) está assim:
CodCliente; CodTipo; Contato.
Minha tabela de Tipo (Tipo) de contato está assim:
Codigo; Tipo.
Tenho um relatório do cadastro de clientes, mas não estou conseguindo puxar os telefones de cada cliente e seus respectivos tipos.
O campo “contato” do relatório está ligado a um TQuery com o seguinte código em sua propriedade SQL:
SELECT Clientes.Codigo, Contatos.* FROM Clientes INNER JOIN Contatos ON Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
where Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
Quando executo o relatório todos os clientes aparecem com o mesmo número de telefone (pertencente ao primeiro cliente) e apenas um dos números cadastrados.
Gostaria que cada cliente aparecesse com seus números de telefone e respectivos tipos de contato. Como posso fazer isso?
Qualquer sugestão é bem vinda, devo ter de fazer um relacionamento envolvendo também a tabela “Tipo” e atualizar, mas não estou sabendo como fazer isso...
Valeu!
Minha tabela de contatos (Contatos) está assim:
CodCliente; CodTipo; Contato.
Minha tabela de Tipo (Tipo) de contato está assim:
Codigo; Tipo.
Tenho um relatório do cadastro de clientes, mas não estou conseguindo puxar os telefones de cada cliente e seus respectivos tipos.
O campo “contato” do relatório está ligado a um TQuery com o seguinte código em sua propriedade SQL:
SELECT Clientes.Codigo, Contatos.* FROM Clientes INNER JOIN Contatos ON Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
where Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
Quando executo o relatório todos os clientes aparecem com o mesmo número de telefone (pertencente ao primeiro cliente) e apenas um dos números cadastrados.
Gostaria que cada cliente aparecesse com seus números de telefone e respectivos tipos de contato. Como posso fazer isso?
Qualquer sugestão é bem vinda, devo ter de fazer um relacionamento envolvendo também a tabela “Tipo” e atualizar, mas não estou sabendo como fazer isso...
Valeu!
Flaviolrf
Curtidas 0
Respostas
Paul
06/05/2003
Caro Flavio,
Experimente esta simples query:
SELECT C.CodCliente, T.Tipo, C.Contato
FROM Contatos C, Cliente Cl, Tipo T
WHERE C.CodCliente = Cl.Codigo
AND C.CodTipo = T.Codigo
No seu relatorio voce agrupa os dados pelo campo CodCliente.
Espero ter te ajudado.
Ate mais!
Experimente esta simples query:
SELECT C.CodCliente, T.Tipo, C.Contato
FROM Contatos C, Cliente Cl, Tipo T
WHERE C.CodCliente = Cl.Codigo
AND C.CodTipo = T.Codigo
No seu relatorio voce agrupa os dados pelo campo CodCliente.
Espero ter te ajudado.
Ate mais!
GOSTEI 0