Fórum Qual Banco de Dados utilizar? #421439

11/08/2012

0

Oi, gente.
Com relação ao desenvolvimento de aplicações desktop no Delphi, existe algum banco de dados que seja mais ´indicado´? Talvez por ser mais fácil conectar ou ter maior desempenho?
Pelo que tenho visto, o pessoal do .NET gosta mais de usar o SQL Server, enquanto os do Delphi usam mais o Firebird. Isso é regra?

Obrigada!
Rachel Andrade

Rachel Andrade

Responder

11/08/2012

Jose Medeiros

Boa tarde,

Em aplicações Desktop, eu indicaria os seguintes SGDB:

Mysql
PostgreSQL
Firebird

Minha escolha seria o PostgreSQL ou Firebird por serem Open Source e bastante produtivos.

Abs:
Jose Luiz
Responder

Gostei + 0

11/08/2012

Eduardo Gonçalves

O PostgreSQL é um SGBD de verdade, muito eficiente, poderoso, open source, trabalha bem com o Delphi, entre outras coisas boas. A única desvantagem é que, talvez, seja um pouco mais difícil de aprender do que o Firebird.
Responder

Gostei + 0

12/08/2012

Singular Ti

olá.... olha todos os indicados pelos colegas acima sao mto bons... porem particumente o SGBD na minha opiniao para desktop utilizando delphi seria o firebir a partir da versao 2.5.x. MySql é bom porem sua administracao é dolorosa demais, se por acaso ocorrer corrompimento de tabelas é um parto resolver.. sem falar o catatal de arquivos e tabelas que se é gerado enfim... o firebir vc tem todo o SGBD em um unico arquivo, toda sua regrade negocio suas tabelas enfim tudo em um arquivo *.fdb. O postgres tb é um SGBD mto bom... porem ele é um pouco dificil para aprender a mexer... gosto de usa-lo em projetos para web...

Acredito que SGBD é uma questao de se analiza a necessidade de cada projetos, tamanho do projeto ambiente enfim... Mas de uma coisa eu lhe posso afirmar.... Assim como php esta para mysql Delphi esta para firebird..

Abraços galera!!!
Responder

Gostei + 0

12/08/2012

Rachel Andrade

Gente, muito obrigada pelas respostas, sem dúvida estou aprendendo bastante e tomando bases para tirar minhas próprias conclusões.
Agradeço e aguardo mais opiniões.
Responder

Gostei + 0

12/08/2012

Bruno Leandro

Na minha opnião você precisa analisar as caracteristicas do segmento na qual voce deseja atender, e verificar qual as principais necessidade, exigencias e capacidade de investimento dos seus possiveis clientes.

pois não adianta optar por oracle, se voce precisa comprar uma maquina de 5 mil e uma lincença de 100 mil, talvez seus clientes não gostariam de investir um valor desses.

mas o cenario pode ser diferente um cliente que queira investir esse valor por pensar em qualidade, suporte e outros fatores.

então o banco de dados tem que ser na medida para o seu segmento tambem

obs: eu utilizo postgreSQL, e já trabalhei com SQL Server, apesar do postgre ser opensource não vejo ele muito inferior em relação a desempenho, mas em relação a ferramentas funcionalidades extras sim
Responder

Gostei + 0

13/08/2012

Rachel Andrade

Gente, uma ferramenta que eu acho muito interessante e útil no SQL Server é o Profiler, onde eu posso ver todas as transações que estão ocorrendo (consultas, procedures, etc...). Os demais bancos possuem essa funcionalidade?

Obrigada novamente.
Responder

Gostei + 0

13/08/2012

Deivison Melo

Olá Rachel Andrade,

Como mudou de assunto não seria interessante tratar em um outro tópico não?

Pois assim quem for pesquisar no fórum por alguma solução, não ficará confuso e achará os assuntos
corretos referentes a sua pesquisa.
Responder

Gostei + 0

13/08/2012

Rachel Andrade

Oi, Deivison. É verdade, minha dúvida era mesmo sobre a comunicação do Delphi com cada banco, mas pelo visto não há diferença.

Então peço que este tópico seja encerrado.

Muito obrigada a todos que colaboraram.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar