Programa cobrado mensalmente. Como ?

Delphi

23/03/2005

Olá.

Preciso de uma idéia para o seguinte caso: Minha empresa cobra dos clientes mensalmente um dinheiro chamado de ´manutenção´. É alto. Os que não querem não precisam e o sistema vai rodando mas qualquer atualização q ele precise a gente negocia um pagamento. A idéia agora é parar de vender o sistema e começar a alugar pra todo mundo. Ou seja, se o mês que o cara não pagar, o sistema tem que travar. Assim que ele pagar o sistema está liberado de novo.

Como faço isso de forma prática?

Aceito sugestões para mudar o banco, mudar exe., atualizar alguma coisa via internet... via telefone... via mensagem de celucar... de sinais de fumaça... mímica.. enfim...

Só tenho uma exigência. O cliente que pagou normal não deve ser incomodado com nada. A coisa tem que acontecer de forma que ele nem se incomode.

Conto com vcs...

Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

Curtidas 0

Respostas

Fsflorencio

Fsflorencio

23/03/2005

Você pode criptografar um prazo de validade no seu banco onde todo mês o cliente tenha que rodar um script atualizando o prazo de validade ou então mandar um código pro cliente digitar atualizando o prazo.

Mas aí o cliente terá que ser acionado mensalmente.

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

Bom... parece que se o cliente não for acionado nao vai funcionar mesmo. Já estávamos aceitando isso...
O controle então vai ser feito através do banco. Agora tenho uma dúvida:

Mas e a senha do banco? Uso Firebird ou MySQL. Qual o nível de dificuldade dos clientes conseguirem a senha do banco?

Também não quero que as informações sejam acessíveis... Se ele achar um sistema mais barato e quiser acessar as informações para exportar, tem que pagar uma taxa... (já estava decidido colocar isso no contratro)...

Só se a polícia federal pedir a gente libera o banco de graça...

É seguro o acesso do Firebird e MySQL ? Tenho que tomar algumas medidas para melhorar o nível de eficiência ou vou depender totalmente da senha... ?

GOSTEI 0
Sanses

Sanses

23/03/2005

olá

bem eu costumo colocar uma senha criptografada sim, mas não a coloco no banco de dados não. Coloco no registro do windows, como é criptografada tenho menores possibilidades de alguem encontrar e decifrar. Quanto ao banco de dados, bem, no contrato deve ser estipulado uma multa para casos de rescisão do mesmo. A multa sendo paga, não vejo o porque de liberar o banco de dados, uma vez que os ´DADOS´ são propriedade do cliente, ou seja, os clientes dele são dele e não seu.

Sanses

GOSTEI 0
Fred

Fred

23/03/2005

Eu tambem coloco no Registro do Windows, uma senha criptografada!! Nesta senha ja tem a senha propriamente dita e tambem tem o prazo de validade, ou melhor a data de expiração!! Tipo eu criptografo a senha+datadevalidade e escondo no registro do windows!!!, c o cliente quiser pagar mais de 1 mes, fica facil!!! ai quando estiver chegando na data de expiração o programa fica dando um aviso!! ai o cliente tem que me ligar, ou eu mesmo verifico que ele pagou e passo uma senha pra ele!!!esta senha, ja tem a senha de liberação e a data de expiração... e por ai vai... vc pode verificar que ele pagou e mandar pra ele por e-mail!! bom mas no meu caso nao funcionaria, pq o cliente tem que me passar uma senha que aparece la no programa( e esta eh sempre diferente), ai com esta eu crio outra e envio pra ele!!!

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

Quando falei em gravar no banco era a data de expiração. Não entendi essa parte da senha no registro. Pra q essa senha? Por acaso é a senha q o usuário deve digitar para entrar no sistema ? Ou uma senha para liberar o acesso durante o período ?

GOSTEI 0
Michael

Michael

23/03/2005

Olá Daniel!

Vc poderia fazer o que a maioria das softhouses que alugam software faz. Vou explicar: todo mês, o seu cliente deve entrar no website da sua empresa e baixar a chave de liberação para o mês corrente. Pode ser um arquivo texto, devidamente criptografado, que contenha uma chave que o software, ao ler, vai renovar o seu período de acesso. Vc pode inclusive tornar esse processo automática, se a máquina onde o programa rodar tiver acesso à Web. Se seu software é chamado do servidor, e não fica na máquina cliente, então é mais fácil ainda. Uma única atualização e todas as estações estarão liberadas.

Quanto a cobrar uma taxa para o cliente poder migrar seus dados para outro sistema, acho isso um absurdo, pois, como o colega Sanses disse, os dados pertencem ao cliente, e não à empresa que criou o sistema.

[]´s

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

blz sobre a chave... Essa ideia de autorização pela internet é ótima. Afinal é só o cliente pagar e o acesso estará liberado via internet. Talvez nem será incomodado.

Sobre os dados. Se o cara resolver parar a locação o banco de dados vai acabar inacessível. A maior parte do desenvolvimento da nossa empresa se baseia em store procedures e views. Isso não está a venda, está alugado. A senha do banco nunca iremos dar.
Se ele não pagar a rescisão de contrato - que tem valor igual a uma mensalidade - não exportaremos os dados. Afinal seria trabalho e tempo não pagos. Está no contrato. Só assinam os que aceitam as condições.

Não acho isso um absurdo.

GOSTEI 0
Yallebr

Yallebr

23/03/2005

Olá amigo danielclubedelphi,

Vc é por LEI Obrigado a entrar os dados. Vou dar uma enfase. ´OBRIGADO´. Ao meu ver não precisaria estar na lei isso. Pois já está no Código de Ética do IEEE que deverá ser fornecido os dados para o cliente.

Mas caso você não queira seguir esse procedimento de ética, basta que seu cliente vá até a justiça que fale sobre o ocorrido e vc terá que entrar os dados em 24 horas sobre multa de alguns mil reais dia. Isso se o juiz não determinar que vc deverá pagar os prejuisos que causou para o cliente por não entrar um produto que é dele, a informação.

Outra coisa, não adianta vc colocar isso no contrato. Pois um contrato privado não pode ferir uma lei.

Vc não é obrigado a fazer a migração, mas é obrigado a permitir isso. Eu sou a favor disso pela ética, principalmente em nossa área de TI que os clientes sempre tem medo de contratos por ´não existir uma ética como Medicina´ ou pelas empresas não comprirem essa ética (O conselho segue a IEEE). Mas é bom ficar claro que achando ético ou você é obrigado.

Yalle Cunha V. da Paixão.
yalle@brtecno.com

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

Não sou obrigado a gerar arquivos com qualidade. Certo? Alias... qualidade é discutivel.

Já pegamos arquivos feitos pelo Data Flex que era simplesmente impossível de fazer alguma coisa.

Pois eu posso gerar os arquivos porcamente e entregar para a próxima empresa (como sempre ocorreu com a gente).

Grande porcaria a ética e a lei.

GOSTEI 0
Sergio Carvalho

Sergio Carvalho

23/03/2005

Como já disseram antes, os dados são de propriedade do cliente, você não pode ´travar´ esses dados e liberá-los a um custo.

Pelo que acontece aqui na minha região seria indiferente a minha liberação ou não, pois quando ocliente decide trocar o sistema ele não fala nada, a outra empresa vai lá e copia as bases. Quando a SH é informada o outro sistema já está rodando com os dados obtidos da base antiga. Só resta apagar o sistema e as bases.

Quanto ao travamento mensal, você pode fazer com que seu sistema verifique na sua pagina na internet se aquele cliente está liberado e até quando, renovando assim a assinatura. O cara não vai nem perceber. Sua trava tem de ser boa o suficiente para não ser ´enganada´ com uma simples troca de data no computador e nem ficar ´travando fora de hora´ já peguei alguns clientes de um concorrente porque o sistema de trava dele corrompe e o cliente tem de ficar destravando duas ou três vezes no mês, e no caso de farmácias que trabalham domingos e feriados eles ficaram sem poder trabalhar no sistema porque ele resolveu travar justo naquele dia. Portanto muito cuidado com a trava que vc criar.

Fui ... 8)

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

23/03/2005

Colega,

Os dados são do Cliente e ele tem acesso por meio do sistema. Se há uma cláusula que o não pagamento da mensalidade implica na paralização do sistema, implicitamente os dados estão bloqueados de acesso. Entretanto, é bom ter respaldo no contrato, como um o encerramento do contrato poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja comunicado com x tempo de antecedência, a não cumprimento desta cláusula, além de multa, implica na NÃO permissão de exportar os dados para outras aplicações.
Isto é tão válido que perdi um cliente para uma SH concorrente e a assessoria do mesmo oriento-o a solicitar minha autorização formal para ´aproveitamento´ dos dados.

GOSTEI 0
Sergio Carvalho

Sergio Carvalho

23/03/2005

[quote:4fa9cf4ef4=´Aroldo Zanela´]Colega,

Os dados são do Cliente e ele tem acesso por meio do sistema. Se há uma cláusula que o não pagamento da mensalidade implica na paralização do sistema, implicitamente os dados estão bloqueados de acesso. Entretanto, é bom ter respaldo no contrato, como um o encerramento do contrato poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja comunicado com x tempo de antecedência, a não cumprimento desta cláusula, além de multa, implica na NÃO permissão de exportar os dados para outras aplicações.
Isto é tão válido que perdi um cliente para uma SH concorrente e a assessoria do mesmo oriento-o a solicitar minha autorização formal para ´aproveitamento´ dos dados.[/quote:4fa9cf4ef4]

Concordo com você, mas acho que o nosso colega queria travar o acesso a base de dados fisicamente. Concordo que com o sistema bloqueado os dados também estarão, mas não vejo como proibir alguém de abrir as bases e copiar os dados.

Fui ... 8)

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

23/03/2005

Colega,

Eu considero que uma criptografia simples poderia resolver o problema, mas acho que o principal é ter o amparo da lei. Isto deve ficar muito claro no contrato e não dar margem para o Cliente alegar ´que ficou com a faca no pescoço´.
A propósito, lei 9.609 de 19/02/1998: http://www.mct.gov.br/legis/leis/9609_98.htm

GOSTEI 0
Yallebr

Yallebr

23/03/2005

Pessoal,

Acho despresível ler isso de alguem da área.

Grande porcaria a ética e a lei.

Não podemos depois reclamar que nossa área não é confiável na visão do consumidor. Onde pessoas (sendo da área ou não, mas no mínimo atuam na área) pregam uma frase dessa.

Fico com medo de uma empresa dessa, pois o lema é ´que se ferre o cliente´.
8)

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

Pessoal, Acho despresível ler isso de alguem da área. [quote:bbb6a3abbc]Grande porcaria a ética e a lei.

Não podemos depois reclamar que nossa área não é confiável na visão do consumidor. Onde pessoas (sendo da área ou não, mas no mínimo atuam na área) pregam uma frase dessa.

Fico com medo de uma empresa dessa, pois o lema é ´que se ferre o cliente´.
8)[/quote:bbb6a3abbc]

Amiquinho. O que eu estou querendo dizer é que apesar da Lei ME obrigar e obrigar os OUTROS (nao sei se obriga mesmo) a disponibilizar os dados, sempre me foram disponibilizados PORCAMENTE.

A lei realmente pode ser entendida de várias formas. Ele é uma grande porcaria pq geralmente atrapalha quem tem razão e ajuda mal intencionados. Não estou falando que tenho ou não razão.

Atire a primeira pedra em um advogado quem nunca foi prejudicado pela lei... Mesmo tendo razão... Aliás estou escrevendo isso atráves de um Speedy... pagando um provedor... Pq isso acontece se a lei me ampara ?

A lei não tem ética. Precisamos nos apoiar na lei para não se complicar mais ainda do lado financeiro. Portanto, concluo que devemos NÃO SER ÉTICOS APOIADOS NA LEI.

Agora... Vc pode fazer o que quiser com os seus clientes e concorrentes. Eu prefiro por tudo em contrato e dizer o que vou cobrar dele. Ele aceita o que quiser e faço o que a justiça me obrigar.

Até pq, quantos Kgs de bondade está custando um carro? A vida é curta demais pra ser bonzinho.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

23/03/2005

[quote:85a0128be3=´yallebr´]Pessoal, Acho despresível ler isso de alguem da área. [quote:85a0128be3]Grande porcaria a ética e a lei.

[/quote:85a0128be3]Amiquinho. O que eu estou querendo dizer é que apesar da Lei ME obrigar e obrigar os OUTROS (nao sei se obriga mesmo) a disponibilizar os dados, sempre me foram disponibilizados PORCAMENTE.[/quote:85a0128be3]
Se todos tivessem este seu modo de encarar as coisas ao enviar dúvidas e respostas no fórum, isto aqui não teria ido pra frente. Eu já postei dúvidas aqui que não me foram respondidas, e não é por isso que ia parar de ajudar quem precisasse. Tudo que vc quer é uma desculpa para corrigir seus defeitos. Porque não tenta fazer valer seus direitos ao invés de fazer ´como todo mundo´(nesta sua definição)?

GOSTEI 0
Danielclubedelphi

Danielclubedelphi

23/03/2005

Cara.

Geralmente quem usa o fórum está começando... Ou já começou e está tropeçando... Quem ajuda, geralmente o faz na boa fé.

Minha dúvida já foi respondida onde eu estava tropeçando. MAS VOU FAZER ESSA BOMBA E PRONTO.

NOSSO PATRÃO QUER ISSO E JÁ ERA. O dia q eu for o dono talvez faça alguma coisa diferente.

PRONTO ACABOU.

GOSTEI 0
Pro-luck

Pro-luck

23/03/2005

[quote:eaf4c5f3b4=´Aroldo Zanela´]Colega,

Eu considero que uma criptografia simples poderia resolver o problema, mas acho que o principal é ter o amparo da lei. Isto deve ficar muito claro no contrato e não dar margem para o Cliente alegar ´que ficou com a faca no pescoço´.
A propósito, lei 9.609 de 19/02/1998: http://www.mct.gov.br/legis/leis/9609_98.htm[/quote:eaf4c5f3b4]

Vc pode me ensinar como fazer essa criptografia simples??? Também acredito que algo simples e sem tanto cuidado, mas feito gera uma espécie de fidelização de cliente. Inspira confiança. Se um cliente percebe que estou muito preocupado blindar o meu sistema porque ele talves possa crackeá-lo, significa que estou dando motivos para que ele também não confie em mim...

Quero realmente algo simples. Uma criptografia que me possibilite destravar o sistema até com um telefonema, sem que o cliente aprenda como fazê-lo.

Certo de sua atenção, antecipadamente agradeço.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

23/03/2005

Eu não travo os dados de nenhum cliente, afinal de contas é dele, travo o meu programa, caso ele queira utilizar o programa de outro, a escolha também é dele, assim como do concorrente em pegar os dados e transportá-los para o novo sistema. Se o concorrente me perguntar algo eu respondo qual o banco de dados e nada mais, ele que ser vire, afinal de contas eu também já peguei clientes de concorrentes e dei os meus ´pulos´ para conseguir importar dados, algumas vezes inclusive não importei todos os campos por digamos assim ´incompatibilidade´ de dados e informei o cliente que só iria importar os dados cadastrais dos clientes e ainda assim parcialmente, ele teria que recompletá-los, porém se o cliente quizer que eu forneça os dados do banco de dados, digamos que em um txt, para facilitar a importação é claro que eu faço e cobro, de graça nem relógio trabalha(tem que dar corda), quanto ao concorrente se eu lhe forneci o banco de dados utilizado e ele não sabe como fazer a importação, não há problema algum eu também faço e cobro, porém acho que com a informação do banco, onde não informo nem o nome dos campos, ele tem condições suficientes para efetuar a importação, e se não sabe então é porque é aprendiz, aí então eu sei que o cliente não ficará com o sistema do concorrente durante muito tempo.

GOSTEI 0
POSTAR