relacionamento com zeos/mysql 5

Delphi

25/06/2011

bom dia...estou comecando a usar o zeos para conexao com mysql, e estou com duvidas quanto a ligacao das tabela pai com tabela filha ou seja relacioamento e ...eu usava o adoconection com adotable..atraves do masterfield..eu ligava os campos chaves das tabela...no zeos so tem uma linha para digitar..e ai q fica a duvida..como proceder?   tab venda codvenda ....   tab itensvenda codvenda ....     como ligo as duas tabelas?   aguardo retorno...
Jose Maria

Jose Maria

Curtidas 0

Respostas

Anderson Nunes

Anderson Nunes

25/06/2011

A unica diferença é que não tem o editor visual mas é igual aos outros que ja fez(paradox, imagino eu), neste caso voce tem que digitar o nome do campo chave manualmente nos espaços. Não há muita diferença do que voce ja fez antes om outros bds. Ja que você tá uniciando, eu lhe daria a dica de usar Zquery ao inves de ZTable. Faça o relacinamento e as consultas todas por codigo sql ao inves de usar filter, fica mais show de bola. eu prefiro.
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

25/06/2011

valeu anderson obrigado pela ajuda vou testar.....estou pensando em mudar um sistema q fiz usando delphi c mysql 5... e conexao adoconectio /adoquery para o ZEOS acho q com ele este problema de atualizacao na rede nao acontece...

desde ja agradeco....se puder me dar dicas ficarei grato...
GOSTEI 0
POSTAR