Quick Report
Qual as vantagens entre criar um relatorio com Quick Report, jogando o componente em um form comum ou criando um form proprio de relatorio ?
(utilizo forms MDI)
Abs
(utilizo forms MDI)
Abs
Felipeiw
Curtidas 0
Respostas
Adriano Santos
26/07/2007
Tamanho de executável?
Maior organização?
Cara, eu penso que jogar num outro form fica mais organizado, porque sinceramente eu tinha umas rotinas bem ruins onde trabalhava. O relatório no meio do form cheio de componentes e tals. É meio subjetivo discutir isso, na minha opnião.
Acho que os dois fatores acima contam bastante. ;)
Maior organização?
Cara, eu penso que jogar num outro form fica mais organizado, porque sinceramente eu tinha umas rotinas bem ruins onde trabalhava. O relatório no meio do form cheio de componentes e tals. É meio subjetivo discutir isso, na minha opnião.
Acho que os dois fatores acima contam bastante. ;)
GOSTEI 0
Felipeiw
26/07/2007
Adriano, me desculpe, nao sube colocar mh pergunta, eu estava querendo dizer o seguinte, para criar um relatorio com quick report vc pode iniciar criando um form normal e inserindo nele o componente TQuickRep, mas vc tb pode criar um relatorio utilizando a opcao File-New-Other-Report, criando dessa forma um form especifico para o Quick Report, diante dessas 2 opcoes é que eu gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens, pois estive assistindo a videos aulas de vcs, e vezes usam de uma forma vezes de outra.
Abs e Obrigado
Abs e Obrigado
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/07/2007
Adriano, me desculpe, nao sube colocar mh pergunta, eu estava querendo dizer o seguinte, para criar um relatorio com quick report vc pode iniciar criando um form normal e inserindo nele o componente TQuickRep, mas vc tb pode criar um relatorio utilizando a opcao File-New-Other-Report, criando dessa forma um form especifico para o Quick Report, diante dessas 2 opcoes é que eu gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens, pois estive assistindo a videos aulas de vcs, e vezes usam de uma forma vezes de outra.
Abs e Obrigado
Ahhhh tah, sem crise. Agora entendi.
Sinceramente já tive diversos problemas com a criação de relatórios usando o File >> New >> Other >> Report. Particularmente prefiro adicionar o TQuickRep em um form, pois tenho maior domínio do formulário e do relatório.
GOSTEI 0
Felipeiw
26/07/2007
Firmeza Adriano,
Como vc faz para chamar o formulario que contem o quick report ? E como vc destroe ?
Os componentes de dados vc constuma deixar no formulario do quick report ? Onde vc coloca as ´regras de negocio´ do relatorio ?
Abs
Como vc faz para chamar o formulario que contem o quick report ? E como vc destroe ?
Os componentes de dados vc constuma deixar no formulario do quick report ? Onde vc coloca as ´regras de negocio´ do relatorio ?
Abs
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/07/2007
Firmeza Adriano,
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin FormRelatorio := TFormRelatorio.Create(Self); FormRelatorio.QuickReport.Preview; //ou FormRelatorio.QuickReport.Print; FormRelatorio.Free; end;
Aqui tenho maior domínio, podemo chamar funções escritas nos eventos do form se necessário enfim.
Abs
Depende muito. Normalmente uso DataModule onde deixo grande parte de minhas regras de negócio armazenadas prontas para usar. Portanto ligo o QuickReport a este data modulo e ao TQuery que será usado.
Em alguns casos, mais simples, o componente TQuery ou qualquer outro da família Dataset que será usado, é colocado no form que chama a rotina e em alguns casos beeeeeemmmm específicios o Dataset fica no form do Quick. Muito raramente.
Nas próximas semanas estarei iniciando uma nova série de vídeo-aulas onde falarei sobre impressão. Apenas impressão. Aguarde.
Estou desenvolvendo uma aula sobre QuickReport.
Abs
GOSTEI 0
Felipeiw
26/07/2007
Beleza Adriano,
Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?
Abs
Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?
Abs
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/07/2007
Beleza Adriano,
Abs
Eu não se isso é um bug o Delphi ou do Quick...já aconteceu comigo diversas vezes. Você está com o Data Module aberto? Se estiver e ainda acontece o problema, então faça assim:
Clique duas vezes no TQuery que contém os campos que vão para o TQuickReport e com o Fields Editor aberto arraste para o form do QuickReport um ou mais campos. Depois retire o campo que você arrastou.
De vez em quando acontece isso mesmo. Mesmo adicionando o data module no form do quick dá isso. Depois de ter arrastado, os campos aparecerão na propriedade.
GOSTEI 0
Felipeiw
26/07/2007
Adriano nao funcionou, no meu caso eu tenho um clientdatset no formulario que chama o formulario do quick report, mas testei tambem com Querys do meu datamodule, eu arrasto os campos para o quick ele criar um datasource, eu os deleto mas a propriedade nao lista os datasets, estou utilizando delphi 7 com Quick 4.05.
Abs
Abs
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/07/2007
Adriano nao funcionou, no meu caso eu tenho um clientdatset no formulario que chama o formulario do quick report, mas testei tambem com Querys do meu datamodule, eu arrasto os campos para o quick ele criar um datasource, eu os deleto mas a propriedade nao lista os datasets, estou utilizando delphi 7 com Quick 4.05.
Abs
Realmente, quando se faz isso um TDataSource é criado automaticamente. Retire-o e aponte a propriedade DataSet do TQuickRep para o TDataSource que está na tela que chama. Tem que dar certo.
Abs
GOSTEI 0
M
26/07/2007
Caro colega, Respondendo sua duvida:
´Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?´
Para Listar o conteudo do Data Module no DataSet que está no quickReport, comigo funciona da seguinte maneira:
Eu abro o Data Module e em seguida abro o Form onde está o QuickReport, neste momento com os 2 (dois) form abertos no Delphi, ele já lista o conteudo do Data module no Dataset no form do relatório.
Espero ter ajudado.
Abraços
Maurício Bauer
´Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?´
Para Listar o conteudo do Data Module no DataSet que está no quickReport, comigo funciona da seguinte maneira:
Eu abro o Data Module e em seguida abro o Form onde está o QuickReport, neste momento com os 2 (dois) form abertos no Delphi, ele já lista o conteudo do Data module no Dataset no form do relatório.
Espero ter ajudado.
Abraços
Maurício Bauer
GOSTEI 0
Felipeiw
26/07/2007
Galera agradeço por demais a paciencia e o auxilio de vcs, mas no meu caso nao aparece, deixando claro, nao aparece no group header, pois na propriedade Dataset do Quick Report ´aparece´, tanto que os dados estao sendo listados no quick report, mas nao consigo fazer a propriedade expression do Group Header, listar os Datasets, assim nao consigo fazer relatorios com agrupamento. Mas se eu jogar o ClientDataset no Form que contem o Quick Report ai sim funciona, mas isso fica ruim pois tenhos Datamodules e precisaria pegar deles.
Obrigado
Obrigado
GOSTEI 0
Adriano Santos
26/07/2007
Galera agradeço por demais a paciencia e o auxilio de vcs, mas no meu caso nao aparece, deixando claro, nao aparece no group header, pois na propriedade Dataset do Quick Report ´aparece´, tanto que os dados estao sendo listados no quick report, mas nao consigo fazer a propriedade expression do Group Header, listar os Datasets, assim nao consigo fazer relatorios com agrupamento. Mas se eu jogar o ClientDataset no Form que contem o Quick Report ai sim funciona, mas isso fica ruim pois tenhos Datamodules e precisaria pegar deles.
Obrigado
Quick 4.05 né? Vou ser se consigo um tempo pra fazer o teste aqui. Muito estranho.
GOSTEI 0