Proteger banco de dados FIREBIRD com senha

Delphi

18/10/2015

olá pessoal

gostaria de saber como altero a senha do meu banco de dados firebird (o arquivo), para tirar o famoso "masterkey"

ja sei alterar a senha do servidor pelo CMD, mas esse processo nao muda a senha do banco (o arquivo).
Armando Luiz

Armando Luiz

Curtidas 0

Respostas

Douglas

Douglas

18/10/2015

Opa Armando, tudo bem?

Tem um artigo aqui na DevMedia que ensina a fazer isso. Dê uma olhada neste link: https://www.devmedia.com.br/alterando-a-senha-do-sysdba-no-firebird/17061
GOSTEI 0
Armando Luiz

Armando Luiz

18/10/2015

Já tinha visto este post, ele ensina a mudar a senha no servidor Firebird

Mas se a pessoa pegar o arquivo do banco e levar a outro computador a senha estará masterkey novamente.

Quero mudar a senha do arquivo do banco para que ninguém possa acessar de forma normal.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/10/2015

quando vc se refere a pegar o arquivo do banco, o cara esta pegando a base de dados inteiro e levando para outro servidor, correto?

essa operacao ele esta mudando de server, e a senha eh para o server, pelo que estou entendendo.

Acredito que vc tenha que verificar algo referente as regras do banco, e ver se resolve o que vc quer.

outra coisa que talvez possa intereferir e se o banco esta instalado no linux ou no windows, pode ser que influencie.

mas nao sou expert, entao, eh mais conjectura.

Espero ter contribuido positivamente.

Abraco.
GOSTEI 0
Armando Luiz

Armando Luiz

18/10/2015

Pq pelo que estou vendo o arquivo do Firebird é muito vulnerável. Qualquer um com conhecimento básico de banco de dados acessa o arquivo .fdb

A senha do Server ja alterei... mas se copiar o arquivo .fdb e levar a outro PC a senha padrão será masterkey e não a que coloquei.
GOSTEI 0
Armando Luiz

Armando Luiz

18/10/2015

Por exemplo no MYSQL, a senha é para cada banco indidualmente. Não uma geral para todos.
GOSTEI 0
Alex Lekao

Alex Lekao

18/10/2015

ok.

pelo que me recordo referente ao firebird eh assim mesmo.

tem algumas pessoas no forum que manjam bem de firebird, vamos ver se eles aparecem para dar uma forca.
GOSTEI 0
Mauricio Rodrigues

Mauricio Rodrigues

18/10/2015

Para isto crie outro usuário, com permissão total, e restrinja o acesso ao sysdba.
GOSTEI 0
Armando Luiz

Armando Luiz

18/10/2015

Faço isso por comandos ou pelo BDE?

qual administrador de firbird vcs recomendam?
GOSTEI 0
Mauricio Rodrigues

Mauricio Rodrigues

18/10/2015

eu IBExpert
GOSTEI 0
POSTAR