Fórum Problemas com relacionamento... Alguém pode me ajudar? #158249
06/05/2003
0
Tenho um cadastro de clientes onde existe uma tabela para armazenar os dados do cliente, uma para armazenar os tipos de contado (residencial, comercial,...) e outra para armazenar os contatos (231-3445,...). Fazendo isso eu dou oportunidade ao cliente de armazenar quantos “tipos de contato” e “contato” ele achar necessário para cada cliente!
Minha tabela de contatos (Contatos) está assim:
CodCliente; CodTipo; Contato.
Minha tabela de Tipo (Tipo) de contato está assim:
Codigo; Tipo.
Tenho um relatório do cadastro de clientes, mas não estou conseguindo puxar os telefones de cada cliente e seus respectivos tipos.
O campo “contato” do relatório está ligado a um TQuery com o seguinte código em sua propriedade SQL:
SELECT Clientes.Codigo, Contatos.* FROM Clientes INNER JOIN Contatos ON Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
where Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
Quando executo o relatório todos os clientes aparecem com o mesmo número de telefone (pertencente ao primeiro cliente) e apenas um dos números cadastrados.
Gostaria que cada cliente aparecesse com seus números de telefone e respectivos tipos de contato. Como posso fazer isso?
Qualquer sugestão é bem vinda, devo ter de fazer um relacionamento envolvendo também a tabela “Tipo” e atualizar, mas não estou sabendo como fazer isso...
Valeu!
Minha tabela de contatos (Contatos) está assim:
CodCliente; CodTipo; Contato.
Minha tabela de Tipo (Tipo) de contato está assim:
Codigo; Tipo.
Tenho um relatório do cadastro de clientes, mas não estou conseguindo puxar os telefones de cada cliente e seus respectivos tipos.
O campo “contato” do relatório está ligado a um TQuery com o seguinte código em sua propriedade SQL:
SELECT Clientes.Codigo, Contatos.* FROM Clientes INNER JOIN Contatos ON Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
where Clientes.Codigo = Contatos.CodCliente
Quando executo o relatório todos os clientes aparecem com o mesmo número de telefone (pertencente ao primeiro cliente) e apenas um dos números cadastrados.
Gostaria que cada cliente aparecesse com seus números de telefone e respectivos tipos de contato. Como posso fazer isso?
Qualquer sugestão é bem vinda, devo ter de fazer um relacionamento envolvendo também a tabela “Tipo” e atualizar, mas não estou sabendo como fazer isso...
Valeu!
Flaviolrf
Curtir tópico
+ 0
Responder
Paul
Caro Flavio,
Experimente esta simples query:
SELECT C.CodCliente, T.Tipo, C.Contato
FROM Contatos C, Cliente Cl, Tipo T
WHERE C.CodCliente = Cl.Codigo
AND C.CodTipo = T.Codigo
No seu relatorio voce agrupa os dados pelo campo CodCliente.
Espero ter te ajudado.
Ate mais!
Experimente esta simples query:
SELECT C.CodCliente, T.Tipo, C.Contato
FROM Contatos C, Cliente Cl, Tipo T
WHERE C.CodCliente = Cl.Codigo
AND C.CodTipo = T.Codigo
No seu relatorio voce agrupa os dados pelo campo CodCliente.
Espero ter te ajudado.
Ate mais!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)