Projeto feito no XE3 portado para 2010, voltamos para o XE3... não ta compilando
Boa tarde a todos...
Bem, temos um projeto que inicialmente foi feito usando a versão XE3, porém devido ao uso de alguns componentes que tinhamos somente na versão 2010 fizemos o downgrade até que adquirimos as suas atualizações para o XE3. Pois bem, compramos as devidas atualizações e o delphi simplesmente não quer mais compilar o projeto. Detalhe é que são os mesmos componentes nas 2 versões e os projetos que foram feitos e mantidos no XE3 estão compilando normalmente, já esse específico esta dando erros a exemplo das declarações Windows e Message na Uses ou erro em TMsg ou HDC.
Estamos usando o InfoPower, ReportBuilder, TUsers, RDAcesso (para controle de serial) e VCLSkin.
Desde já agradecemos.
Bem, temos um projeto que inicialmente foi feito usando a versão XE3, porém devido ao uso de alguns componentes que tinhamos somente na versão 2010 fizemos o downgrade até que adquirimos as suas atualizações para o XE3. Pois bem, compramos as devidas atualizações e o delphi simplesmente não quer mais compilar o projeto. Detalhe é que são os mesmos componentes nas 2 versões e os projetos que foram feitos e mantidos no XE3 estão compilando normalmente, já esse específico esta dando erros a exemplo das declarações Windows e Message na Uses ou erro em TMsg ou HDC.
Estamos usando o InfoPower, ReportBuilder, TUsers, RDAcesso (para controle de serial) e VCLSkin.
Desde já agradecemos.
Claudio Andrade
Curtidas 0
Respostas
Marcos Oliveira
21/09/2013
Cláudio, poste por favor algumas mensagem para podermos analisar.
GOSTEI 0
Claudio Andrade
21/09/2013
Antes de mais nada, obrigado pelo retorno Marcos!!
Bom, além das declarações Windows, Message e WinTypes que devem sair da USES e é tranquilo tenho os seguintes erros:
- No Tusers tem a procedure DoAppMessage(var Msg: TMsg; var Handled: Boolean); e acusa o erro E2003 Undeclared identifier: 'TMsg'
- O simples código para o Enter funcionar na movimentação entre os edit´s esta dando erro no vk_return (E2003 Undeclared identifier: 'vk_return')
- Variável declarada do tipo DWord acusando E2003 Undeclared identifier: 'DWord'
- Ainda no TUsers tem a declaração ComObj em uma unit e acusa o erro F1026 File not found: 'ComObj.dcu'
- Mais outro: wm_nextDlgCtl (E2003 Undeclared identifier: 'wm_nextDlgCtl')...
Bem, durante os erros o endereçamento das unit´s aparece nos diretórios onde os componentes estão instalados, mas a sensação que tenho é que internamente em algum lugar do fonte do sistema, o compilador esta indo buscar os componentes instalados no delphi 2010.
Outros projetos que foram portados da versão 2010 para a XE3 não tive problema algum durante a migração e estão rodando de forma tranquila.
Se puder me dar essa ajuda eu lhe ficaria muito grato.
Forte abraço.
Bom, além das declarações Windows, Message e WinTypes que devem sair da USES e é tranquilo tenho os seguintes erros:
- No Tusers tem a procedure DoAppMessage(var Msg: TMsg; var Handled: Boolean); e acusa o erro E2003 Undeclared identifier: 'TMsg'
- O simples código para o Enter funcionar na movimentação entre os edit´s esta dando erro no vk_return (E2003 Undeclared identifier: 'vk_return')
- Variável declarada do tipo DWord acusando E2003 Undeclared identifier: 'DWord'
- Ainda no TUsers tem a declaração ComObj em uma unit e acusa o erro F1026 File not found: 'ComObj.dcu'
- Mais outro: wm_nextDlgCtl (E2003 Undeclared identifier: 'wm_nextDlgCtl')...
Bem, durante os erros o endereçamento das unit´s aparece nos diretórios onde os componentes estão instalados, mas a sensação que tenho é que internamente em algum lugar do fonte do sistema, o compilador esta indo buscar os componentes instalados no delphi 2010.
Outros projetos que foram portados da versão 2010 para a XE3 não tive problema algum durante a migração e estão rodando de forma tranquila.
Se puder me dar essa ajuda eu lhe ficaria muito grato.
Forte abraço.
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
21/09/2013
Cláudio, você viu se todas as units estão declaradas no Delphi? Por exemplo, verifique se a unit "Messages" está declarada. Se estiver, troque por "Winapi.Messages", e veja se vai parar de dar algum erro. Se persistir, creio que pode ser um problema no seu Delphi, com as "Paths" presentes na "Library Path". Eu já passei por um erro semelhante. Quando instalei um componente, ele apagou todos os caminhos da "Library Path" do Delphi.
Att,
Marcos
Att,
Marcos
GOSTEI 0
Manoel Jr
21/09/2013
Acho que o problema está na maneira como o Delphi 2010 e o Delphi xe3 declaram as USES o Delphi xex usa a declaração tipo um namespace enquanto o 2010 não por esse motivo acredito que o xe3 não esteja encontrando as funções.
EX:
xe3 - uses Winapi.Windows, Winapi.Messages, System.SysUtils.......
2010 - uses Windows, Messages, SysUtils ...
Abra um dos seus projetos feitos em xe3 que usam os mesmos componente e observe as uses que você talvez encontre o problema.
há e também você utilizando o build ao invés de compile você encontrará exatamente em qual lugar o delphi está se perdendo no momento de realizar a compilação.
EX:
xe3 - uses Winapi.Windows, Winapi.Messages, System.SysUtils.......
2010 - uses Windows, Messages, SysUtils ...
Abra um dos seus projetos feitos em xe3 que usam os mesmos componente e observe as uses que você talvez encontre o problema.
há e também você utilizando o build ao invés de compile você encontrará exatamente em qual lugar o delphi está se perdendo no momento de realizar a compilação.
GOSTEI 0
Claudio Andrade
21/09/2013
Opa,
Fiz o procedimento que vocês falaram e agora esta caindo na declaração WinProcps com o erro F1026 File not found: 'WinProcps.dcu'
Mais uma vez estou agradecendo pela força.
Abraço.
Fiz o procedimento que vocês falaram e agora esta caindo na declaração WinProcps com o erro F1026 File not found: 'WinProcps.dcu'
Mais uma vez estou agradecendo pela força.
Abraço.
GOSTEI 0
Manoel Jr
21/09/2013
essa unit WinProcps foi a bastante tempo descontinuada não é mais um tipo, localize o local onde está sendo usada e substitua pela windows ou então siga esse caminho com o projeto que está dando o erro aberto
Open Project - Options, Delphi Compiler ,into Unit aliases insert:
WinTypes=Windows;WinProcs=Windows;DbiProcs=BDE;DbiTypes=BDE;DbiErrs=BDE
Um artigo completo sobre esse problema você encontrará aqui:[url]http://www.brainrage.com/?p=98[/url]
Open Project - Options, Delphi Compiler ,into Unit aliases insert:
WinTypes=Windows;WinProcs=Windows;DbiProcs=BDE;DbiTypes=BDE;DbiErrs=BDE
Um artigo completo sobre esse problema você encontrará aqui:[url]http://www.brainrage.com/?p=98[/url]
GOSTEI 0
Claudio Andrade
21/09/2013
É ai que ta o problema, porque o erro não ta acontecendo nos fontes do sistema e sim nos componente, e são os mesmo componentes que utilizo nos projetos tanto feitos no XE3 como no 2010. Cheguei a fazer o teste aqui de outros 2 projetos iniciados no 2010 e abri com o XE3 e estão compilando normalmente.
A configuração do caminho que você me passou é a mesma que eu tenho aqui. Será que correu o risco de ter vindo em algum lugar do projeto algum caminho que esteje referenciando a versão 2010?
O componente que está acusando o erro agora (WinProcps) é o TUsers 2.0.5.0, e a algumas semanas atrás entrei em contato como Jackson da ToolsAndComps para poder comprar a versão 2.0.8.0 mas não tive resposta, como o componente vem com os fontes venho trabalhando com ele desde que instalei o XE3 e meus projetos estão funcionando de forma normal.
Abraço.
A configuração do caminho que você me passou é a mesma que eu tenho aqui. Será que correu o risco de ter vindo em algum lugar do projeto algum caminho que esteje referenciando a versão 2010?
O componente que está acusando o erro agora (WinProcps) é o TUsers 2.0.5.0, e a algumas semanas atrás entrei em contato como Jackson da ToolsAndComps para poder comprar a versão 2.0.8.0 mas não tive resposta, como o componente vem com os fontes venho trabalhando com ele desde que instalei o XE3 e meus projetos estão funcionando de forma normal.
Abraço.
GOSTEI 0
Claudio Andrade
21/09/2013
Bom pessoal, seguinte...
Apaguei a declaração WinProcps e reiniciei o windows... voialá... passaram os erros, porém agora esta pedindo o windows.dcu no RDAcesso.
Enviei um e-mail para o suporte da Deltress e vamos ver o que eles me falam.
Qualquer novidade eu retorno.
Obrigado e abraços a todos.
Apaguei a declaração WinProcps e reiniciei o windows... voialá... passaram os erros, porém agora esta pedindo o windows.dcu no RDAcesso.
Enviei um e-mail para o suporte da Deltress e vamos ver o que eles me falam.
Qualquer novidade eu retorno.
Obrigado e abraços a todos.
GOSTEI 0
Claudio Andrade
21/09/2013
Novidades sobre o problema...
Apesar de não ter retorno da Deltress, pesquisei no site da Embarcadero e descobrir que era necessário acrescentar Winapi em Project Options -> Unit scope names
Problema resolvido e projeto compilando normalmente.
Mais uma vez agradeço ao Marcos e ao ManoelJr pela grande ajuda.
Abraço a todos.
Apesar de não ter retorno da Deltress, pesquisei no site da Embarcadero e descobrir que era necessário acrescentar Winapi em Project Options -> Unit scope names
Problema resolvido e projeto compilando normalmente.
Mais uma vez agradeço ao Marcos e ao ManoelJr pela grande ajuda.
Abraço a todos.
GOSTEI 0
Marcos Oliveira
21/09/2013
Cláudio, obrigado a você por postar a solução. Caso isso aconteça algum dia comigo, já sei como resolver.
Abraço!
Abraço!
GOSTEI 0