Fórum Quanto eu devo cobrar? #204978
08/01/2004
0
Mas eu nao tenho ideia de quanto cobrar. Quanto eu devo cobrar? E se eu tirar a pare de ecf quanto eu deveria cobrar?
Neoramza
Curtir tópico
+ 0Posts
08/01/2004
Orlando Frade
isto é uma questão pessoal visto que você não deve cobrar pelo programa, mas sim pelas horas trabalhadas.
você deve fazer um planejamento de quando tempo você precisará para criar o programa e depois calcular o preço. Dependendo do cliente eu cobro entre R$10,00 e R$40,00 a hora trabalhada.
Gostei + 0
08/01/2004
Nigro
Gostei + 0
08/01/2004
Marcosalex
Antes de definir o preço, cobre uns 100 reais para a visita técnica e o projeto, onde você fará um levantamento técnico preliminar dos requisitos do sistema, os módulos que você irá desenvolver, o custo que o cliente vai ter tanto na aquisição do software quanto de algum hardware, mais treinamento, testes e implantação.
Lembre de deixar claro no projeto que qualquer alteração fora do que vai se tratado será cobrado à parte, assim como suas visitas técnicas e mais deslocamento.
Em posse dessas informações, o cliente vai poder analisar o cenário da empresa e compreender o investimento que ele vai fazer. Eu moro em Uberlandia - Mg e costumo cobrar entre 30 a 90 reais a hora. Um projeto desses, sai mais ou menos por uns 20 a 30 mil reais (sem código fonte), já incluído todas as despesas, mas isso depende muito do que você vai ter que implementar.
Ah! Eu recomendo também que você quebre o sistema em módulos e adote um cronograma interno para o término de cada módulo de modo que você tenha um controle maior e consiga administrar algum atraso no desenvolvimento. Uma ferramenta muito boa para ajudar nisso é o MS Project (Windows) e o Planner (Linux).
Gostei + 0
19/05/2005
Edilcimar
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)