GARANTIR DESCONTO

Fórum Redimensionar form com componentes #391003

23/11/2010

0

Redimensionar um form e os objetos tipo edit, buttons, etc manter suas posições e tamanhos, ou seja, redimensionando junto.

É possível? Exemplo se possível aqui, preciso muito disso.
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

Responder

Post mais votado

23/11/2010

Coloque um botão no formulário e altere a propriedade Anchors.akRight para True e redimencione o formulário, pode fazer isto em tempo de projeto.

Espero ter colaborado.

Wilson Junior

Wilson Junior
Responder

Gostei + 2

Mais Posts

23/11/2010

Rodrigo Mattos

Amigo da uma olhada na propriedade Anchors, ele vai redimensionar se todos estiver marcados como TRUE, mas para ele não redimensionar você deixa akRight e akBottom como FALSE.

Espero ter Ajudado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Wilson Junior

Utilize a propriedade Anchors dos componentes.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Amigo da uma olhada na propriedade Anchors, ele vai redimensionar se todos estiver marcados como TRUE, mas para ele não redimensionar você deixa akRight e akBottom como FALSE.

Espero ter Ajudado.

Teria um exemplo simples para dispor? Agradeceria muito.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Utilize a propriedade Anchors dos componentes.

Espero ter colaborado.

Teria um exemplo simples para dispor? Agradeceria muito.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Coloque um botão no formulário e altere a propriedade Anchors.akRight para True e redimencione o formulário, pode fazer isto em tempo de projeto.

Espero ter colaborado.
Como assim, não entendi. Poderia fazer um exemplo para mim?
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Wilson Junior

Coloque um botão (TButton) no formulário e altere a propriedade Anchors.akRight para True (TButton.Anchors.akRight := True, o Object Inspector) e redimencione o formulário (altere o width), pode fazer isto em tempo de projeto.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Coloque um botão (TButton) no formulário e altere a propriedade Anchors.akRight para True (TButton.Anchors.akRight := True, o Object Inspector) e redimencione o formulário (altere o width), pode fazer isto em tempo de projeto.

Espero ter colaborado.

Então, como fazer isso em tempo de projeto? Faça um exemplo, por favor.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Wilson Junior

Tempo de projeto = no momento em você está desenvolvendo o aplicativo
Tempo de execução = no momento em que o aplicativo está sendo executado.

Então para fazer isto em tempo de projeto, altere a propriedade conforme citado nos posts anteriores e altere o tamanho do formulário, caso queira fazer o mesmo em tempo de execução, altere a propriedade e execute o aplicativo e altere o tamanho do formulário.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Então para fazer isto em tempo de projeto, altere a propriedade conforme citado nos posts anteriores e altere o tamanho do formulário, caso queira fazer o mesmo em tempo de execução, altere a propriedade e execute o aplicativo e altere o tamanho do formulário.

Espero ter colaborado.

Por favor, faça um demo por favor, tenho uma dificuldade nisso.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Espero ter colaborado.

Por favor, faça um demo para mim, tenho uma dificuldade nisso. Pode ser com vários componentes?

Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Espero ter colaborado.

Por favor, faça um demo para mim, tenho uma dificuldade nisso. Pode ser com vários componentes?

Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Wilson Junior

Me desculpe, mas não querendo ser grosso, mas você sabe programar??? Pois acho que você deveria ler algumas apostilas de delphi antes de postar determinadas perguntas. Pois lhe damos as respostas mais mastigadas e você ainda quer que façamos um "Demo". Aqui utilizamos "Demos" para conteúdos muito complexos. Talvez isto seja complexo para você, mas não saber alterar uma propriedade no "Object Inspector" é falta de conhecimento BÁSICO em programação com Delphi. Novamente, me desculpe, mas não estou sendo grosso, só quero que você entenda que talvez lendo alguma apostila, isto irá lhe ajudar em DIVERSOS conhecimentos.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Me desculpe, mas não querendo ser grosso, mas você sabe programar??? Pois acho que você deveria ler algumas apostilas de delphi antes de postar determinadas perguntas. Pois lhe damos as respostas mais mastigadas e você ainda quer que façamos um "Demo". Aqui utilizamos "Demos" para conteúdos muito complexos. Talvez isto seja complexo para você, mas não saber alterar uma propriedade no "Object Inspector" é falta de conhecimento BÁSICO em programação com Delphi. Novamente, me desculpe, mas não estou sendo grosso, só quero que você entenda que talvez lendo alguma apostila, isto irá lhe ajudar em DIVERSOS conhecimentos.

Espero ter colaborado.

É claro que sei, só que estou com essa dificuldade de fazer sistemas que funcionem em diversas configurações, para não ter que ficar redesenhando tudo novamente. E por falar nisso, também sei elogiar, o que você fez para mim dos botões, funcionou muito bem, obrigado, está de parabéns. Não sou um expert em Delphi, tenho muitas dúvidas, e essa é uma delas.

Até fim fiz o que você ensinou do Anchors, para mudar a propriedade.

Minha dúvida é essa, se dimensionar o form, os componentes que estão nele, vão dimensionar junto? Tem que fazer isso pra cada componente no OnCreate?
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Wilson Junior

Os componentes serão redimensinados conforme o Parent deles. Exemplo: imagine tendo um botão com suas ancôras alteradas para se redmencionar: 1- se este botão está dentro do formulário, e você aumentar o formulário, o botão irá se redimencionar; 2- se o botão está dentro de um TPanel, e o TPanel está dentro do formulário, se você redimencionar o formulário, o botão não irá se redimencionar, pois o Parent dele é o TPanel e não o formulário, ou seja, para este caso se o TPanel for redimencionado o botão também será redimencionado.

Você deve alterar as ancôras para cada componente que você deseja redimencionar. Não necessariamente você precisa colocar no OnCreate, basta você alterar na propriedade do componente.

Obrigado pelo elogio e me desculpe novamente, é que diversas pessoas tem preguiça de pensar e querem que as outras pessoas pensem por elas, assim estas pessoas nunca irão se tornar desenvolvedores e sim, méros copiadores de códigos.
Acho que faltou um pouco de "diálogo" entre os tópicos para entendermos o que você queria realmente.
Mas qualquer coisa é só perguntar, estamos todos aqui para nos ajudar.

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

23/11/2010

Frederico Brigatte***

Os componentes serão redimensinados conforme o Parent deles. Exemplo: imagine tendo um botão com suas ancôras alteradas para se redmencionar: 1- se este botão está dentro do formulário, e você aumentar o formulário, o botão irá se redimencionar; 2- se o botão está dentro de um TPanel, e o TPanel está dentro do formulário, se você redimencionar o formulário, o botão não irá se redimencionar, pois o Parent dele é o TPanel e não o formulário, ou seja, para este caso se o TPanel for redimencionado o botão também será redimencionado.

Você deve alterar as ancôras para cada componente que você deseja redimencionar. Não necessariamente você precisa colocar no OnCreate, basta você alterar na propriedade do componente.

Obrigado pelo elogio e me desculpe novamente, é que diversas pessoas tem preguiça de pensar e querem que as outras pessoas pensem por elas, assim estas pessoas nunca irão se tornar desenvolvedores e sim, méros copiadores de códigos.
Acho que faltou um pouco de "diálogo" entre os tópicos para entendermos o que você queria realmente.
Mas qualquer coisa é só perguntar, estamos todos aqui para nos ajudar.

Espero ter colaborado.

Tudo bem, foi erro de minha parte não ser claro no que quero. Peço desculpa pela amolação. E que as vezes os mais experientes falam uma linguagem mais profissional, eu ainda estou no caminho, mas chego lá.

Mas agora entendi o que vc explicou ai sobre redimensionar forms. Vou explicar melhor o que quero, assim fica mais de entender:

Hoje, devido a demanda de monitores e placas de video não sabemos ao certo que resolução o usuário está usando. Queria , fazer um sistema que se adeque as configurações que o usuário está usando, ou seja, fazer com os forms não fiquem grande demais ou pequenos, ao ponto de criar as barras de rolagem.  É possível fazer isso? Se sim, qual sua sugestão? Desculpa novamente.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar