Registrar programa como serviço de Win 2000/XP
Boa tarde pessoal.
Preciso registra meu programa para iniciar junto com o windows em forma de serviço. Alguem ja usou esse recurso :? Isso é possivel :?
Vlw :)
Preciso registra meu programa para iniciar junto com o windows em forma de serviço. Alguem ja usou esse recurso :? Isso é possivel :?
Vlw :)
Nango Xus
Curtidas 0
Respostas
Ruyoutor
14/06/2007
na edição da revista clubedelphi n° 81 existe um exmplo para se fazer isso que você quer
GOSTEI 0
Nango Xus
14/06/2007
ruyoutor,
Como posso adquirir essa edição, ou esse codigo do delphi? vc teria isto?
Obrigado.
Como posso adquirir essa edição, ou esse codigo do delphi? vc teria isto?
Obrigado.
GOSTEI 0
Araujojunior
14/06/2007
Olá,
Eu criaria um arquivo bat e quando concluisse a instalação do sistema executaria ele.
Segue código do .bat:
sc create lala binPath = ´c:\lala.exe -r´ displayname = ´Programa LahLah´ start = auto
para excluir o servico o comando é: sc delete lala
onde lala é o nome do meu serviço.
Eu criaria um arquivo bat e quando concluisse a instalação do sistema executaria ele.
Segue código do .bat:
sc create lala binPath = ´c:\lala.exe -r´ displayname = ´Programa LahLah´ start = auto
para excluir o servico o comando é: sc delete lala
onde lala é o nome do meu serviço.
GOSTEI 0
Ruyoutor
14/06/2007
Araujo, não é tão facil assim nem todos os executaveis podem ser instalados como serviço, além de outras coisas como, necessitar de um outro serviço estar ativo para o funcionamento do seu, portanto você precisa tomar cuidado para que o seu serviço inicie antes do mesmo, coisas que você deve saber, mas ele não.
o link para adiquirir a revista é esse:[url]https://ssl.dominal.com/devmedia/loja/edicoes_anteriores3.asp[/url]
eu não tenho esse código até porque eu só li na revista e fiz na minha aplicação, mas você pode baixar ele aki:[url]https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/downloads/Ed_81.htm[/url]
Posso te adiantar que não é uma coisa fácil dependendo do que você quizer fazer. Criando uma aplicão especifica para ser um processo você perde todas as funcionalidades do delphi em relação a debug e messagens de erro.
Espero ter ajudado.
o link para adiquirir a revista é esse:[url]https://ssl.dominal.com/devmedia/loja/edicoes_anteriores3.asp[/url]
eu não tenho esse código até porque eu só li na revista e fiz na minha aplicação, mas você pode baixar ele aki:[url]https://www.devmedia.com.br/clubedelphi/downloads/Ed_81.htm[/url]
Posso te adiantar que não é uma coisa fácil dependendo do que você quizer fazer. Criando uma aplicão especifica para ser um processo você perde todas as funcionalidades do delphi em relação a debug e messagens de erro.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Araujojunior
14/06/2007
ruyoutor,
Tambem conheço o a forma da revista, sou assinante tb.
Motrei apenas mais uma forma de ser feito, isso é coisa do próprio windows.
Quanto a dependencia, é tudo configurado mostrei no exemplo apenas uma parte. se vc entrar no prompt de comando e digitar ´sc create´, ele vai mostrar como utilizar a sintaxe.
Espero ter exclarecido melhor.
Tambem conheço o a forma da revista, sou assinante tb.
Motrei apenas mais uma forma de ser feito, isso é coisa do próprio windows.
Quanto a dependencia, é tudo configurado mostrei no exemplo apenas uma parte. se vc entrar no prompt de comando e digitar ´sc create´, ele vai mostrar como utilizar a sintaxe.
Espero ter exclarecido melhor.
GOSTEI 0
Nango Xus
14/06/2007
Bom dia!!!
É verdade o que o ruyoutor falou [b:f1385d8ca7]não é tão facil assim nem todos os executaveis podem ser instalados como serviço[/b:f1385d8ca7] pois consegui registrá-lo porem o processo não iniciou.... Mas com a ajuda da edição 81 da CLubDelphiespero conseguir fazer isso funcionar perfeitamente. Agradeço a ajuda de todos.
Muito obrigado!!! :wink:
É verdade o que o ruyoutor falou [b:f1385d8ca7]não é tão facil assim nem todos os executaveis podem ser instalados como serviço[/b:f1385d8ca7] pois consegui registrá-lo porem o processo não iniciou.... Mas com a ajuda da edição 81 da CLubDelphiespero conseguir fazer isso funcionar perfeitamente. Agradeço a ajuda de todos.
Muito obrigado!!! :wink:
GOSTEI 0