Fórum Qual a melhor base de dados ? #239562
24/06/2004
0
Descartei o uso de Paradox ou Dbase como base de dados.
O Access, Interbase, Oracle, SQL Server, DB2 são pagos.
O MySQL, Firebird são gratuitos, certo ?
Qual seria melhor então ?
Obrigado.
Amjorge
Curtir tópico
+ 0Posts
24/06/2004
Marcelo.c
Eu utilizo Firebird, nunca experimentei o MySQL.
Gostei + 0
24/06/2004
Radames
espero ter ajudado,
Gostei + 0
24/06/2004
Evan Gois
Gostei + 0
24/06/2004
Otto
Olha isso:
Materia completa em :: http://www.timaster.com.br/revista/artigos/main_artigo.asp?codigo=889
Gostei + 0
24/06/2004
Afarias
Firebird SIM,
o MySQL só é gratúito se seu sistema for código aberto. Para sistemas fechados é necessário aquisição de licenças do MySQL
T+
Gostei + 0
24/06/2004
Duduca
numa maquina boa tipo pentium 4
e usando o componente ADO para concetar vc vai ver que ele funciona rendondinho
sem dar pau
entaum tente dominar ele porque ele é facil
Gostei + 0
25/06/2004
Bon Jovi
Só o produto Access q é pago, não sendo necessário instalar o Access pra vc ter sua aplicação utilizando arquivos MDB através de toda tecnologia que o Access usa, que é o Microsoft Jet Engine Database, q são várias DLLs. Isso já vem em quase todos os Windows. Quando não, basta adquirir com a Microsoft no site.
´Access´ (Jet Engine Db) é excelente pra aplicações monolíticas.
Pra Cliente/Servidor, sou mais o PostgreSQL, por seu custo/benefício, barato pra Windows nativo e free pra Linux. Firebird, embora free, é o que mais já vi problemas. SQL Server acho o melhor em relação à qualidade geral e baixo custo de administração. Oracle é Oracle, mas só se tira todo proveito das vantagens se ele for bem administrado. Db2 ainda nao tive experiência.
Gostei + 0
25/06/2004
Tnaires
Eu só tive experiência com Access, SQLServer e InterBase.
O Access com Jet Engine, da maneira q o Bon Jovi falou, é perfeito (eu nunca tive problemas :) ), mas vc precisa ver o escopo da sua aplicação. Ela vai funcionar em rede? Nesse caso, é melhor utilizar um banco Cliente/Servidor. O InterBase é ótimo (usei a última versão gratuita, 6.algumacoisa). Li que uma galera aí pegou essa última versão do InterBase, corrigiu uns bugs e fez o FireBird, portanto, teoricamente ele deve ser melhor (mas eu nunca usei...).
O SQLServer é muito bom, fácil e robusto, mas só presta se seu cliente tiver (muito) dinheiro ou se tiver disposto a usar uma versão pirata (aviso de antemão que não faço apologia à pirataria).
É isso, abraços.
Gostei + 0
25/06/2004
Marcosalex
O Firebird é free e muita gente usa. Para aplicações pequenas e médias ele roda legal, mas o Interbase 7 é mais rápido para grandes bancos.
Não sei o seu cliente qual o nível dele. Particularmente, gosto do Oracle, por ser o mais usado em grandes empresas (que são as que tem mais $$) e por ter um mercado muito grande e com poucos profissionais no mercado. O salário de um desenvolvedor Oracle é um dos mais altos na área de informática e ele roda em 90¬ dos grandes sites na Web.
Gostei + 0
25/06/2004
Amjorge
A idéia é que a aplicação cresça e fique relativamente complexa com até 50 usuários acessando. Creio que neste caso o Firebird, por ser 100¬ free seja melhor então. Ou não . . . ?!
Alguém mais me ajuda a pensar ? Obrigado.
Gostei + 0
25/06/2004
Amjorge
O SQL é free para desenvolvedores ? Como conseguir isto ? Obrigado.
Gostei + 0
25/06/2004
Afarias
pra mim, dentro de uma perspectiva 100¬ free, a melhor opção.
Poderoso, estável, rápido e confiável.
Além de atender com folga seus requisitos, é extremamente simples, fácil de usar e pequeno -- além de ter uma boa comunidade.
T+
Gostei + 0
25/06/2004
Fvilela
Em primeiro lugar, se vc deseja desenvolver uma aplicação profissional, e pelo o que vc descreve tera um acesso a dados grande, esqueça o access e paradox (ate pq nao sao BDs, sao armazenadores de dados)... Um dos melhores bancos é o Oracle .. atende a qq situação porem, é caro demais ... se vc deseja um bom banco de dados e que seja Free, e ainda por cima tem bons componentes de acesso no delphi, use o FireBird..
de uma olhada neste topico do forum que discutimos sobre a usabilidade do Firebird:
[url]http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=46629&highlight=[/url]
Abraços.
Gostei + 0
25/06/2004
Amjorge
Gostei + 0
26/06/2004
Bon Jovi
Não. Mas claro que a licença do Windows deverá ter. Tb não adianta a empresa ter algo free rodando sob um SO pirata.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)