Qual Banco de Dados utilizar?

Delphi

11/08/2012

Oi, gente.
Com relação ao desenvolvimento de aplicações desktop no Delphi, existe algum banco de dados que seja mais ´indicado´? Talvez por ser mais fácil conectar ou ter maior desempenho?
Pelo que tenho visto, o pessoal do .NET gosta mais de usar o SQL Server, enquanto os do Delphi usam mais o Firebird. Isso é regra?

Obrigada!
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Curtidas 0

Respostas

Jose Medeiros

Jose Medeiros

11/08/2012

Boa tarde,

Em aplicações Desktop, eu indicaria os seguintes SGDB:

Mysql
PostgreSQL
Firebird

Minha escolha seria o PostgreSQL ou Firebird por serem Open Source e bastante produtivos.

Abs:
Jose Luiz
GOSTEI 0
Eduardo Gonçalves

Eduardo Gonçalves

11/08/2012

O PostgreSQL é um SGBD de verdade, muito eficiente, poderoso, open source, trabalha bem com o Delphi, entre outras coisas boas. A única desvantagem é que, talvez, seja um pouco mais difícil de aprender do que o Firebird.
GOSTEI 0
Singular Ti

Singular Ti

11/08/2012

olá.... olha todos os indicados pelos colegas acima sao mto bons... porem particumente o SGBD na minha opiniao para desktop utilizando delphi seria o firebir a partir da versao 2.5.x. MySql é bom porem sua administracao é dolorosa demais, se por acaso ocorrer corrompimento de tabelas é um parto resolver.. sem falar o catatal de arquivos e tabelas que se é gerado enfim... o firebir vc tem todo o SGBD em um unico arquivo, toda sua regrade negocio suas tabelas enfim tudo em um arquivo *.fdb. O postgres tb é um SGBD mto bom... porem ele é um pouco dificil para aprender a mexer... gosto de usa-lo em projetos para web...

Acredito que SGBD é uma questao de se analiza a necessidade de cada projetos, tamanho do projeto ambiente enfim... Mas de uma coisa eu lhe posso afirmar.... Assim como php esta para mysql Delphi esta para firebird..

Abraços galera!!!
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

11/08/2012

Gente, muito obrigada pelas respostas, sem dúvida estou aprendendo bastante e tomando bases para tirar minhas próprias conclusões.
Agradeço e aguardo mais opiniões.
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

11/08/2012

Na minha opnião você precisa analisar as caracteristicas do segmento na qual voce deseja atender, e verificar qual as principais necessidade, exigencias e capacidade de investimento dos seus possiveis clientes.

pois não adianta optar por oracle, se voce precisa comprar uma maquina de 5 mil e uma lincença de 100 mil, talvez seus clientes não gostariam de investir um valor desses.

mas o cenario pode ser diferente um cliente que queira investir esse valor por pensar em qualidade, suporte e outros fatores.

então o banco de dados tem que ser na medida para o seu segmento tambem

obs: eu utilizo postgreSQL, e já trabalhei com SQL Server, apesar do postgre ser opensource não vejo ele muito inferior em relação a desempenho, mas em relação a ferramentas funcionalidades extras sim
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

11/08/2012

Gente, uma ferramenta que eu acho muito interessante e útil no SQL Server é o Profiler, onde eu posso ver todas as transações que estão ocorrendo (consultas, procedures, etc...). Os demais bancos possuem essa funcionalidade?

Obrigada novamente.
GOSTEI 0
Deivison Melo

Deivison Melo

11/08/2012

Olá Rachel Andrade,

Como mudou de assunto não seria interessante tratar em um outro tópico não?

Pois assim quem for pesquisar no fórum por alguma solução, não ficará confuso e achará os assuntos
corretos referentes a sua pesquisa.
GOSTEI 0
Rachel Andrade

Rachel Andrade

11/08/2012

Oi, Deivison. É verdade, minha dúvida era mesmo sobre a comunicação do Delphi com cada banco, mas pelo visto não há diferença.

Então peço que este tópico seja encerrado.

Muito obrigada a todos que colaboraram.
GOSTEI 0
POSTAR