Profissões de TI mais promissoras em 2015
O artigo que estou compartilhando é de dezembro de 2014 e ele descreve: [url:descricao=As profissões de TI mais promissoras em 2015]http://www.cbsi.net.br/2014/12/as-profissoes-de-ti-mais-promissoras-em.html[/url]
De acordo com a realidade do mercado de TI, qual é a opinião de vocês sobre as profissões citadas?
Vocês visualizam o crescimento da demanda para essas áreas?
Além dessas, há outras profissões que vocês citariam como profissão promissora?
Marisiana Battistella
Melhor post
Eduardo Pessoa
29/03/2015
O UX Design, pelo que entendi, não é somente conhecimento técnico, é como se fosse um tipo de marketing, comunicação.
Mais Respostas
Roniere Almeida
28/03/2015
Não sabia da existencia do UX Design.
No Brasil, acho que algumas dessas "especialidades" devem realmente crescer.
Só acho que deixaram de lado o pessoal que cuida da infraestrutura.
Marisiana Battistella
28/03/2015
O Cientista de Dados trabalha com a análise de dados e a integração de informações vindas de diversas fontes para gerar informações úteis para a tomada de decisão.
Marisiana Battistella
28/03/2015
É, não mencionaram nenhuma... Eu acho que focaram nas profissões que são novidades na área de TI.
Roniere Almeida
28/03/2015
O Cientista de Dados trabalha com a análise de dados e a integração de informações vindas de diversas fontes para gerar informações úteis para a tomada de decisão.
Nome novo pra mim, o que se encaixaria ou ficasse mais claro, analista de B.I, não acha?
Marisiana Battistella
28/03/2015
Encontrei essa definição, Eduardo [url:descricao=O que é UX Design e por que é importante?]http://www.rcastrodesign.com.br/blog/2012/03/design/o_que_e_ux_design[/url]
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Encontrei essa definição, Eduardo [url:descricao=O que é UX Design e por que é importante?]http://www.rcastrodesign.com.br/blog/2012/03/design/o_que_e_ux_design[/url]
Era mais ou menos que estava pensando.
Fernanda Acacia
28/03/2015
Thiago Santana
28/03/2015
Depende muito do avanço de determinadas tecnologias para que determinadas profissão possa se destacar mais!
Marisiana Battistella
28/03/2015
Nome novo pra mim, o que se encaixaria ou ficasse mais claro, analista de B.I, não acha?
É uma função diferente da função de analista de B.I, seria mais semelhante a analista de Dados.
Faz parte da área de Inteligência Analítica de Negócios, que abre os sistemas de BigData,...
Marisiana Battistella
28/03/2015
Com inúmeros dados e informações sobre clientes, mercados e empresas, executivos e profissionais atrelados a tomadas de decisão passaram a enxergar novas possibilidades de fazer negócio e de alavancá-lo. A integração de informações vindas de diversas fontes, como redes sociais e bancos de dados internos das companhias, traz a possibilidade de entender melhor os consumidores e fornecer produtos mais próximos aos seus desejos e necessidades.
Nesse contexto, as pessoas têm um papel importantíssimo neste processo. Elas são responsáveis por explorar os dados, desenvolver os modelos matemáticos que melhor atendem às necessidades do negócio, além de vislumbrar novas oportunidades que possam gerar diferenciais baseadas nos dados.
O cientista de dados, nome dado ao profissional desta área, vive em três mundos: o dos negócios, o da matemática e o de TI. Sua função é transformar os dados disponíveis em balizadores de decisões a serem tomadas. Esse processo de trabalho com dados exige que este profissional tenha qualificações na área de TI para que consiga acessar e processar o dado de forma eficiente e em tempo hábil, capacidades matemáticas para entender as implicações dos modelos utilizados e de negócio para que possa traduzir tudo isso em relatórios que possibilitem decisões assertivas.
fonte:[url]http://corporate.canaltech.com.br/noticia/carreira/Cientista-de-Dados-A-profissao-da-moda/[/url]
Roniere Almeida
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Até pouco tempo atrás, era novidade para mim também...
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Depende muito do avanço de determinadas tecnologias para que determinadas profissão possa se destacar mais!
O artigo proposto mostra algumas possibilidades, mas é um assunto complicado mesmo, sabemos que aqui as coisas funcionam diferente.
Thiago Santana
28/03/2015
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Thiago Santana
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Isso não quer dizer que está diminuindo ou insinuando que as demais profissões não tem um crescimento considerável, pois, na verdade, uma coisa puxa a outra.
A profissão Cientista de Dados, como vinhamos comentando, é uma das mais recentes e surgiu com a evolução dos sistemas de apoio a decisão.
Para ser criado um sistema de inteligência analítica de negócios é necessário que exista uma base de dados existentes para serem analisados de modo que possam gerar informações viáveis. Então, eu vejo tudo isso como uma hierarquia onde uma "coisa" desencadeia a outra.
Talvez seja nesse sentido que as profissões foram consideradas como promissoras, pois estão evoluindo e a cada dia fica mais visível a necessidade da inclusão desses profissionais no ramo de negócio.
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Boa Thiago, mas esses salarios não são regras, infelizmente.
Thiago Santana
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Bem interessante o artigo sobre os salários..!
Thiago Santana
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
O problema é q as empresas não aderem a esses sindicatos justamente para poder fazer como eles querem...
Thiago Santana
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Um sindicato pode passar a representar os trabalhadores de uma determinada empresa, se a maioria deles solicitarem essa representação.
Então, se as coisas não mudam é porque as pessoas não sabem o poder de decisão que elas tem. Deve ser assim na política também, mas como o povo não sabe a força que tem ele acaba tendo os políticos que merece ter....
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Complicado, eu acho que ainda vivemos numa terra sem lei!
Marisiana Battistella
28/03/2015
Pagamos a contribuição sindical ao sindicato que a empresa se associou, mas se os trabalhadores decidirem que outro sindicato deve representá-los, eles têm como conseguir isso. Basta conhecer as leis e se informar junto ao sindicato.
Não quero me prolongar e fugir do assunto deste tópico, apenas achei viável comentar isso.
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Se a empresa que você trabalha não possui o SINDPD ou algum dos outros sindicatos que representam a área de TI, não adianta esperar que as coisas melhorem.
Teria que reivindicar para que algum desses sindicatos passe a representá-los.
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Thiago Santana
28/03/2015
Se trata de algo muito complexo.
Marisiana Battistella
28/03/2015
Talvez eu não tenha te interpretado corretamente...
Eduardo Pessoa
28/03/2015
[url]http://www.sindados-mg.org.br/[/url]
Roniere Almeida
28/03/2015
[url]http://www.sindpdce.org.br/noticias/texto.php?id=2040[/url]
Marisiana Battistella
28/03/2015
Roniere Almeida
28/03/2015
Estou lendo algumas materias deles, conhecer mais essa instituição.
Eder Pereira
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eder Pereira
28/03/2015
Ainda não, mas estou pensando em focar nela. Atualmente sou desenvolvedor, e aqui no meu trabalho, não tem ninguém que faça esta parte de BI, creio que é uma boa área, a partir daquele trabalho de datawarehouse que fiz usando o pentaho, comecei a gostar, e um colega meu fez o tcc dele usando mineração de dados, achei muito legal mesmo.
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eder Pereira
28/03/2015
Sim, é o que estou analisando. Tomei a liberdade de ver seu linkedin, vi que trabalha com bi, e fez mba na área, parabéns. Sou de Ijuí, pertinho de Passo Fundo. Um amigo fez uma matéria na UPF pra terminar a graduação dele, falou muito bem na UPF.
Marisiana Battistella
28/03/2015
A UPF é uma instituição de ensino muito boa, fiz minha graduação lá.
Já ouvi falar muito bem da tua cidade!
Eder Pereira
28/03/2015
A UPF é uma instituição de ensino muito boa, fiz minha graduação lá.
Já ouvi falar muito bem da tua cidade!
Ainda estou pensando em onde fazer uma pós/mba/mestrado, se é que vou fazer. Falta 2 anos pra concluir a graduação, então tenho tempo ainda.
Marisiana Battistella
28/03/2015
Tem opções boas de MBA! Se não me engano, tem MBA em B.I., presencial, em POA, na PUC ou na UFRGS.
Roniere Almeida
28/03/2015
Mas B.I é uma area boa, até estagio paga-se bem.
Marisiana Battistella
28/03/2015
Já vi diversos materiais bons sobre os cursos no youtube, eles tem um canal onde postam algumas aulas dos cursos..
A questão de valores é realmente complicado pois é um bom investimento, mas sempre vale a pena!
Eder Pereira
28/03/2015
Roniere Almeida
28/03/2015
Já vi diversos materiais bons sobre os cursos no youtube, eles tem um canal onde postam algumas aulas dos cursos..
A questão de valores é realmente complicado pois é um bom investimento, mas sempre vale a pena!
Quanto a isso não resta duvida, investir em educação é algo que vale a pena!
Marisiana Battistella
28/03/2015
Até onde me lembro das informações que já tive, a maioria das aulas do MBA são por videoconferência e tem uma prova presencial do final do curso.
Roniere Almeida
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Roniere Almeida
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Sabendo que existe dá pra considerar a possibilidade de incluir nos objetivos futuros!
Roniere Almeida
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eder Pereira
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eder Pereira
28/03/2015
Roniere Almeida
28/03/2015
Conheço um ex colega de classe da faculdade que foi para algum país da america do sul(fora o brasil é claro!) trabalhar como analista de suporte ou analista de produto(Microsoft), no caso dele espanhol fluente, segundo ele vale a pena!!!
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Muitos profissionais estão fazendo isso, trabalhar fora, se puder falar, alem de crescimento profissional os motivos?
Lucas Ramos
28/03/2015
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Eduardo Pessoa
28/03/2015
Tambem acho, atualmente está demais...
Roniere Almeida
28/03/2015
Concordo contigo, o mercado em si, todos os setores estão decaindo...menos os bancos, em tempos de crise são os que mais lucram.
Marisiana Battistella
28/03/2015
Pobre de quem fizer um financiamento agora, vai pagar juros absurdos...
Marisiana Battistella
28/03/2015
Roniere Almeida
28/03/2015
Pobre de quem tem conta corrente tambem!!! hehehe
Marisiana Battistella
28/03/2015
Edvaldo Amorim
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Na área de infra, na minha leiga opinião, quem trabalha com redes, servidores e segurança deve se destacar...
Edvaldo Amorim
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
A ideia do artigo, pelo que entendi, foi apresentar as profissões novas na TI que vinham se destacando em 2014 e que foram identificadas como promissoras em 2015.
Isso não quer dizer que as que não foram citadas e que são bem reconhecidas estão perdendo seu valor...
Edvaldo Amorim
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
O importante é que compartilhamos as opiniões...!
Edvaldo Amorim
28/03/2015
Marisiana Battistella
28/03/2015
Também gosto muito de participar desse fórum!!