Qual a melhor base de dados ?
Caros colegas estou começando os estudos para o desenvolvimento de um sistema que deverá ter em torno de 500o registros para clientes e cerca de 100 vendas diárias.
Descartei o uso de Paradox ou Dbase como base de dados.
O Access, Interbase, Oracle, SQL Server, DB2 são pagos.
O MySQL, Firebird são gratuitos, certo ?
Qual seria melhor então ?
Obrigado.
Descartei o uso de Paradox ou Dbase como base de dados.
Qual seria melhor então ?
Obrigado.
Amjorge
Curtidas 0
Respostas
Marcelo.c
24/06/2004
Aquela à qual você se adaptar melhor, ou que possuir maior suporte.
Eu utilizo Firebird, nunca experimentei o MySQL.
Eu utilizo Firebird, nunca experimentei o MySQL.
GOSTEI 0
Radames
24/06/2004
Gostaria de te dizer que o banco de dados firebird é muito bom, com todas as funções que o sql server tem views/store procedures/triggers functions e outras, e na internet existem varias ferramentas de manipulação inclusive a que vem com o proprio delphi o sql explorer.
espero ter ajudado,
espero ter ajudado,
GOSTEI 0
Evan Gois
24/06/2004
Eu usava até pouco tempo atraz (2 meses) piradox e me dava muita dor de cabeça e pacei a estudar o banco de dados firebird, e esta me surpreendendo. Quem sou eu para dizer qual é o melhor....! mas aconselho a o banco de dados firebird que é muito 10...
GOSTEI 0
Otto
24/06/2004
Da mesma forma que não existe a melhor linguagem de programação, tb creio que nao exista o melhor banco de dados...
Olha isso:
Materia completa em :: http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=889
Olha isso:
A melhor linguagem é aquela que o programador domina, que o satisfaz como ferramenta de trabalho e que atenda às expectativas de desenvolvimento da empresa.
Materia completa em :: http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=889
GOSTEI 0
Afarias
24/06/2004
Firebird SIM,
o MySQL só é gratúito se seu sistema for código aberto. Para sistemas fechados é necessário aquisição de licenças do MySQL
T+
GOSTEI 0
Duduca
24/06/2004
olha eu uso o access ele é muito bom vc colocando ele
numa maquina boa tipo pentium 4
e usando o componente ADO para concetar vc vai ver que ele funciona rendondinho
sem dar pau
entaum tente dominar ele porque ele é facil
numa maquina boa tipo pentium 4
e usando o componente ADO para concetar vc vai ver que ele funciona rendondinho
sem dar pau
entaum tente dominar ele porque ele é facil
GOSTEI 0
Bon Jovi
24/06/2004
Só o produto Access q é pago, não sendo necessário instalar o Access pra vc ter sua aplicação utilizando arquivos MDB através de toda tecnologia que o Access usa, que é o Microsoft Jet Engine Database, q são várias DLLs. Isso já vem em quase todos os Windows. Quando não, basta adquirir com a Microsoft no site.
´Access´ (Jet Engine Db) é excelente pra aplicações monolíticas.
Pra Cliente/Servidor, sou mais o PostgreSQL, por seu custo/benefício, barato pra Windows nativo e free pra Linux. Firebird, embora free, é o que mais já vi problemas. SQL Server acho o melhor em relação à qualidade geral e baixo custo de administração. Oracle é Oracle, mas só se tira todo proveito das vantagens se ele for bem administrado. Db2 ainda nao tive experiência.
GOSTEI 0
Tnaires
24/06/2004
Olá
Eu só tive experiência com Access, SQLServer e InterBase.
O Access com Jet Engine, da maneira q o Bon Jovi falou, é perfeito (eu nunca tive problemas :) ), mas vc precisa ver o escopo da sua aplicação. Ela vai funcionar em rede? Nesse caso, é melhor utilizar um banco Cliente/Servidor. O InterBase é ótimo (usei a última versão gratuita, 6.algumacoisa). Li que uma galera aí pegou essa última versão do InterBase, corrigiu uns bugs e fez o FireBird, portanto, teoricamente ele deve ser melhor (mas eu nunca usei...).
O SQLServer é muito bom, fácil e robusto, mas só presta se seu cliente tiver (muito) dinheiro ou se tiver disposto a usar uma versão pirata (aviso de antemão que não faço apologia à pirataria).
É isso, abraços.
Eu só tive experiência com Access, SQLServer e InterBase.
O Access com Jet Engine, da maneira q o Bon Jovi falou, é perfeito (eu nunca tive problemas :) ), mas vc precisa ver o escopo da sua aplicação. Ela vai funcionar em rede? Nesse caso, é melhor utilizar um banco Cliente/Servidor. O InterBase é ótimo (usei a última versão gratuita, 6.algumacoisa). Li que uma galera aí pegou essa última versão do InterBase, corrigiu uns bugs e fez o FireBird, portanto, teoricamente ele deve ser melhor (mas eu nunca usei...).
O SQLServer é muito bom, fácil e robusto, mas só presta se seu cliente tiver (muito) dinheiro ou se tiver disposto a usar uma versão pirata (aviso de antemão que não faço apologia à pirataria).
É isso, abraços.
GOSTEI 0
Marcosalex
24/06/2004
O MySQL e o Oracle são free para desenvolvedores e tem o mesmo preço para empresas.
O Firebird é free e muita gente usa. Para aplicações pequenas e médias ele roda legal, mas o Interbase 7 é mais rápido para grandes bancos.
Não sei o seu cliente qual o nível dele. Particularmente, gosto do Oracle, por ser o mais usado em grandes empresas (que são as que tem mais $$) e por ter um mercado muito grande e com poucos profissionais no mercado. O salário de um desenvolvedor Oracle é um dos mais altos na área de informática e ele roda em 90¬ dos grandes sites na Web.
O Firebird é free e muita gente usa. Para aplicações pequenas e médias ele roda legal, mas o Interbase 7 é mais rápido para grandes bancos.
Não sei o seu cliente qual o nível dele. Particularmente, gosto do Oracle, por ser o mais usado em grandes empresas (que são as que tem mais $$) e por ter um mercado muito grande e com poucos profissionais no mercado. O salário de um desenvolvedor Oracle é um dos mais altos na área de informática e ele roda em 90¬ dos grandes sites na Web.
GOSTEI 0
Amjorge
24/06/2004
Obrigado amigos. Esta aplicação especificamente será em rede para em 3 locais diferente de 3 a 10 usuários cada. Eu uso o Access numa aplicação de quase 50 usuários e funciona bem, mas de vez em quando corrompe, precisa ´descorromper´ pelo próprio Access e uma vez tive que restaurar um back up.
A idéia é que a aplicação cresça e fique relativamente complexa com até 50 usuários acessando. Creio que neste caso o Firebird, por ser 100¬ free seja melhor então. Ou não . . . ?!
Alguém mais me ajuda a pensar ? Obrigado.
A idéia é que a aplicação cresça e fique relativamente complexa com até 50 usuários acessando. Creio que neste caso o Firebird, por ser 100¬ free seja melhor então. Ou não . . . ?!
Alguém mais me ajuda a pensar ? Obrigado.
GOSTEI 0
Amjorge
24/06/2004
Mais uma dúvida: Para rodar uma aplicação com o Access não preciso pagar licença pelas DLLs ???
O SQL é free para desenvolvedores ? Como conseguir isto ? Obrigado.
O SQL é free para desenvolvedores ? Como conseguir isto ? Obrigado.
GOSTEI 0
Afarias
24/06/2004
Creio que neste caso o Firebird, por ser 100¬ free
pra mim, dentro de uma perspectiva 100¬ free, a melhor opção.
Poderoso, estável, rápido e confiável.
Além de atender com folga seus requisitos, é extremamente simples, fácil de usar e pequeno -- além de ter uma boa comunidade.
T+
GOSTEI 0
Fvilela
24/06/2004
Colega ...
Em primeiro lugar, se vc deseja desenvolver uma aplicação profissional, e pelo o que vc descreve tera um acesso a dados grande, esqueça o access e paradox (ate pq nao sao BDs, sao armazenadores de dados)... Um dos melhores bancos é o Oracle .. atende a qq situação porem, é caro demais ... se vc deseja um bom banco de dados e que seja Free, e ainda por cima tem bons componentes de acesso no delphi, use o FireBird..
de uma olhada neste topico do forum que discutimos sobre a usabilidade do Firebird:
[url]http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=46629&highlight=[/url]
Abraços.
Em primeiro lugar, se vc deseja desenvolver uma aplicação profissional, e pelo o que vc descreve tera um acesso a dados grande, esqueça o access e paradox (ate pq nao sao BDs, sao armazenadores de dados)... Um dos melhores bancos é o Oracle .. atende a qq situação porem, é caro demais ... se vc deseja um bom banco de dados e que seja Free, e ainda por cima tem bons componentes de acesso no delphi, use o FireBird..
de uma olhada neste topico do forum que discutimos sobre a usabilidade do Firebird:
[url]http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=46629&highlight=[/url]
Abraços.
GOSTEI 0
Amjorge
24/06/2004
Valeu mesmo. Hoje a plicação é pequena, mas creio que em 2 anos estará bem complexa e implementada em 3 filiais. Hoje creio que daria para começar até com paradox, mas acho que vamos com o Firebird, aproveitando que ela ainda é pequena para testar as peculiaridades dele.
GOSTEI 0
Bon Jovi
24/06/2004
Mais uma dúvida: Para rodar uma aplicação com o Access não preciso pagar licença pelas DLLs ???
Não. Mas claro que a licença do Windows deverá ter. Tb não adianta a empresa ter algo free rodando sob um SO pirata.
GOSTEI 0
Vinicius2k
24/06/2004
Colega,
Se optar pelo Firebird, pode utilizá-lo sem medo... e se quiser ainda mais segurança contra problemas futuros, eu sugiro que utilize como camada de acesso o dbExpress...
Se por acaso a aplicação crescer mais do que vc espera o Firebird deixe de lhe atender (o que é improvável), troque um driver e pronto... sua aplicação estará rodando no Oracle, no SQL Server, ou qual SGDB lhe atender melhor...
Lógico que não é tão simples assim, é só uma alusão... mas a portabilidade de seu código será muito, mas muito, facilitada...
Espero ter ajudado.
T+
Se optar pelo Firebird, pode utilizá-lo sem medo... e se quiser ainda mais segurança contra problemas futuros, eu sugiro que utilize como camada de acesso o dbExpress...
Se por acaso a aplicação crescer mais do que vc espera o Firebird deixe de lhe atender (o que é improvável), troque um driver e pronto... sua aplicação estará rodando no Oracle, no SQL Server, ou qual SGDB lhe atender melhor...
Lógico que não é tão simples assim, é só uma alusão... mas a portabilidade de seu código será muito, mas muito, facilitada...
Espero ter ajudado.
T+
GOSTEI 0
Vinicius2k
24/06/2004
[quote:a06acc0a74=´Bon Jovi´]Tb não adianta a empresa ter algo free rodando sob um SO pirata.[/quote:a06acc0a74]
Bon Jovi,
Acho que não é bem assim... já tive um caso de cliente fiscalizado (com S.O pirata) em que minhas aplicações eram as únicas a utilizar o IB 6.0 e se ele não fosse free, advinha em quem o cliente iria jogar a culpa pelo SGBD pirata ? poderia até não incorrer em nenhuma penalização sobre mim, mas ´até provar q focinho de porco não é tomada´, já viu neh?
Eu sou bem taxativo neste ponto, ou o cliente compra o SGDB e me mostra as licenças ou ele vai usar um Free...
T+
Bon Jovi,
Acho que não é bem assim... já tive um caso de cliente fiscalizado (com S.O pirata) em que minhas aplicações eram as únicas a utilizar o IB 6.0 e se ele não fosse free, advinha em quem o cliente iria jogar a culpa pelo SGBD pirata ? poderia até não incorrer em nenhuma penalização sobre mim, mas ´até provar q focinho de porco não é tomada´, já viu neh?
Eu sou bem taxativo neste ponto, ou o cliente compra o SGDB e me mostra as licenças ou ele vai usar um Free...
T+
GOSTEI 0
Spider
24/06/2004
Outro banco de dados muuito bom, e pelo que estou tendo de retorno com ele, supera e muuito o FireBird ou InterBase... totalmente free e quase sem limites....
PostgreSQL
Apesar de que apenas daqui alguns meses terá uma versão nativa para Windows não troco ele por outro, a não ser ´Oracle´ e olha lá!
Meu servidor eh 1 k6 500 128Ram e o fluxo de dados eh razoavel...
5000 registros por dia
PostgreSQL
Apesar de que apenas daqui alguns meses terá uma versão nativa para Windows não troco ele por outro, a não ser ´Oracle´ e olha lá!
Meu servidor eh 1 k6 500 128Ram e o fluxo de dados eh razoavel...
5000 registros por dia
GOSTEI 0
Eduardo3079
24/06/2004
Bem....Eu uso MySql.......
Como um cara colega falow o MySql so é livre se o codigo for aberto.....certo....mais isoto obriga a vc naum cobrar o software e sim so cobrar as atividades de intalação e manutenção......
E dai vai do contrato para vc prender o seu cliente dentro de um contrato de uso......Ou seja se ouver algum rompimento das partes haja alguma multa...e de vc der total cobertura no que o Cliente necessita.....
Ou Seja naum deixar ele com motivos para que ele possa romper o contrato pois oferecendo um serviço de qualidade....e que realmente satisfaça as necessidades dele........
E a respeito do MySql, como a o motivo de não poder cobrar o software então cobra-se a instalação.....Que por sua vez não muito facil de fazer automitizada pois depende de um serviço......Mais eu já fiz um intalador que instala o serviço automatizado....
E um vantagem é a facilidade da atualização.....via web.....pois o MySql oferce juntamente como Componete Zeos..a conexão a qualquer banco de dados atraves do IP......e també roda em localhot....para softwares rodando em so um PC...mais numa rede o melhor Banco de Dados que eu conheço sem tirar nem por é o MySql.......
Eduardo.....
Como um cara colega falow o MySql so é livre se o codigo for aberto.....certo....mais isoto obriga a vc naum cobrar o software e sim so cobrar as atividades de intalação e manutenção......
E dai vai do contrato para vc prender o seu cliente dentro de um contrato de uso......Ou seja se ouver algum rompimento das partes haja alguma multa...e de vc der total cobertura no que o Cliente necessita.....
Ou Seja naum deixar ele com motivos para que ele possa romper o contrato pois oferecendo um serviço de qualidade....e que realmente satisfaça as necessidades dele........
E a respeito do MySql, como a o motivo de não poder cobrar o software então cobra-se a instalação.....Que por sua vez não muito facil de fazer automitizada pois depende de um serviço......Mais eu já fiz um intalador que instala o serviço automatizado....
E um vantagem é a facilidade da atualização.....via web.....pois o MySql oferce juntamente como Componete Zeos..a conexão a qualquer banco de dados atraves do IP......e també roda em localhot....para softwares rodando em so um PC...mais numa rede o melhor Banco de Dados que eu conheço sem tirar nem por é o MySql.......
Eduardo.....
GOSTEI 0
Bon Jovi
24/06/2004
[quote:d7fc216f6d=´Bon Jovi´]Tb não adianta a empresa ter algo free rodando sob um SO pirata.
[size=9:d7fc216f6d]Bon Jovi,Acho que não é bem assim... já tive um caso de cliente fiscalizado (com S.O pirata) em que minhas aplicações eram as únicas a utilizar o IB 6.0 e se ele não fosse free, advinha em quem o cliente iria jogar a culpa pelo SGBD pirata ? poderia até não incorrer em nenhuma penalização sobre mim, mas ´até provar q focinho de porco não é tomada´, já viu neh?
Eu sou bem taxativo neste ponto, ou o cliente compra o SGDB e me mostra as licenças ou ele vai usar um Free...[/size:d7fc216f6d]
T+[/quote:d7fc216f6d]
Fala vinicius2K...
Diz em relação a usar o Jet Engine do Windows? Mas de qualquer forma, qualquer aplicação que se faça pra Windows estará usando outros componentes do Windows, e qual diferença seria com o Jet?
E sobre ´culpa´, até entendo, mas não levo dessa maneira. A aplicação é um produto e o banco é outro. O cliente compra o sistema, recebe a nota fiscal dele e pronto. Não sou vendedor de banco de dados, sendo assim, ele vai comprar o banco que ele quiser e em outro lugar, a qual seja um banco compatível com a aplicação. Claro, pra evitar qualquer aborrecimento futuro, no contrato o cliente assina ficando ciente de que a responsabilidade não será minha qto a licenças de outros softwares q não foram comprados por mim.
GOSTEI 0
Aroldo Zanela
24/06/2004
[quote:94d02e69e2=´Bon Jovi´]
Eu sou bem taxativo neste ponto, ou o cliente compra o SGDB e me mostra as licenças ou ele vai usar um Free...[/size:94d02e69e2]
T+[/quote:94d02e69e2]
Fala vinicius2K...
Diz em relação a usar o Jet Engine do Windows? Mas de qualquer forma, qualquer aplicação que se faça pra Windows estará usando outros componentes do Windows, e qual diferença seria com o Jet?
E sobre ´culpa´, até entendo, mas não levo dessa maneira. A aplicação é um produto e o banco é outro. O cliente compra o sistema, recebe a nota fiscal dele e pronto. Não sou vendedor de banco de dados, sendo assim, ele vai comprar o banco que ele quiser e em outro lugar, a qual seja um banco compatível com a aplicação. Claro, pra evitar qualquer aborrecimento futuro, no contrato o cliente assina ficando ciente de que a responsabilidade não será minha qto a licenças de outros softwares q não foram comprados por mim.[/quote:94d02e69e2]
Também costumo deixar isto bem claro no contrato, ou seja, até onde eu tenho responsabilidades, pois uma vez (desviando um pouco a conversa) um ´cliente´ deixou de fazer o backup e queria transferir a responsabilidade pela perda de dados para mim.
Hoje em dia, faço questão de constar no contrato que não me responsabilizo por falhas operacionais, procedência de SO e outros produtos que não sejam comercializados pela minha Empresa.
[quote:94d02e69e2=´Bon Jovi´]Tb não adianta a empresa ter algo free rodando sob um SO pirata.
[size=9:94d02e69e2]Bon Jovi,Acho que não é bem assim... já tive um caso de cliente fiscalizado (com S.O pirata) em que minhas aplicações eram as únicas a utilizar o IB 6.0 e se ele não fosse free, advinha em quem o cliente iria jogar a culpa pelo SGBD pirata ? poderia até não incorrer em nenhuma penalização sobre mim, mas ´até provar q focinho de porco não é tomada´, já viu neh?
Eu sou bem taxativo neste ponto, ou o cliente compra o SGDB e me mostra as licenças ou ele vai usar um Free...[/size:94d02e69e2]
T+[/quote:94d02e69e2]
Fala vinicius2K...
E sobre ´culpa´, até entendo, mas não levo dessa maneira. A aplicação é um produto e o banco é outro. O cliente compra o sistema, recebe a nota fiscal dele e pronto. Não sou vendedor de banco de dados, sendo assim, ele vai comprar o banco que ele quiser e em outro lugar, a qual seja um banco compatível com a aplicação. Claro, pra evitar qualquer aborrecimento futuro, no contrato o cliente assina ficando ciente de que a responsabilidade não será minha qto a licenças de outros softwares q não foram comprados por mim.[/quote:94d02e69e2]
Também costumo deixar isto bem claro no contrato, ou seja, até onde eu tenho responsabilidades, pois uma vez (desviando um pouco a conversa) um ´cliente´ deixou de fazer o backup e queria transferir a responsabilidade pela perda de dados para mim.
Hoje em dia, faço questão de constar no contrato que não me responsabilizo por falhas operacionais, procedência de SO e outros produtos que não sejam comercializados pela minha Empresa.
GOSTEI 0
Vinicius2k
24/06/2004
[quote:8674bec68f=´Bon Jovi´]Diz em relação a usar o Jet Engine do Windows? Mas de qualquer forma, qualquer aplicação que se faça pra Windows estará usando outros componentes do Windows, e qual diferença seria com o Jet?[/quote:8674bec68f]
Não... não... quanto ao Jet Engine, sem dúvida, vc está correto... a minha coloção foi em relação à S.O pirata...
De fato, a responsabilidade sobre o SGBD é do cliente, mas se sua aplicação for a única q o usa, não estiver em contrato que vc não tem responsabilidade sobre ele (no meu caso, não estava... um erro que já foi corrigido) o cliente pode alegar que vc instalou o SGDB sem licença ele nem sabia que existia... se não tiver como provar que não foi vc, vc pode ser envolvido no problema... uma situação, que poderia ser evitada... entende meu ponto de vista?
Fiz esta observação visto que como o custo de um SGBD ´pesado´, como Oracle ou SQL Server, não tem como ser embutido numa aplicação pequena/média, a melhor opção é o free, a menos que o cliente adquira separadamente...
O problema é que existem também aqueles ´colegas da concorrência´(no meu caso) que instalam estes SGBDs, e chegam a agir de má fé com o cliente, constando em seu contrato a isenção da responsabilidade sobre o SGBD... muitas das vezes o cliente nem sabe o que é um SGBD...
Quanto ao contrato, vcs estão corretíssimos, hoje sei que quão mais detalhado for a descrição do serviço contratado, menos problemas vc poderá ter no futuro... mas muitas vezes só aprendemos quando ´levamos na cabeça´... infelizmente...
Não... não... quanto ao Jet Engine, sem dúvida, vc está correto... a minha coloção foi em relação à S.O pirata...
De fato, a responsabilidade sobre o SGBD é do cliente, mas se sua aplicação for a única q o usa, não estiver em contrato que vc não tem responsabilidade sobre ele (no meu caso, não estava... um erro que já foi corrigido) o cliente pode alegar que vc instalou o SGDB sem licença ele nem sabia que existia... se não tiver como provar que não foi vc, vc pode ser envolvido no problema... uma situação, que poderia ser evitada... entende meu ponto de vista?
Fiz esta observação visto que como o custo de um SGBD ´pesado´, como Oracle ou SQL Server, não tem como ser embutido numa aplicação pequena/média, a melhor opção é o free, a menos que o cliente adquira separadamente...
O problema é que existem também aqueles ´colegas da concorrência´(no meu caso) que instalam estes SGBDs, e chegam a agir de má fé com o cliente, constando em seu contrato a isenção da responsabilidade sobre o SGBD... muitas das vezes o cliente nem sabe o que é um SGBD...
Quanto ao contrato, vcs estão corretíssimos, hoje sei que quão mais detalhado for a descrição do serviço contratado, menos problemas vc poderá ter no futuro... mas muitas vezes só aprendemos quando ´levamos na cabeça´... infelizmente...
GOSTEI 0
Ffsombra
24/06/2004
PostgreSQL: Melhor custo/benefício!!!!
Mesmo rodando em Windows sob o Cygwin, sua performance é ótima...
Mesmo rodando em Windows sob o Cygwin, sua performance é ótima...
GOSTEI 0