Profissional de T.I e a sua idade, conhecimento e experiencia.
Eduardo Pessoa
Respostas
Alan Mario
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Ronaldo Lanhellas
23/11/2014
Idade ? ninguém vai perguntar sua idade se você for maturo o suficiente para demonstrar responsabilidade.
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
E também acho que dificilmente alguém que já tenha experiência na área, vá aceitar estagiar e isso é por questões financeiras mesmo.
Sabemos que temos q percorrer um caminho nada fácil pra conseguir chegar a um nível que possa ser considerado bom e conseguir ter um retorno financeiro que possa ser considerado bom.
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Jair N.
23/11/2014
A cada versão, a cada moda, que aparece, a especificação quanto ao profissional que se torna necessária para atender de imediato, provoca mudanças radicais para aqueles que são os experientes e para os novatos uma esperança de acessão no mercado de TI.
Marisiana Battistella
23/11/2014
Uma vez, em um curso de Java questionamos um professor sobre as tecnologias novas que surgem o tempo todo, sobre como deveríamos fazer para nos manter atualizados...
A resposta dele foi: "Tenham foco, escolham uma tecnologia que vocês gostam e busquem ser bons nela." Ele acrescentou ainda que com o crescimento do mercado de TI, cada vez mais as funções ficarão distintas, não existirá profissionais "faz tudo". É pra esse rumo que as coisas deveriam andar, pois nenhum profissional de TI conseguirá ter qualidade de vida se tiver que passar o resto da vida estudando e se atualizando com o objetivo de querer abraçar o mundo. Ninguém precisa saber de tudo, mas precisa ser bom naquilo que faz.
Ronaldo Lanhellas
23/11/2014
Óbvio que experiência conta muito, mas não quer dizer que por ser jovem você não tem experiência, concorda ?
Marisiana Battistella
23/11/2014
Assim como, um jovem de 17 anos pode programar desde os 12 anos mas não ter atuado profissionalmente, com carteira assinada, mas ele possui conhecimento.
Ronaldo Lanhellas
23/11/2014
Assim como, um jovem de 17 anos pode programar desde os 12 anos mas não ter atuado profissionalmente, com carteira assinada, mas ele possui conhecimento.
Isso é um problema. Sei programar desde os 12 mas nunca trabalhei profissionalmente, então PRA MIM não tem experiência. Visto que trabalhar em uma fábrica de software ou departamento de desenvolvimento exige muito mais que APENAS saber programar, se fosse assim não entravamos na universidade.
Marisiana Battistella
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Sim, mas uma pessoa que não seja jovem e não tenha experiencia, complica, não acha?
Ronaldo e Marisiana, concordo tambem com vc´s, a experiencia é algo bastante importante, não importa se tem cursos, sejam tecnicos ou superiores, o saber fazer conta bastante.
Ronaldo Lanhellas
23/11/2014
Sim, mas uma pessoa que não seja jovem e não tenha experiencia, complica, não acha?
Ronaldo e Marisiana, concordo tambem com vc´s, a experiencia é algo bastante importante, não importa se tem cursos, sejam tecnicos ou superiores, o saber fazer conta bastante.
Experiência é o ponto chave, de fato. Mas ter qualificações, principalmente nível superior na área, lhe da vários pontos à favor, pois assim sabe-se que você tem um embasamento teórico da resolução de problemas e não é simplesmente um "curioso".
Marisiana Battistella
23/11/2014
Hoje em dia, dificilmente alguém que já tenha uma certa idade vai começar a trabalhar em uma área que não tenha nenhum conhecimento, no máximo pode estar começando a exercer uma atividade nova, ou buscando aprender e a trabalhar com uma tecnologia nova.
Por exemplo, o profissional pode ter trabalhado por muito tempo com manutenção de hardware, redes e internet e agora estar buscando adquirir conhecimento em servidores.
Ou então, ter programado em Delphi a vida toda e agora estar começando a aprender Java.
Mas começar do zero, desde os primórdios eu acho que é dificil, pelo menos não conheço nenhum caso assim.
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
Na minha opinião não vale a pena fazer um curso técnico, pois depois não tem como partir pra uma especialização. Já os cursos superiores concedem o grau de Tecnólogo e você pode se especializar em uma área a fim ou, até mesmo, ir fazer um mestrado.
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Alex Lekao
23/11/2014
Bom, falando por mim.
Acho que enquadraria em alguns dos pontos abordados por todos.
Ja sou tiosao, na idade, tenho bastante experiencia mas sem conhecimento(faculdade), e ja recebi convites para estagiar e so nao aceitei porque diminuiria meu salario e naquele momento nao dava para acomodar essa situacao e atualmente estou trabalhando para deixar o mercado e empreender em meu primeiro negocio, eh claro que envolvendo tecnologia. rsrsr
Abraco a todos!!!
Marisiana Battistella
23/11/2014
São apenas cursos técnico ou são uma graduação?
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Alex, você já trabalha na area, podemos considerar que já está com uma boa base profissional mas pretende fazer um curso superior, cursos....?
Roniere Almeida
23/11/2014
Alex Lekao
23/11/2014
Ate entrei na facul e tal, mas como minha rotina eh pesada, trabalho a 110 km de onde moro e fazia faculdade na metade do caminho, e fazia todo esse trajeto de carro, enfrentando os famosos congestionamentos paulistanos, meu nivel de stress aumentou muito e comecou a interferir tanto na faculdade qto no trabalho, entao tive que abandonar o que era mais conveniente, a faculdade. rsrsr, e hoje nao uso mais o carro para vir trabalhar, uso conducao, o tempo medio meu mudou de 1 hora e meia para 3 horas, mas esta melhor, melhorou meu nivel de estresse.
mas penso sim em fazer alguma coisa, mais para frente. rsrsr
eu sou suspeito para falar, ja comecei do zero mais de uma vez. kkkk
Marisiana Battistella
23/11/2014
Alex, você já trabalha na area, podemos considerar que já está com uma boa base profissional mas pretende fazer um curso superior, cursos....?
Não entendo essa falta de iniciativa por parte das instituições de ensino, pois com um curso técnico não é possível fazer uma especialização.
Aqui temos os CSTs (Cursos Superiores em Tecnologia) que são graduações que com duração de 3 anos e concedem o grau de Tecnólogo em uma área a fim.
São alternativas para quem não quer cursar bacharel em Ciências da Computação ou então em Sistemas de Informação.
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Roniere Almeida
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
Com diploma técnico não é possível fazer uma pós-graduação, a graduação é um pré-requisito.
Ronaldo Lanhellas
23/11/2014
Com diploma técnico não é possível fazer uma pós-graduação, a graduação é um pré-requisito.
Positivo. Você tem que ter um diploma de graduação, seja bacharel ou tecnólogo, para fazer uma pós-graduação (Reconhecida pelo MEC, pois tem muitas por ai que são apenas "cursinhos", tem que ficar atento a isso).
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Aluisio Cavalcante
23/11/2014
Marisiana Battistella
23/11/2014
Eu estou concluindo um MBA a distância e esse termo foi enviado para mim juntamente com a documentação e o contrato que eu tive que preencher para efetivar minha matricula.
Assim, é possível verificar no MEC se a instituição realmente é reconhecida...
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Roniere Almeida
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
Roniere Almeida
23/11/2014
[url]http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/29/ensino-tecnico-tecnologico-ou-bacharelado-veja-qual-combina-mais-com-seus-objetivos.htm[/url]
Marisiana Battistella
23/11/2014
Esclarece bem a diferença entre as três modalidades.
Roniere Almeida
23/11/2014
Esclarece bem a diferença entre as três modalidades.
Boa mesmo, muita gente se perde, depois de uma graduação a maioria das pessoas se perdem entre os conceitos, de pós, especialização, mestrado e doutorado...etc.
Marisiana Battistella
23/11/2014
A escolha do tipo de modalidade pode influenciar futuramente...
Já vi várias pessoas, não só da nossa área, fazerem curso técnico pela duração do curso e depois se arrependerem porque não podem fazer uma especialização.
Roniere Almeida
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014
[url]http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/29/ensino-tecnico-tecnologico-ou-bacharelado-veja-qual-combina-mais-com-seus-objetivos.htm[/url]
Essa minha internet cada vez pior! só consigo abrir o forum e mal.
Roniere Almeida
23/11/2014
Eduardo Pessoa
23/11/2014