Proteção de software

Delphi

23/08/2009

boa tarde a todos!!!

Estou estudando sobre técnicas de proteção de software (nag-screen, quantidades de execuções, trial, ..) e até o momento não consegui achar sobre COMO LIMITAR O NÚMERO DE MÁQUINAS A UTILIZAR O SISTEMA EM REDE.

Já vi enunciados, em que tal software é vendido, mas para uso em apenas 02 máquinas na rede.

Como funciona isso realmente? Como implementar essa limitação?


abraços.


Eltoncarbo

Eltoncarbo

Curtidas 0

Respostas

Djfabioninja

Djfabioninja

23/08/2009

Boa tarde Elton!

Eu possuo sistemas de automação em que trabalho com locação. O preço de meu sistema varia de acordo com quantas máquinas o utilizarão.
Controlar isso é bem mais simples do que se imagina. Em meu sistema, tenho uma rotina que pega o serial do HD da máquina e o registra em uma tabela no momento em que a máquina acessa o sistema.
A partir disso, checo o seguinte:
1 - quantas máquinas podem acessar o sistema?
2 - quantos registros existem na tabela?
3 - esse serial de HD é um dos registros da tabela?
Se sim, ok, a máquina pode utilizar o sistema
Se não,
4- O numero de registros na tabela é igual ou maior o permitido?
Se sim, exibe mensagem dizendo que não será possível continar.
Se não, grava o serial do HD na tabela e libera para uso!

Tá meio superficial a explicação, mas talvez te dê uma luz...

qualquer coisa, msn: djfabioninja@hotmail.com


GOSTEI 0
Eltoncarbo

Eltoncarbo

23/08/2009

Muito obrigado!!!

Realmente uma forma fácil de implementar.


GOSTEI 0
Facc

Facc

23/08/2009

Boa tarde Elton! Eu possuo sistemas de automação em que trabalho com locação. O preço de meu sistema varia de acordo com quantas máquinas o utilizarão. Controlar isso é bem mais simples do que se imagina. Em meu sistema, tenho uma rotina que pega o serial do HD da máquina e o registra em uma tabela no momento em que a máquina acessa o sistema. A partir disso, checo o seguinte: 1 - quantas máquinas podem acessar o sistema? 2 - quantos registros existem na tabela? 3 - esse serial de HD é um dos registros da tabela? Se sim, ok, a máquina pode utilizar o sistema Se não, 4- O numero de registros na tabela é igual ou maior o permitido? Se sim, exibe mensagem dizendo que não será possível continar. Se não, grava o serial do HD na tabela e libera para uso! Tá meio superficial a explicação, mas talvez te dê uma luz... qualquer coisa, msn: djfabioninja@hotmail.com


Vc pega o número fisico do HD? Se sim, qual rotina está usando? Pois peguei apenas o serial, que se formatar o serial é alterado.


GOSTEI 0
Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

23/08/2009

não testei, mas:

[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=100703[/url]

[url]http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=43652[/url]

[url]http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=64216[/url]


GOSTEI 0
Djfabioninja

Djfabioninja

23/08/2009

Olá Facc! Sim utilizo o serial do HD. No meu sistema existe um botão para que se resete os registros da tabela. Assim, no caso de formatarem a máquina e todas as licenças estiverem sendo utilizadas, basta limpar a tabela. Assim as máquinas serão todas registradas novamente! Sem problemas.


GOSTEI 0
Rtava

Rtava

23/08/2009

eltoncarbo,
Acredito que um meio muito seguro, mas não tão simples de fazer isso seria criar um servidor de licenças baseado em Dongle (ou hardkey ou hardlock, tanto faz o nome). Basicamente você cria um programa que fica no PC servidor de rede e que só roda se o dongle estiver conectado na USB. Além disso, para as outras máquinas logarem na rede ou em qualquer outro sistema da rede que você determinar, você faz a gestão pode meio do programa servidor de licenças, que vai decrementando um contador interno de licenças à medida que as máquinas vão entrando na rede. É claro que em termos de segurança a coisa pode ir bem longe, mas simplificando é basicamente isso.

Já usei em um sistema meu o dongle Rockey4ND, muito bom, relativamente simples de implementar, com bom manual (em Português e Inglês), com suporte no Brasil e barato (+- R$70,00).

abs.


GOSTEI 0
POSTAR