Fórum Provider Firebird ADO .NET no Delphi Prism in Visual Studio 2008 #11326
09/11/2009
0
Melkcimar Costa
Curtir tópico
+ 0Posts
09/11/2009
Rodrigo Mourão
Qualq versão do provider .Net para firebird vc baixou ?? Se não me engano neste curso o Guinter usou a versão 2006 do Delphi, não tenho certeza e nesta epoca estavamos na versão 1.1 do .Net.
No Prism vc terá que usar a verão mais recente do provider. Aqui tem a relação dos providers:
http://www.firebirdsql.org/dotnetfirebird/download/index.html
Verifique sua versão e me informe.
abs!!
Gostei + 0
09/11/2009
Melkcimar Costa
Gostei + 0
10/11/2009
Rodrigo Mourão
Bem muito estranho isso. Eu não tenho aqui em mãos o Delphi Prism para realizar os testes mas você poderia fazer mais um teste para sabermos se é limitação da IDE ou se o provider não foi instalado.
Para isso tente fazer uma conexão via Codigo. Dê uses no assembly do firebird e realize a conexão para vermos se o erro é da IDE ou na instalação do provider.
Eu gravei um video para outro cilente aqui da consultoria que fala sobre acesso a Dados no .Net com ADO.NET e com DBExpress. DA uma olhada pois pode ter alguma coisa que lhe ajude.
https://www.devmedia.com.br/imagens/videos/162135/Chamado4209.html
Fico no aguardo do resultado.
Att,
Gostei + 0
12/11/2009
Rodrigo Mourão
Conseguiu fazer a conexão direto no códig? O vídeo ajudou em alguma coisa ?
Estamos aguardando para encerrar o chamado !!1
Abs!!
Gostei + 0
12/11/2009
Melkcimar Costa
Gostei + 0
13/11/2009
Rodrigo Mourão
Pedi para fazer a conexão na mão para saber se o problema e IDE ou o provider instalado. Se vc conseguir fazer a conexao via código então o provider esta instalado corretamente e isso pode ser um problema da IDE do VS.
Volto a falar, a conexão via código e so para verificar a instalação do provider. Outro detalhe são versões. Vc nao vai encontrar no DataExplore conexão com FireBird no D2009 só no Delphi 2010 Win32 e no Prism ainda não confirmei.
Mas faça este teste da conexão nativa, de uses no assembly do firebird e teste. Não é para você trabalhar assim é so para testar para saber se o problema é o provider ou então a IDE.
Fico no aguardo !!1
Abs!!
Gostei + 0
13/11/2009
Melkcimar Costa
Gostei + 0
13/11/2009
Rodrigo Mourão
Vou montar o script e lhe mando !!
Att,
Gostei + 0
13/11/2009
Rodrigo Mourão
O Delphi Prism roda dentro do VS, correto? Sendo assim temos que proceder com a instalação do Firebird no VS. Ela requer o DDX para fazer as coisas de forma visual, pois via código funciona.
Pois bem, existe um artigo muito bom que trata do assunto do inicio ao fim.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=11699
Caso não tenha acesso nos avise que liberaremos para você.
Abs!!
Gostei + 0
16/11/2009
Melkcimar Costa
Gostei + 0
17/11/2009
Rodrigo Mourão
Até onde sei e pelo que vi nas minhas pesquisas isso parecer ser problemas com o DDX. Pois todos os testes que fiz aqui o componente comtinuou desabilitado porém a conexão poder ser feita normalmente tanto pelo SqlDataSource quanto pelo provider via codigo.
Só uma dica, depois do lancamento do .Net 2.0 quando criamos a interfce IDataSource quase nao se usa mais estes componentes especificos para bancos. O Sql DataSource vai te atender bem.
Abs!
Gostei + 0
18/11/2009
Melkcimar Costa
Gostei + 0
18/11/2009
Rodrigo Mourão
Quaquer coisa estamos as ordens !!!
Abs!!
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)