GARANTIR DESCONTO

Fórum Quem disse que é crime criar soft em soft pirata? #241439

05/07/2004

0

Quem disse q é crime utilizr software pitara para criar outro? Nada a ver. Se eu crio um livro no Word, mesmo q o Word seja pirada o direito autoral do livro é todo meu!!! Mesma coisa se caso eu use o Delphi pirata, todos o direitos são meus e ninguém poderá usar argumentos q o software usado é pirata e tirar meus direitos!!!

:arrow: [color=red:44329f7dc1]Título alterado pelo Moderador oTTo. Removido: ´Pira naum sei na onde?´[/color:44329f7dc1]
:idea: [color=blue:44329f7dc1]Seja mais claro no título.
:idea: Leia as regras de conduta do fórum.[/color:44329f7dc1]

Thoor Cobain

Thoor Cobain

Responder

05/07/2004

Motta

A questão continua sendo o uso do soft pirata, o direito sobre o que vc criou é seu mas vc utilizou uma ferramenta pirata para isto.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Cgi_net

Na verdade o código eh seu, vc n reponderia pelo seu codigo, e sim pelo programa pirata.
A borland n esta muito preocupado com o q vc vai fazer com o delphi, e sim se vc esta utilizando um programa pirata ou não. Vc pagaria pelo software e não pelo que vc desenvolveu nele, inclusive nem teria como provar que vc usou este registro do delphi ou qualquer outro...

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Macario

[quote:cde9913d5b=´Thoor Cobain´]Quem disse q é crime utilizr software pitara para criar outro? Nada a ver. Se eu crio um livro no Word, mesmo q o Word seja pirada o direito autoral do livro é todo meu!!! Mesma coisa se caso eu use o Delphi pirata, todos o direitos são meus e ninguém poderá usar argumentos q o software usado é pirata e tirar meus direitos!!!
color][/quote:cde9913d5b]

[size=18:cde9913d5b][color=red:cde9913d5b][b:cde9913d5b]A Lei é clara: Pirataria é Crime[/b:cde9913d5b][/color:cde9913d5b][/size:cde9913d5b] O BRASIL INCLUI-SE ENTRE os países que possuem legislação específica de proteção à indústria do software. Segundo a nova [b:cde9913d5b]Lei nº 9609/98 de 20 de fevereiro de 1998[/b:cde9913d5b], os programas de computador ficam incluídos no âmbito dos direitos autorais, sendo proibidas a reprodução, a cópia, o aluguel e a utilização de cópias de programas de computador feitas sem a devida autorização do titular dos direitos autorais. A legislação de software estabelece que a violação destes direitos é passível de ação criminal e de ação cível de indenização. O infrator fica sujeito a detenção de 6 meses a 2 anos e multas diárias pelo uso ilegal dos programas. Combinada com a Lei do Direito Autoral, a Lei de Software permite que as perdas e danos do titular do programa sejam ressarcidos pelo valor equivalente a 3.000 cópias de cada software ilegalmente produzido. Caso a infração seja feita com o intuito de comercialização, a pena passa a ser de reclusão de 1 a 4 anos. A nova lei prevê ainda, que praticada a pirataria, o Poder Fiscalizador do Estado passa a investigar a sonegação fiscal relacionada à atividade da reprodução ilegal do software, seja para fins comerciais ou não. Com a nova legislação, o Brasil dá um passo importante rumo ao desenvolvimento, alinhando-se a vários países do mundo que já adotaram esta preocupação referente à reprodução ilegal de programas. A partir de agora, a pirataria de software deverá ser tratada sob uma nova ótica por toda sociedade e, principalmente, pelas empresas. Adotando-se controles rígidos, é possível evitar as duras sanções impostas pela nova lei e não retardar o desenvolvimento e os benefícios adquiridos com o uso de software legal.

Creio que não há ganho algum. De que adianta ter o conhecimento e
usa-lo de uma forma inapropriada, fora da lei?!

Voce quer usar um software e não pagar nada por isso.
Desse software, voce se beneficiará, criando o seu.
mas creio que voce nao terá o mesmo pensamento, se isto for
aplicado ao ´seu direito autoral´?

Nem sempre os fins justificam os meios.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Reginaldo174

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas. se houvesse incentivos destes fabricantes de software´s diminuindo o valor destas licenças com certeza a pirataria iria diminuir muito. Ninguem quer utilizar um software pirata, mas o mercado nos força a praticar este crime.

Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Paulo_amorim

Olá

Sou leigo nessa parte da legislação, mas uma pergunta:
Supondo que eu tenha um conhecimento tremendo de Delphi (supondo en, eu nao tenho!) e eu vá lá em um Bloco de Notas da vida e faça meu programa inteiro via texto, inclusive os Forms (já que não passa de texto) o que acontece?

Sendo mais específico:
como eh que eles provam que meu programa foi feito em cópia pirata do Delphi?

Eu poderia pegar meus fontes feitos em programa pirata e compilar UMA unica vez num soft registrado, só pra gerar o último executável...
isso eh permitido....? :? De qualquer maneira, ninguém vai saber onde foi desenvolvido...

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Nildo

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas. se houvesse incentivos destes fabricantes de software´s diminuindo o valor destas licenças com certeza a pirataria iria diminuir muito. Ninguem quer utilizar um software pirata, mas o mercado nos força a praticar este crime. Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

Infelizmente tal ação ocorre com CDs de músicas piratas, o pessoal compra porque o preço do original é muito mais caro. Eu só não diria que isto é certo porque, eu por exemplo, não gostaria que o pessoal pirateasse meus sistemas, afinal eu ganho dinheiro com isso, e porque é considerado crime.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Nildo

Olá Sou leigo nessa parte da legislação, mas uma pergunta: Supondo que eu tenha um conhecimento tremendo de Delphi (supondo en, eu nao tenho!) e eu vá lá em um Bloco de Notas da vida e faça meu programa inteiro via texto, inclusive os Forms (já que não passa de texto) o que acontece? Sendo mais específico: como eh que eles provam que meu programa foi feito em cópia pirata do Delphi? Eu poderia pegar meus fontes feitos em programa pirata e compilar UMA unica vez num soft registrado, só pra gerar o último executável... isso eh permitido....? :? De qualquer maneira, ninguém vai saber onde foi desenvolvido...

Muito boa essa sua pergunta, eu mesmo já me perguntei isso 500 mil vezes.... Também gostaria de saber a resposta!

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Macario

Alem do mais, como alguém vai provar que vc utilizou um software pirata para criar outro ??

De forma geral, é dificil mas veja este caso.

Um colega meu desenvolveu um sistema ERP para um distribuidora de combustiveis. Ao passo que a ABES anda averiguando, as empresas
em busca de software pirata, ocorreu de ir na empresa a qual ele presta servoços.
Na empresa estava tudo Ok. Ai eles verificaram todos os softwares instalados inclusive o que ele tinha desenvolvido e questionaram a origem do mesmo. A empresa mostrou a nota de serviços (emitida pelo contratado), estava tudo Ok.
No entanto a ABES foi atras dele, para averiguar os softwares que ele utilizava, que por sinal eram todos legalizados.

Quanto ao preço dos aplicativos, os mesmos sao cobrados conforme as necessidades, (Professional, Enterprise, Architect), paga-se caro, mas
com certeza há retorno.

O que acham?

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Paulo_amorim

No entanto a ABES foi atras dele, para averiguar os softwares que ele utilizava, que por sinal eram todos legalizados. O que acham?

Olá

Supondo que eu trabalho com Delphi hoje...crio programas e os vendo...no entanto parei de usar Delphi e comecei a programar em outra linguagem
Eu nao sou obrigado a manter o Delphi mais, é claro.

Quando eu for questionado, 8 anos depois, sobre a autenticidade do software que eu usei pra fazer meu produto, eu devo ter a licença de 8 anos atras?

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Vinicius2k

Infelismente a maior parte dos programadore e empresas que desenvolvem sistemas se encontram utilizando software´s piratas. Na minha opinião eles estão mais do que certos, pois o preço que é cobrado pelas licenças dos software´s são abusivas...

Por favor... um Delphi Professional por R$ 2.500 é caro??? Se vc é um desenvolvedor independente vai precisar de 2 ou 3 projetos para retorno do investimento... e se vc desenvolve grandes projetos que necessitam do pacote Enterprise os R$ 1.500 a mais não farão diferença...
Não se esqueça de que se vc tem uma ferramenta para trabalhar alguém a produziu e gastou para isso...
Se vc me der um motivo para que um pintor deva ir até uma loja e furtar um pincel, que é sua ferramenta de trabalho, eu não retiro tudo o que disse...
Chega a ser inacreditável um desenvolvedor de software fazer apologia à pirataria...

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Reginaldo174

Por favor... um Delphi Professional por R$ 2.500 é caro??? Se vc é um desenvolvedor independente vai precisar de 2 ou 3 projetos para retorno do investimento... e se vc desenvolve grandes projetos que necessitam do pacote Enterprise os R$ 1.500 a mais não farão diferença...

Com certeza vc deve trabalhar com Delphi licenciado né ?

Podemos conferir se é licenciado ??

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Vinicius2k

Com certeza vc deve trabalhar com Delphi licenciado né ? Podemos conferir se é licenciado ??

Eu nem deveria responder esta pergunta, mas...
Sim. Trabalho com ele licenciado desde a versão 2. Comprei, paguei e já retornei meu investimento algumas dezenas de vezes... e esteja à vontade para conferir...

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Omar Cury

Tudo tem seu preço, mas eu acho as licenças de softwares caras d+ pra nós brasileiros cujo o salário mínimo é de 265,00.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Nildo

Podemos conferir se é licenciado ??

Não entraremos neste tipo de discussão. Se é ou não licensiado, eu acho que ele tem consiencia sobre o que ele faz.

Eu tenho uma opinião... A Borland não está nem aí se você pirateia ou não, se você for compilar seu sistema em um produto registrado, alguem pagou por isso, e esse alguem que deveria impedí-lo de tal ação. A boland só se interessa pelos registros das grandes empresas, porque usuários pequenos como nós só servimos para divulgar o produto, ao ponto de vista deles. Mas é claro, sou contra a pirataria.

Responder

Gostei + 0

05/07/2004

Motta

A desculpa de que somos pobres e tudo podemos não cola, se quisermos participar da tal economia global temos que jogar nas regras, até para podemos cobrar nossos direitos.

Todo apoio ao Open Source, mas vamos seguir as leis.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar