Quanto eu devo cobrar?

Delphi

08/01/2004

Eu vou fazer um programa de emissao de notas fiscais e ecf para um cliente. O programa devera ter controle de estoque, sintegra e outras coisas. Tudo conforme as especificacoes da secretaria da fazenda.

Mas eu nao tenho ideia de quanto cobrar. Quanto eu devo cobrar? E se eu tirar a pare de ecf quanto eu deveria cobrar?

Neoramza

Neoramza

Curtidas 0

Respostas

Orlando Frade

Orlando Frade

08/01/2004

Amigo,
isto é uma questão pessoal visto que você não deve cobrar pelo programa, mas sim pelas horas trabalhadas.
você deve fazer um planejamento de quando tempo você precisará para criar o programa e depois calcular o preço. Dependendo do cliente eu cobro entre R$10,00 e R$40,00 a hora trabalhada.

GOSTEI 0
Nigro

Nigro

08/01/2004

Analise suas dificuldades e faça um planejamento detalhado do sistema, o preço a ser cobrado varia de acordo com o custo de vida de cada municipio.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

08/01/2004

É isso aí. Veja quanto tempo você vai demorar pra entregar devido ao número de horas estimadas e faça os cálculos do quanto você pretende ganhar. Leve em conta quantas horas você pode se dedicar de trabalho por semana e veja quantos meses vai demorar.

Antes de definir o preço, cobre uns 100 reais para a visita técnica e o projeto, onde você fará um levantamento técnico preliminar dos requisitos do sistema, os módulos que você irá desenvolver, o custo que o cliente vai ter tanto na aquisição do software quanto de algum hardware, mais treinamento, testes e implantação.

Lembre de deixar claro no projeto que qualquer alteração fora do que vai se tratado será cobrado à parte, assim como suas visitas técnicas e mais deslocamento.

Em posse dessas informações, o cliente vai poder analisar o cenário da empresa e compreender o investimento que ele vai fazer. Eu moro em Uberlandia - Mg e costumo cobrar entre 30 a 90 reais a hora. Um projeto desses, sai mais ou menos por uns 20 a 30 mil reais (sem código fonte), já incluído todas as despesas, mas isso depende muito do que você vai ter que implementar.

Ah! Eu recomendo também que você quebre o sistema em módulos e adote um cronograma interno para o término de cada módulo de modo que você tenha um controle maior e consiga administrar algum atraso no desenvolvimento. Uma ferramenta muito boa para ajudar nisso é o MS Project (Windows) e o Planner (Linux).

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

08/01/2004

existe um tópico sobre este assunto aqui no clubedelphi bem detalhado

GOSTEI 0
POSTAR