Redimensionar form com componentes
É possível? Exemplo se possível aqui, preciso muito disso.
Frederico Brigatte***
Melhor post
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Mais Respostas
Rodrigo Mattos
23/11/2010
Espero ter Ajudado.
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter Ajudado.
Teria um exemplo simples para dispor? Agradeceria muito.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Teria um exemplo simples para dispor? Agradeceria muito.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Então, como fazer isso em tempo de projeto? Faça um exemplo, por favor.
Wilson Junior
23/11/2010
Tempo de execução = no momento em que o aplicativo está sendo executado.
Então para fazer isto em tempo de projeto, altere a propriedade conforme citado nos posts anteriores e altere o tamanho do formulário, caso queira fazer o mesmo em tempo de execução, altere a propriedade e execute o aplicativo e altere o tamanho do formulário.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Então para fazer isto em tempo de projeto, altere a propriedade conforme citado nos posts anteriores e altere o tamanho do formulário, caso queira fazer o mesmo em tempo de execução, altere a propriedade e execute o aplicativo e altere o tamanho do formulário.
Espero ter colaborado.
Por favor, faça um demo por favor, tenho uma dificuldade nisso.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Por favor, faça um demo para mim, tenho uma dificuldade nisso. Pode ser com vários componentes?
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Por favor, faça um demo para mim, tenho uma dificuldade nisso. Pode ser com vários componentes?
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
É claro que sei, só que estou com essa dificuldade de fazer sistemas que funcionem em diversas configurações, para não ter que ficar redesenhando tudo novamente. E por falar nisso, também sei elogiar, o que você fez para mim dos botões, funcionou muito bem, obrigado, está de parabéns. Não sou um expert em Delphi, tenho muitas dúvidas, e essa é uma delas.
Até fim fiz o que você ensinou do Anchors, para mudar a propriedade.
Minha dúvida é essa, se dimensionar o form, os componentes que estão nele, vão dimensionar junto? Tem que fazer isso pra cada componente no OnCreate?
Wilson Junior
23/11/2010
Você deve alterar as ancôras para cada componente que você deseja redimencionar. Não necessariamente você precisa colocar no OnCreate, basta você alterar na propriedade do componente.
Obrigado pelo elogio e me desculpe novamente, é que diversas pessoas tem preguiça de pensar e querem que as outras pessoas pensem por elas, assim estas pessoas nunca irão se tornar desenvolvedores e sim, méros copiadores de códigos.
Acho que faltou um pouco de "diálogo" entre os tópicos para entendermos o que você queria realmente.
Mas qualquer coisa é só perguntar, estamos todos aqui para nos ajudar.
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Você deve alterar as ancôras para cada componente que você deseja redimencionar. Não necessariamente você precisa colocar no OnCreate, basta você alterar na propriedade do componente.
Obrigado pelo elogio e me desculpe novamente, é que diversas pessoas tem preguiça de pensar e querem que as outras pessoas pensem por elas, assim estas pessoas nunca irão se tornar desenvolvedores e sim, méros copiadores de códigos.
Acho que faltou um pouco de "diálogo" entre os tópicos para entendermos o que você queria realmente.
Mas qualquer coisa é só perguntar, estamos todos aqui para nos ajudar.
Espero ter colaborado.
Tudo bem, foi erro de minha parte não ser claro no que quero. Peço desculpa pela amolação. E que as vezes os mais experientes falam uma linguagem mais profissional, eu ainda estou no caminho, mas chego lá.
Mas agora entendi o que vc explicou ai sobre redimensionar forms. Vou explicar melhor o que quero, assim fica mais de entender:
Hoje, devido a demanda de monitores e placas de video não sabemos ao certo que resolução o usuário está usando. Queria , fazer um sistema que se adeque as configurações que o usuário está usando, ou seja, fazer com os forms não fiquem grande demais ou pequenos, ao ponto de criar as barras de rolagem. É possível fazer isso? Se sim, qual sua sugestão? Desculpa novamente.
Wilson Junior
23/11/2010
Geralmente eu defino um tamanho mínimo (1024 x 768) e coloco como requisito do software.
Já para alguns formulários, eu os defino como "WindowState = wsMaximized" e coloco os campos com as suas devidas ancôras, mas não automaticamente, pois como disse, ão são todos os formulários que eu necessito auto-ajustar.
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Geralmente eu defino um tamanho mínimo (1024 x 768) e coloco como requisito do software.
Já para alguns formulários, eu os defino como "WindowState = wsMaximized" e coloco os campos com as suas devidas ancôras, mas não automaticamente, pois como disse, ão são todos os formulários que eu necessito auto-ajustar.
Espero ter colaborado.
E como vc define isso no código? Nunca fiz assim. Sempre fazia com o padrão do delphi e vim percebendo ao longo do tempo a bagunça que ficava. Faço sempre formulários de cadastros simples e uso também Maximizado. Entende? E também nunca trabalhei com âncoras, por isso insisti no exemplo. Não quis ser chato. Quero fazer uma aplicação dinâmica.
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Fiz um teste aqui e agora to entendendo como a ancora trabalha.
Coloquei um edit e deixei na ancora akLeft := True e akRight := False, mas pelo Object Inspector. Arrastei o form e funcionou, ele acompanha. É só saber como funciona :
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Para deixar em tempo de execução, não estou conseguindo fazer.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Coloquei um edit e deixei na ancora akLeft := True e akRight := False, mas pelo Object Inspector. Arrastei o form e funcionou, ele acompanha. É só saber como funciona :
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Agora estou com o seguinte problema:
Quando uso apenas um edit e altero as propriedades Anchor pelo Object Inspect como está descrito acima, funciona direitinho. Ao acrescentar um label e alterar as propriedades Anchor, o label não acompnha o edit.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Quando uso apenas um edit e altero as propriedades Anchor pelo Object Inspect como está descrito acima, funciona direitinho. Ao acrescentar um label e alterar as propriedades Anchor, o label não acompnha o edit.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
akLeft
akTop
akRight
akBottom
É isso, né?
Wilson Junior
23/11/2010
Mas você está indo pelo caminho certo.
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Então, mas com um edit até fiz funcionar. O problema é quando coloca outro, ai estou tendo dificuldade, é assim mesmo?
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Então, mas com um edit até fiz funcionar. O problema é quando coloca outro, ai estou tendo dificuldade, é assim mesmo?
Agora com dois, quando dimensiono esquerda e direita, funciona. O problema está quando faço pra cima e para baixo. Quando subo, o edit2 no caso, vai se aproximando do edit1 até ficar em cima do mesmo. A única propriedade que está True é akLeft nos dois edits.
Wilson Junior
23/11/2010
Geralmente utilizo o redimensinamento para a largura dos componentes e não utilizo para a altura.
Caso queira aumentar proporcionalmente todos os componentes conforme a tela, você terá que fazer "no braço", pois eu não conheço nenhum programa/componente que faça isto.
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Geralmente utilizo o redimensinamento para a largura dos componentes e não utilizo para a altura.
Caso queira aumentar proporcionalmente todos os componentes conforme a tela, você terá que fazer "no braço", pois eu não conheço nenhum programa/componente que faça isto.
Espero ter colaborado.
Só para finalizar, porque acho que consegui aqui, como fazer um programa em uma determinada resolução, como vc mesmo mencionou, por exemplo, utilizo 1280x1024, quero fazer em 800x600, tenho que mudar pelo windows? Essa é para encerrar.
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Só para finalizar, porque acho que consegui aqui, utilizei GroupBox.
Como fazer um programa em uma determinada resolução, como vc mesmo mencionou, por exemplo, utilizo 1280x1024, quero fazer em 800x600, tenho que mudar pelo windows? Essa é para encerrar.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Só para finalizar, porque acho que consegui aqui, utilizei GroupBox.
Como fazer um programa em uma determinada resolução, como vc mesmo mencionou, por exemplo, utilizo 1280x1024, quero fazer em 800x600, tenho que mudar pelo windows? Essa é para encerrar.
Leonardo Xavier
23/11/2010
unit unit2;
interface
uses
StdCtrls,
Controls,
Forms
;
procedure CtrlResize(var Sender: TForm); export;
implementation
procedure CtrlResize(var Sender: TForm);
//Aqui vc especifica a resolução que vc
//desenvolveu o aplicativo
const
iWidth = 800;
iHeight = 600;
var i : Integer;
begin
with Sender do
for i := 0 to ComponentCount -1 do
begin { Varre todos os componentes do form que possam ser redefinidos (classe TWinControl) }
if Components[i] is TWinControl then
begin { Redefine os componentes em proporção ao original }
TWinControl(Components[i]).Width := Round(TWinControl(Components[i]).Width * (Screen.Width / iWidth));
TWinControl(Components[i]).Height := Round(TWinControl(Components[i]).Height * (Screen.Height / iHeight));
TWinControl(Components[i]).Left := Round(TWinControl(Components[i]).Left * (Screen.Width / iWidth));
TWinControl(Components[i]).Top := Round(TWinControl(Components[i]).Top * (Screen.Height / iHeight));
end
else
if Components[i] is TLabel then
TLabel(Components[i]).Width := Canvas.TextWidth(TLabel(Components[i]).Caption); // Round(TWinControl(Components[i]).Width * (Screen.Width / iWidth));
TLabel(Components[i]).Height := Canvas.TextHeight(TLabel(Components[i]).Caption); // Round(TWinControl(Components[i]).Height * (Screen.Height / iHeight));
TLabel(Components[i]).Left := Round(TWinControl(Components[i]).Left * (Screen.Width / iWidth));
TLabel(Components[i]).Top := Round(TWinControl(Components[i]).Top * (Screen.Height / iHeight));
end;
end;
//Para não alterar o tamanho e posição do form
//Comente as linhas abaixo
(*
{ Redefine o Formulário }
Sender.Width := Round(Sender.Width * (Screen.Width / iWidth));
Sender.Height := Round(Sender.Height * (Screen.Height / iHeight));
Sender.Top := Round(Sender.Top * (Screen.Height / iHeight));
Sender.Left := Round(Sender.Left * (Screen.Width / iWidth));
*)
{ Altera o tamanho da Fonte do Formulário }
Sender.Font.Size := Round(Sender.Font.Size * (Screen.Height / iHeight));
end;
end.
{*
//Exemplo de como usar
//Declare na seção uses do Form a unit sCtrlResize;
procedure TfrmCadEmpresas.FormShow(Sender: TObject);
begin
sCtrlResize.CtrlResize(TForm(frmCadEmpresas));
end;
*}
Frederico Brigatte***
23/11/2010
unit unit2;
interface
uses
StdCtrls,
Controls,
Forms
;
implementation
procedure CtrlResize(var Sender: TForm);
//Aqui vc especifica a resolução que vc
//desenvolveu o aplicativo
const
iWidth = 800;
iHeight = 600;
var i : Integer;
begin
with Sender do
for i := 0 to ComponentCount -1 do
begin { Varre todos os componentes do form que possam ser redefinidos (classe TWinControl) }
if Components[i] is TWinControl then
TWinControl(Components[i]).Width := Round(TWinControl(Components[i]).Width * (Screen.Width / iWidth));
TWinControl(Components[i]).Height := Round(TWinControl(Components[i]).Height * (Screen.Height / iHeight));
TWinControl(Components[i]).Left := Round(TWinControl(Components[i]).Left * (Screen.Width / iWidth));
TWinControl(Components[i]).Top := Round(TWinControl(Components[i]).Top * (Screen.Height / iHeight));
end
else
if Components[i] is TLabel then
TLabel(Components[i]).Width := Canvas.TextWidth(TLabel(Components[i]).Caption); // Round(TWinControl(Components[i]).Width * (Screen.Width / iWidth));
TLabel(Components[i]).Height := Canvas.TextHeight(TLabel(Components[i]).Caption); // Round(TWinControl(Components[i]).Height * (Screen.Height / iHeight));
TLabel(Components[i]).Left := Round(TWinControl(Components[i]).Left * (Screen.Width / iWidth));
TLabel(Components[i]).Top := Round(TWinControl(Components[i]).Top * (Screen.Height / iHeight));
end;
end;
//Para não alterar o tamanho e posição do form
//Comente as linhas abaixo
(*
{ Redefine o Formulário }
Sender.Width := Round(Sender.Width * (Screen.Width / iWidth));
Sender.Height := Round(Sender.Height * (Screen.Height / iHeight));
Sender.Top := Round(Sender.Top * (Screen.Height / iHeight));
Sender.Left := Round(Sender.Left * (Screen.Width / iWidth));
*)
{ Altera o tamanho da Fonte do Formulário }
Sender.Font.Size := Round(Sender.Font.Size * (Screen.Height / iHeight));
end;
end.
{*
//Exemplo de como usar
begin
end;
*}
Vou testar. Se quiser deixar que eu controle a resolução, iWidth = 800 e iHeight = 600 eu entrando com o valor da resolução no código é possível? Exemplo: 1280 x 1024
Leonardo Xavier
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Exemplo:
iWidth = 800;
iHeight = 600;
iWidth = x;
iHeight = y;
edit1.text := x;
edit2.text := y;
Pode ser assim, né? É claro que a variável for inteira ou outro tipo, tem que usar strtoint, correto? Está certo o que fiz?
Leonardo Xavier
23/11/2010
Geralmente utilizo assim:
iWidth = 800;
iHeight = 600;
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Geralmente utilizo assim:
iWidth = 800;
iHeight = 600;
Deu erro aqui: sCtrlResize.CtrlResize(TForm(Form2));
//Exemplo de como usar
Criei dois Forms
No Form 1 coloquei o código que vc postou. Assim:
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Button1: TButton;
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
Logo abaixo da {$R *.dfm} coloquei a procedure CtrlResize(var Sender: TForm);
Como está postado.
No Form 2 coloquei na Uses sCtrlResize:
procedure TForm2.FormShow(Sender: TObject);
begin
sCtrlResize.CtrlResize(TForm(Form2));
end;
Deu o seguinte erro: [Fatal Error] Unit2.pas(7): File not found: 'sCtrlResize.dcu'
Leonardo Xavier
23/11/2010
Para você utilizar uma unit em qualquer sistema que vc estiver desenvolvendo você deverá ir até o menu project e no primeiro item Add to project e na janela que ira abrir selecionar a unit desejada. É bem provavel que depois deste procedimento você poderá utilizar este recurso. Abraços
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Para você utilizar uma unit em qualquer sistema que vc estiver desenvolvendo você deverá ir até o menu project e no primeiro item Add to project e na janela que ira abrir selecionar a unit desejada. É bem provavel que depois deste procedimento você poderá utilizar este recurso. Abraços
Ok, então em vez de fazer um projeto eu faço um .pas. File - New - Unit e colo o que você postou, correto? Salvo com aquele nome lá que está no onShow do form onde quero por. É isso?
Abraços.
Leonardo Xavier
23/11/2010
http://www.4shared.com/file/NC2JnckD/redimencionar.html
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Agora entendi. Tem Add a unit no projeto que estou fazendo no menu File do Delphi, correto?
Leonardo Xavier
23/11/2010
Agora entendi. Tem Add a unit no projeto que estou fazendo no menu File do Delphi, correto?
No menu Project-> Add to project e ai você seleciona a Unit.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Ahhhh, entendi, é como se quisesse aproveitar uma unit que fiz de um projeto e adicionar em outro, isso meso, vou Project, Add to Project. Legal, isso né?
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Ahhhh, entendi, é como se quisesse aproveitar uma unit que fiz de um projeto e adicionar em outro, isso meso, vou Project, Add to Project. Legal, isso né?
Leonardo, só não entendi pq que está desligada essa procedure:
{*
//Exemplo de como usar
begin
end;
*}
No projeto que for fazer tem que fazer assim como vc descreveu? Tem que usar no evento onShow no form que for usar e declarar na Uses sCtrlResize. Mas antes disso tem que fazer Project - Add to Project e adicionar a Unit 2 que poderia ser outro nome, é isso?
Leonardo Xavier
23/11/2010
{*
//Exemplo de como usar
begin
end;
*}
No projeto que for fazer tem que fazer assim como vc descreveu? Tem que usar no evento onShow no form que for usar e declarar na Uses sCtrlResize. Mas antes disso tem que fazer Project - Add to Project e adicionar a Unit 2 que poderia ser outro nome, é isso?
o comentario no codigo da unite serviria como exemplo para chamada da unit Unit2 pode ser qualquer outro nome desde que você nao se perce em seu projeto, e o comentario da unit você pode apagar, como mencionei é apenas um exemplo do uso desta unit.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
{*
//Exemplo de como usar
begin
end;
*}
o comentario no codigo da unite serviria como exemplo para chamada da unit Unit2 pode ser qualquer outro nome desde que você nao se perce em seu projeto, e o comentario da unit você pode apagar, como mencionei é apenas um exemplo do uso desta unit.
Ok, porque sCtrlResize?
Leonardo Xavier
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Sim, então o s seria o t que como exemplo que vc deu o TForm. Esse nome que vc deu não pode ser mudado então, né? Tem que deixar como está.
Leonardo Xavier
23/11/2010
Sim, então o s seria o t que como exemplo que vc deu o TForm. Esse nome que vc deu não pode ser mudado então, né? Tem que deixar como está.
Não nescessáriamente você pode mudar tudo se você quiser. Por exemplo se você trocar a propriedade Name do formulário tipo Form1 você trocar ( a propriedade Name do form1) para meuformularioprincipal você teria que chama-lo com Tmeuformularioprincial. você pode alterar todas as propriedades name tanto de formulários quando de rotinas , fiunções, etc... mas nunca a forma de chama-la como T ou S.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Não nescessáriamente você pode mudar tudo se você quiser. Por exemplo se você trocar a propriedade Name do formulário tipo Form1 você trocar ( a propriedade Name do form1) para meuformularioprincipal você teria que chama-lo com Tmeuformularioprincial. você pode alterar todas as propriedades name tanto de formulários quando de rotinas , fiunções, etc... mas nunca a forma de chama-la como T ou S.
Ok, agora entendi, é só usar como vc mencionou que vai funcionar, correto? Agora como vou programar em determinada resolução se utilizo 1280x1024?
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Ok, agora entendi, é só usar como vc mencionou que vai funcionar, correto? Agora como vou programar em determinada resolução se utilizo 1280x1024?
Essa é pra encerrar a novela, rs.
Leonardo Xavier
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Fiz um projeto de teste e parece que funcionou direitinho. Pra cada form que quiser usar, tem que declarar na uses do form, correto?
Wilson Junior
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Ok, dou por concluído. Muito obrigado pelos esclarecimentos. O site DeMedia é uma ótima fonte de pesquisas, com ótimos profissionais no atendimento e esclarecimentos de nossas dúvidas. Fica aqui meus parabéns para todos e um ótimo final de ano. Boas Festas pra todos. E desculpe por qualquer coisa.
Att,
Frederico
Wilson Junior
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Onde finalizo, pois é a primeira vez que utilizo?
Wilson Junior
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Ok. Desejo concluir o tópico.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Espero ter colaborado.
Ok. Desejo concluir o tópico.
Gostaria de tirar uma última dúvida. O procedimento postado, funciona se a máquina que for instalar o sistema for um notebook? Não vai criar as barras de rolagens?
Leonardo Xavier
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Perguntei pq faço em meu computador Desktop, com monitor de 17".
Leonardo Xavier
23/11/2010
Sim sem problemas pode fazer sim nao tem problema.
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Sim sem problemas pode fazer sim nao tem problema.
Boa noite. Gostaria de tirar mais uma dúvida. Estou querendo fazer um slide de uma pasta com fotos que tenho, só que de uma forma automática, ir mudando as fotos até a última, como que se faz isso? Sei que tem que usar o Timer.
Obrigado.
Leonardo Xavier
23/11/2010
Frederico Brigatte***
23/11/2010
Ok, como faço para concluir? É a primeira vez que entro num forum.
Leonardo Xavier
23/11/2010