Quem disse que é crime criar soft em soft pirata?

Delphi

05/07/2004

Quem disse q é crime utilizr software pitara para criar outro? Nada a ver. Se eu crio um livro no Word, mesmo q o Word seja pirada o direito autoral do livro é todo meu!!! Mesma coisa se caso eu use o Delphi pirata, todos o direitos são meus e ninguém poderá usar argumentos q o software usado é pirata e tirar meus direitos!!!

:arrow: [color=red:44329f7dc1]Título alterado pelo Moderador oTTo. Removido: ´Pira naum sei na onde?´[/color:44329f7dc1]
:idea: [color=blue:44329f7dc1]Seja mais claro no título.
:idea: Leia as regras de conduta do fórum.[/color:44329f7dc1]

Thoor Cobain

Thoor Cobain

Curtidas 0

Respostas

Motta

Motta

05/07/2004

A questão continua sendo o uso do soft pirata, o direito sobre o que vc criou é seu mas vc utilizou uma ferramenta pirata para isto.

GOSTEI 0
Cgi_net

Cgi_net

05/07/2004

Na verdade o código eh seu, vc n reponderia pelo seu codigo, e sim pelo programa pirata.
A borland n esta muito preocupado com o q vc vai fazer com o delphi, e sim se vc esta utilizando um programa pirata ou não. Vc pagaria pelo software e não pelo que vc desenvolveu nele, inclusive nem teria como provar que vc usou este registro do delphi ou qualquer outro...

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

[quote:cde9913d5b=´Thoor Cobain´]Quem disse q é crime utilizr software pitara para criar outro? Nada a ver. Se eu crio um livro no Word, mesmo q o Word seja pirada o direito autoral do livro é todo meu!!! Mesma coisa se caso eu use o Delphi pirata, todos o direitos são meus e ninguém poderá usar argumentos q o software usado é pirata e tirar meus direitos!!!
color][/quote:cde9913d5b]

[size=18:cde9913d5b][color=red:cde9913d5b][b:cde9913d5b]A Lei é clara: Pirataria é Crime[/b:cde9913d5b][/color:cde9913d5b][/size:cde9913d5b] O BRASIL INCLUI-SE ENTRE os países que possuem legislação específica de proteção à indústria do software. Segundo a nova [b:cde9913d5b]Lei nº 9609/98 de 20 de fevereiro de 1998[/b:cde9913d5b], os programas de computador ficam incluídos no âmbito dos direitos autorais, sendo proibidas a reprodução, a cópia, o aluguel e a utilização de cópias de programas de computador feitas sem a devida autorização do titular dos direitos autorais. A legislação de software estabelece que a violação destes direitos é passível de ação criminal e de ação cível de indenização. O infrator fica sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos e multas diárias pelo uso ilegal dos programas. Combinada com a Lei do Direito Autoral, a Lei de Software permite que as perdas e danos do titular do programa sejam ressarcidos pelo valor equivalente a 3.000 cópias de cada software ilegalmente produzido. Caso a infração seja feita com o intuito de comercialização, a pena passa a ser de reclusão de 1 a 4 anos. A nova lei prevê ainda, que praticada a pirataria, o Poder Fiscalizador do Estado passa a investigar a sonegação fiscal relacionada à atividade da reprodução ilegal do software, seja para fins comerciais ou não. Com a nova legislação, o Brasil dá um passo importante rumo ao desenvolvimento, alinhando-se a vários países do mundo que já adotaram esta preocupação referente à reprodução ilegal de programas. A partir de agora, a pirataria de software deverá ser tratada sob uma nova ótica por toda sociedade e, principalmente, pelas empresas. Adotando-se controles rígidos, é possível evitar as duras sanções impostas pela nova lei e não retardar o desenvolvimento e os benefícios adquiridos com o uso de software legal.

Creio que não há ganho algum. De que adianta ter o conhecimento e
usa-lo de uma forma inapropriada, fora da lei?!

Voce quer usar um software e não pagar nada por isso.
Desse software, voce se beneficiará, criando o seu.
mas creio que voce nao terá o mesmo pensamento, se isto for
aplicado ao ´seu direito autoral´?

Nem sempre os fins justificam os meios.

GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

05/07/2004

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas. se houvesse incentivos destes fabricantes de software´s diminuindo o valor destas licenças com certeza a pirataria iria diminuir muito. Ninguem quer utilizar um software pirata, mas o mercado nos força a praticar este crime.

Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

GOSTEI 0
Paulo_amorim

Paulo_amorim

05/07/2004

Olá

Sou leigo nessa parte da legislação, mas uma pergunta:
Supondo que eu tenha um conhecimento tremendo de Delphi (supondo en, eu nao tenho!) e eu vá lá em um Bloco de Notas da vida e faça meu programa inteiro via texto, inclusive os Forms (já que não passa de texto) o que acontece?

Sendo mais específico:
como eh que eles provam que meu programa foi feito em cópia pirata do Delphi?

Eu poderia pegar meus fontes feitos em programa pirata e compilar UMA unica vez num soft registrado, só pra gerar o último executável...
isso eh permitido....? :? De qualquer maneira, ninguém vai saber onde foi desenvolvido...

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas. se houvesse incentivos destes fabricantes de software´s diminuindo o valor destas licenças com certeza a pirataria iria diminuir muito. Ninguem quer utilizar um software pirata, mas o mercado nos força a praticar este crime. Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

Infelizmente tal ação ocorre com CDs de músicas piratas, o pessoal compra porque o preço do original é muito mais caro. Eu só não diria que isto é certo porque, eu por exemplo, não gostaria que o pessoal pirateasse meus sistemas, afinal eu ganho dinheiro com isso, e porque é considerado crime.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Olá Sou leigo nessa parte da legislação, mas uma pergunta: Supondo que eu tenha um conhecimento tremendo de Delphi (supondo en, eu nao tenho!) e eu vá lá em um Bloco de Notas da vida e faça meu programa inteiro via texto, inclusive os Forms (já que não passa de texto) o que acontece? Sendo mais específico: como eh que eles provam que meu programa foi feito em cópia pirata do Delphi? Eu poderia pegar meus fontes feitos em programa pirata e compilar UMA unica vez num soft registrado, só pra gerar o último executável... isso eh permitido....? :? De qualquer maneira, ninguém vai saber onde foi desenvolvido...

Muito boa essa sua pergunta, eu mesmo já me perguntei isso 500 mil vezes.... Também gostaria de saber a resposta!

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

De forma geral, é dificil mas veja este caso.

Um colega meu desenvolveu um sistema ERP para um distribuidora de combustiveis. Ao passo que a ABES anda averiguando, as empresas
em busca de software pirata, ocorreu de ir na empresa a qual ele presta servoços.
Na empresa estava tudo Ok. Ai eles verificaram todos os softwares instalados inclusive o que ele tinha desenvolvido e questionaram a origem do mesmo. A empresa mostrou a nota de serviços (emitida pelo contratado), estava tudo Ok.
No entanto a ABES foi atras dele, para averiguar os softwares que ele utilizava, que por sinal eram todos legalizados.

Quanto ao preço dos aplicativos, os mesmos sao cobrados conforme as necessidades, (Professional, Enterprise, Architect), paga-se caro, mas
com certeza há retorno.

O que acham?

GOSTEI 0
Paulo_amorim

Paulo_amorim

05/07/2004

No entanto a ABES foi atras dele, para averiguar os softwares que ele utilizava, que por sinal eram todos legalizados. O que acham?

Olá

Supondo que eu trabalho com Delphi hoje...crio programas e os vendo...no entanto parei de usar Delphi e comecei a programar em outra linguagem
Eu nao sou obrigado a manter o Delphi mais, é claro.

Quando eu for questionado, 8 anos depois, sobre a autenticidade do software que eu usei pra fazer meu produto, eu devo ter a licença de 8 anos atras?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas...

Por favor... um Delphi Professional por R$ 2.500 é caro??? Se vc é um desenvolvedor independente vai precisar de 2 ou 3 projetos para retorno do investimento... e se vc desenvolve grandes projetos que necessitam do pacote Enterprise os R$ 1.500 a mais não farão diferença...
Não se esqueça de que se vc tem uma ferramenta para trabalhar alguém a produziu e gastou para isso...
Se vc me der um motivo para que um pintor deva ir até uma loja e furtar um pincel, que é sua ferramenta de trabalho, eu não retiro tudo o que disse...
Chega a ser inacreditável um desenvolvedor de software fazer apologia à pirataria...

GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

05/07/2004

Por favor... um Delphi Professional por R$ 2.500 é caro??? Se vc é um desenvolvedor independente vai precisar de 2 ou 3 projetos para retorno do investimento... e se vc desenvolve grandes projetos que necessitam do pacote Enterprise os R$ 1.500 a mais não farão diferença...

Com certeza vc deve trabalhar com Delphi licenciado né ?

Podemos conferir se é licenciado ??

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

Com certeza vc deve trabalhar com Delphi licenciado né ? Podemos conferir se é licenciado ??

Eu nem deveria responder esta pergunta, mas...
Sim. Trabalho com ele licenciado desde a versão 2. Comprei, paguei e já retornei meu investimento algumas dezenas de vezes... e esteja à vontade para conferir...

GOSTEI 0
Omar Cury

Omar Cury

05/07/2004

Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Podemos conferir se é licenciado ??

Não entraremos neste tipo de discussão. Se é ou não licensiado, eu acho que ele tem consiencia sobre o que ele faz.

Eu tenho uma opinião... A Borland não está nem aí se você pirateia ou não, se você for compilar seu sistema em um produto registrado, alguem pagou por isso, e esse alguem que deveria impedí-lo de tal ação. A boland só se interessa pelos registros das grandes empresas, porque usuários pequenos como nós só servimos para divulgar o produto, ao ponto de vista deles. Mas é claro, sou contra a pirataria.

GOSTEI 0
Motta

Motta

05/07/2004

A desculpa de que somos pobres e tudo podemos não cola, se quisermos participar da tal economia global temos que jogar nas regras, até para podemos cobrar nossos direitos.

Todo apoio ao Open Source, mas vamos seguir as leis.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

[quote:4edac796a0=´Omar Cury´]Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.[/quote:4edac796a0]

Esse é um ponto importante! Bom levantamento

GOSTEI 0
Thoor Cobain

Thoor Cobain

05/07/2004

A minha resposta foi respondida

Pelo menos chegaram a resposta q eu queria!!!

O MEU PROGRAMA MESMO SENDO CRIADO EM UM SOFTWARE PIRATA NÃO SERÁ PIRATA

Mas pela lei posso ser julgado por UTILIZAR UM SOFTWARE PIRATA, mas nunca por COMERCIALIZAR UM SOFTWARE PIRATA

Mas meu software não é PIRATA

Correto né....

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

[b:5c66a14b44]Omar Cury escreveu: [/b:5c66a14b44]
Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.

Tambem não vamos a tanto. Quem aqui ganha salário minimo?

Tipo para podermos trabalhar com alguma linguagem de programação, tem de haver nvestimento, tanto por parte de aprendizado quanto por parte operacional.

E como todo investimento há o tempo para o retorno. Quanto mais especifico e adequado o sistema ou aplicativo criado, maior sera seu valor de mercado, entre outras coisas que podemos agregar, como valor mensal por implementações, etc.

GOSTEI 0
Paulo_amorim

Paulo_amorim

05/07/2004

Eu tenho uma opinião... A Borland não está nem aí se você pirateia ou não, se você for compilar seu sistema em um produto registrado, alguem pagou por isso, e esse alguem que deveria impedí-lo de tal ação. A boland só se interessa pelos registros das grandes empresas, porque usuários pequenos como nós só servimos para divulgar o produto, ao ponto de vista deles. Mas é claro, sou contra a pirataria.

Tô com o Nildo...
A Borland vai se preocupar com empresas...talvez até de pequenas empresas...mas com certeza não tá nem aí com SOHO´s da vida... isso ae eh soh propaganda pra eles...eh mais lucrativo deixar do que combater

[quote:0dd2f0191f=´Omar Cury´]Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.[/quote:0dd2f0191f]
Estamos no capitalismo global, meu caro... nesse sistema não se espera, ou nem se quer, que um sujeito que ganha um salario minimo compre uma copia do Delphi... e tenta-se impedir que outros alem de empresas desenvolvam software...

GOSTEI 0
Eniorm

Eniorm

05/07/2004

Galera acho q esse assunto eh super interessante.
Vejamos...! Nós (isso me inclui) usamos o Delphi piratão,
mas tenho certeza que nos preocupamos se alguem vai
piratear algum soft que nós desenvolvemos, não ?

Acho q uma alternativa seria comprar uma licença apenas,
só para casos de fiscalização em auditorias, etc.

Afinal, quanto custa a licença do Delphi 7 enterprise ?

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

mas temos que nos ater so na ideia de que a borland ´corre atrás´
vejam o caso que citei.

talvez tambem por pensarmos: fiz um programa pra locadora do bairro, nao tem problema! até pode ser, mas eu que nao me arrisco

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

talvez tambem por pensarmos: fiz um programa pra locadora do bairro, nao tem problema! até pode ser, mas eu que nao me arrisco

Alias, eu [b:61152af135]prefiro[/b:61152af135] não me arriscar

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

05/07/2004

É claro q É CRIME usar um software pirata para criar outro! Assim como para criar um livro (como no exemplo citado)

Isso não quer dizer q vc perde os direitos autorais sobre o q foi criado. Mas q vc cometeu um crime (ou comete) fazendo isso não tem o q discutir.

T+

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

05/07/2004

Bom, eu na minha humilde situação financeira, também sou levado a pensar q o preço das licenças é injusto. Entretanto, basta eu me colocar no lugar dos caras q desenvolveram o produto para q todas essas idéias virem fumaça.
Qto a injustiça dos preços, esse assunto é mais complicado do q parece, uma vez q não abrange apenas o mercado de softwares, mas tb a economia global.

GOSTEI 0
Omar Cury

Omar Cury

05/07/2004

Acho que deveria existir um incentivo por parte da borland para pequenas empresas(Impossível né?!), mas imaginem uma pequena empresa com 4 programadores e 4 licenças de delphi 6, ou seja, um investimento de 10.000,00 reais(só para as 4 licenças de delphi, fora Windows :?)

Tem que ter coragem... muita coragem pra fazer um investimento A LONGO PRAZO.

Já um programador autonomo, a garantia de retorno é quase certa, pois nao há aluguel, salários, 13º, 500 mil impostos...etc.

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

temos que levar em consideração que, o retorno do investimento dependera, do tipo e do porte a aplicação desenvolvida.

Uma empresa com 4 programadores é de pequeno porte, entao se enquadra no SIMPLES paulista, 4 programadores podem desenvolver coisas que até São tomé duvida mesmo vendo..ehehe

Agora o delphi 3 já free? se for tem como usar Zeos ou dbexpress com ele? Ou isso nao é possivel?

Como foi citado anteriomente, criando tudo em um .txt, existe apenas um compilador, que poderia ser usado?

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

05/07/2004

Eu poderia pegar meus fontes feitos em programa pirata e compilar UMA unica vez num soft registrado, só pra gerar o último executável... isso eh permitido....? :? De qualquer maneira, ninguém vai saber onde foi desenvolvido...

Eles são registrados em seu nome? Vc pode compilar no Delphi da empresa, mas quem terá o legal direito de comercializá-lo é a empresa...Isso a meu ver.

GOSTEI 0
Thoor Cobain

Thoor Cobain

05/07/2004

É claro q É CRIME usar um software pirata para criar outro! Assim como para criar um livro (como no exemplo citado) Isso não quer dizer q vc perde os direitos autorais sobre o q foi criado. Mas q vc cometeu um crime (ou comete) fazendo isso não tem o q discutir. T+

Com cerreza é crime, mas nao é crime a pessoa utilizar meu software feito no soft Piratão, saca ele utiliza o meu original o único ilegal é eu q uso o sistema e não o MEU SISTEMA!!!

GOSTEI 0
Motta

Motta

05/07/2004

talvez o custo da idenização pelo uso da cópia ilegal não compense o lucro do o programa obitido.

mas comercializar um software gerado numa cópia pirata é ilegal.

GOSTEI 0
Tatuweb

Tatuweb

05/07/2004

Eles são registrados em seu nome? Vc pode compilar no Delphi da empresa, mas quem terá o legal direito de comercializá-lo é a empresa...Isso a meu ver

Não tenho muita certeza mas creio que o problema seja usar uma licença de X computadores para 2X computadores. No caso do Paulo Amorim eu continuo respeitando o direito de utiliza o Delphi em somente um unico computador. A quem pertence o que eu vou compilar lá não importa. O importante é que eu to respeitando o número de licenças do contrato. Bem acho que é mais ou menos isso.

GOSTEI 0
Koplin

Koplin

05/07/2004

A lei é clara: Usar soft pirata é crime. Quanto a ser pego ou não, depende da eficiência da fiscalização. O tópico do colega sobre a ABES foi bem claro. Eles vão na empresa, verificam, pegam a nota de serviço do desenvolvedor e vão atraz. Com quem vai acontecer? Boa pergunta. Mas ficar a margem da lei num ramo que remunera bem é inadequado. E outra: tem o lado moral da coisa. Acho que é uma questão de consciencia: Se vc é desenvolvedor e não quer seu trabalho nas mãos alheias, porque tornar as suas mãos alheias. É caro? é... Mas nosso serviço também é caro e no fim das contas quem paga a ferramenta é o cliente. Ninguém vai programar horas pra cobrar um salário mínimo. E quem tem estudo suficiente pra programar não ganha isso. Acho que a questão aí não é o preço e sim a cultura brasileira da Lei de Jersom. ´Se posso ganhar dinheiro sem pagar imposto ou licença, maravilha´. Quem aqui gosta de trabalhar e não receber por isso. Tenho certeza que os pais de familia que trabalham na Borland ou na empresa de cada um aqui, gostam. Acho que o preço de CD´s de música poderia ser mais barato, sim porque atinge um público amplo. Não é justo pagar tao caro se pode ser - e pode - mais barato. Software não se vende em feira pra todo mundo. Poucos compram. senão todos seríamos milionários e um PDV podia ser vendido a 1,99.

GOSTEI 0
Djjunior

Djjunior

05/07/2004

Eu acho o seguinte se a gente quizer realmente ser respeitado lá fora não temos outra escolha a não ser começar a legalizar tudo mesmo, e quanto a ser caro, bem ai vai depender um pouco do seu ponto de vista pois, se vc desenvolve um sistema x vc vai vende-lo vamos dizer por R$ 500, mais uns R$ 50 por mês por manutenção? se vc vender esse sistema pra 3 lojas vc já ´empatou´ o dinheiro gasto com o delphi, e os outros R$ 150 de manutenção já dão pra começar, a procurar por outros clientes.

não tem jeito galera respeito lá fora é igual a $$$, se a gente quizer crescer realmente tem que seguir as regras, se acha o delphi caro desenvolva em C, C++, JAVA tem muitos compiladores/IDEs que vc acha na net free, lembrando que JAVA por exemplo tá na moda.

GOSTEI 0
Paulo_amorim

Paulo_amorim

05/07/2004

Olá

Eu acho o seguinte se a gente quizer realmente ser respeitado lá fora não temos outra escolha a não ser começar a legalizar tudo mesmo, e quanto a ser caro, bem ai vai depender um pouco do seu ponto de vista pois, se vc desenvolve um sistema x vc vai vende-lo vamos dizer por R$ 500, mais uns R$ 50 por mês por manutenção? se vc vender esse sistema pra 3 lojas vc já ´empatou´ o dinheiro gasto com o delphi, e os outros R$ 150 de manutenção já dão pra começar, a procurar por outros clientes.

Bom eh quando você já tem esses 3 clientes para empatar o preço...mas sabe-se que o mercado não eh tão estável assim ne...agora vc tem, outra hora nem tem mais...

não tem jeito galera respeito lá fora é igual a $$$, se a gente quizer crescer realmente tem que seguir as regras, se acha o delphi caro desenvolva em C, C++, JAVA tem muitos compiladores/IDEs que vc acha na net free, lembrando que JAVA por exemplo tá na moda

Concordo... se quer jogar, tem que ser nas regras...O ´jeitinho´ brasileiro não pode ser aplicado no caso, pois tem que ser legalizado sim, senão sua aplicação eh ´fantasma´...

Acho que matou a questão: Delphi eh caro...se vc não gostou, programe em Java, em C, em PHP...

GOSTEI 0
Julien

Julien

05/07/2004

[quote:459156a2a9=´reginaldo174´]Com certeza vc deve trabalhar com Delphi licenciado né ? Podemos conferir se é licenciado ??

Eu nem deveria responder esta pergunta, mas...
Sim. Trabalho com ele licenciado desde a versão 2. Comprei, paguei e já retornei meu investimento algumas dezenas de vezes... e esteja à vontade para conferir...[/quote:459156a2a9]

Putz, esse cara deve ser cheio da grana !!! me empresta para eu legalizar um Delphi para abrir minha empresa????? :wink:

Putz R$ 2.500,00, pra vc amigo pode ser pouco, mas pra mim é um valor abrsurdo de caro !!!

GOSTEI 0
Denis

Denis

05/07/2004

Oi Pessoal,

Parece que a pergunta foi polêmica. Mas software pirata é pirata. Quanto mais a gente puder desestimular isso melhor.

Por acaso alguém já imaginou o quanto a Borland investiu para desenvolver o Delphi ?

Claro... ainda é caro o software para a realidade Brasileira, e eles vendem muitas cópias. Mas o software é deles, e eles tem o direito de cobrar o que acha justo. Da mesma forma que os meus sistemas, eu tbm cobro o que eu acho justo.
Isto é apenas uma questão de concorrência e mercado.

GOSTEI 0
R0n4ld0

R0n4ld0

05/07/2004

bem caros colegas a utilizaçao de um software pirata pela lei realemente e crime o software desenvolvido por outro pirata nao o caracteriza como sendo pirata tambem os direitos autorais sao do desenvolvedor o que setorna interresante analisar e que mais e mais esta se apertando o cerco a pirataria tanto dentro como fora do pais; de Fonte segura tenho conhecimento que esta tranmitando dentro do governo federal a nao utilizaçao de software qualquer pago dentro de alguns anos acho que provavel 2 anos o governo tyanto federal, como estadual e municiapal terao que mudar a suas plataformas windows para linux entao voltando ao assunto da pirataria a aquisiçao de uma licensa para poder se utilizar do software ja que somos programadores e de suma importancia para todos nos vejamos se presiso trabalhar fazendo entregas de pizaa ou algo parecido se eu comprar um carro roubado(software pirata) pode ser que eu o use por algum tempo mas quando eu for pego que isso um dia vai acontecer com certeza e melhor eu preparar o bolso pois o que eu ganhei so com multas juros e demais ja vai causar um strago fora o trantorno | eu nao gostaria que nimguem ussase um software que eu gastei mais de 15mil. conto com investimento desde meu segundo grau ate terminar os varios cursos que ja realizei quanto a valores um colega sito que o salario e de 260 a minha perguna e se algum software dele sem licença custa menos que 260 conto

desculpem esse mine texto extensivo mais isso e um assunto que se for ser discutido vai levar vario magabytes de conversa

t+ grato, :P

GOSTEI 0
Dopi

Dopi

05/07/2004

Ola para todos,

Tem muito mais perguntas ainda nesse tema....

- Se tiver uma licença, posso instalar no meu micro Desktop e no meu Notbook, já que não uso as duas simultaneamente ?
Hoje em dia poucas licenças permitem isso... (que a meu ver é um direito nosso) através de registros on-line com códigos específicos para cada máquina....

- Posso fazer um backup do original para nao estraga-lo ? Muitas empresas não permitem isso, inserindo dificuldades tecnicas de leitura nas mídias...

Acho que cada vez mais o que vai valer será o SERVIÇO. O OpenSource está cada vez mais forte... Se voce procurar achará muitos softwares de qualidade em Código Aberto... No exemplo inicial do Word, use o OpenOffice... Delphi tente o Kylix OpenEdition...

Temos que aprender a ganhar dinheiro com prestação de Serviços... Suporte, treinamento, atualizações on-line, etc... Vale a criatividade de cada um... Veja a empresa www.cobrebem.com.br eles faturam rios de dinheiro cobrando centavos para cada transação TEF aprovada... Todos os seus produtos (componentes) são de graça...

Um software gratuito pode criar uma grande participaçao do mercado, ai voce vende uma versão Plus, com algo mais.... Não adianta brigar com a Pirataria, ela sempre vai existir (apesar de ser crime). Veja as gravadoras que até agora não se mexeram para se inserir no MP3 e estão perdendo cada vez mais terreno (e dinheiro)...

As licenças são realmente carissimas, para o mercado brasileiro, entretanto, O Bill Gates é o cara mais rico do mundo e o mais roubado também... estranho não... Isso significa que as licenças são caras por causa da pirataria, ou a pirataria é grande por causa dos preços das licenças ?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

Putz, esse cara deve ser cheio da grana !!! me empresta para eu legalizar um Delphi para abrir minha empresa????? :wink: Putz R$ 2.500,00, pra vc amigo pode ser pouco, mas pra mim é um valor abrsurdo de caro !!!

Não, eu não sou cheio da grana e luto muito como a maioria dos colegas para crescer... quero crescer com base forte e não montar um castelo de cartas e ficar preocupado que qualquer dia desses alguém pode vir e me tirar tudo o que eu consegui... mas cada cabeça é uma centença...

Eu não disse que era pouco... eu disse que vale a pena, pelo menos para mim... apenas para informação esse é o preço da licença para ´New User´, no meu caso, quando quero uma versão nova, gasto 1/3 disso com upgrade...

GOSTEI 0
Omar Cury

Omar Cury

05/07/2004

aff :shock: bonito texto heim RON4LDO

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/07/2004

Colegas,

Não precisa ser um especialista em TI e nem fazer análise de forças competitivas (M. Porter - 5 Forças) para saber que quanto menor forem os preços das licenças de software para desenvolvimento, menor será o salário e os ganhos dos profissionais da área. Como esse não é o ponto central desta discussão, não irei me ater ao mesmo.

Voltanto ao ponto, o que me consta é que o produto gerado pelo Delphi ´carrega´ o número de série de onde foi compilado, ou seja, pode ser identificado a quem pertence de fato a cópia utilizada e caracterizar se houve ou não ´pirataria´.

Eu também trabalho com uma versão legalizada do produto que foi paga pelos meus Clientes (retorno do investimento) e sou totalmente contra a pirataria. No entanto, a questão do direito de propriedade intelectual é clara que pertence ao seu autor, pois para se registrar o software no INPI não é necessário apresentar nenhum documento de onde ele foi desenvolvido, apenas ´partes´ que caracterizam a sua individualidade.

Portanto, o risco existente está na sua produção e distribuição, onde o autor/distribuidor poderá ser enquadrado na lei 9.609.

Esta é a minha visão...

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

Não, eu não sou cheio da grana e luto muito como a maioria dos colegas para crescer... quero crescer com base forte e não montar um castelo de cartas e ficar preocupado que qualquer dia desses alguém pode vir e me tirar tudo o que eu consegui... mas cada cabeça é uma centença... Eu não disse que era pouco... eu disse que vale a pena, pelo menos para mim... apenas para informação esse é o preço da licença para ´New User´, no meu caso, quando quero uma versão nova, gasto 1/3 disso com upgrade...

Eu acho injusto uma pessoa comprar o software enquanto outro diz ´se é caro, tem que piratear mesmo´ e pega uma cópia de graça, podendo vender seu produto mais barato que voce, já que não precisou pagar pelo preço do compilador. É a mesma coisa com pirataria de música, brinquedos e cigarro.

Os softwares que fabrico aqui na empresa são vendidos por 25, 35 mil reais. Uma venda já paga o valor da licença e o resto é lucro.

Pra quem não pode pagar a versão mais cara, a Borland oferece versões mais baratas, versões antigas Free, e desconto de 30¬ para estudantes. Agora, se o cara não consegue usar essas facilidades para ganhar dinheiro e conseguir comprar outra versão do produto, ou ele parte pra ferramentas Free ou sai da área. Desenvolvedor não é só quem fica programando, mas quem sabe ganhar dinheiro com isso.

Sobre achar que o cara é rico porque pagou licenças registradas, essa é a obrigação dele. E só lembrando que a Borland oferece preços especiais pra quem já tem uma versão registrada. Ou seja, o gasto só é grande na primeira vez.

GOSTEI 0
Dbergkamps

Dbergkamps

05/07/2004

Olá Galera,
Estamos já com 3 páginas de discussão e temos vários contra e a favor da pirataria. O fato é o seguinte, é claro que se todos nós pudessémos usaríamos softwares devidamente legalizados, mas a realidade que todos nós não temos dinheiro suficiente para legalizar os programas que rodam em nossos pc´s. Quantos de nós já fez um download de um shareware e depois foi atrás do serial no google ou no kazaa? Eu não tenho cópia legal do Delphi, mas se pudesse com certeza teria pois eu não quero ter meu softaware crackeado por qualquer que seja os meios. quantos de nós já comprou um cd pirata? Quantas notícias se tem de que alguém que vende cd pirata foi preso? A partir dessa impunidade, pensamos: ´isso jamais vai acontecer comigo, com os outros sim, comigo não´.

Mas varia da cabeça de cada um...
Todos sabemos que um dia seremos questionados sobre a validade do nosso compilador e quando essa hora chegar nosso bolso poderá doer.
Grande parte da culpa são os altos preços cobrados pelas versões do Delphi. R$ 2.500,00 muitos de nós, que não são programadores profissionais ganham num ano, com muita sorte.
Esse é meu ponto de vista, totalmente contra a pirataria mas uso por falta de opção. Desculpe a extensão do texto, é que precisava desabafar sobre essa questão, pois têm pessoas que quando tem o delphi pirata sequer tocam no assunto, mas quando legalizam ficam pousando de bom moço.

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

Eu acho injusto uma pessoa comprar o software enquanto outro diz ´se é caro, tem que piratear mesmo´ e pega uma cópia de graça, podendo vender seu produto mais barato que voce, já que não precisou pagar pelo preço do compilador...

Sabe, eu já nem me incomodo mais com isso... como vc bem disse, devemos saber ganhar dinheiro... e eu ganho dos concorrentes pela qualidade do serviço prestado...

Meu conselho a todos que pretendem licenciar seu Delphi é escolher bem... porque comprar o Enterprise e o Professional lhe atende ? uma economia significativa pode se ter com a escolha certa...

GOSTEI 0
Julien

Julien

05/07/2004

Ok, lendo com mais calma dá pra mais ou menos entender o que vc quis dizer, mas ficou meio estranho a sua posição sobre o valor de custo de adquirir uma licença. Mas não é isso que eu quero falar. Tem muita gente que faz assim:

Na lata !!!!! Começa a vender softwares feitos com sw´s piratas! Abre empresa e tudo mais !!!! Mas com a grana arrecadada ele legaliza....

Outra opinião . Putz, ter pena da Borland, só pq vc está usando um SW que custou , digamos 100.000 dólares para ser feito. Perae pessoal !!!! Os cara ganham o Quádruplo, o Quintuplo disto !!! E pensando bem os cara são , na boa mesmo, BURROS !!!! Pq? Putz dava pra fazer assim:

Criava um Delphi comercial com componentes essenciais para manipulação de banco, etc

e dava, digamos, um ou dois anos de licença para aquela empresa, para que ele possa arrecadar e pagar a licença oficial, daí viria componentes, etc... Mas blz, eu encerrei meus comentários por aqui....

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/07/2004

pois têm pessoas que quando tem o delphi pirata sequer tocam no assunto, mas quando legalizam ficam pousando de bom moço.

Colega,

Não é questão de ´bancar´ o mocinho, acho que um ponto importante para se ter uma versão oficial do produto é saber vender o ´peixe´ para seus Clientes.

Ao contrário do comentário do Vinícios2k, eu me incomodo com a concorrência pirata sim e normalmente abordo este fato com meus Clientes na hora de justificar meus preços. Muitos aspectos são importantes na formação do preço do produto, como: pesquisas, licenciamento das ferramentas e demais custos diretos e indiretos.

Há algum tempo fui contemplado com a estupidez de um concorrente que usava um mecanismo para burlar o fisco (caixa 2) e ferramentas piratas, onde todos os Clientes dele tiveram que trocar de sistemas às pressas para não serem pegos pela fiscalização.

Portanto, acho que ´jogar´ limpo com seus Clientes e com as determinações legais NÃO TEM PREÇO... Para todas as outras existe alguém disposto a se arriscar... Eu prefiro dormir tranqüilo e no que tange as limitações de responsabilidade dos meus softwares, meus Clientes também podem ficar sossegados.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

Só adicionando um comentário. O custo do Delphi está na casa das dezenas de milhões, e a margem de lucro de uma empresa de software do porte da Borland não sai da casa dos 15¬. Basta analisar os papers dos balanços financeiros dela.

Esse tipo de sofware não é simplesmente lançado e só colher os frutos. Eles tem uma equipe constante que trabalham nele, tanto na versão atual quanto em novas versões. Somando isso com o investimento em pesquisa e desenvolvimento, marketing, comercialização, parcerias, estrutura, é fácil entender porque é tão caro.

Fora que no preço que pagamos já está adicionado um valor para compensar a pirataria.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Fora que no preço que pagamos já está adicionado um valor para compensar a pirataria.

Isso não e verdade, nós, consumidores dos produtos oficiais da borland, não temos culpa da pirataria logo não temos que pagar por isso, já que estamos pagando pelo software original. Eu ahco que o preço é justo. Imaginem quantos funcionários tem a Borland, imaginem quanto ela nãoi gasta com marketing, pesquisas, etc... A Borland não ganha um salário mensal dos consumidores. Ela ganha apenas o que ela vende... Se fosse a baixo preço ela não teria como pagar toda a equipe. Logo faliria.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

[quote:122b5ae0c6=´marcosalex´]Fora que no preço que pagamos já está adicionado um valor para compensar a pirataria.

Isso não e verdade, nós, consumidores dos produtos oficiais da borland, não temos culpa da pirataria logo não temos que pagar por isso, já que estamos pagando pelo software original. [/quote:122b5ae0c6]

Isso é verdade e não é só a Borland. Até no supermercado e nas grandes lojas eles colocam no preço uma diferença pra compensar os saques, material que estraga e clientes que compram no crediário e não paga. Nós que pagamos por todos esses danos. Dureza, né? :cry:

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Que raiva...
Bom, pelo menos não deveríamos pagar.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

Considerem agora o seguinte caso: um estudante de Informática / ciência da computação estuda delphi e necessita da versão Enterprise para fazer tudo o que ele vê exemplificado nos livros e nas revistas. Fora os bicos, ganha 300 reais por mes de bolsa auxílio no estágio, a versão do delphi na faculdade é a delphi 3 professional, sendo que ele precisa no mínimo a 6 Enterprise (para fazer tudo oque ensinam nos livros) o que esse cara faz da vida???

Não sou simpatizante ou apoiador da pirataria, mas.... :twisted:

GOSTEI 0
Omar Cury

Omar Cury

05/07/2004

se mata :D

GOSTEI 0
Lucas Silva

Lucas Silva

05/07/2004

Concordo com vc victor.
[quote:b1c45b5363=´vitor^_^´]......Fora os bicos, ganha 300 reais por mes ....[/quote:b1c45b5363]

Já que o pessoal tá falando que 300 reais nenhum programador ganha.. então podemos pensar de outro jeito...um cara que ganha 900 reais por mês e paga 600 reais de faculdade.....

Como esse cara faz pra comprar um delphi original??

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Não é por nada não, mas não adianta ficar aqui discutindo uma coisa que a Borland nem está lendo e não vai mudar em nada...

GOSTEI 0
Tatuweb

Tatuweb

05/07/2004

[quote:5083339f8c=´vitor^_^´]......Fora os bicos, ganha 300 reais por mes ....[/quote:5083339f8c]
[quote:5083339f8c=´Lucas Alves Silva´]Já que o pessoal tá falando que 300 reais nenhum programador ganha.. então podemos pensar de outro jeito...um cara que ganha 900 reais por mês e paga 600 reais de faculdade.....

Como esse cara faz pra comprar um delphi original??[/quote:5083339f8c]

É por isso que eu digo: as grandes produtoras de software não se importam com a pirataria ´doméstica´ pois o lucro certo tá nas empresas as quais não tem para onde escapar. Se não existisse o Delphi ou o Visual Studio pirata vcs acham que eles fariam o sucesso que eles fazem hoje? No fundo a Borland (ou qualquer outra empresa grande) gosta da pirataria porque se assim não fosse não existiriam tantos sites de cracks e camelos vendendo CD pirata a cada esquina.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

É por isso que eu digo: as grandes produtoras de software não se importam com a pirataria ´doméstica´ pois o lucro certo tá nas empresas as quais não tem para onde escapar. Se não existisse o Delphi ou o Visual Studio pirata vcs acham que eles fariam o sucesso que eles fazem hoje? No fundo a Borland (ou qualquer outra empresa grande) gosta da pirataria porque se assim não fosse não existiriam tantos sites de cracks e camelos vendendo CD pirata a cada esquina.

E é isso que eu penso. A maior empresa que utiliza este método é a Microsoft

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

[quote:157f57c36a=´vitor^_^´]Considerem agora o seguinte caso: um estudante de Informática / ciência da computação estuda delphi e necessita da versão Enterprise para fazer tudo o que ele vê exemplificado nos livros e nas revistas. Fora os bicos, ganha 300 reais por mes de bolsa auxílio no estágio, a versão do delphi na faculdade é a delphi 3 professional, sendo que ele precisa no mínimo a 6 Enterprise (para fazer tudo oque ensinam nos livros) o que esse cara faz da vida???

Não sou simpatizante ou apoiador da pirataria, mas.... :twisted:[/quote:157f57c36a]

Pra estudar, tem a versão Standard só pra isso. Se o cara quer conhecer a versão Enterprise, pode baixar o Trial no próprio site da Borland. É pra isso que serve uma versão Trial.

O problema do país é que todo mundo quer usar as coisas de graça e não querem pagar por ele.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

[quote:67068cac66=´vitor^_^´]Considerem agora o seguinte caso: um estudante de Informática / ciência da computação estuda delphi e necessita da versão Enterprise para fazer tudo o que ele vê exemplificado nos livros e nas revistas. Fora os bicos, ganha 300 reais por mes de bolsa auxílio no estágio, a versão do delphi na faculdade é a delphi 3 professional, sendo que ele precisa no mínimo a 6 Enterprise (para fazer tudo oque ensinam nos livros) o que esse cara faz da vida??? Não sou simpatizante ou apoiador da pirataria, mas.... :twisted:

Pra estudar, tem a versão Standard só pra isso. Se o cara quer conhecer a versão Enterprise, pode baixar o Trial no próprio site da Borland. É pra isso que serve uma versão Trial.

O problema do país é que todo mundo quer usar as coisas de graça e não querem pagar por ele.[/quote:67068cac66]

Eu não diria que é o problema do país.... O mundo age dessa maneira

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

05/07/2004

Errado: O problema do país é que todo mundo quer usar as coisas de graça e não [b:aa2feb7eed]podem[/b:aa2feb7eed] pagar por ele.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Errado: O problema do país é que todo mundo quer usar as coisas de graça e não [b:ecbc0f90ae]podem[/b:ecbc0f90ae] pagar por ele.

Errado denovo. Eu conheço alguns casos que contradizem isso. O pessoal quer ganhar dinheiro a custo zero.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

05/07/2004

Errei ao dizer q todos não podem pagar, mas vcs tb erraram ao dizer q todos não querem pagar. Definitivamente, eu sou a maior prova disso. Bem q eu queria começar legalizado, mas estou fazendo meus primeiros sistemas em cima d uma cópia pirata, e não tenho condições (por enquanto) d comprar uma licença. Mta gente tb deve estar na mesma situação.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/07/2004

Errei ao dizer q todos não podem pagar, mas vcs tb erraram ao dizer q todos não querem pagar. Definitivamente, eu sou a maior prova disso. Bem q eu queria começar legalizado, mas estou fazendo meus primeiros sistemas em cima d uma cópia pirata, e não tenho condições (por enquanto) d comprar uma licença. Mta gente tb deve estar na mesma situação.

Colega,

Acho que você deveria pensar bem nisto antes de entrar numa armadilha, pois o cerco contra a pirataria está aumentando em face da pressão exercida pelos EUA. Houve um longo tempo de trégua, mas segundo algumas fontes de informações como a própria ABES e jornais de grande circulação, haverá uma intensa fiscalização e com certeza muitos servirão de ´bode espiatório´ para reduzir (talvez não erradicar) a pirataria em nível comercial. Acho que o uso doméstico será mais difícil, mas o uso comercial é um risco muito alto.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

[quote:85400223ad=´Aroldo Zanela´]Acho que você deveria pensar bem nisto antes de entrar numa armadilha, pois o cerco contra a pirataria está aumentando em face da pressão exercida pelos EUA. Houve um longo tempo de trégua, mas segundo algumas fontes de informações como a própria ABES e jornais de grande circulação, haverá uma intensa fiscalização e com certeza muitos servirão de ´bode espiatório´ para reduzir (talvez não erradicar) a pirataria em nível comercial. Acho que o uso doméstico será mais difícil, mas o uso comercial é um risco muito alto.[/quote:85400223ad]

No caso do comercial eu não me arriscaria.
Mas no caso doméstico... O Brasil não iria para frente se TODOS os jovens fossem presos ou tivessem que pagar multas, iriam todos a falência.

GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

05/07/2004

Obrigado pelo conselho Aroldo. Tenho consciência d q preciso me legalizar. Inclusive, uma vez disse nesse fórum q não fazia apologia à pirataria, mas acho q minha atitude é uma forma d fazer. Entretanto, minha única fonte d renda é uma bolsa d um estágio, e não sei como fazer para adquirir uma licença do jeito q estou, e ainda por cima não é apenas do Delphi q preciso adquirir licença.

GOSTEI 0
Macario

Macario

05/07/2004

Vejo que a maioria, desenvolve por conta propria.
Ser programador não é ser empresário!

Pra um sujeito montar um carrinho de ´cachorro-quente´ ele tem que ter um capital.

Pra ser programador voce não precisa, ser empresário.

Mas para ser empresario, é preciso de um capital para investir.

Não sei se me entendem.

Eu mesmo, não desenvolvo por conta, mas pretendo. Mas pra isso vou me preparar, tanto profissionalmente, quanto financeiramente.

GOSTEI 0
Aroldo Zanela

Aroldo Zanela

05/07/2004

Vejo que a maioria, desenvolve por conta propria. Ser programador não é ser empresário! Pra um sujeito montar um carrinho de ´cachorro-quente´ ele tem que ter um capital. Pra ser programador voce não precisa, ser empresário. Mas para ser empresario, é preciso de um capital para investir. Não sei se me entendem. Eu mesmo, não desenvolvo por conta, mas pretendo. Mas pra isso vou me preparar, tanto profissionalmente, quanto financeiramente.

Colega,

Gostei da analogia. Uma outra recomendação que faço é: - Eventualmente existem promoções de venda de produtos onde se consegue bons descontos, portanto, é preciso estar atento e preparado (financeiramente). Outra forma é conseguir bons Clientes para pulverizar o custo entre os mesmos, pois todos ganham.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

Pra quem não pode pagar por uma licença de Delphi, pode optar por ferramentas Open Source ou por licenças mistas. O Oracle, por exemplo, é de graça para desenvolvedores. Voce só paga quando for comercializar.
E o Visual Studio pode se adquidiro por 70 reais anuais para estudantes, com direito a qualquer atualização.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

quem disse que não tem programador que ganha 300 por mês?

eu sou estagiário em pd (meio período) e ganho somente 300 por mes, na minha casa, o delphi é pirata, na minha empresa, não interessa porque a responsabilidade é do dono da empresa.

Interessante essa sugestão de trabalhar com o delphi standard, mas vocês já viram ele??? não tem nem 1/4 dos componentes, não que vc use todos os componentes todos os dias, mas, um belo dia, vc precisa estudar ou desenvolver um programa usando um certo componente, e aí??

O kylix open edition é outro caso: somente 5 paletas de componentes. Aí alguem fala: desenvolva seus próprios componentes. Aí eu respondo: Tempo e conhecimento técnico nem todos nós podemos dispor de uma hora pra outra, alem disso, programadores estudantes (a maioria de nós) nã odesenvolve ´lá aqueeeles componentes´, isso é coisa para profissionais mais experientes, eu mesmo estou engatinhando no assunto.

[b:dfce5c9c97]De forma alguma endoço a pirataria[/b:dfce5c9c97] tanto é que comecei a trocar meus jogos piratas por originais, mas um delphi, a 7000, 15000(architet)?? por enquanto é impossível. Lógico que eu pretendo adquirir o original um dia, se a minha situação e a do pais permitir.

Fato: Cada soft pirata que se vende, é uma propaganda gratuita do soft original, e as produtoras ganham com isso.

Fato2: se um cd de música importado da melhor qualidade custa no máximo 70 reais, porque o windows custa 400, 800 ou 3000 (2000 server), o delphi custa de 2500 (standard) até 15000(architet)??? Não vale dizer que é o trabalho dos profissionais, porque, não sei se dá pra comparar assim, mas, um filme tipo ´o senhor dos anéis´, o melhor que já vi, deve ter custado milhões pra se concretizar, trabalho de vários anos, e é vendido por 75 reais cada DVD original. Uma nova versão do delphi não demora mais que 2 anos pra ficar pronta, e se abaixarem o preço, venderão mais!

fato3: os EUA metem o pau no brasil por causa da pirataria, como se fossemos todos criminosos. A empresa Uz Games tem uma parceria com a Nintendo aqui no Brasil para vender jogos originais. Estive conversando com um dos gerentes da Uz que compareceu a E3 nos EUA (eletronic entertainment Expo) e disse que nos States a pirataria rola solta, e que a 4 quatras do prédio da E3 existe uma ´25 de março ou sta efigênia´, com as mesmas fitas de videogame piratas que encontramos aqui.

[size=18:dfce5c9c97][b:dfce5c9c97]Software é informação, ciência, e como tal, é patrimônio cultural da humanidade, se não for pra ser de graça, pelo menos deveria ser mais barato!![/b:dfce5c9c97][/size:dfce5c9c97]

Desculpem a mensagem tão longa.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

05/07/2004

Desculpe-me, mas é patrimônio de quem o desenvolveu

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

disse aquilo apenas comparando software com uma espécie de ´Arte´, entendeu?

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

Vitor,

Perdõe-me... vc citou preços (7 mil e 15 mil), mas vc realmente sabe quanto custa ?

Preços, hoje, para ´New User´ do Delphi 8 sendo q Delphi 7 (Win32) vem junto:
Delphi 8 for the Microsoft® .NET Framework, Architect Edition - New User = R$ 8.460,01
Delphi 8 for the Microsoft® .NET Framework, Enterprise Edition - New User = R$ 7.049,62
Delphi 8 for the Microsoft® .NET Framework, Professional Edition - New User = R$ 2.817,26

Vejo muita gente dizendo que é caro... é caro... mas poucos sabem realmente o preço... então é fácil dizer que é caro e esquecer o assunto...
Quem estiver interassado [url=http://www.borland-by-spk.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=17&nome_categoria=DESENVOLVIMENTO&codigo_subcategoria=3&nome_subcategoria=Delphi¬20for¬20.NET]Clique aqui e veja todos os preços...[/url]

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

05/07/2004

Esse é realmente um assunto polêmico, eu mesmo tenho uma cópia pirata em casa, preferia legalizá-la, mas não tenho condições, pq até hoje só desenvolvi 2 ou 3 sistemas pequenos pra fora que nem cobrem o custo de um programa legalizado e o meu salário não permite esse tipo de gasto elevado. Como fica esses casos?

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

eu vi os preços lá, desculpe, errei, agora vamos mudar de assunto, tenho uma dúvida. Suponhamos que eu tenha o delphi 6 ou 7 pirata, mas compre o upgrade para 8 original. Meu delphi 8 passa a ser original?

2º dúvida: é possivel fazer o upgrade da versão 6 ou 7 professional para a 8 enterprise ou architet?

3° eu tenho em casa um cd do delphi 3 e do delphi 4 que foi distrubuido de graça com a revista pc-expert, eu poderia fazer o upgrade para a versão 8 enterprise ou architet original?? se puder é um bom negócio.

GOSTEI 0
Omar Cury

Omar Cury

05/07/2004

nao

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

05/07/2004

[quote:05d023dc86=´vitor^_^´]Suponhamos que eu tenha o delphi 6 ou 7 pirata, mas compre o upgrade para 8 original. Meu delphi 8 passa a ser original?[/quote:05d023dc86]
Não. Vc só consegue upgrade se a versão anterior for licenciada...

[quote:05d023dc86=´vitor^_^´]2º dúvida: é possivel fazer o upgrade da versão 6 ou 7 professional para a 8 enterprise ou architet?[/quote:05d023dc86]
Não tenho certeza, mas acho que não... ou pelo menos seria um meio termo em relação à preço...

[quote:05d023dc86=´vitor^_^´]3° eu tenho em casa um cd do delphi 3 e do delphi 4 que foi distrubuido de graça com a revista pc-expert, eu poderia fazer o upgrade para a versão 8 enterprise ou architet original?? se puder é um bom negócio.[/quote:05d023dc86]
dessa pc-expert eu não sei, mas existe uma revista que distribuiu o Delphi 3 e não especificou que era free para uso não-comercial... a Borland então está acatando este Delphi como sendo licenciado e encorajando o upgrade para as novas versões... tem um tópico aqui no fórum com a resposta da Borland para um colega... dica : pesquise por ´Delphi Free´

T+

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

já vi esse tópico, vou olhar melhor... a revista dizia que o soft era original.... deve ser essa revista mesmo que vc ta falando.

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

05/07/2004

[quote:cd5748daba=´vitor^_^´]Interessante essa sugestão de trabalhar com o delphi standard, mas vocês já viram ele??? não tem nem 1/4 dos componentes, não que vc use todos os componentes todos os dias, mas, um belo dia, vc precisa estudar ou desenvolver um programa usando um certo componente, e aí??[/quote:cd5748daba]
O que aconteceu com o delphi 8 Standard? Isto é, ele existe?

GOSTEI 0
Wmcaetani

Wmcaetani

05/07/2004

[quote:b38bfb1413=´Omar Cury´]Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.[/quote:b38bfb1413]

Tem uma máxima que diz: [b:b38bfb1413]Quem com ferro fere, com ferro será ferido[/b:b38bfb1413] Ninguém pode impedir q vc use um soft pirata para fazer um outro soft mas, partindo desse presuposto: - [b:b38bfb1413]Quando alguém piratear o seu Soft[/b:b38bfb1413] você também não poderá reclamar. Pois: :lol: [b:b38bfb1413]Ladrão q rouba ladrão tem cem (100) anos de perdão[/b:b38bfb1413]

GOSTEI 0
Oscar Candido

Oscar Candido

05/07/2004

Tem uma máxima que diz: [b:4f5b5dc1ec]Quem com ferro fere, com ferro será ferido[/b:4f5b5dc1ec] Ninguém pode impedir q vc use um soft pirata para fazer um outro soft mas, partindo desse presuposto: - [b:4f5b5dc1ec]Quando alguém piratear o seu Soft[/b:4f5b5dc1ec] você também não poderá reclamar. Pois: :lol: [b:4f5b5dc1ec]Ladrão q rouba ladrão tem cem (100) anos de perdão[/b:4f5b5dc1ec]

concordo perfeitamente, seguindo a linha de usar máximas do wmcaetani, ´Pimenta nos olhos dos outros é refresco´, vc só vai perceber o quanto a pirataria é ruim quando alguem piratear algum software desenvolvido por vc. tenho certeza que ninguem acharia isso justo, então pq achar que usar um software pirata(seja ele qual for), pode ser justificado?

GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

05/07/2004

Colegas, li atentamente desde o princípio (uff...) e parece-me que falta nisto tudo um ponto essencial: a actividade da programação é antes de tudo UMA ACTIVIDADE EMPRESARIAL.

Pensem por um pouco em ACTIVIDADE EMPRESARIAL e os conceitos a ela associados. Investimento, investigação, análise de custos, capital próprio, concorrência, sócios, projectos, etc..

Desculpem se os termos não são familiares (é assim em Portugal...) mas dão facilmente para entender.

Que importa se um Delphi custa 1000 reais ou 100.000 reais?? Tudo depende de vários factores como a rentabilidade ou a diluição do investimento. Isto sim, são os números com que devemos trabalhar para sabermos se um Delphi é caro ou barato.

Haverá situações em que uma lingugem de 1000 reais pode ser muito cara e outra de 100.000 reais ser extremamente barata.

Esta é a linguagem empresarial. Tudo o resto é conversa agradável entre programadores. Quando entramos a sério numa actividade destas ou há dinheiro ou não há. Isto é para quem pode não é para quem quer.

Agora não faz sentido nenhum eu querer possuir uma empresa de transportes, ir roubar os caminhões e mais tarde (quando tiver o retorno) ir pagá-los ao dono. Infelizmente vi essa opinião por aqui.

Ah, e quem nunca pirateou que atire o primeiro post. :lol: :wink:

GOSTEI 0
Rogerio_amorim

Rogerio_amorim

05/07/2004

Eu acho que a principal questão a ser discutida nesse caso é simplesmente o preço do software que é realmente muito caro, poderia ser bem mais acessível.

Rogerio Amorim

GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

05/07/2004

E essa questão não tem um ´sim´ ou um ´não´ como resposta. Pode ser caro, ou pode não ser (para um mesmo valor, claro). Depende de vários factores

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

05/07/2004

Uma coisa que aprendi na empresa que estou trabalhando atualmente é que desenvolvimento de software é caro, uns 2 ou 3 projetos no maximo já sao o suficiente para pagar a licença do seu ambiente de desenvolvimento, e se você parar para pensar, por quanto tempo um ambiente pode ser utilizado para desenvolver?? Você nao compra uma licença hoje e daqui a seis meses tem que trocar não, você pode usa-lo por um bom tempo...

Agora a questão de ter o Delphi em casa regularizado, pra mim é besteira, eu nao faço uso comercial dele, utilizo apenas pra passar o tempo, gosto de programar apenas por programar... Nao ganho dinheiro com meu Delphi em casa, pq vou gastar dinheiro com o mesmo? :P

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

E pensando bem os cara são , na boa mesmo, BURROS !!!! Pq? Putz dava pra fazer assim: Criava um Delphi comercial com componentes essenciais para manipulação de banco, etc e dava, digamos, um ou dois anos de licença para aquela empresa, para que ele possa arrecadar e pagar a licença oficial, daí viria componentes, etc... Mas blz, eu encerrei meus comentários por aqui....

Eles já fazem isso com o Delphi Personal.

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

[quote:442f50127a=´marcosalex´]Fora que no preço que pagamos já está adicionado um valor para compensar a pirataria.

Isso não e verdade, nós, consumidores dos produtos oficiais da borland, não temos culpa da pirataria logo não temos que pagar por isso, já que estamos pagando pelo software original. Eu ahco que o preço é justo. Imaginem quantos funcionários tem a Borland, imaginem quanto ela nãoi gasta com marketing, pesquisas, etc... A Borland não ganha um salário mensal dos consumidores. Ela ganha apenas o que ela vende... Se fosse a baixo preço ela não teria como pagar toda a equipe. Logo faliria.[/quote:442f50127a]

Não quero entrar em discussão sobre se o preço é justo ou não, mas se você vende mais, pode vender por menos. Com sw piratas diminui a arrecadação e a próxima versão sairá mais cara. O que aconteceria se a Borland vendesse apenas 1 cópia do sw e fosse utilizado por milhares de programadores?

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

[quote:b20f0bfd9e=´vitor^_^´]Considerem agora o seguinte caso: um estudante de Informática / ciência da computação estuda delphi e necessita da versão Enterprise para fazer tudo o que ele vê exemplificado nos livros e nas revistas. Fora os bicos, ganha 300 reais por mes de bolsa auxílio no estágio, a versão do delphi na faculdade é a delphi 3 professional, sendo que ele precisa no mínimo a 6 Enterprise (para fazer tudo oque ensinam nos livros) o que esse cara faz da vida???

Não sou simpatizante ou apoiador da pirataria, mas.... :twisted:[/quote:b20f0bfd9e]

Desculpe, mas o problema é na faculdade que não tem material adequado e ensina o que não tem. Se ele for ´comprar´ um sw ele se torna desenvolvedor e não estudante.

GOSTEI 0
Bacalhau

Bacalhau

05/07/2004

A Borland tem pacotes absurdamente baratos para o ensino. Esse é um problema a resolver pelas escolas.

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

[quote:9f386244c0=´vitor^_^´]
Fato2: se um cd de música importado da melhor qualidade custa no máximo 70 reais, porque o windows custa 400, 800 ou 3000 (2000 server), o delphi custa de 2500 (standard) até 15000(architet)??? Não vale dizer que é o trabalho dos profissionais, porque, não sei se dá pra comparar assim, mas, um filme tipo ´o senhor dos anéis´, o melhor que já vi, deve ter custado milhões pra se concretizar, trabalho de vários anos, e é vendido por 75 reais cada DVD original. Uma nova versão do delphi não demora mais que 2 anos pra ficar pronta, e se abaixarem o preço, venderão mais! [/quote:9f386244c0]

Endendo sua opnião, no caso dos Filmes o valor é dissolvido na bilheteria do cinema e não na venda de DVDs, eu paguei pra assistir e vc também assim como milhares de pessoas.

No caso de CD de audio e aplicativos o valor tem que ser dissolvido na quantidade de vendas. Com a pirataria, diminui-se a venda e aumenta o valor.

Para reverter esse quadro é necessário que a empresa fabricante se responsabilize pelos prejuizos gerados pela pirataria e venda seu produto mais barato até que todos tomem conciência em comprar sw original e após isso comecar a obter lucro. Alguém se daria o primeiro passo?

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

[quote:1cbab6b443=´Thoor Cobain´]A minha resposta foi respondida

Pelo menos chegaram a resposta q eu queria!!!

O MEU PROGRAMA MESMO SENDO CRIADO EM UM SOFTWARE PIRATA NÃO SERÁ PIRATA

Mas pela lei posso ser julgado por UTILIZAR UM SOFTWARE PIRATA, mas nunca por COMERCIALIZAR UM SOFTWARE PIRATA

Mas meu software não é PIRATA

Correto né....[/quote:1cbab6b443]

Acho que entendi o que quer:

Você vende um sw seu criado a partir de um Delphi pirata e a empresa que está comprando te questiona se é legal ou não porque não quer comprar nada pirata, estou certo?

Vai uma triste notícia, seu sw é pirata sim! O seu código não é, tem seu direito intelectual, foi vc que gastou várias noites programando e tudo, mas se você mandar um Unit1.pas pro seu cliente ele não vai fazer nada.

Se você usou um sw pirata para compilar, o executável é muito mais do que .pas e .dfm

Mas a responsabilidade não é de seu cliente, é sua. Neste caso ele pode ficar tranquilo pois não é obrigação do cliente checar as licenças do fornecedor e sim se certificar do contrato de prestação de serviços com ele.

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

Colegas, li atentamente desde o princípio (uff...) e parece-me que falta nisto tudo um ponto essencial: a actividade da programação é antes de tudo UMA ACTIVIDADE EMPRESARIAL. Pensem por um pouco em ACTIVIDADE EMPRESARIAL e os conceitos a ela associados. Investimento, investigação, análise de custos, capital próprio, concorrência, sócios, projectos, etc.. Desculpem se os termos não são familiares (é assim em Portugal...) mas dão facilmente para entender. Que importa se um Delphi custa 1000 reais ou 100.000 reais?? Tudo depende de vários factores como a rentabilidade ou a diluição do investimento. Isto sim, são os números com que devemos trabalhar para sabermos se um Delphi é caro ou barato. Haverá situações em que uma lingugem de 1000 reais pode ser muito cara e outra de 100.000 reais ser extremamente barata. Esta é a linguagem empresarial. Tudo o resto é conversa agradável entre programadores. Quando entramos a sério numa actividade destas ou há dinheiro ou não há. Isto é para quem pode não é para quem quer. Agora não faz sentido nenhum eu querer possuir uma empresa de transportes, ir roubar os caminhões e mais tarde (quando tiver o retorno) ir pagá-los ao dono. Infelizmente vi essa opinião por aqui. Ah, e quem nunca pirateou que atire o primeiro post. :lol: :wink:

De acordo e assino em baixo.

GOSTEI 0
Dgsfilho

Dgsfilho

05/07/2004

[quote:9eaf700c2e=´Julien´] E pensando bem os cara são , na boa mesmo, BURROS !!!! Pq? Putz dava pra fazer assim: Criava um Delphi comercial com componentes essenciais para manipulação de banco, etc e dava, digamos, um ou dois anos de licença para aquela empresa, para que ele possa arrecadar e pagar a licença oficial, daí viria componentes, etc... Mas blz, eu encerrei meus comentários por aqui....

Eles já fazem isso com o Delphi Personal.[/quote:9eaf700c2e]

Eu utilizo o Delphi 7 Enterprise com uma licensa Personal que peguei no site da Borland. Posso utilizar esse delphi para desenvolver programas e vendê-los? Isto seria pirataria?

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

Colegas, li atentamente desde o princípio (uff...) e parece-me que falta nisto tudo um ponto essencial: a actividade da programação é antes de tudo UMA ACTIVIDADE EMPRESARIAL. Pensem por um pouco em ACTIVIDADE EMPRESARIAL e os conceitos a ela associados. Investimento, investigação, análise de custos, capital próprio, concorrência, sócios, projectos, etc.. Desculpem se os termos não são familiares (é assim em Portugal...) mas dão facilmente para entender. Que importa se um Delphi custa 1000 reais ou 100.000 reais?? Tudo depende de vários factores como a rentabilidade ou a diluição do investimento. Isto sim, são os números com que devemos trabalhar para sabermos se um Delphi é caro ou barato. Haverá situações em que uma lingugem de 1000 reais pode ser muito cara e outra de 100.000 reais ser extremamente barata. Esta é a linguagem empresarial. Tudo o resto é conversa agradável entre programadores. Quando entramos a sério numa actividade destas ou há dinheiro ou não há. Isto é para quem pode não é para quem quer. Agora não faz sentido nenhum eu querer possuir uma empresa de transportes, ir roubar os caminhões e mais tarde (quando tiver o retorno) ir pagá-los ao dono. Infelizmente vi essa opinião por aqui. Ah, e quem nunca pirateou que atire o primeiro post. :lol: :wink:

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

a actividade da programação é antes de tudo UMA ACTIVIDADE EMPRESARIAL.

utilizo apenas pra passar o tempo, gosto de programar apenas por programar...

eu acho que hoje, programar não se limita somente a uma atividade empresarial, mas vai bem além disso, podendo ter conotações científicas ou até artisticas, ou somente um lazer, dependendo do contexto :wink:

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

[quote:16cc863a29=´vitor^_^´]

utilizo apenas pra passar o tempo, gosto de programar apenas por programar...

eu acho que hoje, programar não se limita somente a uma atividade empresarial, mas vai bem além disso, podendo ter conotações científicas ou até artisticas, ou somente um lazer, dependendo do contexto :wink:[/quote:16cc863a29]

Pra esses casos o cara deve procurar ferramentas free ou Open Source.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

Pra esses casos o cara deve procurar ferramentas free ou Open Source.

Mas e o quesito qualidade/facilidade? eu acho que o cara não deve procurar só ferramentas open-source, mas as ferramentas tradicionais e também as open-source. [b:d9f674198e]Agora,... se o cara quiser usar um delphi 8 architet, ele que pague a licença original..... :) [/b:d9f674198e]

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

Agora, voltando ao assunto original do tópico, disseram que criar soft em soft pirata é crime. Bem, eu acho que se você distribuir o executávl do seu soft será um crime, porque compilado junto com o soft vão algumas bibliotecas da Borland, ou, dependendo de como vc configurar o seu delhpi, vc precisará distribuir as bibliotecas de run-time do delphi, as quais vc não tem licença para tal. [b:06f1f4b5bc](até usar soft pirata é considerado crime) mas o código-fonte é seu e ponto final[/b:06f1f4b5bc]. É propriedade intelectual sua e não se fala mais nisso. Aquele doutor que escreve uma tese, que depois vira um livro, niguém questiona se ele escreveu com caneta BIC pirata ou com um ms-Word pirata, nem o poeta que vende milhões de livros. Se vc quiser, uma empresa que tenha o soft original pode compilá-lo pra vc, ou use apenas bibliotecas públicas/open-source.

Desculpem o tamanho da resposta.

GOSTEI 0
Fórum Vini

Fórum Vini

05/07/2004

OK, agora vejam o meu caso: descobri o delphi por acaso conversando com um amigo, procurei a respeito dele na net a achei vários tutoriais. Li muitos cursos e decidi arrumar ele para tentar fazer qualquer coisa.
O que eu deveria fazer?
1 - Adquirir uma licença do Delphi
- Pra começar eu nem tinha renda na época, tinha 13 anos de idade. Não vale tbm apoio da escola, eu não estou em nenhuma faculdade.
2 - Pegar uma versão trial
- Foi o que fiz, levei quase 2 [b:8f17cae8c5]meses[/b:8f17cae8c5] baxando a tal da versão trial(que eu nem sabia o que era direito) do Delphi 5 e quando instalei não deu pra compilar nada(claro, é trial). Ou seja, ela não serve para estudo.

O que vcs acham que fiz? Comprei a pirata, claro.
Como fica meu caso? :roll:

Mas é claro que se as empresas distribuissem os produtos a preços mais baixos, depois de algum tempo eu compraria a versão original, assim como compraria a original do meu DreamWeaver, do meu Flash, do meu Windows, do meu Norton etc... É um ciclo vicioso, quanto mais piratas, mais caro, quanto mais caro, mais piratas...

Obs.: Hoje eu uso o D5, 6 e 7 em casa, todos piratas, pois não uso eles pra ganhar dinheiro, então como vou bancar uma licença?

Acho que falei de mais neh? Desculpa o tamanho do post, :oops:
T+,
Vinicius;

GOSTEI 0
Okama

Okama

05/07/2004

Assim como bacalhau descreveu acima, o Delphi é um investimento e pelo motivo de se encontrar facilmente documentação, apostilas e o Aplicativo pirata, torna-se tentador iniciar um estudo.

Ninguém se atenta em abrir um negócio (qualquer que seja) sem investimento simplesmente porque achou fácil fazer e encontrou Know-how, ou pegou um ponto comercial de graça.

Estudo é estudo, trabalho é diferente. Se for hobby não há problema pois o aplicativo nunca sairá de sua máquina mesmo. É como você obter um carrinho de Hamburger para fazer lanches pra você mesmo.

GOSTEI 0
Vitor Rubio

Vitor Rubio

05/07/2004

ou seja, se vc só quiser estudar, tanto faz, ninguém vai procurar se tem delhpi pirata no seu computador domésico, mas se vc quiser vender software..... aí complica. :shock:

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

05/07/2004

Pooow pessoal, esse negocio de licença do Delphi é só pra uso comercial mesmo, pessoal aqui tá muito preocupad, pessoas que utilizam o Delphi igual a mim que não ganho absolutamente nada com o que desenvolvo nele, só ajudam a Borland, afinal é propaganda pra eles e propaganda boa, afinal, creio que todos aqui gostam do Delphi, ninguem fala mal do Delphi...

A quantidade de programadores em Delphi aumenta cada vez mais, logo, a ´fama´ do Delphi tbm aumenta...

Agora, se você quer ganhar dinheiro, ganhe, mas com honestidade... Adquira sua licença...

GOSTEI 0
Nadilson

Nadilson

05/07/2004

E usar cópia do DELPHI apenas para fins de aprendizado (sem a comercialização dos projetos, como acontece comigo) também é crime??? Ou o crime só acontece com a venda de programas criados em cópias ilegais? Na prática, quem essa lei pode levar para a cadeia?????? Não seria um crime verdadeiro colocar uma pessoa na cadeia apenas porque ela está APRENDENDO com uma ferramenta que não pode comprar??

Nunca encontrei alguém que pudesse me responder essas perguntas, embora eu saiba muito bem que já é errado possuir a cópia... Mas é que o preço do DELPHI desanima e acaba com os sonhos de qualquer um da minha condição/classe social!

GOSTEI 0
Keitarosan

Keitarosan

05/07/2004

Ouço todo mundo falar que o Delphi podia ser mais barato, na verdade, eu acho o preço do Delphi muito justo tendo em vista que você pode ganhar bastante dinheiro desenvolvendo atraves dele, é como eu falei, software não é nada barato...

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

[quote:70c671bba0=´vitor^_^´]
Mas e o quesito qualidade/facilidade? eu acho que o cara não deve procurar só ferramentas open-source, mas as ferramentas tradicionais e também as open-source. [b:70c671bba0]Agora,... se o cara quiser usar um delphi 8 architet, ele que pague a licença original..... :) [/b:70c671bba0][/quote:70c671bba0]
As ferramentas tradicionais ´comerciais´ deven ser pagas. Ou então usar as ferramentas ´free´. A empresa tem direito de cobrar por sua propriedade intelectual, já que investiu muito nisso. Se não posso pagar, é porque o produto não foi feito para a minha renda. Adoraria ter um C5 e queria aprender a dirigir um, mas 100 mil reais é um preço caro pra mim. Por isso eu não sou o público alvo do carro.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

[quote:e93f9dc430=´vitor^_^´]Agora, voltando ao assunto original do tópico, disseram que criar soft em soft pirata é crime. Bem, eu acho que se você distribuir o executávl do seu soft será um crime, porque compilado junto com o soft vão algumas bibliotecas da Borland, ou, dependendo de como vc configurar o seu delhpi, vc precisará distribuir as bibliotecas de run-time do delphi, as quais vc não tem licença para tal. [b:e93f9dc430](até usar soft pirata é considerado crime) mas o código-fonte é seu e ponto final[/b:e93f9dc430]. É propriedade intelectual sua e não se fala mais nisso. Aquele doutor que escreve uma tese, que depois vira um livro, niguém questiona se ele escreveu com caneta BIC pirata ou com um ms-Word pirata, nem o poeta que vende milhões de livros. Se vc quiser, uma empresa que tenha o soft original pode compilá-lo pra vc, ou use apenas bibliotecas públicas/open-source.

Desculpem o tamanho da resposta.[/quote:e93f9dc430]

Você pode vender o código fonte, que pode ser feito até no bloco de notas ou mesmo no kwrite. A empresa seria responsável por compilar o código no seu Delphi original. Ou mesmo deixar você usar o computador para desenvolver.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

- Foi o que fiz, levei quase 2 [b:80a8b8d3e7]meses[/b:80a8b8d3e7] baxando a tal da versão trial(que eu nem sabia o que era direito) do Delphi 5 e quando instalei não deu pra compilar nada(claro, é trial). Ou seja, ela não serve para estudo. O que vcs acham que fiz? Comprei a pirata, claro. Como fica meu caso? :roll: Mas é claro que se as empresas distribuissem os produtos a preços mais baixos, depois de algum tempo eu compraria a versão original, assim como compraria a original do meu DreamWeaver, do meu Flash, do meu Windows, do meu Norton etc... É um ciclo vicioso, quanto mais piratas, mais caro, quanto mais caro, mais piratas... Obs.: Hoje eu uso o D5, 6 e 7 em casa, todos piratas, pois não uso eles pra ganhar dinheiro, então como vou bancar uma licença? Acho que falei de mais neh? Desculpa o tamanho do post, :oops: T+, Vinicius;

Você pode usar a versão Personal do Delphi ou então usar a versão Trial. Deve ter algum tipo de problema na sua instalação, já que tanto em casa quanto na empresa já fiz muita coisa em versões Trial do Delphi e de outros produtos da Borland sem problemas.

Da mesma forma que pra ter um carro e aprender a dirigir você precisa comprar um ou pedir pra alguem que tenha, software é a mesma coisa. A facilidade de copiar é que leva a uma atitude promíscua. Felizmente, a pirataria vem caindo no mundo inteiro e os mecanismos de licença estão ficando aos poucos mais rigorosos.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

05/07/2004

Pooow pessoal, esse negocio de licença do Delphi é só pra uso comercial mesmo, pessoal aqui tá muito preocupad, pessoas que utilizam o Delphi igual a mim que não ganho absolutamente nada com o que desenvolvo nele, só ajudam a Borland, afinal é propaganda pra eles e propaganda boa, afinal, creio que todos aqui gostam do Delphi, ninguem fala mal do Delphi... A quantidade de programadores em Delphi aumenta cada vez mais, logo, a ´fama´ do Delphi tbm aumenta... Agora, se você quer ganhar dinheiro, ganhe, mas com honestidade... Adquira sua licença...

É por isso que muitas empresas liberam a distribuição de suas licenças para desenvolvedores, sem suporte ou manuais impressos. Somente as empresas ou quem for usar para uso comercial deve pagar. A Oracle é uma delas. Voce tem todas as ferramentas de desenvolvimento dela de graça, inclusive o Banco de Dados deles, que é o melhor de todos. Só vai pagar se pretende comercializar. A Sun, HP e IBM fazem a mesma coisa com alguns de seus produtos. Até a MS está entrando nessa onda.

GOSTEI 0
POSTAR