Fórum Quick Report #343714
26/07/2007
0
(utilizo forms MDI)
Abs
Felipeiw
Curtir tópico
+ 0Posts
26/07/2007
Adriano Santos
Maior organização?
Cara, eu penso que jogar num outro form fica mais organizado, porque sinceramente eu tinha umas rotinas bem ruins onde trabalhava. O relatório no meio do form cheio de componentes e tals. É meio subjetivo discutir isso, na minha opnião.
Acho que os dois fatores acima contam bastante. ;)
Gostei + 0
26/07/2007
Felipeiw
Abs e Obrigado
Gostei + 0
26/07/2007
Adriano Santos
Ahhhh tah, sem crise. Agora entendi.
Sinceramente já tive diversos problemas com a criação de relatórios usando o File >> New >> Other >> Report. Particularmente prefiro adicionar o TQuickRep em um form, pois tenho maior domínio do formulário e do relatório.
Gostei + 0
26/07/2007
Felipeiw
Como vc faz para chamar o formulario que contem o quick report ? E como vc destroe ?
Os componentes de dados vc constuma deixar no formulario do quick report ? Onde vc coloca as ´regras de negocio´ do relatorio ?
Abs
Gostei + 0
26/07/2007
Adriano Santos
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin FormRelatorio := TFormRelatorio.Create(Self); FormRelatorio.QuickReport.Preview; //ou FormRelatorio.QuickReport.Print; FormRelatorio.Free; end;
Aqui tenho maior domínio, podemo chamar funções escritas nos eventos do form se necessário enfim.
Depende muito. Normalmente uso DataModule onde deixo grande parte de minhas regras de negócio armazenadas prontas para usar. Portanto ligo o QuickReport a este data modulo e ao TQuery que será usado.
Em alguns casos, mais simples, o componente TQuery ou qualquer outro da família Dataset que será usado, é colocado no form que chama a rotina e em alguns casos beeeeeemmmm específicios o Dataset fica no form do Quick. Muito raramente.
Nas próximas semanas estarei iniciando uma nova série de vídeo-aulas onde falarei sobre impressão. Apenas impressão. Aguarde.
Estou desenvolvendo uma aula sobre QuickReport.
Abs
Gostei + 0
26/07/2007
Felipeiw
Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?
Abs
Gostei + 0
26/07/2007
Adriano Santos
Eu não se isso é um bug o Delphi ou do Quick...já aconteceu comigo diversas vezes. Você está com o Data Module aberto? Se estiver e ainda acontece o problema, então faça assim:
Clique duas vezes no TQuery que contém os campos que vão para o TQuickReport e com o Fields Editor aberto arraste para o form do QuickReport um ou mais campos. Depois retire o campo que você arrastou.
De vez em quando acontece isso mesmo. Mesmo adicionando o data module no form do quick dá isso. Depois de ter arrastado, os campos aparecerão na propriedade.
Gostei + 0
26/07/2007
Felipeiw
Abs
Gostei + 0
26/07/2007
Adriano Santos
Realmente, quando se faz isso um TDataSource é criado automaticamente. Retire-o e aponte a propriedade DataSet do TQuickRep para o TDataSource que está na tela que chama. Tem que dar certo.
Abs
Gostei + 0
26/07/2007
M
´Ultima duvida, e sobre nao deixar o Dataset no formulario com o quick, estou testando agora um Group Header, na propriedade expression, no item database field, ele nao lista os datasets que estao no datamodule somente os que sao colocados no form com o quick, o datamodule esta declarado pois os campos estao sendo listados no detail, o que pode estar acontecendo?´
Para Listar o conteudo do Data Module no DataSet que está no quickReport, comigo funciona da seguinte maneira:
Eu abro o Data Module e em seguida abro o Form onde está o QuickReport, neste momento com os 2 (dois) form abertos no Delphi, ele já lista o conteudo do Data module no Dataset no form do relatório.
Espero ter ajudado.
Abraços
Maurício Bauer
Gostei + 0
27/07/2007
Felipeiw
Obrigado
Gostei + 0
27/07/2007
Adriano Santos
Quick 4.05 né? Vou ser se consigo um tempo pra fazer o teste aqui. Muito estranho.
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)