Profisionais de teconogia vale a pena?
Como esse mercado ao longo dos tempos e tem proporcionado por suas altas e quedas, sofreu com o modismo nas universidades, ao parasitismo de alguns setores (gerente sem qualificação), e a muitos outros aventureiros. que por sua lógica deficitária já o abandonaram. Surgiram uma diversidade e tantas outras desapareceram com a o advento e a evolução do que se chamamos hoje de TI, que até então não existia se quer este nome. Quem lembra que, para ser um analista de sistemas tinha que ter formação em administração com um bom conhecimento de O&M, e que a matemática era a razão do raciocínio para os cálculo, os blocos (FB) e que o programador era um ser incomunicável e altamente temperamental, e a culpa de tudo era o mal uso do sistema pelo usuário final.
A evolução dos aplicativos, desculpe-me a expressão, fez com que surgisse no mercados os “pais de santo” pois já não eramos os únicos médicos que receitávamos uma solução inquestionável, assim como se faz um médico hoje em dia, que: “você vai ao médico, e este te explica o seu problema a solução e de quebra te receita até qual o calçado que você deve fazer suas caminhadas”. Não! muito pelo contrário,” hoje o cliente vai até a empresa de TI, fala qual o remédio que ela quer tomar, e se tudo der errado a culpa é do seu sistema”, isto é, deveriá-mos ser tratados como o primeiro dessa maneira, ao invés disso somos tratados como um bando de ignorantes, que não entendemos de nada, e o “cliente é o conhecedor de causa, um verdadeiro expert no assunto, um assessor de analista de negócios, e acima de tudo, é ele quem paga a conta” . Com isso, um projeto não tem início, meio se quer o fim, ele tem uma gambiarra de emendas sem lógica, que possivelmente algum dia, provavelmente teremos tempo para corrigir tais aventuranças, em que os resultados são os mais parecidos possíveis que o cliente queria, (análise de tentativas de acertos e erros) não que esteja correto, mas a felicidade de quem nos paga nos faz felizes também. Bons tempos aqueles, e hoje conheço dezenas que abriram seu próprio negócio. Na área de TI? Não, isso nós utilizamos porquê já sabemos colher resultados, vamos criar boi, porquê boi não enche o saco e dá churrasco, pousadas, boteco, e muitos outros estabelecimentos onde se encontra meus antigos colegas que começaram nas década de 70 e 80.
Jair N.
Respostas
Lucas Rocha
14/04/2014
O Cliente sempre tem razão ou sabe de tudo, nós do TI Nunca fazemos nada (ficamos só brincando de trabalhar) essa é a visão que as pessoas tem do TI..
O pior é quando o cliente se empolga e pede umas coisas "MALUCAS" que você é obrigado a fazer, porque ele quem paga o seu salário e você tem q rodar a baiana
pra conseguir fazer..
Ta complicado, acho que abrir um negócio uma Oficina de Funilaria e Pintura ta mais facil do que trabalhar no TI.. por isso muitos trabalham no TI, fazem uma reserva e
acabam pulando fora depois..
o Grande problema é que a galera ACHA QUE SISTEMA É IGUAL PASTEL, VOCE JOGA LA NO ÓLEO e em 3 min ele ta pronto...
Alex Lekao
14/04/2014
Meu camarada, por vez ou outra eu me sinto com o Japones da Banca de Pastel as Feiras aqui da Cidade de Sao Paulo. rsrsr
As pessoas vem ate nos e pedem 2 de carne 1 de queijo, como se todo o nosso trabalho fosse feito em questao de 2 a 3 minutos, tempo de fritura do pastel na banca.
Eu por diversas vezes ja tentei desistir da minha carreira em outra epoca, isto por que naquela epoca o mercado de Informatica, ainda era chamado assim. rssr, esta com alta "prostituicao", o que dizer dos dias de hoje?
O que sei eh que no momento ando com minha saude pelas pontas, e no momento estou com proejtos tambem de negocio proprio para quem sabe e com a Graca de Deus poder me desvencilhar de uma vez deste mal necessario e que em meio a muitos pajes fazendo suas pajelancias do absurdo tem atrapalhado a nossa boa "medicina". rsrsr
Gostei dos seus comentarios, parebens.
Abraco.
Alex - Lekao
Roniere Almeida
14/04/2014
Jair N.
14/04/2014
Marisiana Battistella
14/04/2014
Estou passando por uma situação semelhante, onde o cliente quer me ensinar a fazer meu trabalho, sendo que ele nem sabe como é parte técnica. É complicado...
Eu acho que a participação mais ativa do cliente no andamento dos projetos é um ponto positivo, mas o que falta, muitas vezes, é limites e consciência por parte dos clientes.
Marcio Araujo
14/04/2014
Alex Lekao
14/04/2014
e vejo cada vez mais dificuldade em trabalhar e entregar as coisas.
alem de condicoes de trabalho que parecem ir diminuindo mais a cada dia. rsrsr
Roniere Almeida
14/04/2014
nem me lembre. é triste isso.
Marisiana Battistella
14/04/2014
Gasta-se tempo e dinheiro estudando pra aprender a trabalhar e manter um nível de conhecimento o mais atualizado possível.
É frustrante e desmotivante por isso, porque passamos grande parte do nosso tempo livre (fora do expediente) estudando e não conseguimos ver o retorno a altura no final do mês.
Alex Lekao
14/04/2014
eu ja nem tenho muito animo mais para estudar fora do expediente. rsrsr
mas feliz ou infelizmente, temos que buscar esse conhecimento, se quisermos um lugar ao sol. kkk
Eu particularmente estou partindo para o negocio proprio. kkkk
Marisiana Battistella
14/04/2014
Alex Lekao
14/04/2014
Mas terei uma certa ligacao com TI ainda, mas nao como hoje.
Marcio Araujo
14/04/2014
Fernanda Acacia
14/04/2014
Alex Lekao
14/04/2014
Lucas Rocha
14/04/2014
Ai o povo parte pra TI .. pode perceber 1 entre 10 pessoas falam que vão fazer TI, não porque gostam, mais pq ouviram falar que "ganha bem"..
Fernanda Acacia
14/04/2014
Roniere Almeida
14/04/2014
Alex Lekao
14/04/2014
Eu havia entrada na faculdade de Ciencia da Computacao, uma turma de quase 40 se nao me engano.
Destes quarente, no maximo 8 tinham algum tipo de experiencia com TI.
e alguns mesmo com "experiencia" nunca tinham "trabalhado" com TI.
Alguns nunca nem formataram uma maquina.
Eu infelizmente nao continuei, porque meu nivel de estresse estava(esta) influenciando no meu desempenho e capacidade de aprendizado. rsrsr
mas eh muito complicado, o cara passa o dia no FAKABOOK e acha que sabe de TI e pode trabalhar na area. rsrsr
acho que chutei o balde... kkkk mas tudo bem. kkkkk
Marisiana Battistella
14/04/2014
Nesse caso dá pra dizer que você se livrará mesmo... hehehehe
Marisiana Battistella
14/04/2014
Olha... Só Deus sabe quantas vezes já me perguntei isso, mas como estou no início da carreira espero que as coisas melhorem significativamente...
Marisiana Battistella
14/04/2014
Ai o povo parte pra TI .. pode perceber 1 entre 10 pessoas falam que vão fazer TI, não porque gostam, mais pq ouviram falar que "ganha bem"..
Também acho que a mídia cria uma visão ilusória demais e não mostra a realidade como ela é...
Afinal, é fácil ir em uma empresa onde as pessoa realmente são bem pagas e fazer um marketing ilusório e generalizam como se fosse assim pra todos os profissionais...
Alex Lekao
14/04/2014
assim espero... mas na abertura da empresa vou deixar uma brecha para prestacao de servico...
vai que aconteca de as coisas tomarem rumos diferentes e melhores que hoje... ai eu posso ter as duas coisas.. kkkkk
mas a intencao eh desligar mesmo... kkk
Nesse caso dá pra dizer que você se livrará mesmo... hehehehe
Alex Lekao
14/04/2014
Também acho que a mídia cria uma visão ilusória demais e não mostra a realidade como ela é...
Afinal, é fácil ir em uma empresa onde as pessoa realmente são bem pagas e fazer um marketing ilusório e generalizam como se fosse assim pra todos os profissionais...
Marisiana Battistella
14/04/2014
Lembra do tópico que falamos sobre a greve dos trabalhadores de TI, onde comentamos sobre a conscientização das pessoas da importância do nosso trabalho?
Acho q voltariamos a essa mesma discussão...
[url]https://www.devmedia.com.br/forum/greve-dos-trabalhadores-de-ti/470643[/url]
Roniere Almeida
14/04/2014
Lucas Rocha
14/04/2014
O pior é quando você ve um colega que ganha praticamente o dobro que você e não faz nem metade do que faz..
Sem contar que as pessoas não sabem diferenciar as pessoas de Redes com a de Desenvolvimento.. E te chamam pra arrumar computador, ver a rede que caiu etc etc..
Todo dinheiro investido dava pra comprar um carro 0 KM (Um GOLF novo) e nada até agora do Retorno rsrs
Marisiana Battistella
14/04/2014
Falou a real agora, porque, infelizmente, é bem assim que acontece mesmo...
Alex Lekao
14/04/2014
E eu tenho uma ma impressao conosco mesmo.
REclamamos e sempre tomamos as mesmas atitudes que repudiamos, eh claro que toda regra tem excessoes.
Mas vamos acabar discorrendo para o mesmo assunto do outro topico. rsrsr
Abraco.
Alex - Lekao
Lembra do tópico que falamos sobre a greve dos trabalhadores de TI, onde comentamos sobre a conscientização das pessoas da importância do nosso trabalho?
Acho q voltariamos a essa mesma discussão...
[url]https://www.devmedia.com.br/forum/greve-dos-trabalhadores-de-ti/470643[/url]
Alex Lekao
14/04/2014
Eu infelizmente ou felizmente, como ja mencionei, nao lembro se aqui ou em outro topico, estou procurando sair, e sairei do mercado. =/
Apesar de amar o que faco, amo tecnologia, amo quase tudo que envolve tecnologia. rsrsr
Mas infelizmente as vezes a gente abre mao do que gosta pelo desgaste, e eu meio que estou assim. =(
Devo manter meu contato com a tecnologia apenas como professor voluntario de um projeto que so nao estou como professor voluntario hoje porque o tempo nao me permite. rsrsr
Lucas Rocha
14/04/2014
e a gente quebrando a cabeça e pensando em inúmeras coisas.. e nada ..
Alex Lekao
14/04/2014
Eduardo Pessoa
14/04/2014
Roniere Almeida
14/04/2014
e a gente quebrando a cabeça e pensando em inúmeras coisas.. e nada ..
compartilho do mesmo pensamento.
Fernanda Acacia
14/04/2014
a verdade é que a area de T.I não é valorizada pelas outras areas. isso aqui ja se tornou cultural. fazem muita propaganda.
Aluisio Cavalcante
14/04/2014
Alex Oliveira
14/04/2014
Marisiana Battistella
14/04/2014
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/veja-a-media-salarial-dos-profissionais-de-ti.shtml[url]http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/veja-a-media-salarial-dos-profissionais-de-ti.shtml[/url]
Isso foge totalmente da nossa realidade, porque parece que a nossa profissão é um paraíso. Eles não relatam a quantidade de empresas de TI que possui nem um plano de carreira definido e que pagam salários que não chegam nem na metade dos valores mínimo informados nessa reportagem.
Aluisio Cavalcante
14/04/2014
Marisiana, sobre a materia, todo mundo é profissional "junior" no brasil.
kkkkkkk
Fernanda Acacia
14/04/2014
Leandro Chiodini
14/04/2014
Estive lendo todos os comentários e alguns pontos devem ser levados em conta.
Primeiramente, gostaria de informar que concordo com todos os pontos de vistas que foram expressados aqui, acho que realmente o mercado esta prostituído, e que isso prejudica muito a nossa "Carreira" de profissionais de TI, Carreira esta entre aspas porque?
Explico.
Conforme dito ai em algumas matérias estão colocando as medias Salariais dos profissionais de TI, bom vejo a revolta em alguns colegas quando se prestam a ler esse tipo de arquivo, porem lhe digo a triste realidade é que a media realmente é essa... Mais como Leandro se eu nao chego nem perto? bom respondo que a média infelizmente é produzida de acordo com as empresas grandes do Brasil, digamos que é direcionado exatamente como uma pesquisa de Eleição... que nem sempre retrata o real resultado de determinada região, e por esse motivo que é apenas uma média.
Hoje conheço profissionais de TI ganhando valore exorbitantes, e dai faço um link em mais um topico abordado, que é os péssimos profissionais em TI, e digo-lhes, futuramente se tiverem oportunidades, se buscarem estas oportunidades verão que estes profissionais, dificilmente e eu digo dificilmente e nao nunca serão, mais dificilmente permaneceram por cima, e dai que entra os profissionais que se preparam para isso, que buscam o conhecimento e que estão preparados para esta demanda, o que acontece é que quando um profissional ruim é demitido, abre espaço para quem conhece mostrar do que é capaz, e ai meus amigos acontece exatamente o que?
a junção de tudo que estamos falando .
Ou seja teremos que trabalhar dobrado pra recuperar o tempo perdido daquele profissional que estava antes.
Então eu prego aqui que nós os profissionais que somos preparados, temos que realmente adorar, amar, o que fizemos, pois na hora do incêndio, sempre vamos ser as pessoas que vão apaga-lo e temos que estar certos disso. sabendo que o caminho é bem complicado.
Por fim termino falando que temos que acreditar e correr nós atras para fazer nossa carreira diferente apesar dos obstáculos, sei que tudo isso pode parecer papo de professor, porem la na frente o bom profissional, sempre é reconhecido de uma forma ou de outra.
Lembrando que quando duas pessoas pensam exatamente igual uma a outra, uma delas e desnecessária.
Lucas Rocha
14/04/2014
2. Os Requerimentos são um problema.
Analisem a vaga abaixo:
Sobre a vaga
Salário
R$ 6.000,00 (Bruto mensal)
Descrição
Área e especialização profissional: Informática, TI, Telecomunicações - Informática
Nível hierárquico: Coordenador
Local de trabalho: São Paulo, SP
Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT
Jornada Período Integral
Ter atuado em empresa de Transporte e Logística, coordenando o dpto de TI.
Exp. com sistema ERP - Microsiga e Totvs.
Exigências
Escolaridade Mínima: Ensino Superior
Formação desejada: Tecnologia da Informação, Ensino Superior
Banco de dados: PostgreSQL, Oracle, Sybase, SQL Server, Interbase, DB2, Caché, Informix, Firebird
Programação: jQuery, MATLAB, JavaScript, HTML, Java, Ruby, VB.Net, R, PHP, Python, Erlang, C#, C+, C, ASP, ASP.Net, Cuda extensions, Dot Net, CSS, C++, COBOL
Aplicações de Escritório: Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, StarOffice, Open Office, Microsoft Outlook, Lotus Notes, LibreOffice, Microsoft Excel, Microsoft Access
Sistemas Operacionais: Solaris, NT 4.0, UNIX, Windows, VMS, NetBSD, IBM OS, FreeBSD, JavaOS, Mac OS, Linux
Outros programas: Servidores de E-mail, Selenium, SAP, Software de Contabilidade, Servidores Web, Servidores Proxy, Edição de Som, CRM, AutoCAD, Microsoft Project, ERP, Edição de Video
Lucas Rocha
14/04/2014
em outras áreas e nao tem nem metade da dor de cabeça que uma pessoa de TI tem.
Leandro Chiodini
14/04/2014
Você tocou em um ponto importante,
E vou te dar a minha opinião, claro que não é uma imposição e sim o que eu penso,
posso te falar aqui da região sul mais acredito que possa valer para todo o Pais.
O problema do Salário, é que quem busca esse profissional, geralmente é o RH que não tem ideia do que esta pedindo.
isso é um problema, pois eles querem pagar um valor que julgam "padrão", podem requerendo coisas espantosamente fora do contexto do salário.
Eu concordo contigo, a respeito de pouco salário para muitas atribuições.
Ainda vejo de um segundo ponto, nosso ramo não existe uma regulamentação, então nao tem como comprovar (claro tirando pela tua experiencia), que você muito bom em determinada coisa, lembrando que tempo de trabalho, pra mim pelo menos não qualifica uma pessoa.
Pois bem enquanto na nossa profissão existir essa prostituição ja mencionada nos comentários, aonde uma pessoa sujeita a fazer tudo isso para ganhar metade do valor correto, então teremos esse problema.
Porem vejo o foco mudando bastante pelo menos por aqui.
O caminho a Grande, mais aqui na região ja temos grupos que se reúnem pelo menos uma vez por mês, para discutir sobre a TI da região, o que nos da um network muito grande, e nos ajuda a estar inserido no mercado. visto que ainda nao vi melhor contratação do que por indicação, claro que por pessoas competentes.
Espero ter conseguido passar uma outra visão..
Abraço
Chiodini
Roniere Almeida
14/04/2014
Marisiana Battistella
14/04/2014
Olhem para os conhecimentos desejados, a pessoa tem que ser expert em infra-estrutura e saber trabalhar com uma infinidade de ferramentas pra desenvolvimento de sistemas.
Pra tudo o que está sendo requirido ali, um salário como o divulgado na média seria o mais justo.
Afinal, o que é o trabalho de um coordenador? Eu vejo o coordenador como um apoio as decisões mais importantes a serem tomadas diante de cada situação.
Se surgir um problema e o demais membros da equipe não sabem a melhor forma de resolvê-lo, quem deverá decidir qual medida deverá ser tomada? O coordenador.
E se o coordenador não tem conhecimento e nem preparo suficiente para tomar tal decisão e o problema em questão é urgente? Imaginem se for um coordenador pra equipe de TI de um Hospital?
Eu acho q um coordenador merece um salário muito maior que o oferecido, mas ele tem que ser bom no q faz pra merecer exercer a função.
Uma equipe que não possui um bom líder, sempre será uma equipe mais ou menos.
Leandro Chiodini
14/04/2014
concordo exatamente com o que você falou
em numero genero e grau.
Muito boa a sua visão
Alex Oliveira
14/04/2014
Trabalhei em uma empresa de área de construção e fiquei abismado quando tive a notícia que um encarregado tem sua remuneração em torno de R$ 5.000,00 à R$ 7.00,00 dependendo do setor da obra, não desmerecendo a profissão pois ela também tem sua grande responsabilidade e sua valorização gera em torno falta de bons profissionais, fato que deveria ser cuidadosamente avaliado pelas empresa da área de TI, temos um péssimo exemplo de mercado hoje a posição dos trabalhadores da área de transporte como os motoristas de ônibus, hoje as empresas correm atrás deles desesperadamente pois pela falta de sua valorização, estes profissionais migraram para outros ramos de transporte, inclusive da construção.
Leandro Chiodini
14/04/2014
quanto mais oferta e menos procura infelizmente ou felizmente para esse encarregado, os salários sao oferecidos a mais.
como em TI a procura eh grande, eles moldam o salário de acordo com o os seus desejos.
Mais volto a frisar isso vai muito da cabela do diretor da empresa, tem empresas que hoje ja tem outro pensamento, e entendem que a TI faz parte da estratégia da empresa, e deve ser vista como um investimento e nao como um custo.
Leandro Chiodini
14/04/2014
quanto mais oferta e menos procura infelizmente ou felizmente para esse encarregado, os salários sao oferecidos a mais.
como em TI a procura eh grande, eles moldam o salário de acordo com o os seus desejos.
Mais volto a frisar isso vai muito da cabela do diretor da empresa, tem empresas que hoje ja tem outro pensamento, e entendem que a TI faz parte da estratégia da empresa, e deve ser vista como um investimento e nao como um custo.
Alex Lekao
14/04/2014
a Vaga que o Lucas postou possivelmente eh pelo InfoJobs, eu recebo anuncios deles todos os dias e honestamente sao poucos que me atrevo a me candidatar, porque acredito que o cara tem que ser o Homem Bicentenário para ter condicoes de adquirir tanto conhecimento para desemenhar essa funcao.
vejo isso com muita freguecia nas vagas.
Aqui hoje sou considerado Coordenador de TI, estou lutando pela contratacao de mais um cara para trabalhar comigo, e tenho apenas Dois funcionarios comigo no departamento, nao sei como sou coordenador, mas tudo bem, atualmente tenho que ficar fazendo coisas operacionais e outras coisas, ainda mais agora que um dos funcionarios se acidentou. rsrsr
E o meu chefe, dono da empresa, insiste que tenho que ficar vendo coisas operacionais, e nao se posiciona com relacao a equipe que disse ser necessario, mas tudo bem, vou indo como posso. rsrsr
Nao sei se seja o melhor coordenador, ou o mais indicado, mas felizmente ou infelizmente ou sou aqui no momento. rsrsr
e como foi dito pela Marisiana, eu tenho a mesma visao.
Abraco.
Alex - Lekao
Marisiana Battistella
14/04/2014
Marisiana, sobre a materia, todo mundo é profissional "junior" no brasil.
kkkkkkk
Pior que é assim mesmo... hahahaha
Querem conhecimento de profissional em nível pleno pra pagar salário de iniciante...
Marisiana Battistella
14/04/2014
Alex Lekao
14/04/2014
o que precisamos levar em conta como profissionais, eh o que o Leandro Comentou tambem, as pesquisas sao feitas com base em grandes empresas, e como nos, quase que todos rsrsr, trabalhamos para pequenas e medias empresas e que nao sao do seguimento de TI os salarios ficam fora deste ranking e com isso ficamos numa especie de limo salarioal. rsrsr
Alex Lekao
14/04/2014
Agora temos dois... kkkkk
Marisiana Battistella
14/04/2014
Marisiana Battistella
14/04/2014
Agora temos dois... kkkkk
Sim Alex, vc! =)
Eu falei me referindo ao que vc relatou sobre o teu trabalho no comentário a cima...
Alex Lekao
14/04/2014
=D
eu tava de zueira, so para variar um poko. rsrsr
Roniere Almeida
14/04/2014