Fórum Programa cobrado mensalmente. Como ? #273907
23/03/2005
0
Preciso de uma idéia para o seguinte caso: Minha empresa cobra dos clientes mensalmente um dinheiro chamado de ´manutenção´. É alto. Os que não querem não precisam e o sistema vai rodando mas qualquer atualização q ele precise a gente negocia um pagamento. A idéia agora é parar de vender o sistema e começar a alugar pra todo mundo. Ou seja, se o mês que o cara não pagar, o sistema tem que travar. Assim que ele pagar o sistema está liberado de novo.
Como faço isso de forma prática?
Aceito sugestões para mudar o banco, mudar exe., atualizar alguma coisa via internet... via telefone... via mensagem de celucar... de sinais de fumaça... mímica.. enfim...
Só tenho uma exigência. O cliente que pagou normal não deve ser incomodado com nada. A coisa tem que acontecer de forma que ele nem se incomode.
Conto com vcs...
Danielclubedelphi
Curtir tópico
+ 0Posts
24/03/2005
Fsflorencio
Mas aí o cliente terá que ser acionado mensalmente.
Gostei + 0
24/03/2005
Danielclubedelphi
O controle então vai ser feito através do banco. Agora tenho uma dúvida:
Mas e a senha do banco? Uso Firebird ou MySQL. Qual o nível de dificuldade dos clientes conseguirem a senha do banco?
Também não quero que as informações sejam acessíveis... Se ele achar um sistema mais barato e quiser acessar as informações para exportar, tem que pagar uma taxa... (já estava decidido colocar isso no contratro)...
Só se a polícia federal pedir a gente libera o banco de graça...
É seguro o acesso do Firebird e MySQL ? Tenho que tomar algumas medidas para melhorar o nível de eficiência ou vou depender totalmente da senha... ?
Gostei + 0
24/03/2005
Sanses
bem eu costumo colocar uma senha criptografada sim, mas não a coloco no banco de dados não. Coloco no registro do windows, como é criptografada tenho menores possibilidades de alguem encontrar e decifrar. Quanto ao banco de dados, bem, no contrato deve ser estipulado uma multa para casos de rescisão do mesmo. A multa sendo paga, não vejo o porque de liberar o banco de dados, uma vez que os ´DADOS´ são propriedade do cliente, ou seja, os clientes dele são dele e não seu.
Sanses
Gostei + 0
24/03/2005
Fred
Gostei + 0
25/03/2005
Danielclubedelphi
Gostei + 0
25/03/2005
Michael
Vc poderia fazer o que a maioria das softhouses que alugam software faz. Vou explicar: todo mês, o seu cliente deve entrar no website da sua empresa e baixar a chave de liberação para o mês corrente. Pode ser um arquivo texto, devidamente criptografado, que contenha uma chave que o software, ao ler, vai renovar o seu período de acesso. Vc pode inclusive tornar esse processo automática, se a máquina onde o programa rodar tiver acesso à Web. Se seu software é chamado do servidor, e não fica na máquina cliente, então é mais fácil ainda. Uma única atualização e todas as estações estarão liberadas.
Quanto a cobrar uma taxa para o cliente poder migrar seus dados para outro sistema, acho isso um absurdo, pois, como o colega Sanses disse, os dados pertencem ao cliente, e não à empresa que criou o sistema.
[]´s
Gostei + 0
25/03/2005
Danielclubedelphi
Sobre os dados. Se o cara resolver parar a locação o banco de dados vai acabar inacessível. A maior parte do desenvolvimento da nossa empresa se baseia em store procedures e views. Isso não está a venda, está alugado. A senha do banco nunca iremos dar.
Se ele não pagar a rescisão de contrato - que tem valor igual a uma mensalidade - não exportaremos os dados. Afinal seria trabalho e tempo não pagos. Está no contrato. Só assinam os que aceitam as condições.
Não acho isso um absurdo.
Gostei + 0
27/03/2005
Yallebr
Vc é por LEI Obrigado a entrar os dados. Vou dar uma enfase. ´OBRIGADO´. Ao meu ver não precisaria estar na lei isso. Pois já está no Código de Ética do IEEE que deverá ser fornecido os dados para o cliente.
Mas caso você não queira seguir esse procedimento de ética, basta que seu cliente vá até a justiça que fale sobre o ocorrido e vc terá que entrar os dados em 24 horas sobre multa de alguns mil reais dia. Isso se o juiz não determinar que vc deverá pagar os prejuisos que causou para o cliente por não entrar um produto que é dele, a informação.
Outra coisa, não adianta vc colocar isso no contrato. Pois um contrato privado não pode ferir uma lei.
Vc não é obrigado a fazer a migração, mas é obrigado a permitir isso. Eu sou a favor disso pela ética, principalmente em nossa área de TI que os clientes sempre tem medo de contratos por ´não existir uma ética como Medicina´ ou pelas empresas não comprirem essa ética (O conselho segue a IEEE). Mas é bom ficar claro que achando ético ou você é obrigado.
Yalle Cunha V. da Paixão.
yalle@brtecno.com
Gostei + 0
28/03/2005
Danielclubedelphi
Já pegamos arquivos feitos pelo Data Flex que era simplesmente impossível de fazer alguma coisa.
Pois eu posso gerar os arquivos porcamente e entregar para a próxima empresa (como sempre ocorreu com a gente).
Grande porcaria a ética e a lei.
Gostei + 0
28/03/2005
Sergio Carvalho
Pelo que acontece aqui na minha região seria indiferente a minha liberação ou não, pois quando ocliente decide trocar o sistema ele não fala nada, a outra empresa vai lá e copia as bases. Quando a SH é informada o outro sistema já está rodando com os dados obtidos da base antiga. Só resta apagar o sistema e as bases.
Quanto ao travamento mensal, você pode fazer com que seu sistema verifique na sua pagina na internet se aquele cliente está liberado e até quando, renovando assim a assinatura. O cara não vai nem perceber. Sua trava tem de ser boa o suficiente para não ser ´enganada´ com uma simples troca de data no computador e nem ficar ´travando fora de hora´ já peguei alguns clientes de um concorrente porque o sistema de trava dele corrompe e o cliente tem de ficar destravando duas ou três vezes no mês, e no caso de farmácias que trabalham domingos e feriados eles ficaram sem poder trabalhar no sistema porque ele resolveu travar justo naquele dia. Portanto muito cuidado com a trava que vc criar.
Fui ... 8)
Gostei + 0
28/03/2005
Aroldo Zanela
Os dados são do Cliente e ele tem acesso por meio do sistema. Se há uma cláusula que o não pagamento da mensalidade implica na paralização do sistema, implicitamente os dados estão bloqueados de acesso. Entretanto, é bom ter respaldo no contrato, como um o encerramento do contrato poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja comunicado com x tempo de antecedência, a não cumprimento desta cláusula, além de multa, implica na NÃO permissão de exportar os dados para outras aplicações.
Isto é tão válido que perdi um cliente para uma SH concorrente e a assessoria do mesmo oriento-o a solicitar minha autorização formal para ´aproveitamento´ dos dados.
Gostei + 0
29/03/2005
Sergio Carvalho
Os dados são do Cliente e ele tem acesso por meio do sistema. Se há uma cláusula que o não pagamento da mensalidade implica na paralização do sistema, implicitamente os dados estão bloqueados de acesso. Entretanto, é bom ter respaldo no contrato, como um o encerramento do contrato poderá ocorrer a qualquer momento desde que seja comunicado com x tempo de antecedência, a não cumprimento desta cláusula, além de multa, implica na NÃO permissão de exportar os dados para outras aplicações.
Isto é tão válido que perdi um cliente para uma SH concorrente e a assessoria do mesmo oriento-o a solicitar minha autorização formal para ´aproveitamento´ dos dados.[/quote:4fa9cf4ef4]
Concordo com você, mas acho que o nosso colega queria travar o acesso a base de dados fisicamente. Concordo que com o sistema bloqueado os dados também estarão, mas não vejo como proibir alguém de abrir as bases e copiar os dados.
Fui ... 8)
Gostei + 0
29/03/2005
Aroldo Zanela
Eu considero que uma criptografia simples poderia resolver o problema, mas acho que o principal é ter o amparo da lei. Isto deve ficar muito claro no contrato e não dar margem para o Cliente alegar ´que ficou com a faca no pescoço´.
A propósito, lei 9.609 de 19/02/1998: http://www.mct.gov.br/legis/leis/9609_98.htm
Gostei + 0
29/03/2005
Yallebr
Acho despresível ler isso de alguem da área.
Não podemos depois reclamar que nossa área não é confiável na visão do consumidor. Onde pessoas (sendo da área ou não, mas no mínimo atuam na área) pregam uma frase dessa.
Fico com medo de uma empresa dessa, pois o lema é ´que se ferre o cliente´.
8)
Gostei + 0
30/03/2005
Danielclubedelphi
Não podemos depois reclamar que nossa área não é confiável na visão do consumidor. Onde pessoas (sendo da área ou não, mas no mínimo atuam na área) pregam uma frase dessa.
Fico com medo de uma empresa dessa, pois o lema é ´que se ferre o cliente´.
8)[/quote:bbb6a3abbc]
Amiquinho. O que eu estou querendo dizer é que apesar da Lei ME obrigar e obrigar os OUTROS (nao sei se obriga mesmo) a disponibilizar os dados, sempre me foram disponibilizados PORCAMENTE.
A lei realmente pode ser entendida de várias formas. Ele é uma grande porcaria pq geralmente atrapalha quem tem razão e ajuda mal intencionados. Não estou falando que tenho ou não razão.
Atire a primeira pedra em um advogado quem nunca foi prejudicado pela lei... Mesmo tendo razão... Aliás estou escrevendo isso atráves de um Speedy... pagando um provedor... Pq isso acontece se a lei me ampara ?
A lei não tem ética. Precisamos nos apoiar na lei para não se complicar mais ainda do lado financeiro. Portanto, concluo que devemos NÃO SER ÉTICOS APOIADOS NA LEI.
Agora... Vc pode fazer o que quiser com os seus clientes e concorrentes. Eu prefiro por tudo em contrato e dizer o que vou cobrar dele. Ele aceita o que quiser e faço o que a justiça me obrigar.
Até pq, quantos Kgs de bondade está custando um carro? A vida é curta demais pra ser bonzinho.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)