Provider Firebird ADO .NET no Delphi Prism in Visual Studio 2008
Já baixei o provider .net do firebird, tentei várias sugestões nos foruns, mas
não consegui, o máximo foi visualizar os 4 componentes fbConnection... , mas
eles ficam desabilitados na ToolBox.
Preciso acompanhar o curso utilizando o firebird.
Obrigado,
Melk.
Melkcimar Costa
Curtidas 0
Respostas
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Olá Amigo,
Qualq versão do provider .Net para firebird vc baixou ?? Se não me engano neste curso o Guinter usou a versão 2006 do Delphi, não tenho certeza e nesta epoca estavamos na versão 1.1 do .Net.
No Prism vc terá que usar a verão mais recente do provider. Aqui tem a relação dos providers:
http://www.firebirdsql.org/dotnetfirebird/download/index.html
Verifique sua versão e me informe.
abs!!
Qualq versão do provider .Net para firebird vc baixou ?? Se não me engano neste curso o Guinter usou a versão 2006 do Delphi, não tenho certeza e nesta epoca estavamos na versão 1.1 do .Net.
No Prism vc terá que usar a verão mais recente do provider. Aqui tem a relação dos providers:
http://www.firebirdsql.org/dotnetfirebird/download/index.html
Verifique sua versão e me informe.
abs!!
GOSTEI 0
Melkcimar Costa
09/11/2009
Rodrigo, boa tarde!
a versão do provider q instalei é a 2.51, como te falei antes
os componentes de acesso fbConnection, etc até aparecem na ToolBox,
mas estão desabilitados (cinza).
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Olá Amigo,
Bem muito estranho isso. Eu não tenho aqui em mãos o Delphi Prism para realizar os testes mas você poderia fazer mais um teste para sabermos se é limitação da IDE ou se o provider não foi instalado.
Para isso tente fazer uma conexão via Codigo. Dê uses no assembly do firebird e realize a conexão para vermos se o erro é da IDE ou na instalação do provider.
Eu gravei um video para outro cilente aqui da consultoria que fala sobre acesso a Dados no .Net com ADO.NET e com DBExpress. DA uma olhada pois pode ter alguma coisa que lhe ajude.
https://www.devmedia.com.br/imagens/videos/162135/Chamado4209.html
Fico no aguardo do resultado.
Att,
Bem muito estranho isso. Eu não tenho aqui em mãos o Delphi Prism para realizar os testes mas você poderia fazer mais um teste para sabermos se é limitação da IDE ou se o provider não foi instalado.
Para isso tente fazer uma conexão via Codigo. Dê uses no assembly do firebird e realize a conexão para vermos se o erro é da IDE ou na instalação do provider.
Eu gravei um video para outro cilente aqui da consultoria que fala sobre acesso a Dados no .Net com ADO.NET e com DBExpress. DA uma olhada pois pode ter alguma coisa que lhe ajude.
https://www.devmedia.com.br/imagens/videos/162135/Chamado4209.html
Fico no aguardo do resultado.
Att,
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Olá Amigo,
Conseguiu fazer a conexão direto no códig? O vídeo ajudou em alguma coisa ?
Estamos aguardando para encerrar o chamado !!1
Abs!!
Conseguiu fazer a conexão direto no códig? O vídeo ajudou em alguma coisa ?
Estamos aguardando para encerrar o chamado !!1
Abs!!
GOSTEI 0
Melkcimar Costa
09/11/2009
Ainda não, o video é muito bom, mas trata de conexão no braço e no curso
do Ghinter q tô fazendo é muito fácil inserir os componentes de conexao com
o banco, vou tentar explicar de novo minha dificuldade:
- Instalei o provider .net do firebird (Provider versão 2.5.1)
- Visualizei os componentes de conexão, acesso, etc na Tool Box
- O problema é que eles estão inativos, verifiquei tb que os componentes BDP tb
estão desabilitados.
- Quando tento criar uma nova conexão na paleta DB Explorer o item firebird não
aparece.
- Pensei q pode ser problema de configuração entre o IIS, versões do Framework
instaladas e versão do provider (parece que eles não estão compativeis), mas não
sei configurar este ambiente.
Bom, se vc puder me orientar ou algum video mais especifico de como configurar o
ambiente, utilizando o Delphi 2009/Prism e Firebird eu agradeço, já pesquisei
bastante na Internet e ainda não consegui criar a conexão com o Firebird.
Talvez o Ghinter pode nos ajudar.
Obrigado,
Melk.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Amigo como lhe falei::
Pedi para fazer a conexão na mão para saber se o problema e IDE ou o provider instalado. Se vc conseguir fazer a conexao via código então o provider esta instalado corretamente e isso pode ser um problema da IDE do VS.
Volto a falar, a conexão via código e so para verificar a instalação do provider. Outro detalhe são versões. Vc nao vai encontrar no DataExplore conexão com FireBird no D2009 só no Delphi 2010 Win32 e no Prism ainda não confirmei.
Mas faça este teste da conexão nativa, de uses no assembly do firebird e teste. Não é para você trabalhar assim é so para testar para saber se o problema é o provider ou então a IDE.
Fico no aguardo !!1
Abs!!
Pedi para fazer a conexão na mão para saber se o problema e IDE ou o provider instalado. Se vc conseguir fazer a conexao via código então o provider esta instalado corretamente e isso pode ser um problema da IDE do VS.
Volto a falar, a conexão via código e so para verificar a instalação do provider. Outro detalhe são versões. Vc nao vai encontrar no DataExplore conexão com FireBird no D2009 só no Delphi 2010 Win32 e no Prism ainda não confirmei.
Mas faça este teste da conexão nativa, de uses no assembly do firebird e teste. Não é para você trabalhar assim é so para testar para saber se o problema é o provider ou então a IDE.
Fico no aguardo !!1
Abs!!
GOSTEI 0
Melkcimar Costa
09/11/2009
Amigo Rodrigo,
não sei fazer este teste.
Obrigado.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
OK,
Vou montar o script e lhe mando !!
Att,
Vou montar o script e lhe mando !!
Att,
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Olá Amigo,
O Delphi Prism roda dentro do VS, correto? Sendo assim temos que proceder com a instalação do Firebird no VS. Ela requer o DDX para fazer as coisas de forma visual, pois via código funciona.
Pois bem, existe um artigo muito bom que trata do assunto do inicio ao fim.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=11699
Caso não tenha acesso nos avise que liberaremos para você.
Abs!!
O Delphi Prism roda dentro do VS, correto? Sendo assim temos que proceder com a instalação do Firebird no VS. Ela requer o DDX para fazer as coisas de forma visual, pois via código funciona.
Pois bem, existe um artigo muito bom que trata do assunto do inicio ao fim.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=11699
Caso não tenha acesso nos avise que liberaremos para você.
Abs!!
GOSTEI 0
Melkcimar Costa
09/11/2009
Excelente Artigo, consegui instalar, criei a conexão, fiz o exemplo do gridview e deu td certo, muito obrigado, vou seguir no curso.
Agora tô só com uma dúvida, os componentes FbCommand, FbConnection, etc., continuam desabilitados na Tool Box, ficam cinza e aí não consigo adicionar na página, vc poderia me ajudar nisto?
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Olá Amigo,
Até onde sei e pelo que vi nas minhas pesquisas isso parecer ser problemas com o DDX. Pois todos os testes que fiz aqui o componente comtinuou desabilitado porém a conexão poder ser feita normalmente tanto pelo SqlDataSource quanto pelo provider via codigo.
Só uma dica, depois do lancamento do .Net 2.0 quando criamos a interfce IDataSource quase nao se usa mais estes componentes especificos para bancos. O Sql DataSource vai te atender bem.
Abs!
Até onde sei e pelo que vi nas minhas pesquisas isso parecer ser problemas com o DDX. Pois todos os testes que fiz aqui o componente comtinuou desabilitado porém a conexão poder ser feita normalmente tanto pelo SqlDataSource quanto pelo provider via codigo.
Só uma dica, depois do lancamento do .Net 2.0 quando criamos a interfce IDataSource quase nao se usa mais estes componentes especificos para bancos. O Sql DataSource vai te atender bem.
Abs!
GOSTEI 0
Melkcimar Costa
09/11/2009
Caro Rodrigo, desisti de usar esta versão e vou utilizar o Delphi 2005 pra fazer o curso, além do que, é a versão usada pelo Ghinter no curso. Obrigado e pode fechar o chamado.
GOSTEI 0
Rodrigo Mourão
09/11/2009
Ok Amigo,
Quaquer coisa estamos as ordens !!!
Abs!!
Quaquer coisa estamos as ordens !!!
Abs!!
GOSTEI 0